• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[AXN / Globo] Lost

Essa segunda temporada de PERDIDOS tá até divertida na minha opinião, eu só gostaria que eles parassem de tratar os espectadores como retardados.

Digo, todo mundo já entendeu (eu espero) que Jack = Ciência e Locke = Fé. Todo mundo já sacou isso desde a primeira temporada. Então pra quê ficar ilustrando a coisa das formas mais óbvias possíveis? Eu tava até engolindo a unidimensionalidade totalmente forçada com que eles apresentam esse contraste (o Jack sempre quer contestar tudo e o Locke nunca quer contestar nada, não importa o que esteja em risco), mas aí os roteiristas querem tornar a coisa "emocionante" e de repente aquela babaquice de fazer uma conexão com os flashbacks domina qualquer possibilidade de narrativa decente e os personagens começam a falar em coisas como "salto de fé", o que torna quase impossível a tarefa de se envolver com um conflito que já é absurdo por natureza (todo aquele lance de apertar-o-botão-antes-que-alguma-merda-aconteça-mas-quem-garante-que-algo-vai-acontecer-etc que eles esticam por três episódios, mostrando os mesmos eventos por diferentes pontos de vista (o que foi até legal mas acabou se tornando totalmente irrelevante (jesus, essa deve ter sido a frase mais longa que eu já escrevi))).

Os flahsbacks ainda são de longe o maior problema -- quanto mais eles tentam torná-los "significativos", mais inúteis eles são. Um bom exemplo desse paradoxo é o Episódio 05, "... and Found". Neste episódio nós vemos mais um flashback...
...envolvendo Jin e Sun, mostrando os eventos que precederam o primeiro encontro dos dois. A parte da Sun só serve para dar uma desculpa para ela estar geograficamente próxima ao Jin quando ele pede demissão no final, mas a parte do Jim é supostamente "irônica", já que mostra ele preocupado com status profissional e tentando fugir do estigma de filho de pescador no passado, enquanto no presente (i.e. na ilha), pescar é basicamente uma das coisas mais úteis que você pode saber. O problema é que esse contraste é totalmente desperdiçado -- o personagem tem a epifania no próprio flashback, então nada disso é realmente irônico, certo? A coisa realmente funcionaria se ele não deixasse o garoto pobre usar o banheiro do hotel. Seria corajoso e interessante, mostrando um lado do personagem com o qual o público certamente não simpatizaria, etc. Do jeito que eles fizeram, foi inútil.

Por outro lado, este mesmo espisódio teve a melhor cena de LOST até agora:

Aquela em que o Jin e o Mr. Eko têm que se esconder dos "outros" -- começa com um plano longo (sem música, só com os sons da selva), câmera baixa se movendo lentamente pelo mato até que nós vemos os dois escondidos no meio de uns arbustos. Aí de repente os "outros" aparecem e passam por eles, mas tudo que nós vemos são pernas.

Isso foi foda. Parece até que o Stephen Williams (que dirigiu esse episódio, segundo o IMDB) andou assistindo MAL DOS TRÓPICOS ou sei lá.

Anyway, o lance do botão é interessante de um jeito meio "Twilight Zone", e serve tanto em termos de drama, adicionando mistério (adorei a fita em "Orientation"), quanto em termos simbólicos (aparentemente o ato de apertar o botão a cada 180 minutos representa duas coisas: (a) o homem como "escravo da máquina", preso na rotina do trabalho, apenas uma pequena engrenagem em um processo que ele mesmo não compreende totalmente; e (b) a Fé; ou seja, fazer as coisas apenas por acreditar ser o certo, sem ter uma explicação "lógica", etc. Eu só não sei até que ponto (a) e (b) se encaixam).
 
Última edição:
V disse:
Digo, todo mundo já entendeu (eu espero) que Jack = Ciência e Locke = Fé.

Até porque o nome do primeiro episódio dessa temporada é "Man of Science, Man of Faith" (o último que eu assisti).

Eu particularmente não vejo nenhum problema no modo como estão mostrando isso. O Locke acredita que a ilha ou o destino ou etc. o levará a alguma coisa que ele não sabe o que é, até porque ele voltou a andar depois do acidente. Ficar contestando as coisas seria perda de tempo, por isso ele simplesmente segue em frente. O Jack não tem nada disso, e ainda é uma espécie de líder daquelas pessoas, o que o leva naturalmente a exercer um certo controle (contestação) sobre o que os outros fazem. Isso é suficiente pra se esperar que eles ajam divergentemente.
 
Balbo Bolseiro disse:
Até porque o nome do primeiro episódio dessa temporada é "Man of Science, Man of Faith" (o último que eu assisti).

Sim, e esse é o maior exemplo do que eu estou falando. Eles subestimam tanto a inteligência da platéia que pra ter certeza que todo mundo entendeu, eles colocaram o subtexto no título. Wtf, obrigado roteiristas e etc. Nunca ia ter sacado essa sozinho. :clap:

Eu particularmente não vejo nenhum problema no modo como estão mostrando isso. O Locke acredita que a ilha ou o destino ou etc. o levará a alguma coisa que ele não sabe o que é, até porque ele voltou a andar depois do acidente. Ficar contestando as coisas seria perda de tempo, por isso ele simplesmente segue em frente. O Jack não tem nada disso, e ainda é uma espécie de líder daquelas pessoas, o que o leva naturalmente a exercer um certo controle (contestação) sobre o que os outros fazem. Isso é suficiente pra se esperar que eles ajam divergentemente.

Você só viu o primeiro episódio, então eu vou dar um desconto até você ver os próximos dois. Mas se mesmo depois de vê-los você ainda não achar que os personagens estão agindo de formas completamente absurdas só pra atingir o ponto que os roteiristas querem fazer... então eu vou achar que tem algo seriamente errado com você.

O "clímax" da situação é uma piada. Eles esticam esse lance de Jack x Locke (AKA Ciência x Fé, QED) muito além do limite do bom-senso. É irritante.

Sabe quem não me irrita? A Kate. Ela faz o que tem que fazer. Ela não perde tempo. Ela não fica fazendo discursos ou tentando provar nada pra ninguém. Se, no terceiro episódio (ou seja, Balbo, eu não recomendo que você clique no spoiler a seguir ainda), fosse ela...

...no lugar do Locke, ela teria apertado o botão e pronto. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual a resolução é absurda. Por que o Sayid e a Kate deixam a contagem regressiva chegar até um (1) segundo, esperando o Jack tomar uma decisão? Digo, eu entendo o Locke fazendo isso, ele é louco. Mas o Sayid e a Kate? Fala sério. De acordo com a personalidade dos dois, com certeza um deles ia apertar o botão e dizer algo como "Ok, pode ser que essa contagem regressiva ative uma bomba atômica ou sei lá o quê, e pode ser que não, mas por enquanto vamos garantir e depois discutir sobre isso. Afinal, aquele irlandês ficou anos trancado nesse abrigo apertando esse botão a cada uma hora e 48 minutos, seria interessante pelo menos garantir, certo?"

Digo, eu até entendo o que eles estavam tentando dizer, e suponho que a intenção foi boa, mas foi estupidamente inacreditável. Estragou totalmente qualquer possibilidade de tensão, já que, além de ser óbvio o que ia acontecer, simplesmente não dava pra acreditar nas atitudes dos personagens.
 
V, não acho que o título do primeiro episódio da segunda temporada tenha sido realmente com o intuito de atentar para esse conflito, mas apenas para mostrar que neste episódio, e apartir dele principalmente, o conflito entre os dois pontos de vista tenha piorado.

E eu concordo que a atitude de ambos esteja ficando cada vez mais irritante (e isso contribuiu muito para o Locke sair da preferência do público), mas ainda assim acho tais atitudes verossímeis.

E quanto a Kate, nessa temporada ela anda menos insuportável, mas foi difícil aguêntá-la na primeira.
 
Jedan disse:
V, não acho que o título do primeiro episódio da segunda temporada tenha sido realmente com o intuito de atentar para esse conflito, mas apenas para mostrar que neste episódio, e apartir dele principalmente, o conflito entre os dois pontos de vista tenha piorado.

O título é esse porque o episódio é sobre o conflito, é isso que move a narrativa. Assim como em "Orientation" é a fita que move a narrativa (a diferença é que esse foi um bom título). "Man of Science, Man of Faith" é totalmente óbvio, preguiçoso e literal.

Anyway, isso é irrelevante. O importante é...

E eu concordo que a atitude de ambos esteja ficando cada vez mais irritante (e isso contribuiu muito para o Locke sair da preferência do público), mas ainda assim acho tais atitudes verossímeis.

As do Locke até passam como "verossímeis", porque a cabeça dele claramente não funciona como a de uma pessoa normal, e tem todo o lance dos traumas do passado "curados" pela ilha e etc, mas o Jack é quase um Hamlet. Ele sabe exatamente o que tem que fazer mas fica enrolando, divagando e sofrendo, e quando ele finalmente resolve agir, a coisa quase sempre já escalou pra um ponto que poderia facilmente ser evitado se ele tivesse agido antes.

E quanto a Kate, nessa temporada ela anda menos insuportável, mas foi difícil aguêntá-la na primeira.

Eu sempre gostei dela. Qual é o problema com a Kate afinal? Ela é provavelmente a única personagem que sabe exatamente o que quer (tanto que tiveram que inventar um triângulo amoroso pra dar algum "problema" pra ela).
 
V disse:
Eu sempre gostei dela. Qual é o problema com a Kate afinal? Ela é provavelmente a única personagem que sabe exatamente o que quer (tanto que tiveram que inventar um triângulo amoroso pra dar algum "problema" pra ela).

Ela era minha personagem preferida. Mas agora, depois do episódio 11 eu acho, passou o a ser o Sawyer com
todo aquele plano para por a mão nas armas, sem contar o golpe mostrado no flashback. Ele pode ser chato e talz, mas eu acho ele muito foda, e também não é desses que fica fazendo um discurso pra cada ação

O Eko também era legal, mas não to achando muito mais depois que ele virou padre.
 
V disse:
Se, no terceiro episódio (ou seja, Balbo, eu não recomendo que você clique no spoiler a seguir ainda), fosse ela...
Aliás, ainda no terceiro episódio, vocês notaram...
...o tremendo desespero dos roteiristas para mostrar o "A Volta do Parafuso" para todos? Aliás, pertinho de um livro sobre interpretação de eletrocardiogramas (?!)
Bom, pelo menos há ovos de páscoa mais discretos...
...como o "The Third Policeman.
 
Última edição:
Alialath disse:
O Eko também era legal, mas não to achando muito mais depois que ele virou padre.

O que te fez pensar que isso não é spoiler? Você deixou fora da caixinha, e tem gente que ainda não viu isso que você falou acontecer.
 
V disse:
O título é esse porque o episódio é sobre o conflito, é isso que move a narrativa. Assim como em "Orientation" é a fita que move a narrativa (a diferença é que esse foi um bom título). "Man of Science, Man of Faith" é totalmente óbvio, preguiçoso e literal.

Sim, foi isso que eu quis dizer. Mas eu apenas não achei o título ruim, ainda que muito explicativo, é um bom título ao meu ver. Aliás, a maioria dos títulos da série são ótimos.

As do Locke até passam como "verossímeis", porque a cabeça dele claramente não funciona como a de uma pessoa normal, e tem todo o lance dos traumas do passado "curados" pela ilha e etc, mas o Jack é quase um Hamlet. Ele sabe exatamente o que tem que fazer mas fica enrolando, divagando e sofrendo, e quando ele finalmente resolve agir, a coisa quase sempre já escalou pra um ponto que poderia facilmente ser evitado se ele tivesse agido antes.
Mas esse modo de agir do Jack faz parte dele, pois nos flashbacks ele age do mesmo jeito, apesar de ser muito mais irritante nas situações presentes.


Eu sempre gostei dela. Qual é o problema com a Kate afinal? Ela é provavelmente a única personagem que sabe exatamente o que quer (tanto que tiveram que inventar um triângulo amoroso pra dar algum "problema" pra ela).
Talvez meu problema seja mais com a atriz do que com a personagem em si, o fato é praticamente tudo nela me irrita, até aquele olhar perdido de quem parece estar apaixonada. E esse triângulo amoroso foi realmente surreal, desde como aconteceu, o modo como foi usado e principalmente os "acontecimentos" pós.

Sobre o Sawyer no episódio 13:
Pois é, ele era meu personagem preferido, disparado, até então. Mas eu não suportei a atitude dele nesse episódio pois estava feliz com sua recuperação de caráter, e ao que parece os roteiristas criaram todo aquele circo para os fanboys dizerem: "nossa, esse Sawyer é ultra-cool!" Os motivos apresentados por ele simplesmente não me convenceram, ele não parecia realmente estar se importando por não estar participando dos principais acontecimendos (e não venham dizer que essa é mais uma demonstração da habilidade dele em enganar pessoas), e realmente seria fácil recuperar as armas tendo em vista que ele é um só e dorme perto do grupo.

Ou seja, esse episódio foi deveras forçado. E os acontecimentos ligados a ele nos episódio seguintes foram ainda mais. A idéia de aplicar o Grande Golpe, sendo na verdade dois grandes golpes, um no passado, e outro no presente, foi interessante, ainda mais porque pegou todo mundo de surpresa. Mas lembrou de mais o tipo de saída que alguns filmes tomam para no final apresentar aquele famoso "ahh, peguei você".
 
Última edição por um moderador:
V disse:
O "clímax" da situação é uma piada. Eles esticam esse lance de Jack x Locke (AKA Ciência x Fé, QED) muito além do limite do bom-senso. É irritante.

...no lugar do Locke, ela teria apertado o botão e pronto. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual a resolução é absurda. Por que o Sayid e a Kate deixam a contagem regressiva chegar até um (1) segundo, esperando o Jack tomar uma decisão? Digo, eu entendo o Locke fazendo isso, ele é louco. Mas o Sayid e a Kate? Fala sério. De acordo com a personalidade dos dois, com certeza um deles ia apertar o botão e dizer algo como "Ok, pode ser que essa contagem regressiva ative uma bomba atômica ou sei lá o quê, e pode ser que não, mas por enquanto vamos garantir e depois discutir sobre isso. Afinal, aquele irlandês ficou anos trancado nesse abrigo apertando esse botão a cada uma hora e 48 minutos, seria interessante pelo menos garantir, certo?"

V, sobre o seu spoiler:
...acho que quiseram referenciar a situação a uma fala do Jack, num dos epísodios da 1a temporada: "vc querem que eu seja o seu lider, mas na hora que eu tomo uma decisão que não lhes agrada..." não lembro exatamente se foram essas palavras,mas com certeza foi esse o contexto. Eu entendi que eles esperam pq, Jack alí era o líder.
 
Bom, eu achei uma teoria tão boa, mas tão boa que Lost perdeu parte da graça pra mim, porque essa teoria está tão coerente que praticamente nao deixa nada de fora. Se nao for isso, deveia ser.

Pra quem quiser ler a teoria, está em inglês, e é grande:
http://www.4815162342.com/forum/viewtopic.php?t=7712
 
Knolex disse:

O que te fez pensar que isso não é spoiler? Você deixou fora da caixinha, e tem gente que ainda não viu isso que você falou acontecer.

Foi um descuido, desculpe pra quem leu e não sabia. Sei lá, acho que eu tava com um pouco de sono na hora. Não vai se repetir, eu sei como é chato descobrir algumas coisas (não que essa seja tão importante) sem querer saber
 
Ei, Jedan e Alialath, vocês tão confundindo os episódios, cacete. O 11 (o último que eu vi) é aquele em que
o Michael vai atrás do Walt de novo, e eles encontram o barbudo no meio do mato. Tem os flashbacks do Jack, mostrando ele tentando salvar aquele cara cuja filha beija ele no final. O Sawyer não fez nada de mais nesse, vocês devem estar confundindo com outro.
 
Pois é, presta atenção aí gente, porque eu tinha acabado de ver o episódio 11 e fui ler os spoilers, e quando vi eles não eram do episódio 11, então o esquema da spoilerização escondida não serviu pra nada.

Vocês sabem que o IMDB tambem tem informações sobre séries de TV, certo? Quando em dúvida sobre a ordem dos episódios é só checar lá, etc.
 
V, desculpa, eu até fiquei na dúvida (achava que era episódio 13 ou 14), mas eu estava com pressa porque ia sair e acabei deixando 11 mesmo, nem pensei nessa possibilidade, falha grave minha, não voltará a acontecer.
 
Ok, vou editar aqui pros retardados que não sacarem o episódio de cara nos primeiros 5 minutos.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo