• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As épocas das Cruzadas

Ouve um simpático senhor que andava à procura de lendas, e numa resposta me disse que se calhar era boa idéia iniciar um tópico sobre este assunto!! Pois aqui está ele; se alguém tiver alguma dúvida sobre as épocas medievais, sobre as Cruzadas ou sobre as Ordens Religiosas-Militares... é só postar!!!!

(Spellcastle-acho que é assim que se escreve-este é dedicado a ti!!!):joy:
 
Qual das cruzadas foi por Genova (ou florença, não lembro) mesmo? E de lá foi até o litoral da terra santa? Sempre esqueço.
 
Qual das cruzadas foi por Genova (ou florença, não lembro) mesmo? E de lá foi até o litoral da terra santa? Sempre esqueço.

Ué. Só uma das 11 cruzadas foi por esse caminho?

Eu adoro as Cruzadas, apesar que a professora de história lá na minha sexta série era completamente chata e entediante. Aí veio Age of Empires II e fiquei totalmente viciado nas Cruzadas (é, Campanha de Saladin e tal).
 
Opa, foi venza, achei...quarta cruzada, a comercial....

Eu de cor não sei. Mas por onde quer que as Cruzadas passassem, o destino delas era sempre a Terra Santa. Foi a partir das Cruzadas que nasceram as três Ordens Religiosas-Militares; Hospitalários, Templários e Teutônicos!!

OS TEMPLÁRIOS E OS HOSPITALÁRIOS ERAM GRANDES RIVAIS!!!
 
Eu de cor não sei. Mas por onde quer que as Cruzadas passassem, o destino delas era sempre a Terra Santa. Foi a partir das Cruzadas que nasceram as três Ordens Religiosas-Militares; Hospitalários, Templários e Teutônicos!!

OS TEMPLÁRIOS E OS HOSPITALÁRIOS ERAM GRANDES RIVAIS!!!

:think: Os Hospitaláiros, eram uma ordem de cristãos, assim como os templários, veja:

-Os Cavaleiros Templários que quase sempre eram de origem nobre, era membro da ordem por excelência: Tanto um guerreiro experiente, treinado para combater a cavalo com armadura pesada, quanto um monge ordenado, com votos de pobreza, obdiência e Castidade. Usava um manto branco com a cruz vermelha. Era a Nata dos templários.
-Soldado templário--Eram sodlados legios, que não eram monges e, na Terra Santa podiam até sert cristãos de origem siria. Usavam mantos e seus oficiais eram chamados de sargentos. Nenhum deles precisava seguir os votos dos cavaleiros, e alguns era até casados.
-Cavaleiro Hospitalario--Os membors da outra ordem militar-religiosa da Palestina levavam vida dupla ao ontrário dos templários: dedicavam-se tanto de alojar doentes e peregrinos no Hospital de São João de Jerusálem quanto a combater os infiéis como Cavaleiros.

Tudo extraído da Super Interessante! (que foi uma reportagem de algum cara daqui do valinor, não sei o nome dele)

Nenhum lugar é citado tal rivalidade, e semrpe devemos lembrar para não misturar ficções, como Código da Vinci, Angus ou qualquer otro livro...eu penso que, como ambos eram cristãos, e com interesses diferentes...acho difícil eles terem algum tipo de rivalidade.:yep: Mas fiquei encucado, podeira me passar a fotne onde leu sobre essa suposta rivalidade por favor?
 
Eu de cor não sei. Mas por onde quer que as Cruzadas passassem, o destino delas era sempre a Terra Santa.

Nem todas. Algumas eram dedicadas à extirpação do paganismo e da heresia. As Cruzadas são mais um movimento do pensamento da época do que simples expansão religiosa e militar.

Houve Cruzadas ao sul da França para aniquilar a seita cristã herética dos cátaros; ao sul da Península Ibérica (Espanha e Prtugal) numa tentativa de recuperação do território, então em poder dos árabes islâmicos; e também contra os eslavos pagãos do norte da Europa.

O mapa abaixo mostra os domínios árabe (verde) e normando (vermelho). Ambos combatidos durante o período das Cruzadas:

reconquista.jpg


Teve ainda a Cruzada das Crianças (cerca de 1200), que nem sequer chegou a seu destino. Acreditando que somente a pureza infantil poderia derrotar os diabólicos muçulmanos, centenas de crianças são levadas para Oriente. No meio do caminho, o destino é abandonado e todas são abandonadas à própria sorte ou vendidas como escravas...

Tudo extraído da Super Interessante! (que foi uma reportagem de algum cara daqui do valinor, não sei o nome dele)

Reinaldo Lopes, o Imrahil do fórum.

Confira a matéria aqui: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=40429
 
Teve ainda a Cruzada das Crianças (cerca de 1200), que nem sequer chegou a seu destino. Acreditando que somente a pureza infantil poderia derrotar os diabólicos muçulmanos, centenas de crianças são levadas para Oriente. No meio do caminho, o destino é abandonado e todas são abandonadas à própria sorte ou vendidas como escravas...
Cara, esse é o fato mais bizarro da História.
 
Isso! Esqueci de mencionar as cruzadas na península Ibérica!

Realemnte, essa reportagem é uma das melhroes que eu já li na SUper.
 
É assim pessoal; os Templários e os Hospitalários eram grandes rivais sim, e eis o porquê: a princípio, os Hospitalários apenas davam assistência aos peregrinos, por isso eram da Ordem do Hospital. Mais tarde, os Templários, mais guerreiros que monges, foram enriquecendo com as conquistas na Terra Santa, e tornaram-se mais poderosos que reis!! Os Hospitalários, sedentos de igual poder, dedicaram-se então também ás armas. Mais tarde, o Grão-Mestre dos Templários, Armand, farto da concorrência, fez um cerco a uma comenda Hospitalária. Os citiados, passados meses, imploraram aos Templários que os deixassem sair. Os Templários que quiseram ajuda-los foram condenados à morte por Armand...

E foi aí que começou a grande rivalidade entre as duas Ordens; a do Templo e a de São João...

UMA VEZ OS TEMPLÁRIOS RECUSARAM-SE A LUTAR LADO A LADO COM OS HOSPITALÁRIOS, E O REI DE JERUSALÉM TEVE DE PEDIR AJUDA AO PAPA!!!
 
Caramba, eu não sabia da cruzada das crianças... que absurdo!!!8-O Eu sei da Cruzada Popular, que foi uma não oficial, ocorrendo antes da primeira Cruzada realmente...
 
Mas isso foi apenas uma lenda, a Cruzada das Crianças, não? Não se sabe se aconteceu.

Passou um documentário foda sobre as Cruzadas no History Channel. É sobre as três primeiras cruzadas, um documentário de 4 ou 5 horas divididos em várias partes. É muito detalhado, e a história é contada a partir de um historiador cristão de um lado e de um historiador islâmico de outro. Foi um documentário muito foda, parecia um filme, considerei até comprá-lo em DVD, se tivesse.
 
Mas isso foi apenas uma lenda, a Cruzada das Crianças, não? Não se sabe se aconteceu.

Passou um documentário foda sobre as Cruzadas no History Channel. É sobre as três primeiras cruzadas, um documentário de 4 ou 5 horas divididos em várias partes. É muito detalhado, e a história é contada a partir de um historiador cristão de um lado e de um historiador islâmico de outro. Foi um documentário muito foda, parecia um filme, considerei até comprá-lo em DVD, se tivesse.

:yep: Assiti o mesmo (eu acho) E realemnte foi Show! Creio que sempre tem que mostrar os dois lados. Para os critãos, foi a retomada da Terra Sagrada; Para os muçulmanos, foi a invasão dos "bárbaros" Cristãos.
 
As tais cruzadas na península ibérica não tinham esse nome nem o cunho de "cruzada", apenas no sentido literal (mesmo assim não deixa de ser).

Falar da história da península ibérica na época da primeira cruzada me lembra a figura imponente de El Cid. :mrgreen:

Agora pelo que me consente a cruzada das crianças houve sim, nunca ouvi teoria que contrariasse, mas estou aberto.
 
Eu sei da Cruzada Popular, que foi uma não oficial, ocorrendo antes da primeira Cruzada realmente...

Um dos fatos responsáveis pela terrível visão que os muçulmanos ficaram dos cristãos já de início. Teve até canibalismo numa vila islãmica e tal...

Mas isso foi apenas uma lenda, a Cruzada das Crianças, não? Não se sabe se aconteceu.

Factual. :yep:

Para os critãos, foi a retomada da Terra Sagrada; Para os muçulmanos, foi a invasão dos "bárbaros" Cristãos.

Tem um livro muito bom, As_Cruzadas_vistas_pelos_árabes do Amin Maalouf. Mostra a visão dos árabes da invasão cristã-ocidental.

As tais cruzadas na península ibérica não tinham esse nome nem o cunho de "cruzada", apenas no sentido literal (mesmo assim não deixa de ser).

O espírito de retomada da terras de Deus das mãos infiéis/pagãs era o mesmo. Alguns historiadores assimilam a conquista espanhola da América como um movimento similar às Cruzadas.
 
Essa das Cruzadas das Crianças também não sabia!!! Mas quanto às cruzadas cá em Portugal; chamavam-se mesmo Cruzadas. Sim, porque, qualquer que fosse a batalha contra os sarracenos, chamavam-lhe Cruzada, pois os soldados usavam todos uma cruz vermelha.

Se calhar não é bem assim, mas daqui a um bocado volto a ter aulas de história e conto-vos tudo!!

Obrigada por postarem aqui!!! Muito obrigada! : )
 
Assisti pela primeira vez Kingdom of Heaven nesse final de semana. Tenho que admitir que amei o filme, e amei mesmo! Estava precisando ver reis com caráter, reinos onde existissem pessoas nobres com propositos justos. Sei que na realidade não é bem assim, mesmo assim, amei o filme!

Nunca me interessei muito pelas cruzadas. Alguem poderia citar quantas e como foram elas? O que conseguiram? Depois desse filme passei a olhar com mais carinho para elas!
 
Para a Terra Santa foram oito. O filme mostra a queda de Jerusalém, que aocnteceu na terceira (é isso? Estou escrevendo sem fontes). Exisitram cruzadas na península ibérica também, cruzadas, ne verdade, foi um movimento ocorrido na Europa, onde além de ressuscitar o comércio no Mediterrâneo, recuperou terras para os cristãos e fou o principal repsonsável pelo Renascimento.
A Wikipedia tem um artigo muito bom sobre elas.
 
Para a Terra Santa foram oito. O filme mostra a queda de Jerusalém, que aocnteceu na terceira (é isso? Estou escrevendo sem fontes). Exisitram cruzadas na península ibérica também, cruzadas, ne verdade, foi um movimento ocorrido na Europa, onde além de ressuscitar o comércio no Mediterrâneo, recuperou terras para os cristãos e fou o principal repsonsável pelo Renascimento.
A Wikipedia tem um artigo muito bom sobre elas.

Isso mesmo! Mas a Jerusalém, quando caíu, foi de vez... ficou para sempre no poder dos sarracenos...

OS TEMPLÁRIOS IAM PRAGUEJANDO ENQUANTO OS MOUROS OS DESPEJAVAM DE CASA...:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo