• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbas dos elfos

Acho que o post do Gabriel resolveu a questão, não? Simplesmente entender que os elfos chegam a uma fase em que "ganham barba", só que isso demora pacas, ou seja, pra eles ficarem velhos mesmo, eles tem que estar velhos como Arda... (ou coisa assim).
Enfim, Círdan não fez implante e os elfos não se barbeiam todas as manhãs.


Até mais!
 
Receio que os elfos associem as barbas aos Anões, sei lá Aulë tinha barba não tinha?Afinal eles são imortais, não combinaria uma barba para um sr que tanto vive. Já pensou o tempo que diraria para a barba de um elfo crescer?
Mas convenhamos Barba em um ser com 2 metros, eles ficariam parecendo Moisés. 8-O
 
Círdan foi e é um dos antigos companheiros despertos do clã de Enel e Enelyë, os "fundadores" dos teleri. Ao todo, este grupo contava com setenta e quatro elfos-homens. Assim chamados por serem mais fortes, mais aventureiros e mais ávidos por criarem palavras e darem nomes as coisas que viam ao redor do lago Cuiviénen.

Sobre os outros fundadores, mais está escrito na Lenda do Despertar dos Elfos.
 
Círdan era praticamente tão velho quanto um elfo pode ser... mas não sei se apenas o critério velhice seria suficiente para dar barba aos elfos. Se fosse assim, alguns Vanyar teria barba em Aman, tranquilamente. Creio que é uma passagem não revisada, talvez intencionalmente para não dissociar a imagem que Tolkien tinha do velho armador.

Abraços.
 
Exato! Ele viveu aos meus cálculos, uns 12 mil anos.... veja: Era das árvores, queda de Utmmo, marcha para Valinor, parou nas falas, depois ficou no litoral até o fim da TE.
 
Creio que não precisamos entrar em detalhes de somenos importância, a questão da barba não ser comum, e talvez ser uma questão de idade, a qual poucos elfos em Endor encontravam-se, são nossas especulações.
 
Creio que é uma passagem não revisada, talvez intencionalmente para não dissociar a imagem que Tolkien tinha do velho armador.

Concordo, talvez o caso de Círdan seja uma passagem não revisada.
Particularmente nunca consegui imaginar os elfos com barba... :think:

Bjins
 
Cadê a discussão? Como Gabriel postou na segunda página, o próprio Tolkien diz que os Elfos tem barbas só no seu terceiro ciclo de vida, após sei lá quantos mil anos de vida. Já que Círdan era um dos Elfos mais velhos a habitar a Terra-Média, ele tinha barba. Os outros elfos mais 'famosos', como Elrond ou Legolas, ainda não tinham idade para ter barba. Acabou.
 
Mas será que a barba era uma questão de idade? Afinal, o que é um ciclo de vida? Sei lá, mas no fim eu acabo por pensar que o ciclo de vida se refere mais a uma série de amadurecimento por parte do sujeito do que pela idade em si. Se fosse somente pelo critério idade, havia mais elfos barbudos por aí.

Abraços.
 
Não houve tantos elfos barbudos porque a maioria morreu ou cansou-se da T-m, Galadriel não conta e Celeborn também não, a não ser que ele seja muito mais velho que seu parente Thingol. Agora, qual é a versão correta da origem do marido da Senhora dos Galadhrim, se ele foi um príncipe teleri de Alqualondë ou de Doriath. É estranho que uma barba em um elfo cause mais repulsa que um elfo com traços andróginos nos filmes do PJ.
 
Eles são seres Belos e imortais
portanto: Individuo + Barba = Feiooooooo

Então nao pode ter barba
MENTIRA.

Elrond era meio elfo e não tinha barba, assim como muitos outros.

Nao acredito que a barba seja vinculada às condiçoes de vida, pois como Cirdan, muitos outros podem ter vivido em condiçoes semelhantes as de Cirdan e nao terem sua historia relatada nos livros...Mas ainda assim isso nao responde a pergunta...Porque els nao tem barba??

Eu julgava que era exatamente esse o porquê da falta de barbas!
Porque querendo ou não, haviam modas e tendências na TM, como em qualquer lugar(isso soa estranho)....

Talvez a velhice traga barbas... mas aí Cirdan teria de ser um dos primeiros elfos (os primeiros mesmo), pertencente aos grupos que primeiro encontraram o lago Cuiviénen... aí sim a velhice explicaria a barba.
Barba é uma questão de estilo.
Pra mim os elfos em sua maioria não tinham barbas (como os ídios ><"), mas alguns poderiam ter e não gostar, quem sabe eles não faziam as barbas com as adagas? :mrgreen:
 
não tinham barbas (como os ídios ><")

Acho mais provável isso do que a questão de 'idade'. Os índios não tem barba nem muito pelo corporal por questão de genética, onde vivem, etc. Os Elfos não tem barba por causa disso também; nunca precisaram ter desde sua criação.
 
Os índios não tem barba nem muito pelo corporal por questão de genética, onde vivem, etc. Os Elfos não tem barba por causa disso também; nunca precisaram ter desde sua criação.

Tá aí uma excelente explicação.

Isso aí convenceu-me. Muito bem visto.
Tem toda a razão :clap:
 
Acho que Tolkien adotou essa característica pra ficar mais estético, já que os anões tinham tanta barba, até as fêmeas, então os elfos não as teriam, mais uma diferença entre as raças.
Isso me lembra os europeus barbudos e os ameríndios "cara peladas".

Ps. eu como sempre lendo as coisas pela metada não tinha visto que já tinham falado dos índios...hehehe
 
Tambem acho que foi estética de Tolkien, ficaria mesmo mutio estranho elfos com barba...imagina o Elrond que lindo ia ser! XDXD
 
Eu tenho uma pequena teoria, mas ela está vinculada com a "idade" que os elfos tem, por exemplo: sabemos que os elfos são imortais, e também sabemos que eles tem filhos, mas o que eu não sei é como o corpo deles reage ao envelhecimento (se eles escolhem que idade o corpo vai aparentar ter, ou se isso não é condicional, na caso eles não tem escolha). Se minha duvida for tirada, poderiamos dizer que os que tem barba, as tem porque aparentão maior idade, e os que não tem, aparentão menor idade. Bom, eu não me lembro em momento nenhum dos livros haver um descrição dizendo que a Galadriel parecia ser mais velha que o Elrond...
 
Eu tenho uma pequena teoria, mas ela está vinculada com a "idade" que os elfos tem, por exemplo: sabemos que os elfos são imortais, e também sabemos que eles tem filhos, mas o que eu não sei é como o corpo deles reage ao envelhecimento (se eles escolhem que idade o corpo vai aparentar ter, ou se isso não é condicional, na caso eles não tem escolha). Se minha duvida for tirada, poderiamos dizer que os que tem barba, as tem porque aparentão maior idade, e os que não tem, aparentão menor idade. Bom, eu não me lembro em momento nenhum dos livros haver um descrição dizendo que a Galadriel parecia ser mais velha que o Elrond...

Galadriel era muito mais velha do que Elrond. O mestre das tradicões nasceu na Segunda Era do Sol, já Galadriel nasceu em Valinor, na Era das Estrelas e viveu o apogeu de Valinor durante as três eras em que Melkor permaneceu na prisão de Mandos. E foram milhares de anos, contados a partir das Duas Árvores: Laurelin e Telperion. Ainda tenho dúvidas em relação a contagem de tempo, se um ano das Árvores equivalia a 9,5 anos nossos, ou pela contagem duodecimal. Aí seriam 144 dos anos do Sol.

Não há mistério, Círdan era o único a possuir barba porque era muito velho. Talvez um pouco mais jovem do que Barbárvore.
 
Acho mais provável isso do que a questão de 'idade'. Os índios não tem barba nem muito pelo corporal por questão de genética, onde vivem, etc. Os Elfos não tem barba por causa disso também; nunca precisaram ter desde sua criação.
Tô contigo e não abro!
Mas, se eles não tinham barba, muito provavelmente não tinham pêlos pelo corpo (exceto o cabelo). Como os pêlos são indícios da entrada na puberdade (ação dos homônios sexuais), temos aí mais uma prova de que os elfos se desenvolviam mais lentamente e demoram mais a atingir uma idade reprodutiva.
Em um outro tópico sobre a sexualidade dos elfos foi dito que sua libido era baixa que eles não tinham os mesmos desejos e necessidades que os humanos, por isso tinham poucos filhos. A ausência de pêlos colabora para a aceitação dessa situação, já que hormonalmente eles eram muito diferentes dos humanos. (bióloga viajando, de novo:oops:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo