• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Bem. Eu discordo ligeiramente das ultimas afirmações. Sim. Aptidão fisica é importante, mas não é necessariamente um limite. A maioria dos estudos diz que é 20% talento e 80% suor o que faz um atleta de alto nível (ou alguma proporção desse tipo). O que importa é que dizem que o quanto o cara ralou no treinamento muitas vezes acaba contando mais do que as características herdadas do pai e da mãe. Bem, com isso poderiamos abrir uma discussão, existe talento, dom, ou seja la o nome que for dado a isso?

De qualquer forma, não acho que bastaria fazer o mesmo treinamento que um recordista olimpico. Mas, quem sabe, e se o "qualquer um", que não tem um fisico tão bom para a corrida, treinasse mais do que o recordista? Há uma chance, embora bastante pequena, de ele ser um recordista. Ou será que todos os recordistas, campeões, etc etc, nasceram para fazer aquilo?

Também concordo em partes. Não disse que basta o cara ter o dom que não precisa treinar. Disse que entre nós, meros mortais, na grande maioria das vezes o que faz a diferença é o suor mesmo, mas no esporte de alto nível, infelizmente, o "dom" faz a diferença sim. Um pouco menos nos esportes que envolvam uma técnica que pode ser aprendida e aperfeiçoada, e mais nos que exigem uma característica física mais "pura", como força ou resistência.

Outra coisa. Quem já acompanhou o treinamento de atletas de alto nível sbe que é meio difícil pensar em treinar mais que eles, por um motivo muito simples. Eles treinam mais do que qualquer pessoa normal. Eles treinam no limite do que um ser humano suporta, pois são levados ao extremo da condição física humana. Justamente naquele estágio que não basta a força de vontade sem aquela mãozinha da mãe natureza. Tanto é verdade que hoje existem testes científicos pra saber se o garoto tem aptidão para esta ou aquela modalidade. E não estou falando de colocar o menino na pista, quadra ou tatame pra ver do que ele é capaz. Estou falando de fazer um exame de sangue ou coisa assim.

Ou seja, a mãe natureza te deu um motor. Se for um 1.0, você pode preparar o quanto for, colocar turbo, nitro... Com certeza vai render mais que muitos 2.0 originais de fábrica. Mas se o cara que nasceu com um 2.0 resolver prepará-lo também, com certeza vai render mais do que o seu...

Fazendo uma comparação bem tosca, não adianta o cara querer jogar vôlei na seleção se ele tem um metro e meio de altura. Ele nunca vai bloquear o cara de dois metros. Ele pode ser o melhor jogador de vôlei do bairro, da escola, do clube... Mas pra seleção ele não vai.

Ou alguém duvida?
 
Última edição:
Fazendo uma comparação bem tosca, não adianta o cara querer jogar vôlei na seleção se ele tem um metro e meio de altura. Ele nunca vai bloquear o cara de dois metros. Ele pode ser o melhor jogador de vôlei do bairro, da escola, do clube... Mas pra seleção ele não vai.

Ou alguém duvida?

É mas ate nesse caso, não da pra generalizar... ou seja, é semrpe mezzo mezzo...


Pode existir um cara de 1,50 m que bloqueia caras de 2 m de altura... quem sabe a mãe natureza não deu a ele musculos com uma bela aptidão de crescimento e força motora q treinando faz ele pular a um altura q bloqueie o cara de 2m... Ou pior, o cara tem 2 m, mas não tem força nas pernas pra subir o suficiente por causa do seu proprio peso.

Na verdade, é por causa desse exemplo e dessa idéia que agente discarta essa possibilidade como certa. Nunca funciona como regra, uma vez que aptidoes fisicas não se dão pra todo tipo de habilidade, aqui incluo tb as mentais... como raciocineo rapido e timming, seja de inteligencia ou de burrice.

E ainda no exemplo que vc deu, agente discarta mais ainda a funcionalidade dela na arte marcial, uma vez q o golpe do adversario nunca sera unicamente comparado a apenas uma estrategia de bloqueio ou de defesa... se bem, q nem no volei né? se o cara não pula, ele deixa o cara cortar e usa a habilidade dele de rapidez pra ir pegar a bola antes de tocar o chão.

Logo, se o cara tem uma aptididão fisica a um elemento ou alguns desses, outros tem na mesma escala, oq transforma essa comparação em um verdeiro jogo de xadrez, onde as peças se encaixam e se atacam de acordo com suas funções.

Agora eu vou dar um exemplo real, q eu presenciei... um exame de artes marciais, dois luadores, um tinha 2m de altura e pesava 120 kg.. é isso é serio.. o outro tinha 1,70 de altura e pesava 65kg... ambos eram bons, digo.. tinham o mesmo periodo de treino, o maior era ate meis treinado q o menor, ele ate era mais rapido em alguns sentidos... enfim.. so biotipos diferentes. Ou seja, a mãe natureza deu uma função diferente para cada um... um "motor" diferente ... e mesmo assim, a luta foi altamente disputada... a velocidade e esperetza do menor, se comparavam a resitencia e a força do maior... ate que, o menor em um movimento rapido acertou a ponta do queicho do maior com um chute... e esse não conseguiu levantar mais...

Ou seja, ambos poderiam ganhar... cada um estava usando oq tinha de melhor pra derrubar o outro, usando oq a mãe natureza tinha lhes dado... mas, eles estavam disputando na verdade... o quanto cada um deles sabia mais daquela arte... como eles podiam usar todas essas vantagens biotipicas e que foram potenciadas com o treino como ferramentas uteis dentro daquele embate, e pra isso eles precisariam conhecer as "regras do jogo" e so se conhece essas regras com o devido conhecimento da arte q vc pratica... e praticar mais vc aprende mais as manhas dessas "regras".
 
Tenho um exemplo parecido para volei tambem, um amigo que joga comigo aos finais de semana tem 1,80 de altura, a impulsão dele é de no minimo 1,0m o que torna seu ataque muito mais eficiente que outro amigo nosso de 2,10.

Na seleção tambem, o Giba que é um dos nossos melhores pontas não é o mais alto.

Conheço moto ducati de 125cc que anda melhor que muita moto 600cc a 1100cc.

Desculpe amigo mas isso nao quer dizer nada, leia o novo livro do Bernardinho que voce vai se surpriender com suas declarações.
 
Hum, agora uma pergunta, será que esse motor não é na verdade também um treinamento inconsciente?

imaginem dois corredores, um descobriu aos quinze anos que tinha aptidão para o esporte, e começou a treinar a partir daí, o outro treina duro desde os oito anos, como ficaria essa comparação, então, se o de que começou a treinar agora tivesse passado a infância dele inteira brincando de coisas como pega-pega e outras que envolvam corrida?
 
Hum, agora uma pergunta, será que esse motor não é na verdade também um treinamento inconsciente?

imaginem dois corredores, um descobriu aos quinze anos que tinha aptidão para o esporte, e começou a treinar a partir daí, o outro treina duro desde os oito anos, como ficaria essa comparação, então, se o de que começou a treinar agora tivesse passado a infância dele inteira brincando de coisas como pega-pega e outras que envolvam corrida?

Da na mesma do exemplo q eu expliquei... não importa essa aptidão comparada ao conhecimento que vc tem do jogo... e estamos falando aqui de arte marcial...

Em outros esportes eu ate concordo que possa existir uma diferença, como por exmeplo... hmm.. levantamente de peso? ahm bem.. se um garota nasce forte pacas e treina isso, agora se alguam nasce fraco e treina tb.. talvez o mais tenha nascido mais forte realmente vença e oq fez a diferença é esse motor diferente q a natireza lhe concedeu... mas em artes marciais... so funciona no sentido de raciocineo rapido mesmo, e mesmo assim depende do como vc tem habilidade de compor tudo aquilo que vc aprendeu em função do metodo e estretegia de vitoria....

Logo, voltamos a dedicação e entendimento da arte... optidão fisica em alguma coisa, seja em chutes, socos, saltos, força, velocidade e algo que se usa a favor, e dentro do contexto desse entendimento.
 
Bom ,como nao quero repetir topico acho certo postar aqui mesmo .
Existem praticantes de ninjutsu no forum ainda?
Se existem sabem me dizer se existe um dojo em Curitiba?
 
Fedor Emelianenko.

é o maior lutador da atualidade, Berserk.



Aliás, eu tenho que te agradecer Armitage, eu pensei que voce nem postava mais aqui.

Naquele dia que voce falou aqui que tinha a final do OWGP. Eu até assistia luas de vez em quando e tal, e depois que voce falou que eu comeceia a acompanhar mais seriamente, vicei em MMA. Valeu!
 
Da na mesma do exemplo q eu expliquei... não importa essa aptidão comparada ao conhecimento que vc tem do jogo... e estamos falando aqui de arte marcial...

Em outros esportes eu ate concordo que possa existir uma diferença, como por exmeplo... hmm.. levantamente de peso? ahm bem.. se um garota nasce forte pacas e treina isso, agora se alguam nasce fraco e treina tb.. talvez o mais tenha nascido mais forte realmente vença e oq fez a diferença é esse motor diferente q a natireza lhe concedeu... mas em artes marciais... so funciona no sentido de raciocineo rapido mesmo, e mesmo assim depende do como vc tem habilidade de compor tudo aquilo que vc aprendeu em função do metodo e estretegia de vitoria....

Logo, voltamos a dedicação e entendimento da arte... optidão fisica em alguma coisa, seja em chutes, socos, saltos, força, velocidade e algo que se usa a favor, e dentro do contexto desse entendimento.

Com certeza pode ter um cara de um metro e meio que salta mais que um cara de dois metros, mas pode ter certeza de que ele não salta mais do que o cara da seleção de vôlei, porque ele é um atleta de ponta. Perfeito não, mas muito mais completo do que qualquer pessoa "normal". Ou seja, o cara da seleção, além de ser alto, tem muita força nas pernas, ou em qualquer outro grupo muscular que a pessoa use pra saltar. A ciência não trabalha com suposições. Não adianta dizer pra um treinador de qualquer esporte algo do tipo "Mas e se em algum lugar do mundo tiver um cara de um metro e meio que cosegue bloquear o atacante da seleção?". Ele vai dizer algo do tipo "Quer dizer que todos os treinadores de vôlei do mundo, que passaram a vida inteira garimpando talentos, nunca conseguiram achar esse cara?"

Além do fato de o corpo humano, por si só, ter limites. Tem um limite de força que um músculo humano pode produzir. O o músculo do atleta produz mais que o de uma pessoa normal. O do atleta de ponta produz mais do que o do atleta normal, e geralmente estão muito próximos do limite humano. E isso vale para qualquer outra característica física.

Agora acho que chegamos no ponto chave, de quando começamos aquela conversa sobre melhor arte marcial. Além do que ja foi falado sobre a qualidade, empenho e vontade do praticante, vem a questão física.
É a mesma história da moto que o colega citou. Tem certas motos menores de certa marca que tem melhor desempenho que motos maiores de outra. Concordo plenamente, assim como também já vi baixinho lutar de igual pra igual com grandão. Porque tem muito mais fatores envolvidos quando se trata de artes marciais do que apenas força, flexibilidade ou resistência. Ou mesmo fatores mais psicológicos como estratégia ou auto controle.

Vamos a um exemplo prático. Um determinado cara fala que "Tae kwon do é a melhor arte marcial. A mais completa, mais antiga, mãe de todas as outras" (só um exemplo, nada contra o pessoal que pratica). Agora me respondam à luz da razão: o tae kwon do é a melhor arte marcial, com tudo aquilo de chutes, pra um cara que tem uma perna só? Esse cara pode praticar tae kwon do? Claro que pode, dentro das limitações dele. Vai ser o melhor pra ele? Depende do que ele almeja...

Só pra ilustrar, e isso é verdade, não é brincadeira, uma vez passei a maior vergonha no clube. Tinha um tiozinho com uma perna só que nadava muito mais do que eu... Mas tenho certeza de que se eu resolvesse treinar natação, nadaria mais que ele, porque graças a Deus eu tenho as duas pernas.

Tem gente que, naturalmente, tem menos força, menos flexibilidade, menos coordenação motora... Tudo isso pode melhorar com o treinamento, a ponto de um cara mais fraco conseguir socar melhor que um naturalmente mais forte, por exemplo.

Ou seja, quando se fala em melhor arte marcial, o cara tem que pensar em o que é melhor pra ele, de acordo com o que ele almeja, que pode ser diferente do que é melhor para o outro.

:mrgreen:
 
Conclusão, "a melhor arte marcial" também é algo relativo.

Relativo ao seu corpo, sua meta, sua mente e etc...


então eu ouso fazer a pergunta:

Qual a arte marcial é a mais completa, para alguém que tem o corpo todo e almeja poder bater em todas as pessoas?


Primeiro coloco a minha arte, que já pode ser posta como a pior, já que prega a não-violencia.
 
Eu acho o cara foda... mas ainda prefiro o Cro Cop. Cada ano é um ano, e em 2007 eles se enfrentarão! Vamos apostar quem ganha! :hanhan:


Isso é. Mas enquanto eles não se enfrentam, o que conta é o enfrentamento prévio deles, que deu Fedor.


Apesar das ultimas apresentações do Fedor não serem tãããão boas, ele motivado acho que ainda pega qualquer um.


E na história, não há o que falar. Ele espancou todo mundo que botaram na frente.
 
Aliás, eu tenho que te agradecer Armitage, eu pensei que voce nem postava mais aqui.

Naquele dia que voce falou aqui que tinha a final do OWGP. Eu até assistia luas de vez em quando e tal, e depois que voce falou que eu comeceia a acompanhar mais seriamente, vicei em MMA. Valeu!

Bem vindo a turma dos viciados em vale-tudo! hehe

Esse ultimo título do Crocop (aquele que ele sapecou o Wanderley e depois o Josh Barnett ) foi imoressionante - o Crocop tava muito bem preparado, fisica e principalmnte mentalmente... tava uma máquina de bater. Eu acho que se ele enfrenta o Fedor ali poderia ganhar.


Foi legal ver ele dando uma aula no Wanderley Silva, controlando a distância, entrando e saindo, alternando ritmo, e só colocando tiro certo. Ficou nítido ali que o Wand não sabe boxear... ele sempre soube "brigar" (partir pra cima do oponente socando e chutando e babando como um animal raivoso), mas boxear... com técnica e inteligência... celontrolando distancia, entrando e saindo, fintando, etc, ele nunca soube. E o Crocop deixou isso claro ali - parecia um veterano lutando contra um novato. Deu pena do Wand.

Vamos ver como o Crocop se sai no UFC agora..
 
Aquela luta foi um atropelamento, deveria dar BO, tentativa de assassinato!


Eu andei olhando umas lutas mais antigas do Wanderlei também, me parece que apesar de sempre ter tido esse estilo que voce citou, antigamente ele era mais ágil, e conseguia acertar bastante. Claro que nunca iria funcionar contra um striker top como o Crocop, mas dava certo contra todo mundo.
 
Eu discordo um pouco, isso é muita propaganda Myamoto, não que ele não seja um estilo foda... muito pelo contrario, ele realmente chuta bundas... mas eu ja vi praticantes de estilos tradicionais de okinawa que, eram realmente espetaculares... presenciei uma apresentação de praticantes vindos de okinawa no festival de aniversario de Benjin.. e nossa, eles são realmente BONS no sentido marcial da coisa.




O Dark... aqui em sp, tem umas escolas que ensinam um dito estilo "shaolin do sul"... não é um estilo da familia nan quan especifico.. e sim um sistema unico.

Ta agente sabe que existem realmente "Shaolins do sul"... devidamente aos templos de cantão, fukien e shandong... todos tinham monges lutadores, e como monge guerreiro virou sinonimo de Shaolin... a terminologia Shaolin do Sul.. é real...


Agradeço por me convidar para a discussão, você captou minha tendência de guerreiro. Até onde me lembro, por favor não levem minha opinião a ferro e fogo pois me interessei pelo assunto há uns 15 anos e minha memória pode me pregar peças, afora a história dos templos, na prática a diferença é que o Shaolin Norte favorece os movimentos de pernas, enquanto o Shaolin Sul favorece o movimento de braços, porque os chineses da região eram mais baixos e como é natural naquele povo se esmeraram em cada uma das regiões em aprimorar seus dotes naturais.

Sobre a discussão do "motor humano", concordo em gênero, número e grau com o Uruk- Hai, só acrescentaria um detalhe: Sendo o corpo humano dinâmico, o desempenho dele depende das condições do dia. Perdoem-me pela imagem, mas uma pontinha de gases ou intestino preso no dia da luta destrói qualquer treinamento árduo.
Como vi citado em algum lugar, a diferença entre o melhor garanhão e todos os outros é uma pontinha de nariz na linha de chegada. Uma vez estando tudo certo, treino em dia, motor engraxado, pensamento clear, creio que só uma coisa faz mesmo a diferença na hora da luta, esquecer de nossa racionalidade e ceder o corpo aos instintos.
Até mais.
 
Eu ia entrar no ponto do motor, mas acho que Veronica já falou tudo.

- - -

Eu andei olhando umas lutas mais antigas do Wanderlei também, me parece que apesar de sempre ter tido esse estilo que voce citou, antigamente ele era mais ágil, e conseguia acertar bastante. Claro que nunca iria funcionar contra um striker top como o Crocop, mas dava certo contra todo mundo.

Pois é Musashi, o Wand antigamente tinha a ajuda de seu excelente físico - stamina extraordinária (o cara não cansava, parecia possuido), rapidez, e pegada fortíssima. Mas depois que perdeu aquele físico, só sobrou a técnica que, como já dissemos, não é lá das melhores.

Mas mesmo assim sempre fui fã dele, acho que o diferencial dele estava ( além do físico de outrora) na ferocidade com que ele partia pra cima do adversário - parecia uma fera, à la Mike Tyson. Parecia lutar pela própria vida... como um animal selvagem.

Hoje ele não tem nem o físico nem a ferocidade. Acho que já tá na hora de aposentar.
 
Eu acho o cara foda... mas ainda prefiro o Cro Cop. Cada ano é um ano, e em 2007 eles se enfrentarão! Vamos apostar quem ganha! :hanhan:



E aí, o Crocop ainda é o melhor?



Btw, ano das zebras no MMA. Só o Fedor é imune (a tudo). Não duvido que o Minotauro perca para algum pesado ruim no UFC.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo