• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Biblioteca particular , quem tem ?

Eu mantenho os livros que consulto sempre ou que foram MUITO bons. O resto, troco em sebos ou passo pra frente. A gente não pode ficar guardando livro que não usa, é quase um crime.
 
JLM disse:
Devo ter mais de 300, mais ou menos, no meu quarto. Comprei este ano uma estante, mas não coube nem a metade, por isso tenho livros na estante, em caixas no chão, em cima do criado-mudo, em uma cadeira, na minha cama e se desse, até no teto.

Eu procuro manter as coleções completas que adquiro, como as da Folha de São Paulo ou aquelas que saem nas bancas, as obras dos autores que sou viciado e os clássicos q gostei, o resto eu vendo ou troco na internet, até pq mtos chegam para mim como brindes ou prêmios, ou compro usados baratinho só para ler mesmo e depois repassar adiante.

Alguns dos que não pretendo me desfazer aparecem aqui.

Isso não seria como o www.goodreads.com ou com o www.skoob.com.br ?
Se tem diferença, quais são? Pq dependendo eu faço uma tbm.

Excluído01 disse:
Ah , eu ainda não tenho tanto livro , e vou me desfazer de uns aqui já . Mas eu acho que vou demorar pra começar a me preocupar com a quantidade , pois pretendo comprar 1- 2 livros por mês .


:tchauzim:


Cara... quando comecei a organizar minha biblioteca eu comecei a compra 1 ou 2 por mês, mas você vai reparar que vai num sebo com 50 reais e as vezes sai com 5 livros ou mais... Vai comprando com os trocos..... 8 reais em um sebo é igual a festa. Perto da minha faculdade (menos de 30metros) eu tenho uns 5 ou 6 sebos disponíveis, fora os que estão a menos de 200metros então tipo todo tempo vago vou lá olhar e acabo sempre levando algum. Você pensa "12 reais por um clássico? Vale a pena".
Em um outro dia achei uma barraca e comprei 4 livros por 10 reais! Oliver twist, dubliners e dois da agatha christie...ótimo né?


Eu comecei a fazer minha biblioteca mesmo (antes tinha um esboço) aos 17 anos comprando Dan Brown eheheh, depois fui comprando e comprando.... sorte que o apartamento que compramos aqui tem um quarto enorme com uma estante grande e funda que dá para guardar tudo, mas está acabando o espaço. Tenho em torno de 150livros. Literatura, sociologia, ciência política, filosofia entre outras coisinhas.

Mas este ano vou dar um grande salto, vou por na Estante Virtual uns livros que não li e não pretendo ler (coisas que meu pai deixou aqui antes de morar em outro lugar) e livros que minha mãe vai se desfazer (ela tem muitos tbm).


Abraços,
 
Anigel disse:
Eu uso o Minibiblio para catalogar meus livros. Atualmente estou com 1002 livros cadastrados e calculo que com uns duzentos e poucos por cadastrar.

Comigo e com meu marido não existe essa história de "doar os livros por desapego". Nós compramos mais ou menos uns 10 livros por mês.

Um parágrafo que resume bem o que sinto em relação aos livros:

"Assim como, quando amamos alguém - pai ou filho, amigo ou namorada- gostamos não apenas do interior da pessoa, mas também de sua fisionomia, suas mãos, seu modo de caminhar, os grandes amantes da literatura prezam não só o conteúdo imaterial e abstrato que um volume impresso veicula. Quem gosta de ler tem um carinho especial pelo livro em si, pelo objeto feito de tinta, papel e barbante fino, sem o qual não existiria a comunicação entre escritor e leitor, através do espaço e do tempo... Já que o livro e a obra que ele contém se fundem no coração dos integrantes, cada vez mais raros, da tribo de amigos de livros, apego, ciúme e possessividade são sentimentos que, considerados negativos e causadores de problemas em outros relacionamentos, no que toca ao livro tornam-se inevitáveis e compreensíveis. A suposição, quase sempre confirmada, de que jamais lerá aquele livro de novo não consiste, para o leitor inveterado, em motivo palpável para dele se desfazer, pois aquilo que se estima jamais é descartável. Ainda que sem utilidade imediata, a proximidade das páginas que guardam mundos inteiros representa a possibilidade de retorno a eles sempre que se desejar; a simples contemplação das lombadas proporciona prazer e sensação de companhia."

Incrivel como o seu texto ilustra com perfeição o meu sentimento com os livros!!
Eu não tenho exatamente uma biblioteca particular, por enquanto ainda é uma coleção, digamos assim.
meus pais sempre me deram muito incentivo na leitura, mas quando eles perceberam que o meu novo hábito estava saindo MTO caro eles frearam a minhas compras de livros.
por isso eu me orgulho de dizer que a minha coleção(74 livros no momento) foi em grande parte comprada com o dinheiro da minha mesada e com só 4 livros q eu roubei da minha mãe(ela tbm lê mto, mas o meu genero literário é quase totalmente diferente do dela).
meu pai acabou de mandar fazer uma estante nova pro meu quarto e no meio do ano ele irá mandar construir outra(a primeira ficou meio pequena).
Mas a minha meta é exatamente essa, construir a minha propria biblioteca particular com os titulos que eu mais gosto e espero que ainda demore algum tempo para eu ter q guardar os meus livros em caixas ou no armário.
e o pior é q eu só gosto de livros grandes, se tiver menos de 250 pags eu ñ gosto. não sei como vai ser no futuro!
 
É.... os meus livros eu não consigo me desfazer...só alguns de faculdade que não usarei ou livros de psicologia da minha mãe....os meus de literatura vão ser difíceis de desfazer....
 
éé
os livros antigos de escola e os que eu realmente não gostei eu me desfaço, mas normalmente são poucos
 
Minha biblioteca particular é particular mesmo. Aqui em casa eu sou a única que compro livros. Minha mãe não tem hábito de ler, nem meu irmão. Comecei minha coleção ainda na escola, quando comprei meus primeiros livros (que já nem existem mais, pois foram doados). Depois disso trabalhei em uma livraria e tinha descontos bem generosos, foi quandoa coleção expandiu. Hoje tenho 265 livros entre literatura, livros acadêmicos de História, Ciências Sociais, Teatro e Artes.
 
todo mundo q trabalha em livrarias acaba saindo de lá com uma montanha de livros
espero arranjar um emprego numa livraria tbm, fora q iria trabalhar com as coisas q eu mais gosto!
 
clandestini disse:
Minha biblioteca particular é particular mesmo. Aqui em casa eu sou a única que compro livros. Minha mãe não tem hábito de ler, nem meu irmão. Comecei minha coleção ainda na escola, quando comprei meus primeiros livros (que já nem existem mais, pois foram doados). Depois disso trabalhei em uma livraria e tinha descontos bem generosos, foi quandoa coleção expandiu. Hoje tenho 265 livros entre literatura, livros acadêmicos de História, Ciências Sociais, Teatro e Artes.

joao p. disse:
todo mundo q trabalha em livrarias acaba saindo de lá com uma montanha de livros
espero arranjar um emprego numa livraria tbm, fora q iria trabalhar com as coisas q eu mais gosto!


aliás, esse é um de meus projetos para este ano arrumar um emprego em livraria!!!!!!!! A que sonho!!! Quanto que costuma ser o desconto???
 
joao p. disse:
todo mundo q trabalha em livrarias acaba saindo de lá com uma montanha de livros
espero arranjar um emprego numa livraria tbm, fora q iria trabalhar com as coisas q eu mais gosto!

Nossa, seria um sonho trabalhar numa livraria! *¬*
 
Pessoal, o lance de trabalhar em livraria deve valer pelo desconto que o funcionário tem pra comprar livros, mas não se iludam achando que dá pra ler todos os livros! Trabalhei uma época em um sebo daqui e não dava pra ler nada, tinha mais trabalho limpando coisas e atendendo - bom, mas talvez uma livraria não precise de "faxina". Hm.
 
Tauil disse:
Pessoal, o lance de trabalhar em livraria deve valer pelo desconto que o funcionário tem pra comprar livros, mas não se iludam achando que dá pra ler todos os livros! Trabalhei uma época em um sebo daqui e não dava pra ler nada, tinha mais trabalho limpando coisas e atendendo - bom, mas talvez uma livraria não precise de "faxina". Hm.

Só o lance do desconto já tá valido pra mim. Eu prefiro mil vezes ter o livro do q ler emprestado.
 
Nanda disse:
Tauil disse:
Pessoal, o lance de trabalhar em livraria deve valer pelo desconto que o funcionário tem pra comprar livros, mas não se iludam achando que dá pra ler todos os livros! Trabalhei uma época em um sebo daqui e não dava pra ler nada, tinha mais trabalho limpando coisas e atendendo - bom, mas talvez uma livraria não precise de "faxina". Hm.

Só o lance do desconto já tá valido pra mim. Eu prefiro mil vezes ter o livro do q ler emprestado.

Eu tb prefiro mil vezes ter o livro. Até porque adoro reler, voltar a trechos... e não dá pra fazer isso quando o livro não é seu. =p
 
Ceinwyn disse:
Nanda disse:
Tauil disse:
Pessoal, o lance de trabalhar em livraria deve valer pelo desconto que o funcionário tem pra comprar livros, mas não se iludam achando que dá pra ler todos os livros! Trabalhei uma época em um sebo daqui e não dava pra ler nada, tinha mais trabalho limpando coisas e atendendo - bom, mas talvez uma livraria não precise de "faxina". Hm.

Só o lance do desconto já tá valido pra mim. Eu prefiro mil vezes ter o livro do q ler emprestado.

Eu tb prefiro mil vezes ter o livro. Até porque adoro reler, voltar a trechos... e não dá pra fazer isso quando o livro não é seu. =p

Eu tbm! eu só leio o livro msm se ele for meu!
essa parada de pegar empretado nem rola, ate pq vc tem q ler depressa pra devolver o livro e isso é horrivel.
 
Eu tenho quase 40 livros aqui em casa, mas já vendi muita³ coisa nos sebos, até mesmo meu SDA, o que me arrependo até hoje. XD
Lendo o tópico inteiro aqui da galera me animei em me desfazer de alguns livros, acho que vou prezar em comprar somente aqueles mais significativos para mim, confesso que não sou muito fã de pegar emprestado quer seja da biblioteca ou dos outros, bate um consumismo maior aí o que eu quero ler eu acabo comprando na livraria.
 
Já peguei livros emprestados sem nenhum problema, leio e devolvo... até já vi iniciativas de algumas livrarias que alugam os livros por um mês, uma autentica locadora de livros... as vezes pode ser bom caso o o autor seja desconhecido.

Emprestar ou vender livros, só aqueles que não tem muito valor sentimental, aqueles que realmente se tornam importantes permanecem intactos... inveja? Talvez....rsss

Minha modesta coleção deve chegar aos 50 livros, sendo que monto uma coleção de livros infantis, pelo quais sou apaixonado...
 
Eu tenho uns 80 livros meus (fora os do meu pai que eu vou roubar pra mim). Um dia ainda sonho ter uma biblioteca particular com muitos livros, numa casa no interior, na qual vou passar meus últimos dias. =)
 
Eu tenho em torno de 500 títulos, estou catalogando tudo e arrumando melhor, e tenho projetos de aumentá-la ainda mais, compro muitos livros usados e alguns novos, ganho outros tantos. Se pretendo reler, o que é quase regra, não passo pra frente, mas se o livro for ficar ali sem leitor por muito tempo passo pra frente, ou no Trocando Livros ou dou de presente para alguém, tenho alguns repetidos que ganhei de presente que vou mandar para a Bibliopote (biblioteca livre criada pelo Alessandro Martins).
estrelinhas coloridas...
 
Ain... ter uma biblioteca particular sempre foi um sonho que tive...
Acho que tenho quase 100 títulos em casa, pois tive uma pena gigantesca de me desfazer deles (tinha outros que tive que passar pra frente, por conta do problema de espaço... e já foi triste o suficiente).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo