• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helm

Qual batalha foi maior?


  • Total de votantes
    37
  • Votação encerrada .
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Acho que não. Seria como Gandalf fala também: "poderia não haver rainha em Gondor"....talvez Valdenda fosse atacada, ou Lórien destruída, mas, nada muito além disso.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Lórien destruída, orcs pegavam a comitiva e...?
Pois é, mudaria o rumo sim.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Eu acho que foi a Batalha dos Cinco Exercitos,mais a do Abismo de Helm foi mai dificil pela diferença de numeros e o local onde foi travada,pela descrição de Peter Jackson no filme sobre a do Abismo de Helm os orcs eram um imenso contigente negro que se avistava ao longe aparentando ter muito mais de 10.000 soldados,as cenas foram muito bem organizadas e dando a impressão de uma batalha de grandes proporções^^
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

É como eu tinha dito anteriormente!

Se o exército de orcs dominasse Erebor, as forças do Reino de Valle, dos anões das colinas de ferro, e dos elfos do Reino da Floresta estariam comprometidos. Poderiam a qualquer momento serem dominados e destruídos (claro que não é da noite para o dia).

O que Lothlórien poderia fazer com o passar do tempo contra o grande poder escuro vindo do norte? Por quantos anos eles conseguiriam segurá-los? Porque além do poder do norte ainda existiam próxima a fronteira de Lórien a fortaleza de Dol Goldur.

Quando Necromante escapou e foi para Mordor, Dol Goldur ficou totalmente dominada e netrualizada pelo poder do bem?
Eu me lembro de um trecho no livro a Sociedade do Anel onde o elfo Haldir juntamente com Frodo no alto de uma grande árvore mostra para o mesmo lá de longe a fortaleza de Dol Goldur, obscura, tenebrosa onde o mal jamais dorme.

Lothlórien estaria em apuros sim, e o quê eles poderiam fazer diante de um mal que cresce a cada dia?
A quem eles pediriam ajuda para lidar com o exército de orcs do norte e talvez com uma investida de Dol Goldur? A Rohan? A Gondor? A Imladris? Aos beornings? ou até mesmo a alguns remanescentes de elfos de Lindon? E as águias estariam dispostas a guerrear novamente? E os ents? Será que eles entrariam numa aliança com os elfos também porque com o desenrolar das coisas, Fangorn também estaria comprometida.
Realmente uma situação complicada.

Então a Guerra dos Cinco Exércitos foi um marco importantíssimo para uma neutrlização do poder de Sauron no Norte da Terra Média. Ainda bem que os elfos, homens, anões, águias e Beorn estavam unidos através de uma única bandeira, que é a liberdade dos povos das Terras Ermas contra os malígnos orcs.

Mesmo que a Guerra dos Cinco Exércitos ocorreu em um período mais ou menos 60 anos antes da Batalha do Abismo de Helms, ela foi maior, no que diz respeito a reinos envolvidos, quantidade de guerreiros, números de mortes, baixas e o efetivo total e etc.
Lembrem-se, não estou levando em consideração o critério importância. Nenhum foi mais importante que o outro, mas as duas batalhas mesmo separadas por quase cem anos possuem um laço de um mesmo destino (A Liberdade) que jamais poderão ser comparados no quesito importância para os povos livres da Terra Média.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Brilhante análise Belfalas mas o último parágrafo desvirtuou tudo.

Valeu.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Brilhante análise Belfalas mas o último parágrafo desvirtuou tudo.

Valeu.


Obrigado grlopez pelos seus elogios!!!

Bom, eu não acho que o úlitmo parágrafo desvirtuou tudo não!!!
Em que sentido você diz que ele se desvirtuou?

Obrigado meu caro!
 
Apesar de não ter números citados ninguém pode negar que a Batalha dos Cinco Exércitos deve ter sido uma grande batalha e com todos esses exércitos envolvidos também acredito que tenha sido maior do que a do Abismo de Helm. Concordo também com toda a explicação do Belfalas para a importância da batalha, então meu voto foi para a Batalha dos Cinco Exércitos.
 
Eu não li os outros comentarios (to de férias, só tenho tempo de curti:lol:)

Tanto um como o outro não podia falhar e graças a Eru a perseverança, a força de vontade e e por acreditarem em algo no bem maior veceram!

Fugi do tema, a pergunta é qual foi a maior batalha?

Eu não tenho informações numéricas mas acredito que a Batalha dos Cinco Exército foi maior não menosprezando Abismo de Helm, como eu disse nenhuma das batalhas poderiam falhar, mas posso ta errado!!!
 
É que em termos de importância, sua exposição foi claríssima, foi perfeito!!!

Todavia, e isso nem estou falando para você Belfalas, estamos no tópico não fazendo um "E se" ou também não estamos questionando de qualquer maneira, a importância das batalhas ou seus desdobramentos. Estamos falando de qual foi A MAIOR e, entendo eu, qualquer um com o mínimo do senso de proporcionalidade (que deriva da razão) entende que a Batalha do Abismo de Helm foi maior... e de longe.
Meu! O fiel da balança em Valle foi uma compania de 500 anões, enquanto o do Abismo de Helm tinha 10 mil Uruk de cara e, literalmente, milhares de huorns formando uma floresta móvel.

Como é que pode haver alguma dúvida!?!?!?
 
Eu achei a do Abismo de Helms mais legal que a dos Cinco Exercitos, além de ser mais detalhada e mais emocionante.
 
Na verdade pessoal, me desculpem fazer a comparação, mas eu preciso.

A Batalha dos Cinco Exércitos faz lembrar de longe a Guerra da Última Aliança, porque no Monte Erebor tantos os exércitos de homens, elfos, anões e não podemos nos esquecer das muitas águias tiveram que deixar as divergências de lado e se unirem para lutar contra os exércitos orcs que vinhas do Norte da região de Erebor. Tolkien não colocou números, os efetivos, mas pelo que parece, os exércitos tanto do bem como do mal acuparam praticamente todo o pé de Erebor em várias faces, norte, leste, oeste.

É isto que eu mais gosto, deixando de lado todas as diferenças e se juntando para um bem maior \o/
A Rússia e o EUA poderiam deixar de lado as suas diferenças e competições, para se juntarem aos outros países contra o Aquecimento Global, pois se não vamos morrer torradinhos.

Voltando ao assunto do tópico e pegando o clichê:"A união faz a força",acho que a Batalha dos 5 exércitos foi a maior,pois juntando as forças e as mais diversas habilidades dos povos, fica bem mais forte.
:cerva:
 
Bom a batalha dos cinco exécitos foi até legal, teve a participação das àguias e tal, mas a batlha de Helm foi arrasadora, cara o aperto foi bem maior lá na fortaleza de Helm na minha opinião e os reforços não foram tão bons quanto lá na batalha dos cinco exércitos e mesmo assim conseguirma a vitória.

PS:1º post do ano:joinha:
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

É como eu tinha dito anteriormente!

Se o exército de orcs dominasse Erebor, as forças do Reino de Valle, dos anões das colinas de ferro, e dos elfos do Reino da Floresta estariam comprometidos. Poderiam a qualquer momento serem dominados e destruídos (claro que não é da noite para o dia).

O que Lothlórien poderia fazer com o passar do tempo contra o grande poder escuro vindo do norte? Por quantos anos eles conseguiriam segurá-los? Porque além do poder do norte ainda existiam próxima a fronteira de Lórien a fortaleza de Dol Goldur.

Quando Necromante escapou e foi para Mordor, Dol Goldur ficou totalmente dominada e netrualizada pelo poder do bem?
Eu me lembro de um trecho no livro a Sociedade do Anel onde o elfo Haldir juntamente com Frodo no alto de uma grande árvore mostra para o mesmo lá de longe a fortaleza de Dol Goldur, obscura, tenebrosa onde o mal jamais dorme.

Lothlórien estaria em apuros sim, e o quê eles poderiam fazer diante de um mal que cresce a cada dia?
A quem eles pediriam ajuda para lidar com o exército de orcs do norte e talvez com uma investida de Dol Goldur? A Rohan? A Gondor? A Imladris? Aos beornings? ou até mesmo a alguns remanescentes de elfos de Lindon? E as águias estariam dispostas a guerrear novamente? E os ents? Será que eles entrariam numa aliança com os elfos também porque com o desenrolar das coisas, Fangorn também estaria comprometida.
Realmente uma situação complicada.

Então a Guerra dos Cinco Exércitos foi um marco importantíssimo para uma neutrlização do poder de Sauron no Norte da Terra Média. Ainda bem que os elfos, homens, anões, águias e Beorn estavam unidos através de uma única bandeira, que é a liberdade dos povos das Terras Ermas contra os malígnos orcs.

Mesmo que a Guerra dos Cinco Exércitos ocorreu em um período mais ou menos 60 anos antes da Batalha do Abismo de Helms, ela foi maior, no que diz respeito a reinos envolvidos, quantidade de guerreiros, números de mortes, baixas e o efetivo total e etc.



Só deixando uma observaçãozinha!!!!!!

É muito difícil (bom pelo menos para mim) dizer qual ou quais batalha (s) foi (foram) melhor (melhores).
Todas foram importantíssimas para o destino dos povos da Terra Média, isso é inegável, claro que cada uma no seu devido tempo e circunstâncias.
Exemplos: A Batalha que houve lá no norte em Angmar (se não estou enganado) quando o reino foi destruído, o rei bruxo fugiu para o sul (Acho que é a Batalha de Fornost, se não me engano). A Batalha Dos Cinco Exércitos, a Guerra da Última Aliança, a Guerra do anel (campos de Pelennor) e etc. TODAS IMPORTANTES !!!
Quando eu dei o meu voto para a Batalha dos Cinco Exércitos; eu quiz fazer uma referência a maior batalha, número de contingentes envolvidos, exércitos e etc. Não o quesito importância, não é esse o objeto de discussão.
Desse modo, através da leitura do Hobbit e do SDA, eu entendo que ainda assim a dos Cinco Exército foi maior, não a mais importante porque é difícil de afirmar isso, acho que se tornaria uma afirmação mais subjetiva.
 
Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms ? Hum...boa
Voto na Batalha do Abismo de Helms, apesar de a Batalha dos Cinco Exército ser muito importante demostrando a união de povos diferentes prontos para lutarem contra um inimigo em comum, e tambem pelo motivo que a ocorreu. Gosto mais da do abismo, pelo motivo que tokien ao escrevela ja estava mais maduro, sabendo melhor expressãr as historias. Na parte onde ela é contada você fica sem mais nada o que pensar so fica naquela angustia de saber o que vaiacontecer logo ápos .... E tambem apresenta os vigias das arvores agindo em relação a amedrontarem os orc e a criação da colina e corpos dos orcs.

é simplesmente pelo modo que tolkien descreveu cada uma, Porque na Batalha dos Cinco Exército ele fika mais interessado com o que aconteceu com Bilbo.
 
A Batalha dos Cinco Exercitos realmente teve proporções maiores que a do Abismo de Helm, que apesar disso não perde importância. A primeirra envolveu Humanos, Orcs, Anões e Elfos (incluindo um Hobbit e um Mago Branco), teve dimensões (em numero de soldados) provavelmente muito maiores também, apesar das tropas de Saruman serem de longe melhor preparadas que os orcs das Montanhas Sombrias, estes com certeza eram um exercito muito maior, além do fato de que A Batalha dos Cinco Exercitos se deu em campo aberto, enquanto que Helm foi um cerco.
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

Lórien destruída, orcs pegavam a comitiva e...?
Pois é, mudaria o rumo sim.

:think: Mas, Asca, você acha que Sauron atacaria antes do tempo? Duvido muito. Creio que, assim como aconteceu de fato, ele atacaria Lórien ao mesmo tempo que atacava Minas Tirith, mas com mais soldados (e um Dragão!).

É que em termos de importância, sua exposição foi claríssima, foi perfeito!!!

Todavia, e isso nem estou falando para você Belfalas, estamos no tópico não fazendo um "E se" ou também não estamos questionando de qualquer maneira, a importância das batalhas ou seus desdobramentos. Estamos falando de qual foi A MAIOR e, entendo eu, qualquer um com o mínimo do senso de proporcionalidade (que deriva da razão) entende que a Batalha do Abismo de Helm foi maior... e de longe.
Meu! O fiel da balança em Valle foi uma compania de 500 anões, enquanto o do Abismo de Helm tinha 10 mil Uruk de cara e, literalmente, milhares de huorns formando uma floresta móvel.

Como é que pode haver alguma dúvida!?!?!?

Quando eu dei o meu voto para a Batalha dos Cinco Exércitos; eu quiz fazer uma referência a maior batalha, número de contingentes envolvidos, exércitos e etc. Não o quesito importância, não é esse o objeto de discussão.

Acho que você precisa ler mais. O Grlopez, em momento algum falou de importância, mas sim de números. (detalhe que ele ainda deixou o "maior" em destaque.)

Não interessa se tinham na batalha dos cinco exércitos Elfos, homens e anões, e mais um monte de orcs. É só pensar um pouco: os únicos números dados foram os dos Anões (500); os anões não são tão superiores assim (como alguns disseram) para atravessar 3000 homens e elfos. Logo, teriam ali no máximo 2000 homens/elfos juntos. (até porque, a Cidade do Lago estava destruída, não tinha como mandar mais do que mil homens. Assim como muitos elfos ficaram na cidade, socorrendo a população).

Então, temos dois mil e quinhentos soldados "aliados". (não quer contar os 14 anões né?) Mais algumas águias (aonde diz que elas eram numerosas????) E Beorn.

Sobre os orcs e Wargs, o número deveria chegar perto dos dez mil Isengardenses sim, mas não mais que isso. A batalha foi equilibrada, então, não teríamos aí um número tão superior de orcs como você sugere.
 
Pego carona na onda do cirdandooeste... acho que a Batalha do Abismo de Helm ficou mais bem detalhada, ter mais gente se pegando etc...
 
Re: Batalha dos Cinco Exército e Batalha Abismo de Helms

:think: Mas, Asca, você acha que Sauron atacaria antes do tempo? Duvido muito. Creio que, assim como aconteceu de fato, ele atacaria Lórien ao mesmo tempo que atacava Minas Tirith, mas com mais soldados (e um Dragão!).





Acho que você precisa ler mais. O Grlopez, em momento algum falou de importância, mas sim de números. (detalhe que ele ainda deixou o "maior" em destaque.)

Não interessa se tinham na batalha dos cinco exércitos Elfos, homens e anões, e mais um monte de orcs. É só pensar um pouco: os únicos números dados foram os dos Anões (500); os anões não são tão superiores assim (como alguns disseram) para atravessar 3000 homens e elfos. Logo, teriam ali no máximo 2000 homens/elfos juntos. (até porque, a Cidade do Lago estava destruída, não tinha como mandar mais do que mil homens. Assim como muitos elfos ficaram na cidade, socorrendo a população).

Então, temos dois mil e quinhentos soldados "aliados". (não quer contar os 14 anões né?) Mais algumas águias (aonde diz que elas eram numerosas????) E Beorn.

Sobre os orcs e Wargs, o número deveria chegar perto dos dez mil Isengardenses sim, mas não mais que isso. A batalha foi equilibrada, então, não teríamos aí um número tão superior de orcs como você sugere.

Eu somente gostaria de entender porque você disse isso: Acho que você deveria ler mais! Poxa camarada, isso é até uma forma deselegante. Dá uma conotação estranha, leva a entender que a pessoa não sabe interpretar as análises feitas...<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Se você lê-se tudo o que eu disse (espero que tenha/aí é uma questão também de interpretação sua), não foi realmente afirmado nada sobre uma batalha ser mais importante que outra. Se eu disse isso não era a minha intenção. Eu sempre estou levando em consideração o fator característica (maior/números envolvido).<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Somente porque Tolkien não disse o número de efetivos dos orcs, wargs, elfos, homens e etc a Batalha dos Cinco Exércitos é menos importante? Claro que não!!!

<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
De acordo com o livro o Hobbit, capítulo Explode a Tempestade verifica-se a seguinte expressão:<o:p></o:p>


As águias estavam descendo com o vento, fileira após fileira, num exército que devia reunir todos os ninhos do Norte.

<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
A outra expressão está no capítulo De Volta para Casa, é a seguinte:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Mas, mesmo com a ajuda das Águias, o inimigo ainda estava em maior número. Naquela última hora, surgiu o próprio Beorn – ninguém sabia como ou de onde. Veio sozinho, na forma de um urso, e, em sua ira, parecia quase um gigante.



Então eu te pergunto: As águias eram poucas? E Beorn não participou da guerra?


Daí você tira as suas conclusões
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo