• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain And...., 2004)

Eu gostei do filme, um filme de aventura muito estiloso.
O roteiro é ruinzinho, mas mesmo assim me diverti pra caramba com o filme.
Eu considero esse filme um Indiana Jones Retro-Futurista, não tiveram tanto cuidado como no Indiana Jones e depois de um tempo começou a encher o saco eles conseguirem fazer tudo no ultimo segundo, mas tudo bem.
 
Concordo com todas as palavras do Ugluk. Putz, eu tava ansioso pra ver esse filme, e vi na pré-estréia quando tava em BH. Fiquei muuuuuito empolgado depois de ver o trailer, os posters, a capa da Set, os comentários do pessoal. Mas o filme... putz. :tsc:

Visualmente é fantástico, em alguns momentos a imagem parece de um filme de animação - lembrou o Final Fantasy. Achei aquela uma sacada e tanto. Até o momento em que o Sky é chamado pra enfrentar os robôs, o filme é muito excitante pela curiosidade que o personagem levanta. Mas depois...

O roteiro é porco. Quem diabos é esse cara? Um mercenário que luta pelo bem, ou pelo dinheiro? Como ele tem todo aquele equipamento de ponta? O que ele já fez no passado que o tornou tão especial? Por que diabos aquele amigo dele é tão importante, a ponto de fazer a personagem da Jolie mudar de idéia em relação à missão? O que acrescentou pra estória a passagem por Shangrilá? :wall:

As cenas de ação também são muito pouco empolgantes. Parece que tudo foi feito meio na pressa, muita estória pra se espremer em 1 hora e pouco. O que é mais revoltante é que os caras tinham o potencial pra fazer algo à altura de um Indiana Jones, mas fizeram isso. :|
 
Com alguma sorte eu vou ver esse filme amanhã. Daí eu venho comentar. :mrgreen:
Só espero que a história não seja tão ruim como estão dizendo... :|
 
Ana Lovejoy disse:
O filme é *bem* bacana e conta com alguns avanços que podem valer lá para frente. Só acho que no quesito atuação o Jude Law meio que acabou carregando a Gwyneth Paltrow nas costas (ela meio que se prende no "jornalista obcecada pela história" e não dá outros ângulos para a personagem).

Isso vai mais do roteiro e da direção do que do ator.

Pelo jeito que o roteiro se apresentou aliás, eu botaria muito pouca culpa nela.

Ana Lovejoy disse:
Mas o mais legal de assistir Capitão Sky é o clima gostoso e inocente de aventura, coisa que já não se vê em tempos de Tomb Raider e Missão Impossível. Mesmo nos momentos que a história poderia soar completamente forçada, ela não é justamente porque se encaixa na idéia principal, o resgate da ficção científica antiga.

Mas... tipo, a ficção científica antiga era forçada. :lol:

Esse tipo de visão que aqueles filmes passavam sempre foi irreal, mesmo na época deles. Apenas funcionaram porque o povo precisava de um descanso sério da vida real.

Gildor disse:
O roteiro é porco. Quem diabos é esse cara? Um mercenário que luta pelo bem, ou pelo dinheiro? Como ele tem todo aquele equipamento de ponta? O que ele já fez no passado que o tornou tão especial? Por que diabos aquele amigo dele é tão importante, a ponto de fazer a personagem da Jolie mudar de idéia em relação à missão? O que acrescentou pra estória a passagem por Shangrilá? :wall:

Isso tudo tem muita cara daquelas pulp fictions e periódicos de ficção científica das antigas. Meio uma mistura de Terry & Os Piratas com Metropolis.

Mas o que matou foi que fizeram questão de pegar até as bobagens narrativas. E pioraram elas.

Porque pelo menos naquela época, as coisas que surgiam do nada mais tarde eram explicadas, mesmo que de forma chula.
 
Achei foda. Bem foda. Todos os pequenos defeitos se justificam na proposta do filme em ser uma homenagem a filmes dos anos 30 e 40.

O problema pra mim foi que fiquei muito reparando nas referências... às vezes nem ligava pro filme, só pensava nas referências que surgiam a cada 5 segundos.. E é como o Alf disse, deram 100 milhões de dólares ao maior nerd do mundo e ele fez um filme com tudo que ele gosta... eu achei milhares de citações, referências, etc... e quando eu achava que não tinha nenhuma, lá vinha o Alf cutucar e mostrar alguma. :lol:

Enfim, não vou falar muito sobre o filme pq tô morrendo de sono... mas gostei bastante. Não achei a Gwyneth tão ruim quanto andam dizendo... o resto do elenco foi impecável... só esperava mais do que aqueles microssegundos de Lawrence Olivier... mas fora isso, achei um filme bem bacana, e algumas sequências podem tornar Capitão Sky uma das mais divertidas cine-séries ...
 
Eu gostei do filme embora tenha achado ele muito escuro e sem cor. Mas isso vc se acostuma com o decorrer das filmagens.

Um problema pra mim na história foi o mal aproveitamento dos vilões.

SPOILERS







Como o Dr. Totenkoft estava morto e sua mulher era uma máquina, não houve uma destruição do vilão. Além disso a mulher ainda morreu rapidamente numa luta. O final deixou de ser o final pra ser apenas mais uma parte do filme e tudo aconteceu rápido demais. Do momento que eles entraram na sala do Totenkoft pro momento q eles desligaram o foguete foi muito rápido. Pouca coisa aconteceu. Foi apenas mais um pedaço da aventura.

O filme ia muito bem, mas achei que não finalizou tão bem quanto poderia.
 
Knolex disse:
Achei foda. Bem foda. Todos os pequenos defeitos se justificam na proposta do filme em ser uma homenagem a filmes dos anos 30 e 40.

Eu também achei isso. A idéia que eu tive foi de que quiseram fazer um filme cliché. A proposta era exatamente essa, fazer um filme com o mesmo clima (que hoje em dia nós vemos como) ingênuo da década de 30 e 40, mas com os efeitos de hoje em dia.

A Gwineth Paltrow seria mesmo para ser um estereótipo de mocinha e o o Jude Law um estereótipo de mocinho. Por isso que os personagens não tinham desenvolvimento demais, eram os estereótipos do herói que sempre acerta e da mocinha que tem final feliz.

A única coisa que eu não gostei foi porque realmente não me senti "motivado" pelo filme. Ele não me fez dar nenhum pulo na cadeira, embora eu não tenha me sentido entediado em parte nenhuma.
 
Pensem assim: quando Oswald de Andrade coloca uma linguagem mais coloquial na boca de seus personagens, isso quer dizer que ele escreve mal ou não domina a norma culta do Português? Claro que não, ele apenas está desenvolvendo a história de forma que atinja sua intenção.

Eu acho que vale o mesmo para Capitão Sky. Aliás, não "acho", é óbvio demais para "achar". Tudo no filme converge numa homenagem à ficção cientifica de décadas atrás. Eu não acredito que um diretor seria louco de utilizar determinados recursos se não fosse para atingir exatamente esse fim.

O modelo de história que ele se propõe a homenagear era assim mesmo: sem pé nem cabeça, sem desenvolvimento de personagens, recheada de clichês, etc. Se ele modernizasse a história (e aqui eu me refiro a colocar elementos de ficção científica do nosso tempo), fugiria da proposta. Teríamos... hmmm... apenas um filme todo feito em fundo azul.

E, como já disse em outro post aqui, é ao resgatar a inocência daquela época que Capitão Sky ganha um lugar ao sol entre tantos filmes "mudernosos" que têm saído por aí. Não acho que seja o caso "desligue o cérebro e assista", e sim "volte a ser criança e assista".
 
Eu não vi nenhum clima de filme antigo, tirando os primeiros minutos (até o primeiro combate). Homenagem até vai, mas isso não indica que o filme tem que ser bom por se propor a fazer homenagens; não é como Kill Bill, já que Capitão Sky fica chato e repetitivo. Além disso, Capitão Sky perde a essência desses filmes antigos antes da metade, e depois ficam só os conceitos (personagens clichê, vilão maluco, etc).
 
Talvez um dos maiores erros do filme foi o vilão. Extremamente desinteressante e sem noção, ele não causava emoção na platéia que nem, por exemplo, os vilões nazistas de Caçadores da Arca Perdida ou Indiana Jones e a Última Cruzada.

Ah, e sem falar na inserção do rosto de Laurence Olivier, que eu achei completamente ridículo. Sir Olivier deve estar se revirando no túmulo.

Fora isso, o filme tem alguns momentos muito legais, e em geral, ele é uma excelente diversão.
 
Ana Lovejoy disse:
O modelo de história que ele se propõe a homenagear era assim mesmo: sem pé nem cabeça, sem desenvolvimento de personagens, recheada de clichês, etc. Se ele modernizasse a história (e aqui eu me refiro a colocar elementos de ficção científica do nosso tempo), fugiria da proposta. Teríamos... hmmm... apenas um filme todo feito em fundo azul.

E, como já disse em outro post aqui, é ao resgatar a inocência daquela época que Capitão Sky ganha um lugar ao sol entre tantos filmes "mudernosos" que têm saído por aí. Não acho que seja o caso "desligue o cérebro e assista", e sim "volte a ser criança e assista".

É um bela desculpa...

Mas a verdade é q existem N maneiras dele homenagiar esses pontos sem exagerar na mesma, a homenagem so é valida se é boa... e eu te explico como ele poderia ter melhorado dezenas de vezes a historia do filme, nesse aspecto.

A questão se aplica a um sistema de termodinamica para sistemas culturas, tudo que começa, tem seu auge, então cai no comum, e depois parte a entropia. Então Capitan Sky se propoe a uma homenagem, mas essa homenagem se passa nos dias atuais, o publico é atual, e ignorar esse fator é burrice ne? Então, oq ele teria q se dignificar a fazer, simplesmente não se limitar a uma copia preguiçosa do estilo, mesmo eu achando q ate os da epóca tem mais originalidade q o roteiro de Capitan Sky, mas sim encontrar o ponto na escala q eu citei da termodinâmica para sistemas culturais... O ponto maximo o auge, q seria o extremo do inovador, não combinaria para o roteiro, obvio, porem o comum tb não!! E ai q mora a cagada.. ele foi tão preguiçoso nesse ponto, que ele conseguiu ficar abaixo do comum, e entrou quase em um nivek entropico de roteiros... ele devia estabelecer um ponto entre o inovador e o comum, algo um pouco acima do comum para q eu falasse "a sim, isso sim foi um puta homanagem"... O q convenhamos, com o visual e recursos q ele tinha na mão, era dificil?? Não, ele prefiriu fazer o filme, e depois escrever o roteiro... usando como desculpa a tal homenagem, e assim fazendo um roteiro preguiçoso e em função das cenas q ele gostaria de colocar pra mostar como o programa q ele criou era foda. Se não tivesse ficado obvio isso... eu juro q nem reclamaria.


:obiggraz:
 
Re: Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

fui ver ontem. sabe no começo parecia que ia ser horrivel. mas aí melhorou. é um filme de aventura até que legal. nada de exepcional.

Dimitri disse:
O engraçado é que quando George Lucas faz algo assim, todo mundo escracha ele. Mas Capitão Ske é lindo, etc. :roll:

isso foi a primeira coisa que eu pensei. e olha que os efeitos nem são tão bons assim não. tem umas horas que fica muito estranho, e a cor também tava bem bizarra. tem muita coisa no Star Wars muito mais bem feito :roll:
 
Re: Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

Jumping Jack Flash disse:
fui ver ontem. sabe no começo parecia que ia ser horrivel. mas aí melhorou. é um filme de aventura até que <a href="http://www.ntsearch.com/search.php?q=legal&v=56">legal</a>. nada de exepcional.

Dimitri disse:
O engraçado é que quando George Lucas faz algo assim, todo mundo escracha ele. Mas Capitão Ske é lindo, etc. :roll:

isso foi a primeira coisa que eu pensei. e olha que os efeitos nem são tão bons assim não. tem umas horas que fica muito estranho, e a cor também tava bem bizarra. tem muita coisa no Star Wars muito mais bem feito :roll:



2 situaçoes completamente diferentes.
Em uma, voce tem um filme com visual retrô, extremamente bem feito, com aquela especie de "borrado" proposital, onde o fato do filme ser
todo digital faz parte da premissa do filme.

Na outra mao, voce tem o 4º filme da trilogia de maior sucesso comercial da história, onde todos esperaram quase 20 anos para que a nova trilogia saisse, com todo o charme dos outros Star Wars, quando o idealizador dos filmes decide dirigi-los, faz ele todo no computador, mete um ET idiota como o JarJar Binks, destroi o misticismo da Força....

E voce me diz que é a MESMA situaçao? :?
 
Re: Capitão Sky e o Mundo de Amanhã

ombudsman disse:
Jumping Jack Flash disse:
fui ver ontem. sabe no começo parecia que ia ser horrivel. mas aí melhorou. é um filme de aventura até que <a href="http://www.ntsearch.com/search.php?q=legal&v=56">legal</a>. nada de exepcional.

Dimitri disse:
O engraçado é que quando George Lucas faz algo assim, todo mundo escracha ele. Mas Capitão Ske é lindo, etc. :roll:

isso foi a primeira coisa que eu pensei. e olha que os efeitos nem são tão bons assim não. tem umas horas que fica muito estranho, e a cor também tava bem bizarra. tem muita coisa no Star Wars muito mais bem feito :roll:



2 situaçoes completamente diferentes.
Em uma, voce tem um filme com visual retrô, extremamente bem feito, com aquela especie de "borrado" proposital, onde o fato do filme ser
todo digital faz parte da premissa do filme.

Na outra mao, voce tem o 4º filme da trilogia de maior sucesso comercial da história, onde todos esperaram quase 20 anos para que a nova trilogia saisse, com todo o charme dos outros Star Wars, quando o idealizador dos filmes decide dirigi-los, faz ele todo no computador, mete um ET idiota como o JarJar Binks, destroi o misticismo da Força....

E voce me diz que é a MESMA situaçao? :?

sim, eu digo que é a mesma situação. em SW queriam fazer tudo digital e fizeram. No Capitão Sky também. e não adianta falar que no Capitão Sky fazia parte da premissa do filme porque no Star Wars também.
e deixar borrado e sem cor propositalmente pra mim é bem estranho. a além disso não é extremamente bem feito não. como eu disse no post anterior tem coisas, não so no Star Wars, mas em outros filmes bem mais bem feita.
e personagens que estragaram o filme não tem nada a ver com isso
 
sou mais star wars ep 1, do que capitão sky...

Então tá, né... :eek:

----

Bom, eu esperava um nada desse filme... nada mesmo. Dois fatores que contribuíram bastante pra isso foram as críticas exageradamente animadoras do Roberto Sadovski e do Tom Leão. E todo mundo sabe que o que os dois falam só a Editora Peixes e O Globo têm coragem de escrever...

E no final da projeção eu também não tinha achado isso tudo. E continuo não achando isso tudo :P
Mas não deixa de ser um filme divertido e descompromissado. Dentro da proposta do diretor, ele funciona muito bem. É um amontoado de referências a obras clássicas de aventura e sci-fi, cujo objetivo maior era vender a nova tecnologia criada pelo diretor. E ainda tem um fiapinho de história, só pra dar margem a uma possível série.

Mas não posso negar que me diverti pacas percebendo as milhares de referências inseridas descaradamente no filme. Eram tantas que eu com certeza não percebi mais da metade delas...
Saí do cinema só pensando que resolveram dar milhões de dólares pro maior nerd do mundo fazer um filme, e ele fez. E é até legalzinho...
 
O flime foi um delírio visual, só. A trama é uma porcaria das grandes.
O capitão Sky é um personagem muito desinteressante e clichê demais.
O filme só se sustenta pelo efeitos visuais, mais nada.

Ah, o roteiro é cheio de falhas.
 
Fui com a menor das espectativas possiveis para ver esse filme...

E apos eu ver, o filme conseguiu ser PIOR do que eu esperava! Que filmeco safado! Cada efeito RUIM, mal feito e borrado! CREDO!

Digo e repito, ate Doom 3 tem graficos melhores que esse engine usado nesse filme.

A UNICA coisa legal do filme foram aqueles Porta-Aviões que voam. De resto, pode jogar tudo fora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo