• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arwen é Vênus?

Hynn

Usuário
Tem uma questão sobre a qual venho pensando muito ultimamente. Seria Arwen inspirada na deusa Vênus?
Afinal ela é a "estrela vespertina de seu povo" e também é dito que nela a "figura de Lúthien tinha voltado à terra de novo".
É citado que Lúthien "era a mais bonita entre todas as donzelas daquele mundo".
Bem, a estrela vespertina, que vemos ao entardecer é o planeta Vênus, e na mitologia ela é a mais bela das deusas.
Há alguma coisa escrita pelo proprio Tolkien a respeito?
 
não tenho nenhum conhecimento sobre isso e não sei se tolkien escreveu à respeito,
mas é muito interessante, parece sim que tem alguma relação ou então talvez possa ser pura coicidência.!
 
Essa é uma questão muito interessante, Hynn. Curiosamente, na Antiguidade pensava-se que Vênus era 2 estrelas: a Estrela Matutina, Lúcifer, e a Estrela Vespertina, Vésper. Pra mim é difícil não ver uma relação entre isso e Lúthien/Arwen.
 
Tb nunca havia reparado, mas como Tolkien era um homeme de amplo conhecimento e tudo q escreveu foi relacionado com os mitos ingleses e irlandese, num é de se estranhar q os mitos ocidentais mais conhecidos no mundo como da grag-romana tb tenha influenciado.
 
Não existe tal relação com Arwen.

Existe é a relação de Eärendil com Vênus, visto como tal depois de sua ascensão aos céus no Vingilot com a Silmaril em sua testa, relação feita pelo próprio Tolkien, já que o nome do filho de Tuor vem de uma palavra anglo-saxã, éarendel, que significa "estrela da manhã" (que nada mais é o nome dado a Vênus quando aparece antes do Sol).
 
Última edição por um moderador:
Gabriel disse:
Não existe tal relação com Arwen.

Existe é a relação de Eärendil com Vênus, visto como tal depois de sua ascensão aos céus no Vingilot com a Silmaril em sua testa, relação feita pelo próprio Tolkien, já que o nome do filho de Tuor vem de uma palavra anglo-saxã, éarendel, que significa "estrela da manhã" (que nada mais é o nome dado a Vênus quando aparece antes do Sol).


Concordo com o Gabriel
 
Tolkien gostava e pesquisava muito não só a mitologia grega mas também a nórdica e anglo-saxônica. Acho que na verdade todas obras tem um pouco de várias culturas.
Uma semelhança que ficou marcante pra mim foi que Yavanna parece muito com a Deusa grega Deméter, ou Ceres, como era conhecida pelos romanos. As duas tinhamgrande amor pelas plantas e era a ela que os gregos apelavam para proteger e abençoar as plantações...
 
Eu acho que na verdade foi apenas imprensao sua. Pois se fosse assim, Luthien seria relacionada pelo AUTOR a deusa Afrodite, porem isso ñ ocorre em nenhum momento, por mais escondida que estivesse essa relaçao.
 
Só retificando meu comentário anterior...
Não quis dizer que ele copiou a mitologia grega, só achei parecido, pois nas sociedades antigas onde existia uma maior base de produção agrícola era natural que as pessoas reverenciassem deusas, mulheres, pois este simbolismo está diretamente relacionado a fertilidade, todas as culturas tiveram suas "deusas da terra". Tolkien apenas criou sua mitologia própria seguindo a lógica de de várias culturas.
Mesmo assim não podemos tirar seu crédito pois, mesmo tendo algumas semelhanças, o mundo de Tolkien prima pela riqueza de detalhes e originalidade.
Não me entendam mal!
 
Última edição:
Gabriel disse:
Não existe tal relação com Arwen.

Existe é a relação de Eärendil com Vênus, visto como tal depois de sua ascensão aos céus no Vingilot com a Silmaril em sua testa, relação feita pelo próprio Tolkien, já que o nome do filho de Tuor vem de uma palavra anglo-saxã, éarendel, que significa "estrela da manhã" (que nada mais é o nome dado a Vênus quando aparece antes do Sol).

ok, mas essa é a relação astrológica. não podemos descartar a possibilidade de uma analogia mitológica com isso.
 
po tipo que confirmando o que eu ja disse: ñ tm nada a ver essa historia de Arwen servir como uma figura mitologica seja da grega Afrodite, seja da romana Venus, seja da egipcia Isis, ou de qualquer outra mitologia!!!!!!... :think:... A ñ ser que seja de alguma mitologia nordica ou no minimo anglo-saxonica, porem se fosse desse modo Tolkien teria dechado alguma "pista" p/ nos tentarmos desvendar e achar essa resposta
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo