1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Barbas dos elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Filiph, 1 Set 2007.

  1. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    Há algum relato de algum elfo que possuia barbas? Se não, porque que eles não possuiam barbas? Sera que sendo seres "maravilhosos" ficariam feios de barba?
     
  2. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Eles são seres Belos e imortais
    portanto: Individuo + Barba = Feiooooooo

    Então nao pode ter barba
     
  3. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Clam aNolyon, não é bem assim, Círdan tinha barba.
    Mas no geral, no SIlma fala algo sobre isso, dpoei seu posto o lugar certo, mas eles realmente não tinham, apenas Círdan pelo que cosnta.
     
  4. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    Porque que Cirdan tinha barba nesse caso?
     
  5. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Será pq Cirdan é meio-elfo ?:think:
     
  6. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    Elrond era meio elfo e não tinha barba, assim como muitos outros.
     
  7. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Elendil era meio-elfo e nao tinha orelhas pontudas
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    GENTE!!!
    Circan nasceu em Cuinivem, no despertar dos Elfos...
    Saiu da TM somente na QE...
    Nunca foi para Amam, só na QE....
    Ele é um caso completamente a parte!
     
  9. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Nao acredito que a barba seja vinculada às condiçoes de vida, pois como Cirdan, muitos outros podem ter vivido em condiçoes semelhantes as de Cirdan e nao terem sua historia relatada nos livros...Mas ainda assim isso nao responde a pergunta...Porque els nao tem barba??
     
  10. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Porque eles são uma forma
    humanoide diferente de vida só isso
    os anões são sempre gordos
    os Hobbits sempre mais baixos

    Cada um com sua caracteristicas
    ou vão querer que eu apresente a tabela de DNA dos Elfos e dos Humanos
    para comparação ?
     
  11. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    A barba não tem nada a ver com a condição em que vivem. Só se sabe de dois casos de elfos com barbas: Círdan, que viveu na TM até a 4a Era e Mahtan, pai de Nardanel, esposa de Fëanor, que viveu em Valinor. Não se sabe exatamente pq eles têm barba, mas se supõe pq sejam muuuuuiiito velhos, tipo, nasceram em Cuiviénen e participaram da grande Marcha. Mas isso é meio falacioso, já que Finwë também participou da tal marcha, mas não tinha barba.
     
  12. Ar-Rick

    Ar-Rick Back to life!!!

    Caro amigo, permita-me a correção: elfos não são humanoides, os elfos surgiram muito antes do despertar dos homens. Apesar de termos alguns casos de meio elfos, os elfos são quase imortais. Homens têm prazo de vida, procriam mais rápidamente, são em sua maioria menos habilidosos que os elfos.

    Voltando ao tópico, acho que tem muito a ver com estética mesmo, Tolkien poderia ter se baseado no modelo de belo em que acreditava para criar o molde do elfo...
     
  13. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Eu julgava que era exatamente esse o porquê da falta de barbas!
    Porque querendo ou não, haviam modas e tendências na TM, como em qualquer lugar(isso soa estranho)....
     
  14. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Talvez a velhice traga barbas... mas aí Cirdan teria de ser um dos primeiros elfos (os primeiros mesmo), pertencente aos grupos que primeiro encontraram o lago Cuiviénen... aí sim a velhice explicaria a barba.
     
  15. Ar-Rick

    Ar-Rick Back to life!!!

    Bem, na verdade eu acho que não tem muito a ver com moda da TM não, acho que é mais pelo modelo estético que Tolkien adotou mesmo...
     
  16. Tuor

    Tuor Usuário

    Acho que Círdan era um caso isolado com relação às barbas, ou os outros elfos se raspavam, sei lá. Digo que há um caso isolado porque não lembro de ler ou ouvir sobre Thingol ter barbas...
     
  17. eu concordo com o pessoal acima sobre a questão dos elfos serem seres perfeitos, e acho que o fato de não possuirem barba refere-se a estética perfeita, rostos pontiagudos cabelos longos e lisos etc etc

    acho que o caso de cirdan , são fatos isolados! acho que tolkien quis mostrar como cirdan era velho e mostrar respeito! algo assim........
     
  18. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Nossa, temos muito o que pontuar, mas vejamos, ao começar:

    Elendil não era um meio-elfo. Apenas possuía a linhagem élfica/divina de Lúthien e Beren, que tornou-se unicamente humana com a escolha de Elros.
    Círdan é descrito como tendo barba, isso deve-se, como citado, ao fato de uma representação (ao menos na idéia primeva) de sua linhagem antiga, ao menos com relação aos demais elfos de Endor (no contexto da Segunda e Terceira Era).
     
  19. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Eu imaginava que Thingol tinha barba. O engraçado é que nunca pensei nessa questão.

    Se Círdan tinha barba algum outro elfo deveria ter também, mas não acho que seja por ter nascido no "despertar dos Quendi", por que se não muitos outros teria(isso já foi comentedo, mas só queria me esclarecer).
     
  20. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Talvez Tolkien tenha usado a barba em Círdan para representar sua velhice, em relação a quase todos os outros elfos da Terra-Média. Afinal, ele havia sido um dos primeiros, e deve haver poucos elfos, mesmo em Aman, que tenham permanecido tanto tempo sem se fatigar do mundo.

    Mas ainda sustento que é um artifício literário de Tolkien, pois não há uma fórmula que diga: depois de "tantos" anos, um elfo poderá ter barba. São exceções, e nada além disso.

    Abraços.
     

Compartilhar