• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bebidas e direção (nova lei)

Se fiscalizarem melhor, sou a favor. Caso contrário, só servirá pra meter medo mesmo. Antes tinha um limite? Tinha. Mas mesmo assim havia uma porrada de gente que enchia a cara e ultrapassavam homericamente o tanto permitido. Se continuarem não fiscalizando direito, vai continuar na mesma coisa: gente sem o mínimo de senso coletivo bebendo por aí.

Acho que o "meter medo" está na ação dos policiais, e não em um parágrafo num papel.
 
Não existe?

Então por que na Holanda (um país onde é notório o abuso de drogas e de álcool e chega a ter como limite de velocidade máximo de 170 km/h) o número de mortes em acidentes de trânsito é um quarto das mortes em acidentes de trânsito no Brasil?

RENAST

Andarilho, bebeste. Você falou que há alto consumo de alcool e que a velocidade limite é 170km/h, mas se você me mostrar onde na legislação está escrito que é permitido andar de carro após ter bebido e que isto está de alguma forma relacionado ao baixo índice de mortes na estrada, te pago algo no Finnegan´s.

(Considerando-se que passei um dia da minha vida com 3 bocas na cara por conta de um gambá cheirando a cerveja, que nem conseguiu sair do próprio carro...)


Com certeza há falhas, e por isso tem de ser implementada para se corrigir as falhas. Quanta boa idéia que perdeu a validade porque não quiseram tirar da prancheta?

Mas o fato é que com tanta discussão o assunto é bom gancho para : OK, temos multas de velocidade, mas as inflações de transito não se resumem apenas a isso. Hoje mesmo vi um motorista na Usp andar na contramão, só para estacionar (ao contrário!) do outro lado da rua.
 
Última edição:
Mas o fato é que com tanta discussão o assunto é bom gancho para : OK, temos multas de velocidade, mas as inflações de transito não se resumem apenas a isso. Hoje mesmo vi um motorista na Usp andar na contramão, só para estacionar (ao contrário!) do outro lado da rua.

Isso para não falar dos imbecilóides que falam ao celular enquanto dirigem, que furam sinal vermelho, de menores sem carteira dirigindo etc. etc. etc. Aqui eu retomo um ponto que toquei uns posts atrás, depois desse argumento do Fingolfin:

Sou contra a lei pois ela é radical e demagoga. Tira o foco da desorganização publica e coloca a culpa do transito caótico apenas no motorista. Faz parecer que o governo tá fazendo a parte dele e agora só falta a nossa. As leis atuais são suficientes para punir de forma exemplar os motoristas bêbados sem ser necessário uma medida drástica como essa. O nosso maior problema é justamente a incapacidade de se fazer cumprir estas leis.

Ao qual respondi:

Não sei se é um caso de "jogar culpa". Não é culpa do governo se um pai imbecil dá o carro para um moleque de 10 anos dirigir (como aconteceu uns tempos atrás). Não é culpa do governo se o cara decide dirigir depois de tomar um porre e/ou usar drogas etc. etc. Acidentes envolvendo cosumo de bebidas não acontecem porque nosso trânsito é caótico, mas por causa da irresposabilidade do motorista.

A lei é radical? É. E até por isso tantas pessoas estão debatendo sobre ela. Mas não dá para dizer que ela só está aí porque o governo quer lavar as mãos sobre os trocentos idiotas que acham que podem dirigir depois de tomar um tubão, não? Porque se isso for culpa do governo, aí precisaríamos de um esquema 1984 com um Big Brother nos vigiando 24 horas por dia, onde quer que fôssemos.

O pior problema do trânsito são os próprios motoristas, acima de tudo. Lembro que na época da discussão sobre o porte de arma muita gente usava o argumento de que carros matam mais pessoas que armas e aqui entramos no único ponto que ambos tem em comum: são controlados por nós. E o problema nessa similaridade é que bem, somos uns egoístas fiosdaputa mesmo.

O que quero dizer é: eu não conheço fulano que sai pra balada e toma só um copo de cerveja porque está dirigindo. O que conheço são pessoas que NÃO bebem uma gota sequer quando dirigem (ok, só tenho um amigo assim, mas ele não precisou de lei nenhuma para isso) e pessoas que bebem o quanto dá na telha e depois pegam o carro e voltam para suas respectivas casas dirigindo porque ACHAVAM que estava ok. E aliás, o problema desse "achar" que está bem é que normalmente as pessoas só acham que não estão bem quando já estão abraçadas com uma privada.

E desculpem, o cara que estava abraçado com a privada e resolveu dirigir é para mim tão irresponsável quanto o cara que acabou de voltar de uma churrascada com os amigos na qual tomou "inocentes" três latas de cerveja ou duas taças de vinho (mais ou menos a quantidade que era permitida anteriormente).

Em tempo, o Cisne fez uma matéria bem interessante no G1: Única forma segura de driblar bafômetro é não beber, alertam especialistas. Tem até infográfico :mrgreen:
 
O que conheço são pessoas que NÃO bebem uma gota sequer quando dirigem (ok, só tenho um amigo assim, mas ele não precisou de lei nenhuma para isso)

Mayoros :mrgreen:

(na verdade ele não bebe uma gota sequer nunca na vida e não vai beber. E ele não é religioso, caso me perguntem...)

(é o caso mais apaixonante de nerd ateu convicto, vou morrer e virar poeira e acabou. Vai ser engraçado casar com ele)

e pessoas que bebem o quanto dá na telha e depois pegam o carro e voltam para suas respectivas casas dirigindo porque ACHAVAM que estava ok. E aliás, o problema desse "achar" que está bem é que normalmente as pessoas só acham que não estão bem quando já estão abraçadas com uma privada.

Até que conheço um pessoal que bebe e volta para casa só quando o Finnegan´s fechava... que era o horário que o Metrô abria, etc.. (sim, alguéns daqui de Valinor)

Mas como a Joy disse, o que prevalece é o American Way "quero meu carro", ao invés do European Way "cadê o transporte público, porra?!?!"

(quantos adolescentes "foda-se USA" - não necessariamente daqui, isso tem em todo fórum não é ataque a alguém em específico :roll: - lutam realmente por transporte público e quantos ficam sonhando o dia que vão tirar sua carteira de motorista, ter seu próprio carro, etc.?

Não é meio estranho ouvir uma pessoa falar "malditos ianques imperialistas", ao mesmo tempo em que idolatra parte do sonho americano???)
 
Ainda bem que a minha namorada raramente bebe álcool. Assim eu posso enfiar o pé na jaca com a consciência limpa e entregar a chave do carro para ela...
 
Eu sou contra, pois achei muito radical. Ainda permaneço a favor da lei antiga de tolerancia a uma certa quantidade de alcool, mas negar por completo é abusivo. Cabe ao próprio gorveno fiscalizar melhor em vez de radicalisar por completo, pra mim isso está com cara de política pré-eleitoral e não deve se manter por muito tempo. Além do mais prejudicas os estabelecimentos noturnos, como bares, boates, etc. Não é todo mundo que tem uma condição de sair pra uma boate e ainda voltar de taxi.

Eu bebo e dirijo, mas ainda não passei do limite que era 2 chopes, mas agora nem isso posso mais fazer, sei que não sou parametro para se levar em conta e é uma verdade que a gigantesca maioria não bebe só 2 chopes. Então volta ao que citei, cabe ao governo fiscalizar melhor.

Acho injusto esta maldita lei
 
Cabe ao governo fiscalizar melhor? Governo virou babá agora? Tem que ficar no boteco "fiscalizando" e dizendo "eeiiii, já foram 4 chopps, agora você não pode mais dirigir, dá a chave para o titio"? Isso é bobagem.
 
Acidentes de trânsitos são causados, em uma extrema maioria, por culpa do condutor.

Exemplo aqui da região: houve, durante muito tempo, um pedido da população para que fosse duplicada uma rodovia, que liga os distritos de Cascavel à Toledo, por vários motivos, principalmente facilitar escoamento da produção e aumentar a segurança. Após ocorrer a duplicação, os acidentes (e os feridos, vítimas fatais, etc.) aumentaram consideravelmente. O que acontece é que os irresponsáveis do volante acham que o fato da pista ser duplicada lhes permite andar mais rápido, arriscar mais, abusar mais. E culpa então é do motorista, ou é do governo, por que melhorou a rodovia?

Jogar sempre a culpa no governo é um comodismo que no Brasil beira o ridículo. Quer dirigir um veículo, não bebe, pronto. Questão de responsabilidade, que a gente infelizmente parece desconhecer. E sim, eu sou a favor de leis extremas cujo objetivo seja garantir mais segurança no trânsito.
 
Cabe ao governo fiscalizar melhor? Governo virou babá agora? Tem que ficar no boteco "fiscalizando" e dizendo "eeiiii, já foram 4 chopps, agora você não pode mais dirigir, dá a chave para o titio"? Isso é bobagem.

E não é isso que ele é? Ou melhor, se transformou?

As leis de trânsito nossa é um grande exemplo. Usar cinto de segurança, capacete para motociclistas. O uso ou não deveria partir do princípio do próprio motorista e não de uma lei regulamentadora e punitiva. Em países como EUA, Alemanha, Inglaterra, o uso de capacete não é obriatorio, mas algo para bloquear o vento sim, óculos por exemplo.

Acho injusto punir todos por causa disso, se for o caso deverá mandar proíbir também os sons no carro e qualquer aparelho distrátivo. Isso também causa acidentes...


Blitz serve pra isso e o cidadão que for pego simplesmente terá que sofrer as consequências, mas pra isso terá que fiscalizar. Eu raramente via uma blitz, atualmente é o que mais vejo.
 
A "culpa" não é do governo se esse tipo de lei existe, mas dos motoristas brasileiros, QUE CRIAM A NECESSIDADE DA EXISTÊNCIA DE LEIS COMO ESSA. O que o governo tenta fazer com leis assim é forçar o cidadão a fazer o que ele já deveria fazer regurlarmente. E os exemplos que você citou são extremamente infelizes. Se há uma punição hoje em dia para quem não usa cinto e capacete, é porque o número de mortes causadas pela falta de uso desses dois itens era grande - porque pelo visto um monte de gente chegou a conclusão que o uso ou não desses itens era facultativo.

São trocentos milhões de carros circulando por aí. Dizer que o governo deveria cuidar de quem está de cinto, capacete, bêbado ou furando sinal é IRRESPONSÁVEL. Entra naquilo que o Fingolfin falou de "jogar culpa". "Opa, bati o carro e atropelei três porque esse governo de merda não estava me fiscalizando quando eu enchi a cara no boteco da esquina antes de pegar no volante". Ceeeeerto, campeão. É por causa de raciocínios assim que o trânsito no Brasil é o que é, e precisamos de leis radicais como essa. :clap:
 
Nesse caso, eu sou a favor de uma lei mais rígida. E essa história de que a pessoa ingeriu remédio com álcool... na boa, existem remédios simples, que você compra na farmácia sem receita, que te impedem de operar máquinas pesadas ou até mesmo de dirigir. Remédio pra gripe, coisa besta...
É uma questão de adaptação. Tomou remédio com álcool, por via das dúvias não dirige.

E engraçado que a questão que mais me preocupou nessa lei foi o transporte público. Isso sim é uma falha grave. É muito fácil você criar uma lei restringindo a direção, mas e o suporte pra isso? Cadê metrô funcionando 24 horas? Aliás, cadê metrô? Cadê ônibus intermunicipal 24 horas?
Táxi é molezinha de encontrar em Copacabana a qualquer hora. Agora, vai pra Itaipu... vai pra Petrópolis...

De qualquer forma, não invalida o meu apoio à lei.
 
Precisa ter transporte coletivo 24 horas só pra atender quem tá bebendo? :eek: Fala sério... qualquer piá de 16 anos sabe muito bem como se virar com isso: ou pega o último busão ou pega o primeiro (isso se não tiver madrugueiro, Curitiba tem) ou não bebe.

O governo não tem que ficar atendendo todas as birras e manhas de todo mundo. Beber tem conseqüências, oras bolas.

PeloamordeIlúvatar, gente, BEBER NÃO É UM DIREITO CÍVICO.
 
Até que conheço um pessoal que bebe e volta para casa só quando o Finnegan´s fechava... que era o horário que o Metrô abria, etc.. (sim, alguéns daqui de Valinor)

Pois é, a gente fazia isso. :dente:

Mas como a Joy disse, o que prevalece é o American Way "quero meu carro", ao invés do European Way "cadê o transporte público, porra?!?!"

(quantos adolescentes "foda-se USA" - não necessariamente daqui, isso tem em todo fórum não é ataque a alguém em específico :roll: - lutam realmente por transporte público e quantos ficam sonhando o dia que vão tirar sua carteira de motorista, ter seu próprio carro, etc.?

Não é meio estranho ouvir uma pessoa falar "malditos ianques imperialistas", ao mesmo tempo em que idolatra parte do sonho americano???)

Falam isso, mas o Vatho q já dirigiu lá e aqui disse q os motoristas de lá são 15 vezes mais civilizados q os daqui, isso pq os carros lá são mais baratos e acessiveis, mais potentes e o limite de velocidade de vias expressas são bem maiores q os daqui, eles podem ser imperialistas, poluídores, fdp, chatos (e trabalho com um monte de Ianques), etc, mas existe o respeito entre os motoristas e a vida, ele disse q era até estranho, por exemplo, se vc dá seta para pedir passagem, o motorista atrás automáticamente diminui a velocidade p/ vc passar, aqui é o contrário: "eu não vou deixar ele passar, não sou trouxa" ou "olha como eu sou espertão", e isso ocorre tb em relação a bebida, qtas pessoas eu ouvi dizendo "Dirijo melhor bêbado q sóbrio!", como a Joy disse anteriormente, somos um bando de fdp egoístas, o q realmente falta p/ motorista brasileiro é respeito ao próximo, eu pensei em escrever educação, mas sabe, em teoria todo mundo q tirou carta nos ultimos 5 anos foi obrigado a fazer CFC, viu aquele vídeo chocante dos acidentes, e estudou aquela apostilinha p/ fazer a prova q mencionava
 
Última edição:
Citando e editando a Urd:

somos um bando de fdp egoístas, o q realmente falta p/ motorista brasileiro é respeito ao próximo

Falta educação pra todo mundo. Falta mais respeito.
O brasileiro tem que aprender a ser civilizado.
 
Seus problemas acabaram... tá aí a calculadora de bebida. Oq vc pode beber pra fugir da nova lei de transito.
 

Anexos

  • Calculadora_de_Bebidas.xls
    38 KB · Visualizações: 39
E ainda por cima são meio burrinhos. Afinal, a quantidade de sangue em cada pessoa varia, portanto a quantidade de álcool no sangue para cada dose varia de pessoa para pessoa e da condição desta.
 
A lei é fundamental. Mas infelizmente ainda é pouco para mudar alguma coisa. Sem a fiscalização adequada ela não trará muito mais benefícios do que discussões como a que temos aqui, o que já é louvável. O problema não se resolve dando um bafômetro para cada policial.

Olha só um complicador. Você sabia que uma pessoa não é obrigada a soprar o bafômetro? Sim, isso mesmo, o policial de plantão pode solicitar a você faça o teste mas não pode te obrigar. Há aquelas "porcarias legais" que dão ao cidadão o direito de não fornecer provas contra si mesmo.

Se o PM insistir e obrigar alguém a fazer o teste ele pode responder processo por abuso de autoridade e a prova do bafômetro pode ser facilmente anulada por qualquer advogado. Claro que a desobediência a uma autoridade policial em primeira análise é desacato e vai gerar transtorno. Só quero ilustrar que não é tão simples assim fiscalizar.

Sou totalmente a favor da lei.
 
Última edição:
A lei é fundamental. Mas infelizmente ainda é pouco para mudar alguma coisa. Sem a fiscalização adequada ela não trará muito mais benefícios do que discussões como a que temos aqui, o que já é louvável. O problema não se resolve dando um bafômetro para cada policial.

tbm acho, o legal seria que as leis funcionacem melhor no dia-a-dia
assim resolveriamos muitos problemas 'dos brasileiros' e da 'humanidade'
 
Indice na maioria de telejornais:
diminuiu os acidentes: Rio (pesqusa em 4 grandes hospitais) 17,5 %
Sampa (nada se falou de hospitais) 45 %

Em uma semana.
:joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo