• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bebidas e direção (nova lei)

Com certeza Fingol! Por outra lado é simples: o policial suspeita que cv tá bebão, vc não faz testem tudo bem: bora pra delegacia! O Policial tem o dever se retirar do trânsito quem ele julga estar sob efeitos de bebeida.

"Mas Rama vaia cabar tendo rolo pq se o policial não for com a tua cara ele vai querer te barrar!", é vero; PORÉM se o cara apenas cismou contigo e vc CUMPRIU a lei então vc fará o teste. Simples.

Não é OBRIGATÒRIO fazer o teste, apenas uma atitude lógica e sensata se vc cumpriu a lei; quem descumpr a lei PODE SIM invocar direito constituicional, DESDE QUE isso não afete o cumprimento da lei.

Simples.
 

Tinha falado sobre isso nesse post aqui.
Acho que o problema é tão complicado que vai acabar gerando uma súmula do STF determinando como agir, mas isso leva tempo. Daqui até lá infelizmente o que veremos é um enfraquecimento da fiscalização.

É muito complicado agir contra direitos estabelecidos na constituição. E se formos parar para pensar a utilização do bafômetro é um mecanismo muito mais seguro do que o julgamento do policial de plantão.

Tenho certeza que há meios 100% constitucionais (uma famosa "brecha" legal) que permita que a "lei seca" seja eficiente, ou seja, que permita que a fiscalização seja feita de maneira adequada.

Por exemplo: Até que ponto soprar o bafômetro difere de passar num detector de metais? Por que alguém não pode se recusar a passar num detector de metais de um aeroporto, mesmo que isso possa gerar uma prova contra ele mesmo, mas pode se isentar de soprar o bafômetro? Um dispositivo detectaria porte de uma arma o outro a uso de uma substância que pode ser tão mortal quanto a primeira e em ambos os casos a fiscalização é feita com o consentimento do cidadão.

Para se inserir nas rotas internacionais o Brasil encontrou essa brecha, se houver vontade dos procuradores e dos legisladores o mesmo será feito com relação ao uso dos bafômetros.
 
Última edição:
Até onde eu saiba a passagem no detector de metais é compulsória; não tem essa de cidadão conscentir... Se em banco já é assim em aeroporto então...
 
Eu ouvi falar que até licor no recheio de chocolate é flagrado no bafômetro. É verdade isso?
 
No final, a gente tá aqui discutindo, mas a gente sabe que é só andar com os 50 do Policial guardado na carteira pra caso ser parado na blitz q resolve qq coisa.

Infelizmente.
 
Até onde eu saiba a passagem no detector de metais é compulsória; não tem essa de cidadão conscentir... Se em banco já é assim em aeroporto então...
Ninguém te pega pelo braço, você passa porque concorda em cumprir a norma. E se não quiser cumprir, não embarca e pronto.

Quando coloquei a questão foi por pura ignorância no assunto mesmo, ao meu olhar leigo as duas situações são muito parecidas.

No final, a gente tá aqui discutindo, mas a gente sabe que é só andar com os 50 do Policial guardado na carteira pra caso ser parado na blitz q resolve qq coisa.

Infelizmente.
Aê prey, um galo só não resolve teu pobrema hoje não... :mrgreen:
 
Eu ouvi falar que até licor no recheio de chocolate é flagrado no bafômetro. É verdade isso?

Não. Já foi feito o teste. O rapaz comeu 7 bombons e nada foi detectado.


Leia os primeiros posts, Eria. Eu coloquei o teste lá...:grinlove:

No final, a gente tá aqui discutindo, mas a gente sabe que é só andar com os 50 do Policial guardado na carteira pra caso ser parado na blitz q resolve qq coisa.

Infelizmente.


Nem todos Fingol, nem todos. Mas se vc é contra a lei, beba, dirija e e reze pra não ser pego numa blitz...e aproveite e peça a Deus ajuda para não matar ninguem em um dia que vc tiver enfiado o pé na jaca!:disgusti:
 
Sou totalmente favorável a essa nova lei e os argumentos de quem é contra são totalmente pífios.

Mas agora uma questão? E os padres que precisam tomar vinho na celebração da missa e depouis rumar de carro para outra igreja em outra celebração? Lembrando que a cada missa é um cálice de vinho! Padres serão presos?

Sim. Eu sou católica e acho que um padre que beber e dirigir deve sim ser preso.
A Igreja permite que padres que são alcoólatras usem suco de uva nas Missas, além do mais o padre pode pedir para que um paroquiano o leve onde precisa, etc.

E as pessoas que tomam remédios que contém álcool? E os que comem bom-bons de licor? Tudo acusa!
Só isso que fiquei na dúvida:think:

Quantos remédios você conhece que contém álcool? Eu conheço poucos.



Sim, mas tu concorda que é totalmente ilógico não poder dirigir por estar tomando um remédio à base de álcool (100% dos remédios homeopáticos), já que a quantidade de álcool neles é mínima?

Se for produto homeopático é só não tomar, eles não servem para nada mesmo...


Acho exagerada.

Se a lei antiga já não faziam valer, pq colocar outra ainda mais dura?

Para que as pessoas achem que agora o risco não vale o benefício.

Acho estúpido beber e dirigir, claro. Mas acho que a lei no fim das contas nem vai funcionar. Funcionará no começo, depois já largam mão disso. O que é triste.

Falavam a mesma coisa sobre a lei do cinto de segurança, e olha só as pessoas estão usando o cinto de segurança agora.

E não tem o treco lá que vc pode se recusar a fazer bafômetro?

Uma pessoa sóbria jamais se recusaria a fazer o teste do bafômetro, então o motorista que se recusar a fazer o teste deve ser tratado como alguém embriagado. Além disso ele sempre pode ser levado ao IML para ser submetido ao exame clínico pelo médico legista...

Tem taaaaantas outras coisas que deviam ser colocadas em práticas dentro do Código de Trânsito brasileiro. Mas é MUUUITA coisa que pessoal faz errado e não leva multa.

Mais importante que impedir uma pessoa irresponsável de destruir vidas?


E só se fala nesse assunto, por causa do pânico que essa nova lei criou: listerine, bombons de licor ou uma dose mínima de qualquer bebida pode disparar uma mudança radical na vida de um cidadão de bem e torná-lo um criminoso odioso e repugnante. Mas para quem? A realidade das mortes e mutilados no trânsito ninguém pode contestar, mas a dupla punição ultrapassa os limites do bom senso e da razão.

Para mim, a punição deveria ser tripla, quádrupla, etc. Toda punição para quem dirige embriagado é pouca. Pois essa pessoa está brincando de roleta russa com a vida de outras pessoas, se arriscando a destruir várias famílias. Se alguém quer se matar eu desejo boa sorte, mas não precisa levar pessoas inocentes junto...

De início vale para assustar e conscientizar, mas precisa ser reformulada. Desse jeito não funciona no Brasil.

E por que não funciona? Acho que tem tudo para funcionar, principalmente se receber o apoio de pessoas sensatas.


E quer saber mais? Já tem gente falando de catalisadores etílicos: balinhas para tomar depois do buteco e enganar o bafômetro. É.... o jeitinho brasileiro de sempre ;)

Isso é lenda urbana.

O problema do Brasil é que querem arrumar o país fazendo leis ao invés de ações que façam com que as pessoas cumpram as que existem.

Pelo menos essa lei eles estão fazendo cumprir. E acho que é um bom sinal estarem tornando as leis de trânsito mais rigorosas.

Para mim, pessoas que causam acidentes bêbadas deveriam sim ter a carteira caçada e ir para cadeia se causar vitimas. Mas tolerância de 2 copos de cerveja ou 1 dose de destilado que era praticado antes existe por algum motivo. Sou a favor do minimo de flexibilidade. Mexer no rádio do carro enquanto dirige também atrapalha, mas nem por isso vamos proibir isso.

Eu acho que se a pessoa for pega dirigindo embriagada deve ir para a cadeia. Se não matou ninguém enquanto dirigia sob efeito de álcool foi acidente e não o contrário.


Eu bebo e dirijo sim, porém de forma responsável e quero continuar podendo fazê-lo, ora bolas.

Se quiser te apresento a Claudete, ex-mulher do meu pai. O único filho dela, meu irmão Marcelo, morreu no dia 10/02/1984 (apenas 5 dias depois de completar 12 anos). O motorista que matou o Marcelo explicou depois que o “acidente” foi mera fatalidade, ele estava acostumado a beber, de forma “responsável”, e depois dirigir. Foi mera fatalidade ele ter subido em cima do carro onde o Marcelo estava com um caminhão, a bebida não teve nada a ver com isso e blá, blá, blá, blá.

Quando você bebe, a sua capacidade de julgamento é afetada junto com os seus reflexos e o que você acha que está ok quando está sob efeito de álcool não é o mesmo que você acha quando não está.

O que eu gostei foi do que fizeram na lei: se acontecer acidente, responde por crime doloso (com intenção de matar). Completamente verdade, pois quem bebe e dirige sem condições está completamente consciente das vidas que pode tirar!

Também adorei isso.

Além disso a mudança da obrigatoriedade de se fornecer prova contra si mesmo provocaria uma mudança enorme em todo o sistema jurídico nacional e impactaria provavelmente todo processo criminal aberto.

Eu acho que só de você se recusar a fazer o teste já mostra que está sob efeito do álcool.

Eu sou contra, pois achei muito radical. Ainda permaneço a favor da lei antiga de tolerancia a uma certa quantidade de alcool, mas negar por completo é abusivo.

Abusivo é quando pessoas que não tem nada a ver com o motorista embriagado pagam o pato. Abusivo é quando qualquer outra pessoa morre ou tem que enterrar um parente, vítima desse motorista.

Além do mais prejudicas os estabelecimentos noturnos, como bares, boates, etc. Não é todo mundo que tem uma condição de sair pra uma boate e ainda voltar de taxi.

Isso de prejudicar os estabelecimentos é balela. Quam sai e quer beber pode muito bem pagar um ônibus, chamar um táxi ou revezar com os amigos na direção. O que não pode é ficar brincando de roleta russa com a vida de pessoas que nem conhece.

Eu bebo e dirijo, mas ainda não passei do limite que era 2 chopes, mas agora nem isso posso mais fazer, sei que não sou parametro para se levar em conta e é uma verdade que a gigantesca maioria não bebe só 2 chopes. Então volta ao que citei, cabe ao governo fiscalizar melhor.

Acho injusto esta maldita lei

Acha injusta a lei. Coitadinho! Se quiser você pode conversar sobre justiça com a minha tia Viviane. No dia 22/01/2000 ela perdeu o pai (meu padrinho Alexandre), a mãe (minha madrinha Ruth) a filha mais nova (minha prima Jandyra que estava com 15 anos), foi visitar o filho mais velho (meu primo Raphael) e a noiva dele (Cláudia) em coma no hospital. Os cinco estavam no mesmo carro na rodovia dos Tamoios em São Paulo. Saíram de São José dos Campos e iam passar o fim-de-semana em Caraguatatuba quando o carro foi esmagado por um motorista bêbado.



.
Acho injusto punir todos por causa disso, se for o caso deverá mandar proíbir também os sons no carro e qualquer aparelho distrátivo. Isso também causa acidentes...

Pois então que se proíba isso também. Ninguém morre por não ouvir som no carro.

Blitz serve pra isso e o cidadão que for pego simplesmente terá que sofrer as consequências, mas pra isso terá que fiscalizar. Eu raramente via uma blitz, atualmente é o que mais vejo.

Que bom então que estão fiscalizando.

Por um lado, tolerância 0 para o álcool parece ótimo. Um controle mais rígido é exatamente o que muitas pessoas precisam, porém e quanto a todo outro tipo de droga?

Até onde eu sei, bafômetro não acusa ecstasy, não diz se o cara andou "esticando uma carreira", ou se tem alguma afinidade com seringas. Muito menos é capaz de identificar se a habilitação é válida.

Não tenho dúvidas quanto à validade da proibição, só não acho que seja suficiente.

Pode não ser o suficiente, mas já é um começo.
 
Última edição:
Aqui no RS as mortes também diminuiram. Isso é bom, pois assim a lei vai se consolidando e ninguém vai querer ter a bendita idéia de modificá-la. E continuo repetindo, ninguém está proibido de beber, se quer encher a cara volta pra casa de taxi, oníbus, a pé ou de carona.
Taxi tá caro? Toma três cervejas a menos e usa pra pagar o veículo.
 
Esse tópico já esta aqui a um bom tempo né? Só agora ousei espreitar para fora da seção de Animes e Mangás.

Eu sou completamente favoravel a lei. É o único jeito de remediar o sempre crescente problema das bebidas. Melhor previnir do que remediar, sempre. Mesmo já sendo uma ação mais remediadora do que preventiva, em minha opinião, parece-me a única saida, a única solução. Os motoristas ficarão mais responsaveis. Apesar de a lei não ser tão recente, sempre inventam um "jeitinho brasileiro":
No final, a gente tá aqui discutindo, mas a gente sabe que é só andar com os 50 do Policial guardado na carteira pra caso ser parado na blitz q resolve qq coisa.
Infelizmente.
Infelizmente mesmo. Eu acho um absurdo sair logo apontando o dedo pra polícia e declarando a frase clássica "a polícia brasileira é ruim, é corrupta." e o povo, é correto? É Amante do sistema de justiça? Ele burla também a lei, devia ser punido, mas ele prefere reduzir qualquer multa a um SUBORNO. então, da próxima vez que acusar um policial ou político de corrupto, lembre-se das pessoas, da sociedade, e verá que, na realidade, todos, ou quase todos, não são de temperamento diferente aos deles, só em menor escala.
O que digo, é claro, não uso para defender a força policial do Brasil, nem mesmo os porcos políticos, que vivem em seus chiqueiros de dinheiro, para no final serem só mais um, sem diferença ao povo.

parabens também a Anigel pelo ótimo post.
 
Vejo muita gente aqui aplaudindo as alterações feitas pela lei 11705/08.

E como advogado, fica a pergunta: quantos de vocês se deram ao trabalho de sair do Jornal Nacional, Fantastico ou Estado de SP e LER sobre as mudanças e "invencionices" no novo Codigo de Transito Brasileiro?

Porque bradar que "já era hora de punir os bebados que dirigem" ou ainda que "a lei é radical mas é assim que tem que ser", ou ainda elogiar aqueles que disseram isso é muito mais fácil do que perceber o inevitável:

A lei não alterou nenhuma das sançoes - para a infraçao, a multa é a mesma, a suspensão do da CNH tambem, e para o crime de direção ébria, a pena continua a mesma.

Claro, houveram algumas incorporaçoes ridiculas do ponto de vista juridico, mas creio que discutir isso é algo para um momento posterior.
 
Como toda lei do Brasil...só é válida para os pobres...quem tem dinheiro não tem problema pode beber avontade e dirigir, atrapalhar o trânsito, até matar pessoas que não fica preso e nem é multado...aliás para evitar complicações futuras o cidadão nem se dá ao luxo de explicar ou tentar argumentar em sua defesa...apenas põe uma boa quantia de dinheiro na mão do policial e está tudo resolvido...e sem contar o caso do sargento da PM que bêbado matou duas pessoas atropeladas e nem sequer durmiu 1 dia no xadrez...ou seja lei é tudo a mesma coisa rico que infringe sai sossegado e pobre morre na cadeia acorrentado !
 
Como toda lei do Brasil...só é válida para os pobres...quem tem dinheiro não tem problema pode beber avontade e dirigir, atrapalhar o trânsito, até matar pessoas que não fica preso e nem é multado...aliás para evitar complicações futuras o cidadão nem se dá ao luxo de explicar ou tentar argumentar em sua defesa...apenas põe uma boa quantia de dinheiro na mão do policial e está tudo resolvido...e sem contar o caso do sargento da PM que bêbado matou duas pessoas atropeladas e nem sequer durmiu 1 dia no xadrez...ou seja lei é tudo a mesma coisa rico que infringe sai sossegado e pobre morre na cadeia acorrentado !


E ainda assim as mortes por acidentes no trânsito diminuíram drasticamente...
 
Falavam a mesma coisa sobre a lei do cinto de segurança, e olha só as pessoas estão usando o cinto de segurança agora.

Mas a sociedade em geral precisa de um motivo muito bom para que uma lei começe a mudar a mentalidade delas. O cinto salvaria a vida das pessoas em muitos acidentes.

Mas é intrigante como uma lei em vigor e que trouxe muitos benefícios foi usada com afinco pela mídia. Ninguém sabe a quantidade indefinida de leis que deveriam ser vigoradas e que trariam muitos benefícios a longo prazo.
 
Sobre a Constituição, estamos cansados de saber que ela precisa de uma revisão; não só por essa questão de "não fornecer provas contra si mesmo", mas por n fatores. Ela foi elaborada no período pós-ditadura, e por isso é "democrática demais". (fonte)

***

No final, a gente tá aqui discutindo, mas a gente sabe que é só andar com os 50 do Policial guardado na carteira pra caso ser parado na blitz q resolve qq coisa.

Infelizmente.

(...) apenas põe uma boa quantia de dinheiro na mão do policial e está tudo resolvido... (...)
Se o policial corrupto existe, é porque alguém vai lá e suborna, concordam? Tão simples quanto a lei da oferta e demanda.

BTW, conformismo não leva à nada.
 
Sobre a Constituição, estamos cansados de saber que ela precisa de uma revisão; não só por essa questão de "não fornecer provas contra si mesmo", mas por n fatores. Ela foi elaborada no período pós-ditadura, e por isso é "democrática demais". (fonte)

Eu realmente acho que você poderia ser um pouco mais precisa quanto ao sentido do seu post. O que você está levantando como necessidade? Uma constituição "menos democrática"? Em que sentido? Há limite para a democracia? Ou, uma questão melhor, há democracia que mereça esse nome e que não seja total e irrestrita?

A constituição de 88 é um dos maiores avanços da tal democracia brasileira. É tímida e mesmo problemática em vários aspectos, mas tem diversos pontos merecedores de mérito.

Caso você tenha sido irônica na sua mensagem e estava apontando para uma revisão da constituição que a torne mais democrática, favor desconsiderar o meu post, mas a sua formulação foi bastante ambígua.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo