1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As épocas das Cruzadas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Cavaleira Negra, 31 Ago 2007.

  1. Cavaleira Negra

    Cavaleira Negra Usuário

    Ouve um simpático senhor que andava à procura de lendas, e numa resposta me disse que se calhar era boa idéia iniciar um tópico sobre este assunto!! Pois aqui está ele; se alguém tiver alguma dúvida sobre as épocas medievais, sobre as Cruzadas ou sobre as Ordens Religiosas-Militares... é só postar!!!!

    (Spellcastle-acho que é assim que se escreve-este é dedicado a ti!!!):joy:
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Qual das cruzadas foi por Genova (ou florença, não lembro) mesmo? E de lá foi até o litoral da terra santa? Sempre esqueço.
     
  3. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Ué. Só uma das 11 cruzadas foi por esse caminho?

    Eu adoro as Cruzadas, apesar que a professora de história lá na minha sexta série era completamente chata e entediante. Aí veio Age of Empires II e fiquei totalmente viciado nas Cruzadas (é, Campanha de Saladin e tal).
     
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Opa, foi venza, achei...quarta cruzada, a comercial....
     
  5. Cavaleira Negra

    Cavaleira Negra Usuário

    Eu de cor não sei. Mas por onde quer que as Cruzadas passassem, o destino delas era sempre a Terra Santa. Foi a partir das Cruzadas que nasceram as três Ordens Religiosas-Militares; Hospitalários, Templários e Teutônicos!!

    OS TEMPLÁRIOS E OS HOSPITALÁRIOS ERAM GRANDES RIVAIS!!!
     
  6. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Eram mesmo? Estranho, porque em "Angus, o Guerreiro de Deus", eles são grandes aliados?

    Sempre me interessei pelas cruzadas, adoro o filme que o Orlando Bloom fez sobre uma, Kingdon of Heaven(O Reino do Céu) mais foi traduzido para Cruzada... existem muitos filmes que abordam a questão dos Cavaleiros Templários, A Lenda do Tesouro Perdido, O Código DaVinci, vários mesmo... eles sempre relacionam eles a algum tesouro...
     
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    :think: Os Hospitaláiros, eram uma ordem de cristãos, assim como os templários, veja:

    -Os Cavaleiros Templários que quase sempre eram de origem nobre, era membro da ordem por excelência: Tanto um guerreiro experiente, treinado para combater a cavalo com armadura pesada, quanto um monge ordenado, com votos de pobreza, obdiência e Castidade. Usava um manto branco com a cruz vermelha. Era a Nata dos templários.
    -Soldado templário--Eram sodlados legios, que não eram monges e, na Terra Santa podiam até sert cristãos de origem siria. Usavam mantos e seus oficiais eram chamados de sargentos. Nenhum deles precisava seguir os votos dos cavaleiros, e alguns era até casados.
    -Cavaleiro Hospitalario--Os membors da outra ordem militar-religiosa da Palestina levavam vida dupla ao ontrário dos templários: dedicavam-se tanto de alojar doentes e peregrinos no Hospital de São João de Jerusálem quanto a combater os infiéis como Cavaleiros.

    Tudo extraído da Super Interessante! (que foi uma reportagem de algum cara daqui do valinor, não sei o nome dele)

    Nenhum lugar é citado tal rivalidade, e semrpe devemos lembrar para não misturar ficções, como Código da Vinci, Angus ou qualquer otro livro...eu penso que, como ambos eram cristãos, e com interesses diferentes...acho difícil eles terem algum tipo de rivalidade.:yep: Mas fiquei encucado, podeira me passar a fotne onde leu sobre essa suposta rivalidade por favor?
     
  8. Saphyra Horyon

    Saphyra Horyon кαιsεяιи dεs ωαssεяs

    Mencionei os filmes porque sempre envolvem as histórias dos Templários com grandes tesouros, o que é meio confuso para se saber se existe algum mesmo...
    Também gostaria de saber de que fonte ela tirou essa rivalidade...
     
  9. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Nem todas. Algumas eram dedicadas à extirpação do paganismo e da heresia. As Cruzadas são mais um movimento do pensamento da época do que simples expansão religiosa e militar.

    Houve Cruzadas ao sul da França para aniquilar a seita cristã herética dos cátaros; ao sul da Península Ibérica (Espanha e Prtugal) numa tentativa de recuperação do território, então em poder dos árabes islâmicos; e também contra os eslavos pagãos do norte da Europa.

    O mapa abaixo mostra os domínios árabe (verde) e normando (vermelho). Ambos combatidos durante o período das Cruzadas:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Teve ainda a Cruzada das Crianças (cerca de 1200), que nem sequer chegou a seu destino. Acreditando que somente a pureza infantil poderia derrotar os diabólicos muçulmanos, centenas de crianças são levadas para Oriente. No meio do caminho, o destino é abandonado e todas são abandonadas à própria sorte ou vendidas como escravas...

    Reinaldo Lopes, o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do fórum.

    Confira a matéria aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  10. Cad

    Cad The punishment is loneliness.

    Cara, esse é o fato mais bizarro da História.
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Isso! Esqueci de mencionar as cruzadas na península Ibérica!

    Realemnte, essa reportagem é uma das melhroes que eu já li na SUper.
     
  12. Cavaleira Negra

    Cavaleira Negra Usuário

    É assim pessoal; os Templários e os Hospitalários eram grandes rivais sim, e eis o porquê: a princípio, os Hospitalários apenas davam assistência aos peregrinos, por isso eram da Ordem do Hospital. Mais tarde, os Templários, mais guerreiros que monges, foram enriquecendo com as conquistas na Terra Santa, e tornaram-se mais poderosos que reis!! Os Hospitalários, sedentos de igual poder, dedicaram-se então também ás armas. Mais tarde, o Grão-Mestre dos Templários, Armand, farto da concorrência, fez um cerco a uma comenda Hospitalária. Os citiados, passados meses, imploraram aos Templários que os deixassem sair. Os Templários que quiseram ajuda-los foram condenados à morte por Armand...

    E foi aí que começou a grande rivalidade entre as duas Ordens; a do Templo e a de São João...

    UMA VEZ OS TEMPLÁRIOS RECUSARAM-SE A LUTAR LADO A LADO COM OS HOSPITALÁRIOS, E O REI DE JERUSALÉM TEVE DE PEDIR AJUDA AO PAPA!!!
     
  13. Anne Von Gaya

    Anne Von Gaya Usuário

    Caramba, eu não sabia da cruzada das crianças... que absurdo!!!8-O Eu sei da Cruzada Popular, que foi uma não oficial, ocorrendo antes da primeira Cruzada realmente...
     
  14. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Mas isso foi apenas uma lenda, a Cruzada das Crianças, não? Não se sabe se aconteceu.

    Passou um documentário foda sobre as Cruzadas no History Channel. É sobre as três primeiras cruzadas, um documentário de 4 ou 5 horas divididos em várias partes. É muito detalhado, e a história é contada a partir de um historiador cristão de um lado e de um historiador islâmico de outro. Foi um documentário muito foda, parecia um filme, considerei até comprá-lo em DVD, se tivesse.
     
  15. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    :yep: Assiti o mesmo (eu acho) E realemnte foi Show! Creio que sempre tem que mostrar os dois lados. Para os critãos, foi a retomada da Terra Sagrada; Para os muçulmanos, foi a invasão dos "bárbaros" Cristãos.
     
  16. Elminster

    Elminster Usuário

    As tais cruzadas na península ibérica não tinham esse nome nem o cunho de "cruzada", apenas no sentido literal (mesmo assim não deixa de ser).

    Falar da história da península ibérica na época da primeira cruzada me lembra a figura imponente de El Cid. :mrgreen:

    Agora pelo que me consente a cruzada das crianças houve sim, nunca ouvi teoria que contrariasse, mas estou aberto.
     
  17. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Um dos fatos responsáveis pela terrível visão que os muçulmanos ficaram dos cristãos já de início. Teve até canibalismo numa vila islãmica e tal...

    Factual. :yep:

    Tem um livro muito bom,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do Amin Maalouf. Mostra a visão dos árabes da invasão cristã-ocidental.

    O espírito de retomada da terras de Deus das mãos infiéis/pagãs era o mesmo. Alguns historiadores assimilam a conquista espanhola da América como um movimento similar às Cruzadas.
     
  18. Cavaleira Negra

    Cavaleira Negra Usuário

    Essa das Cruzadas das Crianças também não sabia!!! Mas quanto às cruzadas cá em Portugal; chamavam-se mesmo Cruzadas. Sim, porque, qualquer que fosse a batalha contra os sarracenos, chamavam-lhe Cruzada, pois os soldados usavam todos uma cruz vermelha.

    Se calhar não é bem assim, mas daqui a um bocado volto a ter aulas de história e conto-vos tudo!!

    Obrigada por postarem aqui!!! Muito obrigada! : )
     
  19. Elminster

    Elminster Usuário

    É a tal Ordem de cristo, que se metia em tudo quanto era negócio português até (eu acho) o século XVII quando se enfraqueceu.
     
  20. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Assisti pela primeira vez Kingdom of Heaven nesse final de semana. Tenho que admitir que amei o filme, e amei mesmo! Estava precisando ver reis com caráter, reinos onde existissem pessoas nobres com propositos justos. Sei que na realidade não é bem assim, mesmo assim, amei o filme!

    Nunca me interessei muito pelas cruzadas. Alguem poderia citar quantas e como foram elas? O que conseguiram? Depois desse filme passei a olhar com mais carinho para elas!
     

Compartilhar