Melian
Período composto por insubordinação.
A lista do Gerbur é muito "ele". Talvez, por isso, ao falar sobre ela, eu me sinta confortável para ser muito "eu". Desde março do ano passado, quando a música de muitas vozes tem deixado de pairar sobre o mundo, tenho pensado, bastante, em Nienna. Minha personagem preferida de Tolkien sempre foi a Melian: inteligente, firme, rainha da porra toda, na verdade (sim, é claro que eu sou imparcial!). Melian era uma Maia, da raça dos Valar. Vivia nos jardins de Lórien; e entre todos os de seu povo não havia ninguém mais bela do que Melian, nem mais sábia, nem mais hábil em canções de encantamento. Acontece que eu também sempre gostei demais da conta da Nienna: que conhece a dor da perda e pranteia todos os ferimentos que Arda sofreu. A partir do conhecimento advindo do pranto, Nienna nos ensina a ter compaixão e persistência. Parece que todos os dias temos vivido o mesmo dia, desde o ano passado; e estamos, todos, exaustos e emocionalmente devastados. Mas O Silmarillion, melhor livro do Professor (mais uma vez, estou sendo imparcial), está aí para nos lembrar de que mais do que sermos persistentes, é hora de exercitarmos a compaixão para que, como Nienna, tenhamos a capacidade de transformar a tristeza em sabedoria.
1. O Retorno do Rei (J. R. R. Tolkien)
Além de ser a conclusão épica de um dos maiores épicos da humanidade, possui os Apêndices! Meu Deus! Os Apêndices são uma leitura à parte: várias árvores genealógicas, o índice dos principais acontecimentos em cada ano, um aprendizado de como ler e pronunciar nomes e palavras da Terra-Média (impressionante!), enfim. E o mais legal: a história dos anões, do povo de Rohan (como a história do Abismo de Helm) e de Gondor! Puta livro sensacional!
2. O Silmarillion (J. R. R. Tolkien)
Impossível não citar. Se O Retorno do Rei é sensacional, O Silma é uma obra-prima, é ímpar! Aprofunda bem as histórias de Arda, Primeira Era, Segunda Era... Grandes histórias! Como a história de Aule e Yavanna (a criação dos anões); a das árvores de Valinor e a criação do sol e da lua. A história de Numenor e Ar-Pharazon. A história de Azaghal “o dragão do oeste”. As histórias de Hurin, Turin, Tuor. Beleg. Finrod Felagund (puta cara sensacional). O rei Thingol (cara foda demais). Luthien e Beren. Tantas histórias incríveis e sensacionais! Aprendi demais com esse livro.
3. Meditações (Marco Aurélio)
Esse tem um espaço reservado no meu coração. Adoro filosofia. Curto, mais ainda, filosofia estoica. Esse livro do imperador romano, Marco Aurélio, nos ensina tanto! Primeiro: a vida é difícil, terrível; mas também é um privilégio. O que você vai fazer? Você é o único “culpado” ou responsável por tudo na sua vida. E o livre-arbítrio existe para que você faça o que quiser de sua vida. Para mim, ficou muito claro como a vida é curta. Temos pouco tempo para nos realizarmos enquanto seres humanos. Pouco tempo para contribuirmos, para evoluirmos como humanidade; para encontrarmos e darmos o nosso recado: “é melhor que nos apressemos”.
4. O Macaco Nu (Desmond Morris)
Livro ótimo! Faz muito anos que o li. Emprestei meu exemplar, nunca devolveram. Preciso comprá-lo de novo. Nele, o autor, zoólogo, analisa a evolução humana a partir do ponto de vista animal. Puta livro! A primeira frase dele é: "Existem hoje no mundo 276* espécies de macacos e símios, todas com o corpo repleto de pelos, com exceção de uma que chama a si mesmo de 'homo sapiens sapiens'". Superleitura!
5. 12 Regras para a vida: um antídoto para o caos (Jordan B. Peterson)
Nossa, muito difícil escolher o último livro. Poderia citar alguns, aqui, mas escolhi este porque é de um psicólogo canadense, cristão, de direita! Um cara tão inteligente! Domina, com maestria, os temas sobre os quais escreve, e trata-se de uma escrita muito leve. Jordan B. Peterson não é um cara que quer irritar, que quer impor o que pensa. Ele quer mostrar a visão que tem das coisas. Se a sua for diferente, não tem problema; você terá o mesmo respeito. O primeiro capítulo do livro, que é sobre a lagosta; e o segundo capítulo, que é sobre o jardim do Éden, são um show à parte.
Gerbur Forja-Quente disse:Esta é minha lista, atualmente, pessoal. Espero que gostem.