1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ancalagon Pré-Histórico

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Imrahil, 31 Mai 2004.

  1. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Esta é para aqueles que acham que o dragão alado Ancalagon, o Negro, do Silmarillion, não passava de um calangão. Acontece que um bicho de um dos sítios pré-históricos mais importantes do planeta foi batizado exatamente com esse nome!

    A criatura vem da fauna de Burgess Shale, no Canadá, e tem uns 530 milhões de anos de idade. O Ancalagon desse período pertence à famosa fase da Explosão Cambriana, a etapa da evolução da vida em que acontece a primeira grande diversificação dos animais.

    O bicho pertenceu ao grupo dos priápulos, pequenos vermes marinhos que vivem enterrados no solo do oceano com a boca para fora, sempre à espera de morder algum animal que passa. Para mim está mais para Glaurung do que para Ancalagon, mas aparentemente o cientista que batizou o fóssil nos anos 70 achou que, como ele era negro, merecia o nome do dragão :lol:

    Agradecimentos ao saudoso paleontólogo Stephen Jay Gould, que cita esse detalhe en passant num ensaio para a revista Scientific American.
     
  2. Gondorian Blade

    Gondorian Blade Usuário

    É Tolkien deixando sua marca até na paleontologia. :wink:
     
  3. Link

    Link The Hero of Time

    Dar o nome de um dragão para um verme é uma boa. :lol:
     
  4. M Mainardi

    M Mainardi Usuário

    Putz um verme!!!??
    Não poderia ser uma lagartixinha ao menos? :mrgreen:
     
  5. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Ancalagon o Verme :think:
    Não sei se ele iria gostar :mrgreen:
     
  6. Mith

    Mith This server is too busy!

    Ok, ok...vamos ver o lado bom: lembraram-se do professor até nisso (tá, isso não convence!). Mas um verme? Eita...onde vamos chegar!
     
  7. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Eu acho que sei porque deram o nome de Ancalagon pro verme. Dragão em inglês mais arcaico (e até em inglês tolkieniano, como sabe quem leu a obra em inglês) é wyrm ou worm, que hoje é usado apenas no sentido de verme. Tá explicado ;-)

    Abração a todos do Cisne,
     
  8. ai que ta neh!!! o cara manja pra caramba de ingles, Tolkien e Cavaleiros dos Zodiaco! hehehehe mas eh isso mesmo!! acabei de olhar num dicionario da minha mãe de linguas arcaicase eh wyrm mesmO!! :D
     
  9. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Fiquei mais impressionado com a data em que o verme foi batizado: anos 70 8O
    E como é que só foram descobrir isso agora??? :o?:
     
  10. Nob

    Nob Usuário

    Tem uns detalhes que passam desapercebidos mesmo.

    Não me importo com a definição de um verme com um nome de um dragão: nem a explicação do inglês arcaico compensaria isso. O que importa é que o nome foi dado. :)
     
  11. Link

    Link The Hero of Time


    Ah tá... então tá explicado. Pelo menos ele não é um verme normal. :mrgreen:
     

Compartilhar