• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arwen é Vênus?

Hynn

Usuário
Tem uma questão sobre a qual venho pensando muito ultimamente. Seria Arwen inspirada na deusa Vênus?
Afinal ela é a "estrela vespertina de seu povo" e também é dito que nela a "figura de Lúthien tinha voltado à terra de novo".
É citado que Lúthien "era a mais bonita entre todas as donzelas daquele mundo".
Bem, a estrela vespertina, que vemos ao entardecer é o planeta Vênus, e na mitologia ela é a mais bela das deusas.
Há alguma coisa escrita pelo proprio Tolkien a respeito?
 
não tenho nenhum conhecimento sobre isso e não sei se tolkien escreveu à respeito,
mas é muito interessante, parece sim que tem alguma relação ou então talvez possa ser pura coicidência.!
 
Essa é uma questão muito interessante, Hynn. Curiosamente, na Antiguidade pensava-se que Vênus era 2 estrelas: a Estrela Matutina, Lúcifer, e a Estrela Vespertina, Vésper. Pra mim é difícil não ver uma relação entre isso e Lúthien/Arwen.
 
Tb nunca havia reparado, mas como Tolkien era um homeme de amplo conhecimento e tudo q escreveu foi relacionado com os mitos ingleses e irlandese, num é de se estranhar q os mitos ocidentais mais conhecidos no mundo como da grag-romana tb tenha influenciado.
 
Não existe tal relação com Arwen.

Existe é a relação de Eärendil com Vênus, visto como tal depois de sua ascensão aos céus no Vingilot com a Silmaril em sua testa, relação feita pelo próprio Tolkien, já que o nome do filho de Tuor vem de uma palavra anglo-saxã, éarendel, que significa "estrela da manhã" (que nada mais é o nome dado a Vênus quando aparece antes do Sol).
 
Última edição por um moderador:
Gabriel disse:
Não existe tal relação com Arwen.