• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbas dos elfos

Nossa, temos muito o que pontuar, mas vejamos, ao começar:

Elendil não era um meio-elfo. Apenas possuía a linhagem élfica/divina de Lúthien e Beren, que tornou-se unicamente humana com a escolha de Elros.
Círdan é descrito como tendo barba, isso deve-se, como citado, ao fato de uma representação (ao menos na idéia primeva) de sua linhagem antiga, ao menos com relação aos demais elfos de Endor (no contexto da Segunda e Terceira Era).

Tio Aracáno falou, Tio Aracáno acertou
sem discussão :assobio:
 
Talvez Tolkien tenha usado a barba em Círdan para representar sua velhice, em relação a quase todos os outros elfos da Terra-Média. Afinal, ele havia sido um dos primeiros, e deve haver poucos elfos, mesmo em Aman, que tenham permanecido tanto tempo sem se fatigar do mundo.

Mas ainda sustento que é um artifício literário de Tolkien, pois não há uma fórmula que diga: depois de "tantos" anos, um elfo poderá ter barba. São exceções, e nada além disso.

Abraços.

Concordo com Aldamar, pois realmente não existe nenhuma citação sobre esse assunto (não que eu saiba) o porque dos elfos não terem barbas, realmente Tolkien deve ter apenas dito escrito isso para mostrar quão "velho" era Cirdan, e eu não duvido que ele realmente tenhga sido um dos "primeiros", afinal ele era muiiito sabio, e via o que outros elfos não podiam ver (a chegada de Olórin).
 
a questão é... pq o ser humano tem barba?
cada ser evolui de forma diferente para se adaptar ao meio em que vive, então os elfos não tem barba pq durante sua evolução, o seu organismo não sentiu a necessidade de se adaptar dessa maneira XD

(acho q não há como saber se um elfo tem ou não barba, Tolkien os fez assim)

euheuhueuhuehe

talvez o fato de elfos não possuirem barbas, seja para representar a juventude eterna deles... oO
 
Como já foi dito por alguns acima, foi simplesmente uma opção que Tolkien fez da representação dos elfos.
 
Calma galera! Elfos não possíam "juventude eterna". Eles envelhecem no mesmo ritmo de nosso mundo. E, sim, Círdan era muuuito velho. Com centenas de milhares de anos sobre si. A barba era uma característica dos falathrim, os elfos-das-Falas. Assim como Thingol possuía a cabeleira prateada, dourada, ruiva ou negra como azeviche. Alguns tem mais do que outros. No caso de Círdan, some-se ao fato de ter lutado sem parar ao lado dos noldor contra Morgoth e ter seu povo quase chacinado por ele e pelos filhos de Fëanor, a cataclismo de Beleriand, a Guerra contra Sauron no auxílio a Gil-Galad e a vigilância incessante de Mitholnd na Terceira Era. Não pode-se descartar o efeito que Sol causou sobre o ritmo do tempo nos seres vivos na T-m. Ele era o único elfo-homem desperto a caminhar sobre as Terras de Cá.

Os despertos de Cuiviéne eram chamados de elfos-homens porque eram semelhante no físico e na estatura dos primeiros homens, menos belos e mais fortes.
 
Eles envelhecem mais sua aparência não fica totalmente alterada não é mesmo? É o como se o dia para eles fosse bem maior para os homens, isso na questão de envelhecer, nada a ver com o tamanho do dia.
 
Pois é, mas eu ainda continuo acreditando que, embora envelhecendo, esse não seja a "regra" para a barba dos elfos. Simplesmente não faria sentido, mesmo comparando ao envelhecimento humano.

Abraços.
 
Vamos contextualizar, a questão da "barba" é de um momento primevo dos textos do Professor, sendo assim, foi apenas uma forma que não foi mudada (intencionalmente, ou não) pelo autor no decorrer do desenvolvimento da obra em si.
No momento em que ele pensou Círdan com "barba", o conceito de elfos deveria ser um tanto quanto diferente do apresentado na obra completa e revisada.
 
Além disso, uma vez que um escritor imagina um personagem, é difícil para ele mudar sua aparência. Por isso, talvez, ele tenha deixado Círdan barbudo.

Abraços.
 
Eles são seres Belos e imortais
portanto: Individuo + Barba = Feiooooooo

Então nao pode ter barba

Mentira !!!

Ponto de vista : beleza :

Eles são seres imortais por tanto a velhice trás barba e um imortal não pode ter algo que justamente é ganho com a vida mortal ! Ou seja, quem envelhece ganha barba ! Eles envelhecem ? Não ... Portanto, eles tem que ter barba ? Não ...

Abraços de uma humilde élfa que trás palavras não tão sábias mas úteis
 
Às vezes falamos de Tolkien como se ele tivesse de explicar tudo. Mas a história é sua, não nossa. Podemos lê-la mil vezes. Saber cada vírgula e parágrafo, e ainda assim, só ele poderia esclarecer todas as dúvidas.

A lógica de os elfos não terem barba, se calhar é a mesma que faz os orcs serem todos feios.
E isso não pode soar a estranho a ninguem, pois se um elfo tivesse barba, então um anão também podia ser alto... Mas aí, já não seria um anão.
Pela mesma lógica, um elfo barbudo... pareceria mais um humano.

Uma coisa é certa: elfo eu não podia ser pois minha barba dá-me que fazer todas as manhãs :mrgreen: :blah: :flag:
 
A questão da barba de Círdan, é, antes de mais nada, uma exceção.
Claro, como Aldamar e eu colocamos, a primeira imagem da personagem Círdan foi montada com barba, e isso não foi modificado. O intento do Professor nesse quesito, naturalmente, desconheço. Porém, podemos entender dentro das exceções, ou seja, não é natural de um elfo ter barba.

O que minha doce Gelloneth colocou com a questão da barba e da beleza, na verdade, ao negar que "indivíduo+barba=feio", era que: o Aracáno tem barba. =] (hahahaha)

Abraços!
 
A questão da barba de Círdan, é, antes de mais nada, uma exceção.
Claro, como Aldamar e eu colocamos, a primeira imagem da personagem Círdan foi montada com barba, e isso não foi modificado. O intento do Professor nesse quesito, naturalmente, desconheço. Porém, podemos entender dentro das exceções, ou seja, não é natural de um elfo ter barba.

O que minha doce Gelloneth colocou com a questão da barba e da beleza, na verdade, ao negar que "indivíduo+barba=feio", era que: o Aracáno tem barba. =] (hahahaha)

Abraços!

Sim, Cirdan foi uma exceção, e penso eu que propositalmente. Ele é um Eldar diferente de todos os outros, nasceu no despertar, mas não foi para Ama, e viveu até a quarta era. talvez usas barbas cresceram na TE.

AGORA= sobre barba e beleza, isso é asusnto para meu Nolyon e para a Sra. Elessar:lol:
 
Já falei sobre isso em um tópico antigo por aqui, então foi colar o que escrevi naquele post.

A respeito das barbas dos Elfos:

Tolkien não chegou a elaborar muito bem isso, exceto por isto aqui: uma nota na edição 41 do jornal lingüístico Vinyar Tengwar, no ensaio "Etymological Notes on the Ósanwe-kenta", escrito pelo próprio Tolkien.

Eis a nota:

"Elves did not have beards until they entered their third cycle of life. Nerdanel's father [cf. XII:365-66 n.61] was exceptional, being only early in his second."

Tradução:

"Os elfos não possuíam barbas até entrarem em seu terceiro ciclo de vida. O pai de Nerdanel [cf. XII:365-66 n.61] era fora do comum, por estar recém no início de seu segundo ciclo." (A referência "XII" na nota diz respeito ao volume XII da HoME, The Peoples of Middle-earth.)

Ou seja: Mahtan tinha barba, e era "fora do comum" porque a desenvolvera antes do tempo normal, em seu segundo ciclo de vida (o que quer que isso seja de fato).

Esse ensaio no VT41 data de 1959-60, aproximadamente, ou seja, é posterior ao SdA e a nota provavelmente foi elaborada para justificar a barba de Círdan, que certamente estava no mínimo em seu terceiro ciclo de vida (sabe-se lá quantos Tolkien imaginou que os Elfos teriam).
 
Ótimo, agora com a colocação da nota, a idéia fica ainda mais clara.
Pode-se supor que Tolkien pensaria, ou não, em uma explicação natural para esses casos, como sugere a nota. Porém, nada mais foi publicado, e temos apenas essa afirmação para respaldo de nossas idéias acerca da barba de Círdan, que de acordo com o autor (e como já havia dito) não era algo comum.
 
Sim..e hoje li um treco que (penso eu) ajuda mais...Cirdan nasceu em Cuinivem, nunca foi para Ama, e só foi para as Terras Imortais no fim da TE. Entre esses dois momentos, tiveram dezenas de milhares de anos...e ele pode sim ter entrado em uma fase que só ele entrou...Ele nunca nem viu as árvores, e viveu na costa Oeste de Endor desd antes da lua, desde antes de Melkor sair de seu caiveiro, até o Um ser destruído.
 
A gente, na minha humilde opinião ...
ou simplesmente eles faziam a barba pq é da cultura em que eles vivem, belos, limpos, altos, de cabelos compridos (aliás gruda comida na barba, ainda mais se for grande, q nojo).
ou é do DNA deles, vai dizer que ninguém conhece alguém (humano) que tenha a barba com falhas naturais?!?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo