• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

André Vianco

Olha, eu não vejo nada de errado na maneira como ele escreve, talvez por que eu seja leigo demais pra perceber. Eu li Os Sete, Sétimo e O Senhor da Chuva, gostei muito, achei até que ele descreve bem os cenários da trama, pra min pareceu que ele apenas é "direto". Nota 10 para os três que eu li, e pretendo continuar lendo os livros dele.

Quanto aos vampiros, os super poderes foram o diferencial, adorei isso.
 
O senhor da chuva foi bom, os sete também, sétimo foi...acho que péssimo está quase lá....bento voltou a ser muito bom...de "o vampiro-rei" p'rá frente eu não consegui mais ler...más, no geral...ele é um bom escritor...
 
Só li Bento e Vampiro-Rei vol.1 e 2. Até gostei, e só não li mais por falta de oportunidade. :obiggraz:
 
Eu realmente gosto muito do Vianco, gosto mesmo. A forma despretenciosa e dura com que ele trata seus vampiros me chama muito a antenção, especialmente nos Livros que falam sobre os Vampiros d' Ouro. Não existe nada bonito em seus vampiros, eles são criaturas mortas que de certa forma buscam algo que nunca irão encontrar, uma passagem para a vida eterna porque são seres desafortunados vitimas das circunstâncias, mas que nem por isso deixam de serem um arremedo de vida humana, uma sombra daquilo o que foram.

Outra coisa interessante foi que ele buscou dar uma explicação sobre seus vampiros, sobre a existência deles, e isso surgiu de forma muito própria, quem leu o Senhor da Chuva viu que ele foi um dos poucos autores que se preocupou em dar um início para a existência vampirica, ele criou uma essencia. Claro que, ele ainda peca muito quando se trata da profundidade de seus personagens, que tendem a serem um pouco superficiais em detrimento da ação. Contudo, ele ainda é um autor relativamente jovem que está criando seu universo.

E mais, quem teve a oportunidade de ler os livros dos Bentos percebeu que ele melhorou muito com relação a profunidade de seus personagens e especialmente com relação a coisas épicas, até porque é muito legal ver um autor brasileiro tendo tanta notoriedade num genero inexplorado em território brasileiro. Só que tem um detalhe, quem não gostou dos Sete pelo geito que ele tratou os vampiros esqueçam, ele foi mais mau ainda. Por isso que gosto tanto dele, porque vampiros não são humanos, são criaturas que já foram humanas e que são feitas para matar.

Falando nisso, eu li quase todos os livros dele: Os Sete, Sétimo, Bento, Vampiro Rei I, II, O Senhor da Chuva, Os filhos de Setimo I e II e li Sementes no Gelo.
 
Última edição:
Bom, meus dois centavos (SPOILER):

Dele eu li Os Sete e Sétimo. A idéia me pareceu, desde o começo, interessante. Só que, num dado momento, acho que ele se perde com a narrativa, algo como uma inabilidade de conduzir coisas que estão acontecendo simultâneamente (vampiros x exército x mergulhadores). Afora isso, determinadas coisas, pra mim, são desnecessárias, e outras que eu gostaria de saber ele não cita (a históia pregressa dos vampiros, e como é a vida de um vampiro, além dos clichês "alho-estaca-cruz-luz solar"). Eu diria que é um livro razoável (tem coisas bem piores, como Angus) e que eu fracamente recomendaria pra um leitos iniciante, sem remorsos. Já sétimo é mais ruinzinho, acho que ele seguiu pelo pior caminho numa continuação: parte da novidade eram os poderes, mas, subitamente, o mergulhadir também pode ter, lá-lá-lá-lá. E o deus-ex-machina dos vampiros retornando como amigos não é nada feliz.

De resto, com quase todas as obras sobre Vampiros o que eu vejo é um danado de um repeteco a respeito da obra do Bram Stoker. Raramente eu percebi alguém indo atrás das fontes que ele consultou (a riquíssima mitologia eslava) pra escrever algo. Nesse sentido, ele pelo menos teve alguma originalidade, mas eu senti que ele se limitou muito, não deu dimensão ao que fez.

Afora ele, eu já li a Anne Rice (Armand e Entrevista com o Vampiro) e, afora o primeiro com um retrato interessante da efevescência do renascimento, não vi nada demais - embora goste da forma como ela escreve. Já li, é claro, o Drácula original, e não é preciso citar a obra como magnífica.

Não li, e mantenho uma cordial e longa distância de Crepúsculo. Que me perdoem os fãs, mas só de ouvir falar e conversar sobre o romantismo da obra eu me senti com náuseas. Me pareceu uma reedição de Romeu e Julieta com uma canja de Vampiro: A máscara. Como não é muito meu gênero, cai fora.

Bom, eu sugiro a todo mundo que gosta - é bem possível que a maioria, inclusive, já tenha assistido - que vejam o filme Drácula de Bram Stoker. É muito, muito bom, e, dentro dos limites, investe em certo aspecto sensual e cruel do Vampiro, que o Stoker deixa meio no ar, na obra.

A nivel de livro, eu não me recordo de nenhum outro que eu tenha lido, mas comecei a escrever dois contos a respeito: sobre o nascimento do drácula vampiro na corte de Sigismundo, e sobre a condessa Drácula - Erzsébet Báthory - e a sua relação com práticas de bruxaria e nigromancia.
 
Li o Vianco uns 3 anos atrás, lembro que eu vendi os livros no sebo sem muita dó, ainda assim li Os Sete, O Sétimo e Filhos do Sétimo Vol. I e II, agora já saiu o Vol. III e ainda saiu também duas comic book que penso eu que explique a história do nascimento dos vampiros, mas aí não acompanhei e nem tenho muita vontade de acompanhar.

O auge do Vianco na minha opinião foi Os Sete, que eu não cheguei a achar um livro muito ruim ainda que a leitura incomode um pouco, os outros não apresentam grandes novidades e parece que a narrativa se perde um pouco. Em suma, André Vianco não é um grande escritor só tem algumas idéias legais que são mal conduzidas na minha opinião.
 
Li alguns livros dele, mas não acho que ele escreva mal. Na verdade acho que esse é o estilo dele, há que adore (eu).
 
Eu li tudo o que ele dez de vampiros, no caso as duas vertentes: vampiros portugueses e dominação global vapirica.

Como disseram antes ele tem ótimas idéias:

1) com os portugues ele se aproxima da idéia clássica dos vampiros como individuos, o fato de terem poderes extras - super poderes, alguém falou super poderes? - ganhos após barganhar com o próprio Diabo é bem legal sim.

2) no apagão global ele explora mais vampiros-bicho. Eles são amis feras do que "individuos"; é uma outra forma de encarar os dentuços.

A ambientação (ele descreve a cidade de São Paulo de um modo bem profundo) é ótima, mas ele escreve de uma forma meio... "quebrada". Bom eu achei que ele melhorou nos livros posteriores, aidna falta uma bela caminahda pra ser considerado um escritor dos bons, mas... eu leio pelas idéias.

PS: além disso é um barato ver pelo menos UMA referência por livro ao São Paulo F.C.!
PPS: e eu gosto dos poderes dos vampiros portugueses... achei que foi uma bela sacada!
 
Eu quero ler um livro do André Vianco um dia (mesmo com as críticas e tal). Alguém pode me indicar algum pra começar?
Se for estilo "redação de escola" como o Morpheus disse, vou ver se consigo passar da 20ª página! :P
 
Conheço um turbilhão de fãs do cara. Não li ainda, mas não acredito que as histórias sejam tão ruins, mesmo que ele não escreva muito bem. Anyway, preciso ler antes de falar mal (ou não).
A indicação que a Clover pediu vale pra mim também. :dente:
 
Bom eu acho legal "Os Sete". Vampiros portugueses com poderes especiais voltam a vida aqui no Brasil, inavdem São Paulo (o Sul também, começa lá, ams o grosso da história é em Sampa). Continua em "Sétimo", que desenvolve a históroia e conta mais sobre os personagens.


Se quisrem outro estilo tem "Bento" que conta que um belo dia quase todo mundo dormiu e não acordou; qdo esse povo começa a acordar são vampiros (aqui são mais bestiais); conta o mundo sem o ser humano por algumas décadas, alguns (poucos) humanos que acordam são "caça vampiros" naturais (mais fortes, ódio incontrolavel dos dentuços, sangue venenoso) chamados BENTOS aqui no Brasil (com direito a medalhinah de São Jorge e armadura e espada de prata!); tudo isso com muita enfase no Brasil, folclore inclusive.

É mais fantasia o Bento (e suas continuações).
 
[size=small] O único que li dele foi o Bento - foi até rápido de ler, mas não gostei de certas coisas: alguns personagens somem sem explicação, não tem nenhum personagem que achei ... sei lá carismático - não me importava com eles, e parte dos acontecimentos e o fim da história não me agradaram mesmo. Não dá para dizer que o livro é ruim, mas não despertou interesse em buscar outros dele. [/size]
 
[align=justify]Penso ser comum à naturez humana defender àquilo que gosta. Obviamente, bem aceito opiniões contrárias, desde que possuam algum fundamento, e principalmente, conhecimento de causa. De modo que me considero habilitado a discorrer sobre o autor em questão.

Já li praticamente todas as obras do escritor Sr. André Vianco. Sou um grande fã de literatuta fantástica, mas leio de tudo um pouco, de acordo com meu humor. De Saramago a Stephenie Meyer, sem preconceitos. Li a Divina Comédia, Odisséia, Moby Dick e outros tantos clássicos ainda jovem, com 12 anos. Aos 13 já havia lido O Hobbit e LoTR três vezes. Ah, também sou apaixonado por poesias dos mestres Drummond e Augusto dos Anjos. Quanto às crônicas, sou um grande fã de Bukwoski. Ressalto que não me considero intelectual, e portanto, penso que este fórum não seja o meu lugar, pelo que puder ler de outros posts.

Prazer. Ainda assim, terei a audácia de escrever um pouco neste fórum.

Vou ao que interessa. Discordo de todas as críticas ao autor. Acho a narrativa empolgante. Detalhada. As obras são graciosamentes ambientadas em cidades brasileiras. As personagens são descritas sem pudor algum, o que pode vir a desagradar alguns leitores desavisados. Elas morrem, têm defeitos e ponto. Textos dinâmicos. Linguajar popular e com alguns "regionalismos". O que não acredito ser pecado, pois o Sr. Guimarães Rosa continua reverenciado por aí. Claro que não estou comparando as obras.

Quanto às indicações, penso ser esta a melhor cronologia para adentrar o Universo Vianco:

Os Sete, Sétimo, Bento e Vampiro-Rei (cujo final desgostei). Acabei de adquirir a trilogia Turnos da Noite (em dois dias posso postar minhas impressões, caso sejam de interesse).

Outras obras ocorrem fora deste linha: A Casa (livro emocionamente que me trouxe algumas lágrimas aos olhos), O Senhor da Chuva (simplesmente fascinante) e acabei de ler agora há pouco Sementes no Gelo (obra divertida e interessante).

Concluindo, pra quem gosta de Tolkien, Michael Ende, Robert A. Salvatore, Anne Rice, Stephenie Meyer, Stephen King, Margaret Weis e Tracy Hickman, Philip Pullman e afins.

Um abraço, desculpem a audácia e um conselho: leiam uma obra até o fim, antes de sairem metendo o pau. Muitos livros que odiei nas primeiras páginas, hoje são "minhas" obras prediletas.[/align]
 
Um abraço, desculpem a audácia e um conselho: leiam uma obra até o fim, antes de sairem metendo o pau. Muitos livros que odiei nas primeiras páginas, hoje são "minhas" obras prediletas.

Eu tenho como regra básica só criticar o que li até o fim (ou seja, experiência completa de leitura). Li Os Sete do começo ao fim, e achei ruim de dar dó, do começo ao fim. Tão ruim que nunca mais tive vontade de perder meu tempo com qualquer título do Vianco. Porém, faz tempo que li o livro e não vou conseguir explicar (ou melhor, citar exemplos) exatamente o que me incomodou, mas incomodou muito - para eu não achá-lo válido nem para entretenimento. A única lembrança que tenho da obra é do tom de fanfic escrita por moleque de 15 anos, mas não faço idéia se o estilo dele melhora nas outras obras, até porque como disse, achei o livro tão ruim que nunca mais tive vontade de procurar outros livros dele. Mas aí é opinião pessoal baseada unicamente na minha experiência como leitora e não de qualquer crítica/estudo literário, e nesse caso não tem muito o que concordar ou discordar levando-se em conta o fator subjetivo da coisa.
 
Anica disse:
Um abraço, desculpem a audácia e um conselho: leiam uma obra até o fim, antes de sairem metendo o pau. Muitos livros que odiei nas primeiras páginas, hoje são "minhas" obras prediletas.

Eu tenho como regra básica só criticar o que li até o fim (ou seja, experiência completa de leitura). Li Os Sete do começo ao fim, e achei ruim de dar dó, do começo ao fim. Tão ruim que nunca mais tive vontade de perder meu tempo com qualquer título do Vianco. Porém, faz tempo que li o livro e não vou conseguir explicar (ou melhor, citar exemplos) exatamente o que me incomodou, mas incomodou muito - para eu não achá-lo válido nem para entretenimento. A única lembrança que tenho da obra é do tom de fanfic escrita por moleque de 15 anos, mas não faço idéia se o estilo dele melhora nas outras obras, até porque como disse, achei o livro tão ruim que nunca mais tive vontade de procurar outros livros dele. Mas aí é opinião pessoal baseada unicamente na minha experiência como leitora e não de qualquer crítica/estudo literário, e nesse caso não tem muito o que concordar ou discordar levando-se em conta o fator subjetivo da coisa.

Por curiosidade, Anica:

- Você gosta de livros do gênero?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo