• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Rochas Móveis de Racetrack Playa

Zatar

Usuário
Pessoal, é meu primeiro post aqui no Ciência e Tecnologia e espero contribuir um pouco com assuntos interessantes da minha área, a Geofísica.

Um tópico bastante curioso envolve rochas em Racetrack Playa (Death Valley National Park, EUA) que movem-se sozinhas, deixando marcas no solo.

sliding-rock-2.jpg

A causa desse fenômeno curioso ainda é desconhecida, porém estudos incessantes vêm sendo feitos e algumas explicações fantasmas vêm sendo propostas. As principais hipóteses são:

Vento - É uma das explicações mais plausíveis. A direção do vento em Racetrack Playa é de sudoeste a nordeste, e a direção geral que as rochas tomam ao moverem-se é paralela à do vento. O terreno lamoso é fofo e escorregadio, facilitando o movimento da rocha quando uma rajada de vento mais forte soprar. Além disso, curvas no rastro feito pela rocha mostram que ela pode ter sido rotacionada por uma leve mudança na direção do vento.

Gelo - Algumas pessoas relataram regiões em Racetrack Playa onde uma fina camada de gelo era vista. Uma idéia é de que a água congelaria ao redor da rocha "móvel" e o vento empurraria toda camada de gelo junto com a rocha. Porém, o problema com esta hipótese é que não há nenhuma marca visível do movimento da camada de gelo. Há um vídeo tentando explicar essa teoria.


Ainda é um mistério a verdadeira causa deste fenômeno. Pode ser uma conjunção de fatores ou apenas uma das idéias levantadas. O grande problema é a falta de testemunhos ou qualquer documentação desse movimento. Recentemente uma equipe da NASA foi até o local e realizou um estudo detalhado, e o relatório final está descrito aqui,não pude ler tudo porque estou escrevendo a monografia e postando isso aqui pra vocês, então me desculpem :mrgreen:

Fonte
 
Última edição por um moderador:
Não são pedras, são aerolitos.






Desculpa, não resisti. :lol:

Aparentemente parece ser mais ação do vento mesmo. Talvez o gelo, quando se forma, facilite a movimentação, mas parece ser mais o vento.
 
Longe de eu ser geologo, então como leigo, assim como Olorin eu pensei e palpitei também que a ação do vento deve ser a possibilidade mais comum.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo