• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caradhras. Quem provocou?

Ou somente seres, não necessariamente Maiar, que não eram aliados de nenhum dos lados, como por exemplo o Guardião do Lago de Moria. Ele era um ser que estava lá antes da chegada de Sauron, dos Anões, mas era um ser maligno.
O fato de ser maligno é relativo né??? Não sabiamos qual era o propósito deles...
Em relação aos propósitos da comitiva, eles eram sim malignos.
 
O fato de ser maligno é relativo né??? Não sabiamos qual era o propósito deles...
Em relação aos propósitos da comitiva, eles eram sim malignos.

Eu editei meu post anterior!! O guardião poderia ter sido "acordado" pela maldade ou pela força do anel, por isso atacou a comitiva.

Realmente é relativa essa maldade, mas ainda acho que o Guardião não estava ali à toa (Não que tenha sido colocado ali por alguém!!)... :think:
 
Última edição:
Eu tô exatamente nessa parte do SdA outra vez, e não me lembrava muito de nada que tava ali quando li pela primeira vez.

Quanto ao Guardião, ele não esteve sempre "acordado"? E levando em conta que o lago era represado, ele não esteve alí desde sempre... alguém o colocou no lago.
 
Concordo com a hipótese do Anel malignificar, mas esse trecho, mesmo sendo vago, dá a entender que aquele evento tinha um quê de não-natural, por isso perguntei!! O anel poderia "acordar" outros seres ou outras forças que estavam no mundo, mas não foi somente uma nevasca o que os impediu de prosseguir.

Sim, sim. Foi o que eu disse sobre Gandalf já temer esse poder antes mesmo deles subirem a montanha. Há alguma coisa lá em cima que não é boa, seja a própria montanha ou algo mais.
 
Eu tô exatamente nessa parte do SdA outra vez, e não me lembrava muito de nada que tava ali quando li pela primeira vez.

Quanto ao Guardião, ele não esteve sempre "acordado"? E levando em conta que o lago era represado, ele não esteve alí desde sempre... alguém o colocou no lago.
Isso é verdade. Se o lago foi represado, ou deram muito azar de represar com o bicho dentro ou alguém o colocou lá. Agora se alguém o colocou lá foi depois dos anões viverem por lá ou seja depois do Balrog. Porque antes não se tem nenhuma noticia desse bicho por lá.

Sim, sim. Foi o que eu disse sobre Gandalf já temer esse poder antes mesmo deles subirem a montanha. Há alguma coisa lá em cima que não é boa, seja a própria montanha ou algo mais.
É... só que Gandalf preferia supir a montanha do que ir por Moria... O que me faz pensa que ele não temia a montanha mais do que o Balrog
 
A montanha não é "maligna" - acho que nada na natureza é.

Acho que Tolkien quis apenas mostrar uma espécie de desafio da natureza - eles desafiaram caradhas - e não a superaram
 
original de Menegroth: É... só que Gandalf preferia supir a montanha do que ir por Moria... O que me faz pensa que ele não temia a montanha mais do que o Balrog
Não Menegroth, Gandalf gostaria de ir por Moria foi Aragorn quem escolheu ir por Caradhas. Talvez Gandalf não quizesse passar pela montanha porque era o caminho mais obvio ou não queria enfrentar o clima com os hobbits e ponei e tudo o mais. Moria foi escolha de Gandalf.
Quanto ao vigia no lago ele já estava lá quando Balin chegou na passagem da camara de Marzabul fica explicito isso. Agora Caradhras tem uma historia de crueldade que Tolkien não conta qual é, Gimli diz isso.
 
Não Menegroth, Gandalf gostaria de ir por Moria foi Aragorn quem escolheu ir por Caradhas. Talvez Gandalf não quizesse passar pela montanha porque era o caminho mais obvio ou não queria enfrentar o clima com os hobbits e ponei e tudo o mais. Moria foi escolha de Gandalf.
Quanto ao vigia no lago ele já estava lá quando Balin chegou na passagem da camara de Marzabul fica explicito isso. Agora Caradhras tem uma historia de crueldade que Tolkien não conta qual é, Gimli diz isso.
É mesmo??? Jurava de pé junto que Gandalf queria ir por qualquer lugar menos por Moria... Droga, acho que to precisando reler o SdA mais uma vez...
 
É mesmo??? Jurava de pé junto que Gandalf queria ir por qualquer lugar menos por Moria... Droga, acho que to precisando reler o SdA mais uma vez...

Isso é no filme. No livro, ele encara Moria como uma alternativa necessária, pois acha que o Desfiladeiro de Rohan e Caradhras são demasiado perigosos, uma vez que é quase certo que o Defiladeiro está vigiado por forças de Saruman ou Sauron e eles serão descobertos, e o Caradhras é um local muito violento e quase inultrapassavel no Inverno; quanto a Moria, não sabiam o que tinha acontecido, mas havia uma chance de que não estivesse dominada pelo inimigo e os Anões de Balin lá tivessem conseguido establecer um reino. Assim, era em Moria que havia menos chances de perecerem ou serem confrontados com orcs ou algo pior. Mas Aragorn insistiu em twntar o Caradhras primeiro, pois não confiava em Moria, e eles lá tentaram.
 
Como disse o Lukaz, é muito vaga essa passagem do livro, não dá para saber se foi obra de alguem ou de algo, e se fora unica e somente Caradhras.
Gandalf não queria tomar esse caminho, não por temer Saruman ou outros, mas por temer a própria montanha.
Continuo acreditando que o anel exercia um forte poder sobre tudo. afinal, àquele que é capaz de corromper Olorin, seria capaz de ser maligno com a montanha...e no lugar deles eu tentaria a passagem por mória mesmo, só que atraindo menos atenção para mim...rs
 
Como disse o Lukaz, é muito vaga essa passagem do livro, não dá para saber se foi obra de alguem ou de algo, e se fora unica e somente Caradhras.
Gandalf não queria tomar esse caminho, não por temer Saruman ou outros, mas por temer a própria montanha.
Continuo acreditando que o anel exercia um forte poder sobre tudo. afinal, àquele que é capaz de corromper Olorin, seria capaz de ser maligno com a montanha...e no lugar deles eu tentaria a passagem por mória mesmo, só que atraindo menos atenção para mim...rs
Eu não sei se é vaga a passagem não... Acho ela muito direta...

Mas acredito também que, se existiam forças ali, o anel a despertou ou as atiçou...
Isso pra mim parece correto.
 
no caso do Hobbit, os "gigantes de pedra" poderiam ser interpretados como sendo essa força maligna da montanha?
 
Eu quero dizer que ela é vaga em relação ao que causa aquilo. A passagem e as escolhem que a comitiva faz são bem claras.

Foi o que eu quis dizer também, será que ele entendeu errado?
A passagem me referi foi na conotãção de desenrrolar da historia. ou seja, aquele momento onde falam de voz nos ares é tal é muito vago...
mas a decisão deles é clara.
 
Eu quero dizer que ela é vaga em relação ao que causa aquilo. A passagem e as escolhem que a comitiva faz são bem claras.

Ditto. Bem, lá fala "a montanha é má" e "Caradhras os venceu", e tal e coisa, mas não diz se alguém fez a montanha ser má, ou se os gigantes que a Isabel falou ou mesmo Sauron ou Saruman tenham provacado aqui. Mas eu acredito que seja algo da natureza. Como as árvores da Floresta Velha conversam entre si e fazem coisas por si próprias, Caradhras também poderia fazê-lo.
 
o vigia na agua, podia ser atraido pelo anel? ou a montanha? ao qualquer coisa natural? eles podiam estar guiados ou serem atraidos:

- Não sei - respondeu Gandalf -, mas os braços estavam todos sendo
guiados por um único propósito. Alguma coisa se arrastou, ou foi trazida
para fora das águas escuras
sob as montanhas. Existem seres mais velhos e repugnantes que os orcs nos
lugares profundos do mundo. - Não falou em voz alta o que estava
pensando: que qualquer
que fosse a criatura habitante daquele lago, ela tinha agarrado Frodo
antes de qualquer outro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo