1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Rochas Móveis de Racetrack Playa

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Zatar, 14 Set 2012.

1. Zatar

Zatar Usuário

Pessoal, é meu primeiro post aqui no Ciência e Tecnologia e espero contribuir um pouco com assuntos interessantes da minha área, a Geofísica.

Um tópico bastante curioso envolve rochas em Racetrack Playa (Death Valley National Park, EUA) que movem-se sozinhas, deixando marcas no solo.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

A causa desse fenômeno curioso ainda é desconhecida, porém estudos incessantes vêm sendo feitos e algumas explicações fantasmas vêm sendo propostas. As principais hipóteses são:

Vento - É uma das explicações mais plausíveis. A direção do vento em Racetrack Playa é de sudoeste a nordeste, e a direção geral que as rochas tomam ao moverem-se é paralela à do vento. O terreno lamoso é fofo e escorregadio, facilitando o movimento da rocha quando uma rajada de vento mais forte soprar. Além disso, curvas no rastro feito pela rocha mostram que ela pode ter sido rotacionada por uma leve mudança na direção do vento.

Gelo - Algumas pessoas relataram regiões em Racetrack Playa onde uma fina camada de gelo era vista. Uma idéia é de que a água congelaria ao redor da rocha "móvel" e o vento empurraria toda camada de gelo junto com a rocha. Porém, o problema com esta hipótese é que não há nenhuma marca visível do movimento da camada de gelo. Há um vídeo tentando explicar essa teoria.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ainda é um mistério a verdadeira causa deste fenômeno. Pode ser uma conjunção de fatores ou apenas uma das idéias levantadas. O grande problema é a falta de testemunhos ou qualquer documentação desse movimento. Recentemente uma equipe da NASA foi até o local e realizou um estudo detalhado, e o relatório final está descrito
    ,não pude ler tudo porque estou escrevendo a monografia e postando isso aqui pra vocês, então me desculpem :mrgreen:

Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 4
  2. Ivo Basay®

Ivo Basay® Banned

Nunca tinha ouvido falar desse fenômeno. Interessante!

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Zatar

Zatar Usuário

No meio da Geologia ele é bastante conhecido, e já rendeu várias teorias de bar com uns amigos da área haha :cerva:

4. Turgon

Turgon 孫 悟空

Rochas móveis. Conversas de bar. Entendi o porque do movimento delas. :lol:

• LOL LOL x 4
  5. Zatar

Zatar Usuário

Cara, se rochas andassem igual geólogos e geofísicos bebem, teríamos montanhas movendo :lol:

6. Não são pedras, são aerolitos.

Desculpa, não resisti. :lol:

Aparentemente parece ser mais ação do vento mesmo. Talvez o gelo, quando se forma, facilite a movimentação, mas parece ser mais o vento.

7. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Longe de eu ser geologo, então como leigo, assim como Olorin eu pensei e palpitei também que a ação do vento deve ser a possibilidade mais comum.

Compartilhar