• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Ai... Taura q piadinha mas lado B essa sobre Pak Man... :|

Pak Man e um dos estilos de kung fu mais antigos e existe, ele tem esse nome porq foi desinvolvido por um Monge q ficou vivo da chacina em Shaolin em 632 D.C. E o nome desse monge era Pak Man...

Esse lance de lutar na real, e meio q falta de pensar e cair no conceito popular, percebe-se q Bruce, Jackie e Jet fizeram muitos filmes sem recursos visuais, e eh evidente q esse e mais alguns q tb saum da mesma laia fazem realmente os movimentos em grande velocidade e com grande abilidade. Certo?

Salvo esse novos filmes com efeito digitais e outras coisas.

Vejam so, se naqueles filmes eles tinham aquela velocidade e abilidade para executar a coreografia, vc não acham q isso representa um grande reflexo e agilidade? Fatores essenciais para uma luta real... Então na real, vc pode ate acertar um soco neles, mas imagine eles devolvendo com a mesma categoria e velocidade q eles mostraram no filme? Nocaute na certa!

Isso tb entra em uma discuçao, olha vc ve um cara fazendo uma apresentaçao na sua frente sozinho, com estrema abilidade e velocidade, ai alguem diz "ma na luta de verdade ele num faz isso". Mas pra que fazer aquilo ?? Se com aquela velocidade ele te der um chute... ( velocidade aplicada + peso da perna) vc e arremasado longe e com alguns danos fisicos, subentendedo q ele tenha o conhecimento de um chute corretop tb, piora pro seu lado...
Se vc pega uma bailaraina, mande ele te chutar. Ou um cara q jogue baseball, mande ele te socar? Tsc... nos dois casos mesmo q vc "defenda", vc toma um puta estrago.
E obvio q para se fazer uma cena de sequecia de luta bem feita em filmes sem recurços e nesseçario saber bem um arte marcial, sim.

E levando em concideraçao q a verdadeira arte marcial, a antiga, se resolve com um unico soco, ou golpe...

Sim, eles lutam bem sim! Menos os filmes Matrix da vida, ai o computador ajuda... Quer dizer, faz tudo. E com um bom coreagorafo, fozeram ate o Keanu Revees ser um "mestre"... Mas aposto q ele nunca treinou, ele num tem força nos ataques não. Nem velocidade, q eh aplicada com jogo de filmages para parecer grandes lutas.

Alguém sabe o nome da arte macial que o Steven Seagal pratica
Acho que é KEMPÔ, se alguém souber...

ah... e Aikido, Steven Seagal e setimo dan de Aikido pela Aikikai do Japão. Somente 4 no mundo tem esse titulo. Mas o dele e jeito de enrolaçao e eventualidades duvidosas num da pra acreditar não.

Kenpo, e a arte marcial dos Monges Japoneses, na verdade e conhecido como o Kung Fu japones... Pois eh igualzinho. Bem, Kempo e como se fala Kung Fu em japones....heheh
 
Valeu...
confundi legal...
Mas o cara luta muito, tah legal que é filme, mas que luta muito isso é verdade...
 
Gosto da descrição do Aikidô, da violencia implícita do Kung-Fu.
Como disse o Uglúk, sou formado em Karatê, mas to parado a anos.
Sobre o Aikidô, eu disse descrição, pelo modo em que os golpes são desferidos, usando o próprio ataque do inimigo com a força da defesa, aprecio isso... um incentivo a mais ao não uso da violencia nesses tipos de esporte.
 
Olha todas as artes marcias tem o mesmo objetivo, o mesmo fundamento. Ja disse uma vez, elas formam um grande quebra cabeças.
Podemos achar peculariedade e classificar todas elas, mas sua origem e uma so!
Derrotar um possivel adversario o mais rapido possivel, e para isso a morte era quase inevitavel... Matar, alejar e tudo mais era nescessario a seculos atráz.
Nos dias de hj, muitas artes tentam escoder essas verdade, dizendo tudo isso de q e arte da paz, e o movimento e meditaçao... e bla bla bla. E claro, q homem moderno e evoluido aceitaria a ideia de aprender um arte em q a prioridade e matar uma pessoa?

Mas sim, essa e a origem, matar o adversario...

Mas a reforma religiosa - filosofica nas artes ( Budismo, Taoismo, Confusionismo), teve grande ajuda para q surgicem as arte com base em meditaçao, e com virtudes honrosas... Q tendem a simpelsmente imobilizar o adversario sem matar, pois tirar a vida era "pecado".

Mas mesmo assim eles matavam, afinal o risco de morte na epoca era muito maior...

Mas o problema, principalmente no Kung Fu... E q as pessoas de hj iludidas com filems, midias e historias sobre grandes guerreiros. Se esquecem, alias, nem sabem q Kung Fu não e sinonimo de lutar bem... Mas sim de viver bem, e muitas outras artes ( mas eu apartir de Kung Fu num diferencio mas nem uma, pra mim todas saum Kung Fu) tb tem esse significado. Se vc sabe lutar muito bem, vc não sabe Kung Fu. Se vc sabe historia e filofia, vc não sabe Kung Fu. Se vc e uma pessoa descente e saudavel, vc num sabe kung fu. Particamente ninguem no mundo e capaz de viver e aprender Kung Fu... POis saber kung fu, e ser bom em tudo e saber tudo...

Então especificamos, Kung Fu Wu Shu, ai pode ser. Kung Fu ( tempo de abilidade) wushu ( arte amcrial).
Kung Fu Wu Shu ( vc tem um tempo de abilidade em artes marciais).

E isso serve para tudo.... Inclusive outras artes, se vc diz q sabe Kung Fu, vc generaliza, e Confúsio ja disse: "Para ser bom em kung fu vc precisa saber: medicina, historia, filosofia, ser honesto, viver bem e saudavel e finalmente saber se defender e defender quem precisa" Ele se baseou claro nas prioridades na época. Mas me diga hj em dia, quem sabe Kung Fu então??

Então, tentem ser realistas ao analizarem oq vcs sabem, e tudo sobre as artes marcias. Hj em dia, com certesa nós não aprendemos a arte marcial como ela devia ser aprendida... Nos aprendemos oq conevm eles ensinarem.

Talvez nossa cultura num assimile realmente o aprendizado real de uma arte marcial... Pois nossas prioridades saum outras...
 
Squall Leonhart disse:
Sobre o Aikidô, eu disse descrição, pelo modo em que os golpes são desferidos, usando o próprio ataque do inimigo com a força da defesa, aprecio isso... um incentivo a mais ao não uso da violencia nesses tipos de esporte.

Só pra galera que não conheça talvez não confundir, Aikido não tem golpes do tipo soco, chute, até tem algumas finalizações (com o oponente no chão)... acho que o termo mais correto seria "arremesso" visto que é a base de qualquer "golpe" do Aikido. O Aikido comparado com outras lutas está mais para o Judo ou Jiu-Jitsu, é uma luta com mais contato e torções do que golpes desferidos (socos e chutes como Karate). O que o Steven Seagal faz nos filmes dele não é Aikido, é uma mistura de vários estilos, e o Aikido praticado por ele é o Tomiki (acho que é assim que se escreve), próprio pra competições e diferente do estilo tradicional. Pra fechar, não esqueçam que Aikido é "A Arte de Quebrar Ossos"... sinistro...

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Olha todas as artes marcias tem o mesmo objetivo, o mesmo fundamento. Ja disse uma vez, elas formam um grande quebra cabeças.
Podemos achar peculariedade e classificar todas elas, mas sua origem e uma so!
Derrotar um possivel adversario o mais rapido possivel, e para isso a morte era quase inevitavel... Matar, alejar e tudo mais era nescessario a seculos atráz.
Nos dias de hj, muitas artes tentam escoder essas verdade, dizendo tudo isso de q e arte da paz, e o movimento e meditaçao... e bla bla bla. E claro, q homem moderno e evoluido aceitaria a ideia de aprender um arte em q a prioridade e matar uma pessoa?

Mas sim, essa e a origem, matar o adversario...

Ei, não vamos generalizar! Eu pratico Kendo (esgrima japonesa) e nunca vi nenhum desejo de morte na arte. E antes que alguém venha com gracinhas, Kendo é arte marcial e quem disser o contrário eu corto no meio! ops...

Alguém aí pratica Kendo também? Vamos trocar umas idéias, principalmente a galera de SP e do Sul que são áreas de mais tradição no esporte!!! Galera do Rio, vamos reagir, se alguém aí pratica, vamos trocar umas idéias!!!
 
Ei, não vamos generalizar! Eu pratico Kendo (esgrima japonesa) e nunca vi nenhum desejo de morte na arte. E antes que alguém venha com gracinhas, Kendo é arte marcial e quem disser o contrário eu corto no meio! ops...
Axo q o q o Ugluk quis dizer eh q todas as artes marciais foram criadas c/ o mesmo objetivo, matar o outro sujeito. Os kendo vem do kenjutsu q saum as tecnicas c/ a espada fora da ainha usada pelos samurais. E, a n ser q eu esteja enganado os samurais usavam a espada pra matar .
 
Dårk_Fëanor disse:
Ei, não vamos generalizar! Eu pratico Kendo (esgrima japonesa) e nunca vi nenhum desejo de morte na arte. E antes que alguém venha com gracinhas, Kendo é arte marcial e quem disser o contrário eu corto no meio! ops...
Axo q o q o Ugluk quis dizer eh q todas as artes marciais foram criadas c/ o mesmo objetivo, matar o outro sujeito. Os kendo vem do kenjutsu q saum as tecnicas c/ a espada fora da ainha usada pelos samurais. E, a n ser q eu esteja enganado os samurais usavam a espada pra matar .

Muito bem Sr. Fëanor... :wink:

Foi exatamente isso q eu quiz dizer... Todas as artes marcias . sem exeçao tiveram a mesma origem. Os tres pontos de partida forma India, China e Egito, dai para o resto do mundo... E a funçao basica de todas elas era a desabilitaçao do adversario.

Mas eu não tiro a rasão de Isildur, por ele falar q eu generalizei. E simples o Kendo realmente tem caracteristicas de não violencia e paz total.

Mas, o Isidul so provou na pratica oq eu disse, em vez de contrariar...hehehe.

O q eu disse: "Q homem moderno e evoluido, gostaria de saber q treina uma arte servida para matar?" Ou quase isso..hehe

O Kendo, e nada mais do q um exemplo do q foi gerado por essa questão q eu coloquei. Alias todos os "Dos" foram criados a partir desse questionamento.

Antes todos eram "Jutsu", oq significava ser uam arte de guerra plena, aprender a ser guerreiro, com toda a tradiçao e sim com todas as tecnicas de imobilizar e ate matar o adverçario, como disse inutiliza-lo de todas as formas possiveis. Duvido q um Samurai, deichava vivos ou não alejados, os ninjas em suas batalhas, era vida ou morte.
Mas logo se percebeu q a sociedade moderna em geral pensadores, não podiam aceitar essa idéia de "matar adversario", mesmo sendo algo sutil na arte. Nasce então "Do", o caminho. Assim em vez de ser arte no significado da guerra, era arte no significado de caminho e aprendizado. Algo muito mais ameno do q antes, algo q "passifistas" poderiam praticar sem ter o conflito de ser um arte criada para eventualmente matar alguem.

Então nesse momento, Bujutsu se torna Budo... E assim nascem artes marcias nos esportes, artes de competiçao, vc precisa derrotar seu adverçario mas sua vida num depende disso e vc num precisa pensar em matar seu adversario...
Mas como sempre existem puristas, oq eu acho correto essa existencia, q não deixaram o Jutsu se estinguir... Logo, hj em dia vc acha os dois tipos de "caminhos"nas artes japonesas... Mas num nego, Kenjutsu e so feito pela arte mesmo ne? hehe.. Duvido q alguem faça para lutar com ninjas por ai...hehehe

Mas vou comentar uma observaçao de Isildur.
Vc se referiu ao Kendo, como, "esgrima japonesa". Bem, como se trata de arte de espada num posso negar q pode ser chamado assim...

Mas eu creio q em tremos gerais, oq mais e conhecido como "esgrima japonesa"e o Iai-do, ou o antepassado, Iai-jutsu.

Mas pela caracteristica do q pelo termo, obvio. Quando alguem luta com as duas mãos na espada dificilmente e chamado de esgrima, mas sim quando se usa a espada em uma mão só. Caracteristica do Iai-do. Mas tb esse pode fazer parte do kendo... Então, creio q seria uma discuçao um tanto surreal, e mais dedutiva.

The Dark Angel disse:
Eu fiz Kong-Fu 3 anos
Só q parei de p´raticar ....

Eu ja pratiquei kendo
Achei uma droga ...

Nossa... :?

Então, se for pra postar assim, faz um favor pra gente: Não posta!!

Acho q um pouco mais de conteudo no post seria bem mais agradavel, alem de vc num ficar com essa imagem pessima q vc acabou de postar falando q kendo e uma droga, sem argumento algum.
 
Cara.... eu sempre quis entender mió essa historia dos "Do" q foram colocados depois. Ontem mesmo eu tava tentando explicar prum amigo meu essas parada...
Gostei bastante da explicacao Ugluk :lol:
 
O ideograma "do" significa caminho, trilha. Ou seja, filosofia.

O ideograma "jitsu/jutsu" é habilidade inerente à pratica. Se for uma arte marcial, é habilidade de matar. Se for arte de usar a espada, significava cortar.

"Ajudando" o Uglúk: não foram as religiões budistas, taoistas, shintoistas que introduziram o "é errado matar", mas foi a influência do cristianismo no Oriente que introduziu essa filosofia. Dessa forma mascarou-se o principio fundamental para que fosse aceito no mundo "civilizado". Ou seja, os praticantes quisessem ou não tinham de se tornar hipócritas em afirmar que o objetivo era mais "nobre".

Ah, uma coisa: sou uma porcaria em briga, hehee... :mrgreen:
Mas tenho bom senso para ouvir e não falar tanta abobrinha.
Ou pelo menos acho... bem deixa pra lá...
 
Bueno...

Fiz jiu-jitsu por dois anos, mas tive que parar... Pretendo voltar assim que tiver tempo, não pela luta em si, porque me lembro de tudo, mas pelo condicionamento físico...

Meu sonho era fazer capoeira... Mas entre ela e o jiu-jitus, fico com o segundo.
 
Primula disse:
"Ajudando" o Uglúk: não foram as religiões budistas, taoistas, shintoistas que introduziram o "é errado matar", mas foi a influência do cristianismo no Oriente que introduziu essa filosofia. Dessa forma mascarou-se o principio fundamental para que fosse aceito no mundo "civilizado". Ou seja, os praticantes quisessem ou não tinham de se tornar hipócritas em afirmar que o objetivo era mais "nobre".

Bem, eu desconfiava q fosse isso... :?

Mas como num tinha certesa generalizei as religioes.... :mrgreen:
Mas eu achava estranho mesmo, por na ordem de Shaolin, moges budistas mas eximios lutadores, eles matavam quem ousava invadir e robar a o templo. Bem, talvez tb a ideologia deles fosse maior doa vida das pessoas q invedissem. Ou esses num seriam dignos de viver ao cometer tao ato, ou apenas eles os mandaram para q o proprio Buda cuidase deles... :mrgreen:

Mas e real q em alguams batlaha de campo q eles participaram, eles deixaram vivos alguns adversario apos humilha-los em combate. Mas eu acho q isso tinha mais haver coma origem do bem e mal. O Mal devia se render e se arrepender, e o bem devia se mostrar superior e não demostrar raiva ou odio... Isto talvez movia certas atitudes desse nobres guerreiros.
Mas eu posso estar errado, e na verdade os Monges sntiam e pena, poqre els sabiam q eram fisicamente mais competentes, e simplesmente tinham pena de matar alguem tão inferior, tanto mentalmente como fisicamente...heheh

Mas me fica a duvida, oq e mais maldoso, deixar uma pessoa via humilada e alejada ou matar ela de vez??

Deichar vivo para ele alcançara a luz e se arrepender de seus pecados.
Bem, isso e linguagem pragmatica, nos nunca saberemos oq se passava na cabeça daquelas monges... E guerreiros de antigamente, mas a certesa eh: Sim, eles matavam!

Primula disse:
Ah, uma coisa: sou uma porcaria em briga, hehee... :mrgreen:
Mas tenho bom senso para ouvir e não falar tanta abobrinha.
Ou pelo menos acho... bem deixa pra lá...

Quando vc fala assim, ate eu assusto... :P
Talvez alguns pensem melhor antes de postar sob a tutela de Primula...

hehehe.... :wink:
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Mas vou comentar uma observaçao de Isildur.
Vc se referiu ao Kendo, como, "esgrima japonesa". Bem, como se trata de arte de espada num posso negar q pode ser chamado assim...

Mas eu creio q em tremos gerais, oq mais e conhecido como "esgrima japonesa"e o Iai-do, ou o antepassado, Iai-jutsu.

Mas pela caracteristica do q pelo termo, obvio. Quando alguem luta com as duas mãos na espada dificilmente e chamado de esgrima, mas sim quando se usa a espada em uma mão só. Caracteristica do Iai-do. Mas tb esse pode fazer parte do kendo... Então, creio q seria uma discuçao um tanto surreal, e mais dedutiva.

O Iai Faz faz parte do Kendo e do Kenjutsu... Eu particularmente (pq sinceramente eu não sei como é considerado por quem entende mesmo, vou até questionar isso no dojo...) não consiero o Iai (do e jutsu) uma arte marcial separada, porque ele é composto somente por Katas... não existe "combate". Seria algo como Tai-chi... acho até que dá pra bater em alguém com os movintos de Tai-chi( :confuso: ), mas Tai-chi não tem como objetivo o combate. Lembrando que o Iai e praticado com espadas "mesmo" não com Shinai e com Boken... um errinho no kata e lá se vai um dedinho, um punhado de cabelo ou com um pouco mais de destreza, a cabeça do oponente... 8O
(Sem nexo esses comentários do final, mas tudo bem...)

The Dark Angel disse:
Eu fiz Kong-Fu 3 anos
Só q parei de p´raticar ....

Eu ja pratiquei kendo
Achei uma droga ...

Agora mais sem nexo foi esse comentário... hehehehe. Do que você não gostou no Kendo? De ser uma arte muito mais dificil que Karatê ou Jiu-Jitsu, ou de que você não conseguiu fazer que nem o Kenshin em dar pulos gigantescos e cortar 15 pessoas ao mesmo tempo...? 8-)
Muitas pessoas vão buscar o Kendo por motivos errados (muitas vezes fúteis) e ficam descontentes quando descobrem que a arte marcial é muito dificil, não é só levantar a espada, soltar um kiai e bater em quem estiver na frente... antes de treinar com Shinai eu fiquei um mês só treinando postura e reverência! Uma coisa que meu sensei disse que eu não vou esquecer nunca:"No kendo uma das coisas mais importantes é a elegância, a postura... você deve se portar como um bushi, peito estufado, coluna ereta, cabeça erguida... Seja um guerreiro não só na hora da luta ou dentro do dojo, leve esses ensinamentos pra sua vida, pro seu dia a dia! Essa é a diferença entre um verdadeiro bushi e um camponês que sabe utilizar a espada". Realmente, qualquer um pode usar uma espada, mas fazer isso com beleza e maestria...
 
O Iai Faz faz parte do Kendo e do Kenjutsu... Eu particularmente (pq sinceramente eu não sei como é considerado por quem entende mesmo, vou até questionar isso no dojo...) não consiero o Iai (do e jutsu)
Hm... eu ouvio n lembro onde q o iai saum tecnicas de saque de espada e o kendo (jutsu) saum tecnicas c/ a espada jah sacada ... naum sei se tah certo.. algum entendido me explique melhor.

"No kendo uma das coisas mais importantes é a elegância, a postura... você deve se portar como um bushi, peito estufado, coluna ereta, cabeça erguida... Seja um guerreiro não só na hora da luta ou dentro do dojo, leve esses ensinamentos pra sua vida, pro seu dia a dia! Essa é a diferença entre um verdadeiro bushi e um camponês que sabe utilizar a espada".
Po... mó legal

E Isildur tu gasta mta grana pra pratica kendo ? eu sempre tive interesse mas na hora q eu via os precos eu desanimava ...
 
Dårk_Fëanor disse:
O Iai Faz faz parte do Kendo e do Kenjutsu... Eu particularmente (pq sinceramente eu não sei como é considerado por quem entende mesmo, vou até questionar isso no dojo...) não consiero o Iai (do e jutsu)
Hm... eu ouvio n lembro onde q o iai saum tecnicas de saque de espada e o kendo (jutsu) saum tecnicas c/ a espada jah sacada ... naum sei se tah certo.. algum entendido me explique melhor.

"No kendo uma das coisas mais importantes é a elegância, a postura... você deve se portar como um bushi, peito estufado, coluna ereta, cabeça erguida... Seja um guerreiro não só na hora da luta ou dentro do dojo, leve esses ensinamentos pra sua vida, pro seu dia a dia! Essa é a diferença entre um verdadeiro bushi e um camponês que sabe utilizar a espada".
Po... mó legal

E Isildur tu gasta mta grana pra pratica kendo ? eu sempre tive interesse mas na hora q eu via os precos eu desanimava ...

O Iai, como eu disse é uma série de katas... é interpretado como técnicas de saque, porque os katas sempre começam com o saque da espada e encerram com a espada sendo embainhada, mas ainda sim, é kata. Existe uma arte que lida especificamente com as técnicas de saque de espada para combate, chama-se Batoujutsu.
Quanto ao preço, bem isso varia muito e vai da mentalidade do dojo... Hoje em dia (não vou citar nomes, claro) existem diversos dojos que parecem mais caça-niqueis. Você tem que comprar o Shinai do dojo, o hakama do dojo, o bogu do dojo (equipamentos que sempre custam muito mais caro do que os comprados "por fora", sem a marca do dojo)... Onde eu treino o sensei tem uma mentalidade mais pro-esportiva (no meu entender). Eu estou treinando a 4 meses (é, muito pouco tempo mesmo... -_-') e só comprei o Shinai (R$60,00). O sensei explicou que não é o uniforme (Kimono R$40 Hakama R$60) que vai me fazer treinar melhor ou pior... Eu só vou precisar comprar o uniforme quando eu começar a lutar (com armadura, o Bogu, custa R$900 mas o Dojo cede ou aluga por uns R$20 por mes). Como eu estou treinando usando uma camisa comum e a calça de um kimono de judo que eu tenho, só gastei o dinheiro com o Shinai... Quando começar a treinar com armadura (quando eu tiver com uns 8 meses de treino) eu só vou comprar o hakama e usar a parte de cima do kimono do judo, até juntar mais uma grana pra poder comprar o uniforme todo. A mensalidade é R$18 (para sócios do clube) e R$36 para não sócios. Acho que no fim das contas, não é tão absurdo assim... tem academias de jiu-jitsu no Rio que cobram + de R$100 de mensalidade...
 
O Iai, como eu disse é uma série de katas... é interpretado como técnicas de saque, porque os katas sempre começam com o saque da espada e encerram com a espada sendo embainhada, mas ainda sim, é kata
'xa eu ver. No Iai ha outras tecnicas alem das de saque? N consegui entende direito.

PS:Eu jah fui ver em umas duas ou 3 academias.. nenhuma mensalidade era abaixo de 70 reais ... precos absurdos ....
 
'xa eu ver. No Iai ha outras tecnicas alem das de saque? N consegui entende direito.

PS:Eu jah fui ver em umas duas ou 3 academias.. nenhuma mensalidade era abaixo de 70 reais ... precos absurdos ....

Eu acho que eu to complicando em vez de ajudar, hehehehe... nada melhor do que você ver com seus próprios olhos o que é Iaido, né? :obiggraz:

www.forumavatar.hpg.com.br/arquivos/Iaido1.zip
www.forumavatar.hpg.com.br/arquivos/Iaido2.zip
www.forumavatar.hpg.com.br/arquivos/Iaido3.zip
São 3 videos pequenos, mas que já tiram a dúvida...

E pra fechar, um pequeno texto descrevendo um pouco do Iaijutso:
O Iaijutsu é a arte de desembainhar o katana contra um oponente imaginário de uma forma rápida, precisa e eficiente. Originalmente, era uma prática essencial da qual podia depender a vida do lutador. Simboliza a essência da perfeição nas artes marciais, pela sua simplicidade, precisão e poder.
A sua prática demanda muita concentração, presença de espírito e equilíbrio que são desenvolvidos ao longo dos treinos. As sequências realizadas no Iaijutsu podem ser divididas em quatro fases: Nukitsuke, Kiritsuke, Tiburi e Noto. Contudo esta divisão faz-se notar de maneira sutil em que a correta execução dos movimentos forma um ciclo fechado e harmonioso.
Nukitsuke, a primeira fase, é onde o praticante, percebendo a intenção de ataque do oponente, desembainha o katana visando cortá-lo antes que o adversário desfira o golpe. A concentração aliada a uma respiração correta é muito importante pois dependendo da sequência executada, o número de adversários e a direção de onde os golpes provêem são extremamente variados.
Kiritsuke é a fase a que se segue o Nukitsuke e é onde ocorre o corte propriamente dito. O golpe deve ser desferido com firmeza para que seja preciso e eficiente visando frustar qualquer reação do oponente.
Tiburi, a terceira fase, é onde após a derrota do adversário, é realizado o movimento para limpar o sangue do katana. Dependendo do estilo e da sequência, existem vários movimentos diferentes para realizar o Tiburi.
Noto, a última fase que fecha o ciclo da sequência, é onde o katana é embainhado após a derrota dos oponentes. Apesar de ser o encerramento da sequência, é importante ressaltar que a concentração e a prontidão devem ser constantes pois o ciclo pode se reiniciar a qualquer momento. Afinal o samurai tem de estar sempre preparado e sereno.


Eu torno a dizer, o Iai(do e jutsu) está para o Ken(do e Jutsu) assim como o Taichi está para o Karate... treinamos somente movimento, não existe combate.
 
Oi meu nome é Tamashii no Aitho,
Acabo de entrar para o fórum afim de aprender mais sobre Artes Marciais
Foi meu amigo Miyamoto Musashi que me recomendou o local,
espero poder ajudar todos vocês, se tornado amigo de todos, e ser ajudado
aprendendo o melhor que se pode aprender com as pessoas, quando se enxerga o melhor em seus corações. :)
 
Isildur disse:
Seria algo como Tai-chi... acho até que dá pra bater em alguém com os movintos de Tai-chi( :confuso: ), mas Tai-chi não tem como objetivo o combate....

Opa... :mrgreen:

Não vamos deixar a galera confusa, Tai-chi e um estilo de Kung Fu q sim, tem como fundamento o combate e a incapacitaçao do adversario, vontando ao q eu disse, a morte do adversario.

Tai chi Chuan, ou melhor, Tai Ji Quan... E um dos estilos mais poderoros e mortais do Kung Fu. A morte era quase q sempre eminente em adversarios q ousavam enfrentar mestre nesse estilo de kung fu.

Pois em sua criaçao queria-se isso. Derrubar os adversarios o mais rapido possivel.
Apos a destruiçao do Templo Shaolin de Honan, muitos outras escolas de monges guerreiros surgiram, ate coma migraçao de alguns Shalins originais q sobreviveram ao massacre. 4 escolas de monges guerreiro sirgiram, uam dela era Wu Dan ou Wu Dong ( isso depende da pronucia), esse era um Templo Taoista, nele varios estilos internos de kung fu nasceram, em resposta a destruiçao de shaolin origoinal, pois os monges dessa classe se sentiram na obrigaçao de lutar contra as milicias opressoras do governo q por si oprimia essa movimento de monges guerreiros e outras coisas. Era uma época dificil de se treinar artes marcias, os soldados viviam bisbilhotando paraq ninguem aprende-se tal coisa. Mas eles subestimaram a capacidade de evoluçao do Kung Fu, e a sabedoria dos grandes mestres. Um dele chamado Chen Wah Ting, grande estudioso do Tao, e Taoismo, percebeu q para um movimento ser estremamente potente não era nesceçario ficar fazendo exercicios pesados, e com base na teoria do Tao, ele cria um movimento leve e lento, mas q em suas bases fortaleciam estremamente, e valorizavam o Qi ( Chi ). Com isso eles facilmente poderiam treinar essa arte amrcial, pois as milicias nunca imaginariam q movimentos lentos daquele jeito seriam tão mortais. Foi a mão na roda certo? Ele faziam movimentos terapeuticos mas no fundo eles sabiam q isso os treinava para lutar contra as forças do governo....

E segundo conta fatos históricos... Eles abateram muito soldado com o poder do Tai Ji... :wink:

Bem, mas voltando a reforma do "homem moderno", surge um outro mestre de Tai Ji, seu nome era Yang... E ele preferio dar enfase em movimentos terapeuticos no Ta Ji... Então nasce a linhagem Yang de Tai Ji... Essa e a mais famosa no mundo...
Mas mesmo assim ele tem um fundamento de combate...

af.. achoq so! Bem se alguem quiser os fundamentos tecnicos do Tai Ji, depois eu explico... Eu achoq e muita informaçao...

aff... isso q eu queria so deixar uma observaçao do Isidul bem clara... :eek:

A Aitho, bem vindo... e aqui no e so pra aprender não, e tb pra expor ideias e opnioes, e tb nos insinar...

Vamos ver no q da ne? hehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo