• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cajados

Se não tem influencia nenhuma, então o de saruman não precisaria ser quebrado, e não acho que eles precisem deles para poderem caminhar.

Mas vc acha mesmo que ele precise de algo para poder ajuda lo a caminhar?
E se não fosse importante, eles não tirariam o de saruman.
 
Última edição por um moderador:
O Ato de quebrar o cajado é apenas simbolico. Quando Saruman perde seu cajado, não quer dizer que ele perde seu poder também.
Não acham que seria subestimar demais os Istar, dizendo que ele perderiam seus poderes se tirassem seus cajados. Se o poder estivesse atrelado ao cajado, então qualquer um poderia ser um Istar.
 
Pode ser parte do uso de magias, como em a varinha mágica para um bruxo, não é qualquer um que pode usá-las
 
Afinal, sobre os cajados, qual era sua real importância? Gandalf poderia utilizar seus poderes sem ele? Frodo conseguiria realizar algum feito mágico com um cajado? O que faria um mago se ele perdesse seu cajado?

Cara acho que o cajado não passa de um "fetiche", não creio que o Gandalf ou qualquer outro mago perca seu poder, afim de contas o cajado é um icone religioso usado a anos. Arisco até a dizer que é o icone mais velho de todos, e aparece em quase todas as religiões.
 
Acho que o cajado era um modo simbólico de evidenciar os Istar como velhos sábios, porém velhos, entrevados e idosos, e ajudá-los na missão à que foram enviados, pois é muito mais fácil se misturar a um grupo quando ele acha que você é um deles.
O Cajado poderia servir também como um foco, e está claro que ele tem alguma relação com a magia, como Gandalf demonstrou ao tentar abrir a porta de Moria com ele, quando ele quebrou o cajado de Saruman, e também quando ele fez luz a partir do Cajado em Moria, e por ter usado ele para quebrar a ponte de Kazâd-Dum, juntamente com sua espada. Acho que ele poderia ajudar a "destravar" o poder sub-criativo dos Istar, talvez um instrumento de trabalho, para que eles não ficassem tão limitados a um hröa, já que num hröa o acesso ao poder subcriativo é bem menor.
 
Apesar de Tolkien ser muito religioso, encontrei diversar referencias a Magia (wiccanismo se preferir), em seus livros. Acredito que ele tenha conciencia de tais referencias.Por isso falarei do cajado baseando-me na Magia, pois acredito que tenham algo em comum.


É usado por magos, e tens muitas funções,
e algumas delas são bem simples e mundanas, como :

acompanhar o ritmo de uma dança,
ou como apoio ao caminhar.


também podem ser usados para:

marcar o chão em rituais ao ar livre,
bater na terra para conseguir atrair espiritos,
e com a inserção de uma pedra pode ser usado como um canal de poder.
 
Não posso afirmar que sobre Tolkien se inspirar em Bruxaria sobre isso. Os cajados (que eu saiba) eram uma "ferramenta" muito utilizada pelos magos...Gandalf em Mória guiou a comitiva graças ao seu cajado.
 
Não estou sugerindo que Tolkien tenha se inspirado na bruxaria, em relação aos cajados (nem em todas suas obras), apenas fiz uma comparação!
Pq em alguns pontos são bem parecidos.

Disse que ele tinha noção desta semelhança com a Bruxaria, pois Tolkien era conhecedor de muitas culturas/artes, e acredito que apesar de sua religiosidade o Bruxaria não passaria "despercebida"!
 
Sim, entendi...e os cajados tinham magia....embora TOlkien não tinha isso como estilo de vida, é capaz de se inspirar em bruxaria...
 
Sim, entendi...e os cajados tinham magia....embora TOlkien não tinha isso como estilo de vida, é capaz de se inspirar em bruxaria...
Qualquer objeto que tenha qualquer tipo de poder é inspirado em Bruxaria??
O Anel, as espadas... enfim...acho que não dá pra se basear por isso né?
 
Qualquer objeto que tenha qualquer tipo de poder é inspirado em Bruxaria??
O Anel, as espadas... enfim...acho que não dá pra se basear por isso né?


Não, não é todo objeto que tenha um tipo de poder é inspirado em bruxaria ...
essa foi só uma simples comparação, foi citada a bruxaria, mais poderiam ter citados muitas outras religiões...

E não estava me referindo especificamente ao poder do objeto e sim ao seu significado (simbolico/ e aplicação util).
 
Última edição:
Não, não é todo objeto que tenha um tipo de poder é inspirado em bruxaria ...
esse foi só uma simples comparação, citei a bruxaria, mais poderiam ter citados muitas outras religiões...

E não estava me referindo especificamente ao poder do objeto e sim ao seu significado (simbolico/ e aplicação util).
Ahh tá...eu está pensando desta forma...

Mais ainda duvido muito que o cajado de Gandalf tivesse algo a ver com Bruxaria...
 
O Ramalokion tinha matado essa questão do cajado na lista de discussão Valinor, mas isso já faz muito tempo e eu não lembro o que ele tinha colocado.
 
Cajados tinham magia? Não eram senão símbolos utilizados para uma difusão cognitiva dos Istari, e não seriam nada mais que meros instrumentos dos mesmos, que por si só possuem poderes extra-humanos?

Abraços.
 
os cajados eram formas nas quais os magos se sentiam mais seguros e sinbolos de magia,para realizar suas façanhas era um tipo de antena que ligava o mago com o mundo da magia e pelo cajado que consentra toda a força,o mago a usava para executar sua magia.
 
Porém, discordo.
Ao menos na concepção tolkieniana isso não seria válido.
Temos que, a visão humana acerca da "magia", difere da concepção do que seria um Istar, chamado pelos humanos de "Magos".
Os filmes encrementam esse fator, por ser um senso comum, mas creio que nas obras deva seguir-se o cerne das idéias de Tolkien.
Os cajados seriam símbolos dentre a Ordem, e creio que não fossem mais que meros "catalizadores", antes de "artefatos mágicos". De fato, não vejo a "magia" que entende-se fora das obras, dentro das mesmas.
A concepção de Tolkien de "magia" está no âmbito das ações extra-humanas, consideradas por esses, "magia", mas que por sua vez eram nada mais que "artes" de outros povos, como a "arte élfica", vista por Sam (um humano) como magia. Imaginem a interpetação humana (não versada das tradições antigas, e sem conhecimento da origem dos Istari) acerca do que seriam, e de como agiam? Seria algo "mágico", mas que de fato não o é.
 
Última edição:
os cajados eram formas nas quais os magos se sentiam mais seguros e sinbolos de magia,para realizar suas façanhas era um tipo de antena que ligava o mago com o mundo da magia e pelo cajado que consentra toda a força,o mago a usava para executar sua magia.
Não acredito nisso lumilaia, se havia algum poder este estava com Gandalf, uma vez que ele pode realizar esses atos de magia mesmo sem cajado e assim sabemos ele também não é usado para exteriorizar o "poder" que Gandalf tem. Ele é usado sim muitas vezes como simbolo: para o peregrino todos os viajantes tinham um, para um membro da ordem, por exemplo quando Gandalf quebra o cajado de Saruman não está retirando o poder dele mas simplesmente dizendo que ele não pode mais participar da ordem, o apoio na velhice e ele é usado principalmente quando Gandalf quer realizar um ato grandioso, como eu disse é quase uma peça de um cerimonial, não é o que confere poder mas o que dá grandiosidade ao ato. Eu acho que é isso.
 
Sim o poder estava com gandalf o cajado é só uma forma de fazer uma ligação com "entidades superiores" e aumentar esse poder!
Se Gandalf não tivesse poder, não adiantaria tentar usar o cajado.

Quanto a Gandalf quebrar o cajado de Sauron,
Isso quer dizer que ele não participaria mais do conselho.
Por que os cajados são usados por merecimento(e Sauro definitivamente não merecia usar o cajado, depois de tudo oq fez)!
è uma forma de indentificar o Mago, e quebrando ou sendo retirado o cajado do mago quer dizer que ele não faz mais parte do conselho/grupo/etc.
 
Povo

pensem assim: Merlin pega uma colher de pau na mão pra lamber a massa do bolo de cj]hocolate que stá nela; dai ele resolve que o cara que quer disputar com ele a colher de pau é um folgado e o transforma num sapo.

A colher d epau ajudou Merlin em algo?

Os cajados dos magos eram tão pdoerosos, tinham tanto poder próprio e era tão "mágicos" quanto a colher d epau que a mãe de vcs usa pra cozinha. Talvez menos pq era usados sempre pelos velhotes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo