• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

BISCOITOS, doces e guloseimas em geral!

Mentex acabou????? Eu acho que ainda tem...... ou será que parei no tempo...... acho que tou confundindo com aquele chicletinho que vem numa caixinha verde e me fugiu o nome da cabeça agora.....

Mas Mentex era bom!!!!
 
Mentex não acabou não!!! Eu compro até hoje... A caixinha diminuiu de tamanho, e agora tem tb verde e azul, embora o amarelo seja o melhor!!!
 
Qual era mesmo o nome daquele leite de soja que vinha num saquinho, com sabores de morango, acho que abacaxi tbm.... muppy, era isso? Adorava!! será que ainda existe?
 
Tipo, eu naum lembro disso naum....mas ta ai Curunír.....

Vilya escreveu:
Não sei se alguém já falou disso aqui, me ajudem por favor.

Lembram de um "suquinho" de frutas, que vinha num saquinho quadradinho e tinha um canudinho tipo o do todinho?
Tinha gente que falava que era suco, outros que era iogurte ou ainda que era suco com leite de soja. Vocês lembram?

Namus responde:
Isso aí se chamava Mummy, e depois virou Muppy, ou algo parecido... E era feito com leite de soja mesmo! Eu adorava, era bonzão! Normalmente era vendido em lojas de produtos naturais e tinha diversos sabores! Meu favorito era maracujá!

hehehe.....

bem , eu não lembro daqui terem falado,mas eu tava lembrando do São Cosme e Damião....eh uma prática tupiniquim tão legal, muito melhor na minha opinião que treats our treacks....., lembram daqueles saquinhos??q vinham desde uns docinhos bem nojentinhos, tipo maria mole todo molengão, coco de rato, ateh uns bem legaizinse o melhor: gostoooosos...era uma festa qdo eram distribuídos no colégio!!eu lembro que as vezes várias pessoas distribuíam daí a gente ficava com vários saquinhos no fim do dia!! :obiggraz: hehehe...era booooom....
 
yávië disse:
bem , eu não lembro daqui terem falado,mas eu tava lembrando do São Cosme e Damião....eh uma prática tupiniquim tão legal, muito melhor na minha opinião que treats our treacks....., lembram daqueles saquinhos??q vinham desde uns docinhos bem nojentinhos, tipo maria mole todo molengão, coco de rato, ateh uns bem legaizinse o melhor: gostoooosos...era uma festa qdo eram distribuídos no colégio!!eu lembro que as vezes várias pessoas distribuíam daí a gente ficava com vários saquinhos no fim do dia!! :obiggraz: hehehe...era booooom....

Era muito bom!!! Na minha escola não tinha distribuição de doces, mas a gente passeava pelo bairro todo para ganhar os tais saquinhos... Acho que ganhar os doces era mais gostoso do que eles propriamente ditos... Mas sempre tinha algumas balinhas, chocolates e chicletes que davam para ser salvos!!! :obiggraz:
 
Ei, Cosme e Damião já é passado pra vcs??

Blééé!! :P

Um amigo meu todo ano me arruma um saquinho; a mãe dele faz as promessas anuais, e, pra nossa alegria, elas sempre dão certo!! E vem com tudo que tem direito: coco de rato, bala, chiclete, maria mole, cocada, pirulito... devoro em alguns dias!
 
Pô ces falaram de São Cosme e Damião e eu acabei lembrando de uma outra coisa nostágica. Geladinho (na minha terra natal), sacolé para os cariocas e chup-chup para os mineiros (pelo menos em juiz de fora). Isso já foi comentedo por aqui?

Eu e meu irmão estávamos lembrando de alguns sabores estranhos tipo creme holandês (não sei do que era feito, mas era cor de rosa leitoso), creme de ovos, milho verde e coco queimado, tinha alguns clássicos como limão, groselha, maracujá e chocolate.

Aí galera, como era que vocês chamavam essa delícia nostálgica na cidade de vocês?
 
Eca! Vocês comem fezes de roedores! :tsc: Esse bicho transmite doenças, seus loucos! :eek:
:lol:
Hahahaha! Muito tosco esse nome, né? Mas eu adorava Coco de rato! Aliás, desses doces tradicionais de Cosme e Damião era o único que eu gostava... Os outros eram podrões... hehehe.. Tirando os já citados, tinha o que na minha opinião era o pior... aquele doce de abóbora em forma de coração... putz, aquilo é de embrulhar o estômago... E também vale citar um doce que tinha um apelido infame... sim, ele mesmo, o peitinho de moça! :wink: Lembram dele? Era nada mais dq uma maria-mole, só que com o formato de... bem, dá pra adivinhar, né? Esse eu também gostava... Ê coisa boa... :P

E o sacolé é realmente muito bom! Isso sem contar que é uma das delícias mais democráticas que existem, já que é acessível a todos! Tirando o já tradicional feito com groselha, eu adorava uns que minha mãe fazia... Huuummm era muito bom! :obiggraz: Tinha de nescau, amendoim, manga... Acho que vou até pedir pra ela fazer, aproveitando que o verão tá chegando... se bem que sacolé é bom em qq época!

E vocês lembram de um sacolé que vendia há muuuiiito tempo atrás no supermercado? Se chamava doop loop, ou algo parecido... Era bonzão! Na embalagem vinham uns animaizinhos e tal... Pode parecer meio sem propósito comprar sacolé no mercado, mas esse tinha um gosto muito bom... só quem já provou sabe... :wink:
 
Geladinho!!!

Caramba! Eu fazia essa parada em casa mesmo hehehehe

Arranjava uns saquinhos compridos, lavava bem e colocava suco. Ficava bom e com o gosto e sabor q vc queria! :obiggraz:
 
Erunamo disse:
E vocês lembram de um sacolé que vendia há muuuiiito tempo atrás no supermercado? Se chamava doop loop, ou algo parecido... Era bonzão! Na embalagem vinham uns animaizinhos e tal... Pode parecer meio sem propósito comprar sacolé no mercado, mas esse tinha um gosto muito bom... só quem já provou sabe... :wink:

Era muito bom mesmo!!! Em casa a gente chegava a brigar por causa deles.

E aqui onde eu moro isso se chamava gelinho. E eu também fazia em casa!!! Minha mãe comprava os saquinhos e eu fazia ou com groselha, ou com tang e também de leite condensado (era o meu preferido :obiggraz: ).

O melhor de se fazer gelinho em casa é que a qualquer hora em que a gente tivesse vontade de tomar, ele estava lá, esperando prontinho... :obiggraz:
 
Geladinho! Na minha terra chamavam de dudu (e acho q de geladinho tb). Feitos em casa eram muito bons! Se bem q eu só comia qdo ia na casa de algumas tias... :D
 
Aqui em Minas realmente chama "chup-chup", Vilya!
O senhor que vendia balas na porta da escola sempre leva um isopor cheio deles... muito nostálgico. Mas eu preferia os feitos-em-casa. Qualquer um com leite condensado ficava muito bom. E os tradicionais de frutas tb, principalmente manga! :D
 
Vilya disse:
acabei lembrando de uma outra coisa nostágica. Geladinho (na minha terra natal), sacolé para os cariocas e chup-chup para os mineiros (pelo menos em juiz de fora).
Na minha terra é gelinho como disse a Arien. O meu favorito era um azul 8O (não me perguntem do que era feito, não faço a menor idéia) que um cara vendia na porta da escola.
Mas falando em guloseima, ontem à noite eu encontrei num mercado 24 horas uma coisa que eu não via a muito tempo: aquelas gordas balas de mel, parecidas com aquelas de amendoim, que aliás eu adoro!!. A embalagem é amarelinha... alguém aqui conhece?? :confuso: Tinha também aquela que tem cartas de baralho na embalagem. Grudam nos dentes mas são muito apetitosas! :obiggraz:
Já que estamos falando em bala, alguém se lembra daquelas balas coloridas, duras feito Ice Kiss só que eram retangulares e tinham um onduladinho em cima( acho que embaixo também...)??A embalagem delas era trasparente, dava para ver as balinhas. Essas eu não encontro há séculos!!
 
Hum....seriam as ...ai....ma-ra-vi-lho-sas balas Soft????bem, se não for vale tb neh?ai...q saudade...era vício puro!!!laranja, vermelha e rosinha eram as mais mais!!eu não gostava de verde...não sou chegada a nada de menta/hortelã ou coisas do gênero...ah!tinha a roxinha, q era boa tb..a amarela eu não curtia tanto..tinha mais cores??Elas eram redondinhas e deslizavam na boca....bom..talvez por isso tenha contecido lah os negócios com as crianças que se engasgaram com as balas...e talvez por isso tenham ficado retangulraes..e perdendo metade do encanto..aiai..agora nem essas mais tem neh?? :evil:
ai....sacolé..casa da vovó...hum!!!! :obiggraz: .....era de praxe...e caseiro é sempre melhor neh??Agora na minha casa eu fazia sorvete,mas não sacolé,....tinham umas forminhas q vc encaixava o palitinho, daí eu seguia a receitinha....sóooooo de chocolate logicamente e botava no freezer e contava as horas para tirar..hum...só de eu mesma ter feito já era uma delícia...aiai...
 
10. Balas Juquinha

Agarrava no dente que é uma beleza, e era a responsável por 90% das obturações dentárias na décadas de 80. As balas Juquinha eram entregues aos caminhões nas cantinas das escolas e eram vendidas em grandes embalagens nos supermercados. Resistente a dentadas, vinha em sabores estranhos como côco, abacaxi, uva e limão, cada uma com sua própria embalagem colorida, com o Juquinha loirinho desenhado. Vale aqui uma menção honrosa às balas Chita, que também eram duras e bastante
saborosas.

9. Tic-Tac

O “tira-bafo” mais vendido em porta de cinema. Miúda, mas poderosa, a balinha garante hálito de dentes escovados por pelo menos meia hora. A embalagem plástica tinha diversas outras utilidades. Uma das única guloseimas que se mantém firme até hoje!

8. Mini-chicletes Adams

Um tentação só! Ver aqueles quadradinhos coloridos dentro da embalagem sorridente sempre foi uma sensação das melhores. Era só abrir o pacote e mandar uns dez de uma só vez na boca. Pena que acabavam rápido demais, ainda mais quando eram comprados na hora do recreio e a galera estendia a mão pedindo um pouquinho. Quando se virava o saquinho, nunca saíam menos de cinco unidades. Droga!

7. Balinhas de goma

O que dizer? Cada embalagem compridinha traz dez balas de sabores variados misturados com açúcar cristal. Em média, aparecem duas balas vermelhinhas (as mais gostosas) em cada pacote, e é preciso devorar as (não tão boas) de abacaxi e limão para alcançá-las. Nos pacotes mais modernos, as balas têm formato cônico e não apresentam a mesma textura grudenta. Ainda assim, são boas.

6. Cigarros de chocolate Pan

Mesmo com a concorrência das moedas de chocolate, os cigarrinhos da Pan eram os mais consumidos entre a garotada esperta. O cara só comia o tubinho de chocolate depois de ter babado por meia hora na embalagem, fingindo que estava fumando. Depois da onda “politicamente correta”, a velha embalagem foi alterada e os cigarrinhos passaram a ser chamados “tubinhos” de chocolate.

5. Dip `n` Lik
top10doces_06.jpg

Ninguém me tira da cabeça que isso foi invenção de um cara que adorava mergulhar um pirulito dentro do saquinho de Ki-Suco e depois chupar, misturando o doce da bala ao azedinho do pó. Hoje em dia, o doce é menos freqüente na dieta da garotada, mas a ação de melar o pirulito no pozinho continua na memória de muito marmanjo.

4. Salgadinhos Piraquê

Qualquer camelô de respeito tinha que ter salgadinhos Piraquê em sua barraca. Fazer uma viagem de ônibus sem mastigar um saco de “porcaritos” de presunto era uma situação inimaginável. Nem mesmo o saboroso Fandangos chegou a ter uma procura igual. Bom mesmo era quando se encontrava na embalagem uma seqüência de dois ou três salgadinhos grudados. Quatro então era motivo para mostrar para todo mundo.

3. Dadinho

Barato e delicioso, nunca deixará de existir nas bancas de doces. Dadinho vem na porção certa para colocar na boca e saborear em uma só mastigada. Feito de massa de amendoim com sei lá mais o quê, Dadinho pode ser consumido sem contra-indicações, diferente de outros doces que em grande quantidade podem causar disfunções intestinais.

2. Paçoca

A paçoquinha é um dos doces mais tradicionais e não é a toa que aparece em abundância nas festas folclóricas caipiras. Copiada até hoje, a indefectível fórmula da Paçoca Amor chegou a ser usada até em merenda escolar nos anos 80. O cuidado ao descolar a embalagem é fundamental, pois o doce esfarelado parece perder suas propriedades nutritivas. Impossível também é evitar que os pedacinhos de amendoim se percam entre os dentes do fundo. A fábrica de palitos de dentes Gina deve muito de seu sucesso à popularidade da paçoca Amor.

1. Pipoca doce de saco rosa

Sem dúvidas, a guloseima mais presente em todos os pontos de venda. Você pode comprar no farol, na praia, no hipermercado, na lojinha, em bares, na escola, na vendinha da esquina, no parque, na padaria, no trem, no ônibus e até no açougue (sim, há um açougue perto de casa que vende!). A pipoca doce de saco rosa dificilmente fica murcha e é sugerida para todas as idades, pois o doce não é nenhum vilão em níveis de gordura. Um saco dá para enganar a fome e forra o estômago até que você possa fazer uma refeição decente. Um verdadeiro clássico da gastronomia infantil.
 
Pipoca Doce em saco rosa...... eu como até hoje.... o problema é que eu sempre me afogo..... hehehehe.... afobação de colocar 30 pipocas ao memso tempo na boca.... hehehhehe


E geladinho eu também fiz em casa..... fazia a maior bagunça na hora de fazer, mas compensava......... eu fazia de Nescau!!!! hauauhahhuahu

E de suco tb....... Mas tb tem pronto pra comprar..... ainda deve ter.



P.S. Nada a ver..... mas tá tocando Don't You Forget About Me..... tema do Clube dos Cinco...... no rádio aqui do meu lado...... ai ai
 
Abelhinha disse:
Mas falando em guloseima, ontem à noite eu encontrei num mercado 24 horas uma coisa que eu não via a muito tempo: aquelas gordas balas de mel, parecidas com aquelas de amendoim, que aliás eu adoro!!. A embalagem é amarelinha... alguém aqui conhece??
Caraca, bala de mel. Quanto tempo que eu não vejo uma. As de amendoim eu nunca comi, mas se forem como as de mel, puts... que delícia :obiggraz:. Hoje em dia eu compro muito as de tamarindo. Você conhece? Elas são redondas, bem escras e vêm embrulhadas num papel branco com umas letrinhas vermelhas. São senssacionais...
Abelhinha disse:
Já que estamos falando em bala, alguém se lembra daquelas balas coloridas, duras feito Ice Kiss só que eram retangulares e tinham um onduladinho em cima( acho que embaixo também...)??A embalagem delas era trasparente, dava para ver as balinhas. Essas eu não encontro há séculos!!
Na frente da minha escola, em meados da década passada, vendiam umas balinhas que seguem essa descrição. Tinham um sabor como o do ice kiss, aliás era assim que nós a chamávamos. Depois que eu saí de lá, nunca mais vi dessas balinhas :cry:

Estrelinha disse:
O senhor que vendia balas na porta da escola sempre leva um isopor cheio deles... (Chup-Chup)muito nostálgico.
Eu normalmente fazia em casa, mas não resistia e também comprava num moço na frenta da escola (o mesmo das balinhas). O dele não vinha num saquinho, mas sim numa enbalagem de plástico (um pouquinho mais duro que os tradicionais saquinhos) em forma de pilão. e tinha o de creme holandês que eu não sabia fazer, quem vendia era uma dona que morava narua de trás da minha casa. O pior é que a dona já se mudou de lá e eu ainda não descobri do que é feito. :roll:
Engethor disse:
Geladinho! Na minha terra chamavam de dudu (e acho q de geladinho tb). Feitos em casa eram muito bons! Se bem q eu só comia qdo ia na casa de algumas tias...
Dudu 8O Realmente esse eu nem vislumbro o sendido do nome :) . O interessante é que tanto sacolé, quanto geladinho e chup-chup, são nomes que facilmente são associados à iguaria nostálgica, mas 'Dudu' não consigo imaginar o porquê do nome.
yávië disse:
ai....sacolé..casa da vovó...hum!!!! .....era de praxe...e caseiro é sempre melhor neh??Agora na minha casa eu fazia sorvete,mas não sacolé,....tinham umas forminhas q vc encaixava o palitinho, daí eu seguia a receitinha....sóooooo de chocolate logicamente e botava no freezer e contava as horas para tirar..hum...só de eu mesma ter feito já era uma delícia...aiai...
Pô, lá em casa eu fazia picolé na forma de gelo mesmo, eles ficavam quadradinhos e o palito (na verdade uma colherinha de cafe) ficava meio torto e tals, mas eu me amarrava em fazer. Eu adorava o de maracujá com leite condensado...
Erunamo disse:
E vocês lembram de um sacolé que vendia há muuuiiito tempo atrás no supermercado? Se chamava doop loop, ou algo parecido...
Cara, esse eu vou confessar que não conheci. Provavelmente nem vendia em Volta Redonda quando eu era muleque, mas só as menções... :obiggraz:
 
Eu não tava entendo nada do que vcs tavam falando..que diabos é sacolé!?
Esses cariocas...tsc, tsc..... :obiggraz:

Só depois que eu entendi que vcs tão falando de geladinho.....po! Mt bom!!!!
Apesar de eu nunca ter sido mt fão de frutas....sempre procurava um de chocalate....mas tipo, pra refrescar o calor soteropolitano, nada melhor.....

Isso existe até hoje....ainda bem.....meus primos menores ainda chupam, e quando tinha festa de criança preu ir, eu confesso que sempre procurava um....

Creio que ainda se venda isso na porta do meu ex-colegio....

Nunca fiz em casa.....mas lembro que alguma tia minha já...e ficou bom, hein!?
 
O geladinho me lembra outra iguaria gelada... raspadinha! (não, não é loteria).
É geralmente vendido na praia, um copo plástico com o suco em estado mais pra congelado q pra descongelado, o suco ainda pedrado... (OK, a descrição não é grande coisa, mas naquele calor da praia, era algo de destaque...)

Dudu 8O Realmente esse eu nem vislumbro o sendido do nome :). O interessante é que tanto sacolé, quanto geladinho e chup-chup, são nomes que facilmente são associados à iguaria nostálgica, mas 'Dudu' não consigo imaginar o porquê do nome.
É hora do famoso "num sei, só sei q foi assim". Para ser mais exato, lembro de chamarem de dudu no interior de PE. Poderia ser uma corruptela de chup-chup? (eita chute doido...)
 
Engethor disse:
O geladinho me lembra outra iguaria gelada... raspadinha! (não, não é loteria).
É geralmente vendido na praia, um copo plástico com o suco em estado mais pra congelado q pra descongelado, o suco ainda pedrado... (OK, a descrição não é grande coisa, mas naquele calor da praia, era algo de destaque...)

Aqui raspadinha era feita com gelo quebrado e suco concentrado. Pelo menos em casa, a gente colocava várias pedras de gelo dentro de um saco plástico e usava o batedor de bife para triturá-las. Depois era só derramar polpa de fruta da maguary ou groselha em cima e esperar derreter um pouquinho. :D

Fica muito bom!!! Com bastante açucar, claro 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo