• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Brasileiro 2013

Depois disso, dá até pra ter o maior artilheiro de Copas do Mundo, ser campeão estadual, brasileiro, da Copa do Brasil, da Libertadores e mundial, olha só.
 
CBF vai jogar panos quentes e pedir para Portuguesa descartar a Justiça comum

O rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro virou um jogo de pressão. Dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) querem fazer de tudo para que o caso seja esquecido. O clube do Canindé lança no ar a possibilidade de entrar com ação na Justiça comum para permanecer na Série A.

A ameaça velada é uma barganha. Ir além da esfera esportiva seria motivo de embaraço para a CBF a sete meses da Copa do Mundo no Brasil.

O estatuto da Fifa diz, no artigo 69, que as associações nacionais devem tomar todas as precauções necessárias para que os filiados respeitem as decisões tomadas pelas entidades do futebol.

"É uma arma poderosa que temos. Vamos usar essa pressão. Eles podem se assustar", disse à Folha um dos mais importantes nomes na diretoria do clube, que pediu anonimato.

Nesta quarta-feira, vai acontecer reunião da cúpula da Portuguesa para traçar a linha de defesa a partir de agora. A única coisa definida é que apelação da sentença será feita ao pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O advogado João Zanforlin, que fez a defesa no julgamento da última segunda-feira, pode não continuar.

"A Portuguesa conhece o Código Disciplinar da Fifa. No artigo 30, sugere que os pontos sejam descontados na edição seguinte do torneio. Podemos adotar este argumento. A Justiça comum não está descartada, é uma possibilidade", disse Orlando Cordeiro, que a partir de 2 de janeiro será o novo diretor jurídico.

O presidente eleito, Ilídio Lico, também não descarta ir até o fim, embora, por enquanto, não queira dizer isso com todas as letras.

"Vamos esgotar todas as possibilidades no STJD. Temos de acreditar em alguma coisa. A ficha não caiu ainda. Foi muito absurdo. Ouvi, durante o julgamento, o advogado do Fluminense falar em moralidade. Se existe alguém que não pode falar de moral, no futebol, é o Fluminense", disse o cartola.

Embora não tenha revelado a estratégia de defesa, confirmou a pressão para que o clube apele para a Justiça comum, se for preciso.

PRESSÃO CONTRÁRIA

O interesse da CBF é abafar a questão o mais rápido possível. A Folha apurou que o presidente da CBF, José Maria Marin, e Marco Polo Del Nero, vice da entidade e presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), vão conversar com a diretoria da Portuguesa para convencê-los a evitar acionar a Justiça comum.

O pedido será ampliado para que os diretores da Lusa orientem seus torcedores a não utilizar esse artifício, que podem trazer problemas ao clube e à CBF com a Fifa.

Marin também vai solicitar a diretores da entidade a elaboração de um projeto para que seja simplificado o aviso aos clubes de que atletas estão suspensos.

No Marrocos, o dirigente afirmou que a queda da Portuguesa via tapetão não foi boa para o futebol brasileiro.

Oficialmente, a CBF diz que não vai se posicionar sobre o caso porque o assunto não está em sua alçada, mas avalia que a melhora da comunicação com os clubes com relação a atletas suspensos pode evitar que casos como o de Héverton se repitam no futuro.

Em reunião na sede da Federação Paulista, na semana passada, Del Nero e outros dirigentes da entidade já lamentavam o rebaixamento da Portuguesa, com a certeza de que o clube não conseguiria evitar a decisão contrária.

Fonte: UOL Esportes
______________________

Estão é mais do que certos! Espero que entrem com pedido na justiça comum, pois essa palhaçada não pode continuar.

CBF faz essa cagada toda e agora fica com medo?
 
E que medo é esse de apelar pra justiça comum? Já armaram o circo e sacanearam com o ano da Portuguesa. Se o clube se sentiu lesado, tem todo o direito de buscar à justiça de verdade. A CBF acha que é terra sem lei, e que ela é o xerife da região.
 
Se a Lusa entrar na Justiça Comum, fere o estatuto da FIFA, e corre risco até de ser excluída de competições oficiais, assim como a CBF (sim, isso significaria exclusão da Seleção de competições).
 
Não se um torcedor qualquer entrar.
O clube pode simplesmente arrumar um torcedor e fazer toda a apelação através dele.


Editado

Recordar é viver

"Não acredito que haja condição moral, disciplinar, até (de tirar os pontos do Fluminense). Pode ter (condição) técnica. Técnica, jurídica, com base em uma jurisprudência. Mas moralidade… rediscutir o título que foi conquistado no campo de jogo, da forma como foi, agora, abrindo um precedente… Essa decisão poderia ser em algum momento revista, mas isso seria um caos", declarou Schmitt em entrevista ao Sportv na época.

Link

Pior de tudo que o cara vira e fala "Mas o Tartá nem foi julgado", para diferenciar um caso do outro, só que a situação é a mesma. Mais uma vez 2 pesos e 2 medidas.
 
Última edição:
Já pensou?
Brasil eliminado da Copa do Mundo aqui no Brasil pela Portuguesa?

Olha.
Seria uma decepção mas ao mesmo tempo hilário bagaralho.


Eu acho que a merda já aconteceu.
Mesmo que a Portuguesa vença a próxima, eu acho bem provável que algum torcedor tricolor entre na justiça de qualquer forma.
Vai dar merda de qualquer forma agora.
Acho que talvez não desse se a Portuguesa tivesse vencido agora. Acho que a grande maioria dos tricolores se convenceriam e o assunto teria morrido.



Vejamos.
A CBF pode se safar simplesmente ameaçando eliminar a Portuguesa/Fluminense de qualquer campeonato dela enquanto o processo na justiça correr.
 
Fato é que não pode continuar essa palhaçada fora de campo. Armar para a Portuguesa desde o começo da última rodada foi a maior sacanagem! Se o time não consegue se garantir em campo, tem que cair mesmo para a Série B. Provavelmente seria apenas de 1 ano essa queda, já que o nível da Série B está bem mais fraco, como vimos nesse último ano.

Espero que entrem mesmo na justiça, mesmo com todos os danos que o futebol brasileiro pode sofrer. Uma hora precisa acabar essas manipulações. Não é atoa que tantos adeptos do futebol estão simplesmente largando esse esporte nos últimos anos.

Aliás, como é possível um time ter 3 viradas de mesas? Chega a ser impensável!
 
Como gostaria que isso tivesse acontecido isso bem antes e aí com uma ação na justiça Comum teriam tirado a Copa do Mundo daqui bem antes. Agora que a sangria (gastança superfaturada) já foi feita já é tarde demais.
 
Explica aí como isso foi feito. Mostra qualquer fato que aponte pra isso. Mas por favor, fatos.
Não colocar no site da CBF que o jogador havia sido suspenso para o jogo de domingo, sendo que ali é o local exato para se conferir se um jogador pode ser escalado ou não para a partida. O site é atualizado diariamente, sendo que foi aparecer apenas na segunda-feira a suspensão do jogador, logo após o Tapetenense ser rebaixado para a segunda divisão. Sem contar aplicar a pena máxima para a Portuguesa, sendo que o jogador entrou aos 32 minutos do segundo tempo, não influenciando o placar do jogo. Sem contar o fato do mesmo Tapetenense ter escalado jogador irregular e não ter perdido o título por conta disso.

Agora se você é a favor de virada de mesa, sinta-se feliz com isso. Acredito que o tópico como um todo já mostra que só torcedor do Tapetenense acha que está correto, o que é uma pena, já que o futebol brasileiro que perde com isso.
 
Não colocar no site da CBF que o jogador havia sido suspenso para o jogo de domingo, sendo que ali é o local exato para se conferir se um jogador pode ser escalado ou não para a partida.

A responsabilidade de saber a regularização de cada jogador é dos clubes. Isso é bem explícito no código do STJD. E mais, no próprio julgamento o diretor jurídico da Lusa, como testemunha, citou que verificou o BID várias vezes.

A grande questão é que o BID não se trata de um sistema sobre suspensões, mas sobre regularização de contratos. Não faz sentido verificar o BID pra ver se o jogador está suspenso. Erro crasso da Lusa, e nada de armação.

O site é atualizado diariamente, sendo que foi aparecer apenas na segunda-feira a suspensão do jogador

Como o próprio Procurador questionou o advogado da Lusa durante o julgamento: aquela foi a primeira vez que a Lusa tinha participado de um julgamento de sexta-feira? Não. E foi a primeira vez que o site da CBF só atualizou na segunda? Também não.

E mesmo assim, nas outras situações, a Lusa não cometeu o mesmo erro. Ou seja, o próprio precedente da Lusa não abre margem pra culpar o sistema. Ela sabia que era assim e já tinha agido de acordo o campeonato inteiro.

O que ficou claro no próprio depoimento do diretor jurídico, e depois na argumentação do advogado da Lusa, é que o time ficou tão preocupado em ter certeza da situação do Gilberto, principal jogador do time, que acabou comendo bola no caso do Héverton. Erro deles, incompetência administrativa-jurídica deles. E nada de armação.


Sem contar aplicar a pena máxima para a Portuguesa, sendo que o jogador entrou aos 32 minutos do segundo tempo, não influenciando o placar do jogo.

O regulamento já prevê a punição máxima pra qualquer jogador relacionado para a partida. Falar que ele entrou aos 32 minutos ou que não alterou em nada o resultado é juridicamente irrelevante, já que mesmo se ele tivesse ficado no banco o jogo inteiro, já estaria cometendo a infração.

Infração que está prevista no código há muitos anos e que a Lusa conhecia bem.

A punição é exagerada? Concordo, mas por que ninguém questionou ela ao longo dos vários anos em que ela está em vigor? Se eu sair dirigindo bêbado, mesmo que eu esteja dirigindo perfeitamente bem (ou seja, "sem alterar o resultado" e for pego na Lei Seca, eu não posso alegar desconhecimento da lei: vou ser multado, ter o carro apreendido e perder pontos na carteira da mesma maneira. Não adianta argumentar que eu não bati em nenhum carro ou não atropelei ninguém: eu infringi uma lei e devo ser punido por ela. Simples assim.

No momento em que relacionou o jogador pra partida, a Lusa errou. E nada de armação.

Sem contar o fato do mesmo Tapetenense ter escalado jogador irregular e não ter perdido o título por conta disso.

Ok, vamos explicar o caso mais uma vez, e bem devagar, porque ou você está fingindo que não sabe ler ou tem problemas pra entender mesmo:

1) em 2010, o Tartá começou o campeonato jogando no Atlético-PR, e lá ele levou 2 cartões amarelos.

2) Voltou do empréstimo pro Flu, e tomou mais um amarelo. Era o primeiro pelo Flu, mas 3º no campeonato, e por isso ele ficou suspenso na rodada seguinte e cumpriu a suspensão.

3) No decorrer do campeonato, ele ainda tomou mais 2 cartões amarelos pelo Flu. Era o 3º pelo Flu, mas 5º pelo campeonato. Ele só deveria ficar suspenso depois do 6º, no caso. O que abriu margem pra dúvidas foi quando foram olhar as súmulas dos jogos do Flu e viram os 3 cartões dele, esquecendo que ele tinha tomado 2 pelo Atlético-PR. Quando viram esses cartões, ficou tudo esclarecido. Pode até conferir na coluna do PVC, palmeirense como você, que ele explica isso direitinho. O Tartá cumpriu a suspensão quando devia, e não jogou irregular nenhuma partida.


Entendeu ou precisa que eu desenhe?

Continuo esperando os fatos.
 
Sério que você acha mesmo a virada de mesa o mais justo? Seu time foi ridículo esse ano e foi rebaixado. Virada de mesa só irá estragar mais ainda a imagem do seu time, ainda mais por ser a terceira já.

Não vou ficar me repetindo. O campeonato brasileiro é uma piada. Boa sorte para quem ficar acompanhando todos os domingos e acreditar que tem credibilidade nisso.
 
1461271_185918348269850_1173648828_n.jpg
 
Aí está seu fato. Via @Paraíba Hi-Tech no Facebook.


Lusa usará ‘BID da Suspensão’ para colocar CBF como coautora do erro
LANCE!Net teve acesso aos documentos da peça jurídica que mostram o sistema de controle de suspensos com status "CUMPRIU" para Héverton antes e depois do jogo

Rodrigo Vessoni - 18/12/2013 - 08:02 São Paulo (SP)

Heverton-Foto-Divulgacao-Portuguesa_LANIMA20130627_0115_50.jpg

Héverton (Foto: Divulgação / Portuguesa)

A Portuguesa já definiu a sustentação jurídica do seu recurso no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que julgará o caso Héverton em segunda – e última –, instância, no próximo dia 27.

Para reverter a perda de quatro pontos e a ratificação da queda para a Série B, em decisão proferida pelo STJD, o clube se valerá da falta de informação da condenação de dois jogos do meia no sistema da CBF que lista jogadores suspensos por cartões amarelo e vermelho, além de decisões do STJD. Em outras palavras, a Lusa pretende provar que a Confederação Brasileira de Futebol é coautora do seu equívoco.

O “BID da Suspensão”, como é conhecido por advogados e dirigentes de clubes, foi implementado pela CBF em 1° de setembro, sem divulgação – apenas os clubes têm direito de entrar no sistema, acessado com login e senha. Com um comunicado, a entidade orientou os clubes a se atualizarem por este sistema.

O LANCE!Net teve acesso a documentos que são incluídos à peça jurídica da Lusa no recurso do Pleno, que são os seguintes: 1) circular da CBF às federações estaduais sobre a novidade do “Bid da Suspensão”; 2) cópia da página do sistema no dia 6, dois dias antes do jogo, onde consta o nome de Héverton com o status “cumpriu”, com a descrição do jogo contra a Ponte; 3) cópia da página do sistema no dia 10, data posterior à partida, que mantém o status “cumpriu” à punição.

– No julgamento (anteontem) esse documento não foi levado em consideração, até porque os auditores foram ao julgamento com seus votos prontos. Esse documento oficial da CBF, que é liberado por meio desse novo sistema, deu condições de jogo ao Héverton. Tanto que um funcionário da Portuguesa fez a consulta antes e depois do jogo – afirmou Felipe Ezabella, um dos advogados da Lusa, ao LANCE!Net.

Documentacao-Lusa-Foto-Reproducao_LANIMA20131217_0170_47.jpg



Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo