• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbas dos elfos

Tô contigo e não abro!
Mas, se eles não tinham barba, muito provavelmente não tinham pêlos pelo corpo (exceto o cabelo). Como os pêlos são indícios da entrada na puberdade (ação dos homônios sexuais), temos aí mais uma prova de que os elfos se desenvolviam mais lentamente e demoram mais a atingir uma idade reprodutiva.
Em um outro tópico sobre a sexualidade dos elfos foi dito que sua libido era baixa que eles não tinham os mesmos desejos e necessidades que os humanos, por isso tinham poucos filhos. A ausência de pêlos colabora para a aceitação dessa situação, já que hormonalmente eles eram muito diferentes dos humanos. (bióloga viajando, de novo:oops:)


Os aborígenes da Austrália também não tinham pêlos pelo corpo (agora, imaginem a confusão que vai ser a ortografia da palavra sem o acento circunflexo...), no entanto, tinham barba :mrgreen:. O povo nórdico, em sua maioria, possuia pelagem no rosto. Os índios, por viverem em regiões tropicais não tinham, assim como alguns povos da África sub-saariana.
 
Galadriel era muito mais velha do que Elrond. O mestre das tradicões nasceu na Segunda Era do Sol, já Galadriel nasceu em Valinor, na Era das Estrelas e viveu o apogeu de Valinor durante as três eras em que Melkor permaneceu na prisão de Mandos. E foram milhares de anos, contados a partir das Duas Árvores: Laurelin e Telperion. Ainda tenho dúvidas em relação a contagem de tempo, se um ano das Árvores equivalia a 9,5 anos nossos, ou pela contagem duodecimal. Aí seriam 144 dos anos do Sol.

Não há mistério, Círdan era o único a possuir barba porque era muito velho. Talvez um pouco mais jovem do que Barbárvore.

mas o problema é que nos livros não diz quem aparenta mais idade, o que é bem estranho, isso eu acho que foi um pequeno erro nas obras do Tolkien, ele não compara os personagem, o que faz de um imortal qualquer coisa que você quiser imaginar...
 
mas o problema é que nos livros não diz quem aparenta mais idade, o que é bem estranho, isso eu acho que foi um pequeno erro nas obras do Tolkien, ele não compara os personagem, o que faz de um imortal qualquer coisa que você quiser imaginar...
Mas Besntus...em diversas partes da obra existem relatos de passar do tempo e idade...
Pode ser que a barba não tenha nenhuma relação com isso...já pensou nesse caso?
 
De acordo com os recortes que Gabriel colocou, a questão poderia sim ser ligada a idade, a um certo período da vida élfica na qual surgiria a barba, mas que poucos elfos chegaram a esse período.
Círdan seria um exemplo disso.

Apesar de mostrar a passagem do tempo, o que Bentus quis colocar, foi que, a exceção de algumas personagens, como Elrond, e utros elfos, não há nada que coloque uma noção de "idade" dentre os imortais, temos por exemplo, Glorfindel, que era velho, mas nada nos indica isso em sua descrição.
 
De acordo com os recortes que Gabriel colocou, a questão poderia sim ser ligada a idade, a um certo período da vida élfica na qual surgiria a barba, mas que poucos elfos chegaram a esse período.
Círdan seria um exemplo disso.

Apesar de mostrar a passagem do tempo, o que Bentus quis colocar, foi que, a exceção de algumas personagens, como Elrond, e utros elfos, não há nada que coloque uma noção de "idade" dentre os imortais, temos por exemplo, Glorfindel, que era velho, mas nada nos indica isso em sua descrição.

Após ler toda o tópico chego a conclusão que a barba nos elfos é uma questão conjuncional:

Círdan nunca foi para Aman, e por permanecer na Terra média ele sofreu as influencias do ritmo do envelhecimentos desta, o que culmina com a chegada do seu "terceiro Ciclo de vida", que pode estar atrelado ( ou não ) a sua fabulosa idade, ou pode ser que esteja ligada a um grau de amadurecimento da criatura.

Os outros elfos que são tão velhos quanto ele estão nos Reinos Abençoados,e por desfrutarem de uma qualidade de vida ímpar sofrem menos os efeitos do envelhecimento, que é dada apenas pelo envelhecimento da própria Arda.

Ou seja.. chegará um tempo em que todos os elfos serão velhinhos em Aman... espero que Manwë tenha um bom sistema de previdencia para sustentar o intenso quadro geriátrico em Valinor...
 
Só que há o caso de Mahtan, pai de Nerdanel, que também tinha barba e estava "recém" no segundo ciclo de vida... e ele vivia em Aman. Então a coisa é realmente mais complexa do que aparenta ser e sofre de algumas incoerências internas que não chegaram a ser solucionadas por Tolkien por falta de tempo ou mesmo interesse (ou até esquecimento da questão, o que também acontecia com ele - vide o caso do Glorfindel).

O que me parece mais plausível é que a questão do surgimento da barba estava relacionado a dois fatores: o da idade, como já mencionado, e o psicológico. Certamente um Elfo que penou horrores acabaria desenvolvendo uma barba (envelhecimento físico refletindo o cansaço e envelhecimento espiritual, etc.); Mahtan é meio difícil de encaixar aí, pois é dito que ele mesmo era "excepcional" nesse caso, já que era mais novo... mas é dito também que ele se arrependeu amargamente de ter passado seu conhecimento a Fëanor - o que, convenhamos, é mais do que motivo para ele crescer uma barba quilométrica e ficar careca. :razz: Círdan passou todas as Eras (do Sol e anteriores) na Terra-média e teve que suportar tudo de ruim que lá aconteceu, então esse "cansaço" também se aplicaria a ele, fora o fato de que ele já devia estar no terceiro ciclo.

E uma última coisa: o fato de Tolkien mencionar apenas Mahtan como elfo barbudo em Aman não significa que já não houvessem outros assim por lá. Ninguém garante que Ingwë não tinha barba também - aliás, segundo esse esquema todo, ele tinha que ter barba, sim, sendo o Elfo mais velho vivo em Arda.

Aí vão dizer: "Ah, se a barba era tão comum, por que Tolkien mencionou a de Círdan em particular?" A resposta é muito simples: na época em que compôs esse trecho do SdA, o conceito de "barbas influenciadas pelo ciclo de vida" simplesmente não existia, de modo que a barba de Círdan era ali um motivo de observação. Está claro que essa teoria dos ciclos foi criada justamente para justificar a barda do Armador. Então, se formos aceitar essa explicação de Tolkien como canônica (e não vejo por que não), então todos os Elfos velhos, incluindo a maioria que vive em Aman, possuem, retroativamente, barba, incluindo aí Ingwë, Olwë e companhia. =]
 
Última edição:
Mas Besntus...em diversas partes da obra existem relatos de passar do tempo e idade...
Pode ser que a barba não tenha nenhuma relação com isso...já pensou nesse caso?

não havia pensado por esse lado...:think:e ainda acho que esse foi um pequeno descaso do Tolkien.

Apesar de mostrar a passagem do tempo, o que Bentus quis colocar, foi que, a exceção de algumas personagens, como Elrond, e utros elfos, não há nada que coloque uma noção de "idade" dentre os imortais, temos por exemplo, Glorfindel, que era velho, mas nada nos indica isso em sua descrição.

Foi isso mesmo que eu queria dizer...
 
O Gabriel disse tudo e mais um pouco. Não tinha me atentado ao ciclo de vida dos eldar, além de Círdan. Pela lógica, salvo aqueles que não tinham predisposição alguma para terem pêlos no rosto, os elfos que despertaram em Cuiviénen e marcharam para o Oeste possuem barba.
 
Sim, concordo plenamente com Gabriel ao tratar esse "fato isolado" em seu contexto, muito provavelmente, a lógica da questão levaria a elfos com barbas nesse momento do ciclo, como uma questão comum a todos os elfos.
 
Eu tava pensando aqui depois de ler os últimos posts...:think: E se simplesmente alguns elfos "velhos" não quisessem suas barbas e as raspassem, como muitos homens o fazem hoje?
Esses elfos que foram citados com barba poderiam gostar dela, para mostrar como eram antigos, um símbolo de sua idade e de sua presença a tanto tempo em Arda. Outros não precisavam dessa simbologia, ou se sentiam incomodados.
 
Perfeitamente passível de análises essa questão amiga Pê. =]
Assim como os humanos podiam, ostentar ou não suas barbas, é racional pensarmos que os elfos assim o faziam. Talvez seja esse mais um imopecílio com relação a um enquadramento preciso acerca de quais, como, e quando os elfos tinham barba.
 
bom que eu saiba não mas se eles são seres imortais eles iriam terque se barbear eternamente e isso enjoa ,logo seria algo incomodativo e inútil a não ser que deichassem creçer até arrastar no chão.
 
bom que eu saiba não mas se eles são seres imortais eles iriam terque se barbear eternamente e isso enjoa ,logo seria algo incomodativo e inútil a não ser que deichassem creçer até arrastar no chão.

Você se cansa de tomar banho? Será que os elfos se cansariam de tomar banho? Barba é a mesma coisa.
 
Nossa, olha que pessoal mais "destruidor" de conceitos, "banho é coisa que inventaram", daqui a pouco teremos uns revolucionários da higiene! hahahaha
Mas, brincadeiras à parte, creio que os elfos fariam a barba, racionalmente pensando, não iriam deixar a barba arrastar-se pelo chão, era uma necessidade. Alguns fariam-na totalmente, ficariam de rosto "liso", outros, como Círdan, a deixariam da forma que lhe aprouvesse.
 
bom que eu saiba não mas se eles são seres imortais eles iriam terque se barbear eternamente e isso enjoa ,logo seria algo incomodativo e inútil a não ser que deichassem creçer até arrastar no chão.

É.... iria ficar horrível de não se barbeassem e horrível se sim, pois a barba ficaria mais grossa, e até a eternidade ficaria horrívelmente feiooos

sem barba com certeza, fica melhor
 
É bom lembrar que a constituição biológica dos elfos é diferente da dos homens, por isso, é bem provável que umas três ou mais gerações passassem antes que um ser humano contemplasse um elda com barba. Duvido que o rosto de um elfo ficasse barbudo em menos de cem ou duzentos anos.
 
apesar de que legolas passou o ano td com a comitiva e nao mencionou nada de se barbear... mas tlv ele seja ainda mt novo neh? ou tb, como eu acho que alguém falou, nos elfos a barba demore mt mais para crescer....
de qualquer forma seria engraçado uma descrição de um elfo tipo: seus traços do rosto eram belos e delicados, e sua barba, estando ainda por fazer (ou então mal feita).....
ahuahuahuaha estranho
=]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo