• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amizade e seus tipos variados

Sei lá, eu acho as pessoas tão estranhas que minha cabeça se enche de nós quando tento entendê-las. Para alguns a amizade não seria uma espécie de espelho? A impressão que eu tenho é essa obervando os grupos de amizade da minha escola, no geral. "Eu gosto de você porque você diz o que eu gosto de ouvir".

Quando eu falei (no outro tópico) sobre amizades de mesa de bar e salões de beleza era porque elas correspondem à uma necessidade muito passageira. Seja falar mal dos outros ou palavrões, elas divertem muito e são especiais (para alguns) naquele momento. Depois morre quando essa necessidade passa.

É por isso que é tão complicado fazer amizades. Elas parecem fazer sentido em apenas pequenos momentos da vida. Depois perdem a razão de ser.
 
Sei lá, eu acho as pessoas tão estranhas que minha cabeça se enche de nós quando tento entendê-las. Para alguns a amizade não seria uma espécie de espelho? A impressão que eu tenho é essa obervando os grupos de amizade da minha escola, no geral. "Eu gosto de você porque você diz o que eu gosto de ouvir".

Engraçado, as pessoas no mundo que eu mais considero meus amigos são os que dizem exatamente o que eu não quero ouvir mas preciso escutar do mesmo jeito. E vice versa. As minhas melhores amigas todas sabem que podem me dar qualquer bronca quando eu estiver precisando ouvir uma bronca. E a minha amiga-irmã-mãe-filha-alma-gêmea-love-of-my-life é alguém tão absurdamente diferente de mim em tantos pontos que a gente até brinca de como somos opostas. Ela faz um monte de coisas com as quais eu não concordo e sabe disso. Eu tenho zilhões de manias e jeitos que a irritam profundamente. Mas eu faria absolutamente tudo que pudesse por ela, e a recíproca é verdadeira.

Claro que tem momentos em que você está mais próximo de uma pessoa, depois as suas vidas vão se afastando e talvez não cheguem a se encontrar de novo, mas isso não invalida o sentimento de amizade. Existem colegas, existem conhecidos de quem você gosta, existem amigos de quem vc é muito próximo por pouco tempo, existem pessoas que graças a deus não saem da sua vida. Cada uma tem seu valor diferente em seus momentos diferentes, mas não acho que isso faça com que a amizade perca a razão de ser. Amizade não precisa de uma razão de ser, é mais se sentir bem por ver uma pessoa bem e querer fazer o que for possível pra que isso aconteça :high5:
 
Então, Ágata, você mantêm esse tipo de amizade que eu acho que está se perdendo.

Eu sempre considerei o relacionamento de pessoa + pessoa uma coisa tão complexa. Não tenho esperança de que eu vá achar uma resposta para isso um dia. Até porque eu tenho uma certa mania de ver as coisas por um ângulo pessimista.
 
Ai, mas qualquer coisa envolvendo pessoas é mesmo complexo demais... a gente mal e mal se entende, quanto mais entender os outros. E eu admito que um número muito maior de vezes as pessoas simplesmente me irritam e eu só quero que elas calem a boca e deixem de existir (não sou mto paciente :dente:)

Mas tem pessoas que valem a pena e a gente também tem que se esforçar por elas. Eu tive um momento na vida em que comecei a me afastar de um monte de gente simplesmente pq era gente que só atravancava, sabe? A parte boa é que depois disso dá pra ir vendo com mais clareza as pessoas que valem a pena e ir se cercando delas. E aí o negócio fica interessante. Claro, isso demora e não é fácil. Mas o mundo não é só escola, e tem muita gente no mundo pra se fazer amizade. Mesmo sendo pessimista x)
 
Eu acho mais complexo os conceitos, os valores que formam o caráter de um individuo. E acho que, dificilmente, eles encontram eco nos valores de outros individuos. Daí eu ter falado que a amizade é como um espelho. Eu sinto que é difícil para alguém lidar com ideias contrárias às suas, então recorre-se a quem tem ideias semelhantes. Menos embates.

Tudo o que tem haver com pessoas é complexo demais. Um bom exemplo disso é a notícia que postei no tópico Relações de gênero. Um membro do fórum Valinor linkou a notícia e o meu queixo caiu. Essas coisas me deixam pessimistas.
 
Acho que amizade é diretamente proporcional à intimidade, não à identificação. Se eu só alimentasse amizades com espelhos meus eu seria um baita de narcisista solitário. Às vezes os inimigos são muito íntimos...

Deve haver num lugar bem longe um misantropo introvertido de opinião bem fora do comum. Seu espelho, preso por vontade própria a sua própria cela. Infelizmente esses aí dificilmente irão se encontrar pra discutir as coisas que já estão cansados de saber sobre si mesmos.

É claro que conversar e debater são atividades, mas existem coisas melhores a fazer, coisas sobre as quais podemos conversar depois quando estivermos descansando.
 
E o que dizer de amizades que começam pela internet?
Acontece muito em fóruns como este. Você nunca viu a pessoa, mas gosta dela, e a quer por perto, e aí fica aquele mimimi o Brasil é grande demais ><
 
Ah, essas amizades pela internet eu adoro :amor:
Acho que fica mais fácil pq você não fica restrito ao círculo de pessoas que moram na mesma área ou estudam no mesmo lugar que você, e também fica muito mais fácil conhecer pessoas que já tenham um interesse mútuo por onde começar.
E é mais fácil pra quem é tímido, que não precisa necessariamente ir falar com uma pessoa logo de cara =]

(e nem vamos comentar dos casais de fórum, né? :rolleyes: eu sou casal da valinor, e a Anica é uma pra provar que a creche dos valar cada dia cresce mais...)
 
Eu tbm sou casal Valinor :timido:

Também acho muito mais fácil fazer amizade pela internet. Sou muito menos tímida e tals.
 
Nossa, acho que essa ideia do 'espelho' é só amizade falsa, ou bem superficial mesmo. Tem pessoas tremendamente carentes por aí que não sabem ter amigos, só sabem ter discípulos e isso falseia tanto o relacionamento. A internet está cheia desse tipo de gente e elas estão por aí, no seu ambiente de trabalho, na faculdade etc.

Pra mim amizade verdadeira é aquela em que as pessoas não te julgam, mas elas te conhecem. Amizade de verdade é quando seu amigo te diz as verdades na cara, não o que você quer ouvir, mas aquilo que você precisa ouvir. São pessoas que se preocupam contigo, com teu bem estar, choram contigo e se alegram com a sua felicidade. E você retribui porque assim é comunhão. Não um cuidado excessivo, pesado, grudento, nem códigos misteriosos, é uma simples comunhão de interesse um pelo outro mesmo que vocês possuam interesses dos mais diversos.

Eu, como adoro discussões, amo encontrar pessoas que pensem diferente de mim e, pela discussão, a gente se esclareça um ao outro, se conheça e aprenda um com o outro. Se as divergências te afastam em vez de te aproximar de uma pessoa, é porque você que é imaturo, infantil. E a maturidade é algo que se conquista dia a dia, é uma luta árdua. Uma luta que se confunde com a luta da vida, porque não há vida sem crescimento e não há como crescer sem amar as pessoas, sem ter amigos que cresçam contigo e te ajudem a crescer.

Na internet então, esse intercâmbio é mais prolífico ainda porque já há um espaço de discussão, de compartilhamento de interesses. Se na vida social o aparente nos engana e nos decepcionamos, na net é muito mais difícil se falsear, o aparente não importa e o interior é que se mostra. Não que as pessoas não vivam enganando umas ás outras na internet mas é muito mais difícil. Sei bem do que falo, minhas amizades mais caras vieram da Valinor, tanto as das pessoas que riem comigo em mesa de bar quanto as das que dizem as verdades na minha cara sem medo de me magoar.
 
Nem sou casal Valinor. =/

Gosto muito daquela frase "os amigos são a família que nos permitiram escolher". Com 1876684849w777 pessoas no mundo, e você escolhe algumas pessoas para chamar de amigas. E são pessoas com as quais você compartilha seus êxitos, suas derrotas... são aquelas pessoas sobre as quais você fala, com a boca cheia, para seus pais e irmãos, mesmo que eles nunca cheguem a conhecê-las. São aquelas pessoas que são seu ombro amigo, seu chicote, são o que a situação precisar que elas sejam.

Ao contrário do que pode parecer, sou ABSURDAMENTE TÍMIDA (Pagz gargalha!). Eu falo demais, mas sou tímida. Pois é, há um paradoxo aí. Mas a questão é a seguinte: até eu conseguir confiar na pessoa, eu sou muda. Depois que a pessoa conquistar minha confiança (sou mineira, uai, sou desconfiada), acabou. Aí ela consegue penetrar nos muros que crio com a minha PERSONALIDADE DIFÍCIL. Tenho um gênio do cão, e isso faz com que eu admire ainda mais os meus amigos, por eles conseguirem me suportar.

E eu JAMAIS me refiro aos meus amigos como "amigos virtuais". Amigo é amigo, porra! A internet é o meio que utilizamos para nos comunicar, mas ela não diminui o sentimento que nos une. Meu melhor amigo mora em Curitiba (pessoas fazem amigos em bares, baladas, o meu melhor amigo eu conheci por causa de Harry Potter). E a nossa relação é linda. Assim, linda, mesmo. Do tipo que quando ele decidiu fazer Letras, contou para todo mundo, mas enquanto não conseguiu falar comigo, não ficou completamente feliz. Porque ele sabia que eu adoraria a escolha dele. Quando passei no processo de seleção do mestrado, enquanto não ouvi a parabenização dele, não fiquei sossegada. Ele puxa minha orelha, quando faço merda. Ele me ajuda a pensar quando estou muito estressada. A gente fica horas falando sobre música, quadrinhos, livros... FUTEBOL, etc.

E já que a Valinor foi citada... DEUS! Como eu adoro aquele fórum. E o engraçado é que mesmo eu sendo muito troll, consegui fazer amigos (bons amigos) por lá. E rola umas coisas que vão me aproximando cada vez mais das pessoas, sabe? Tipo, eu estou mal por causa de uma dor de estômago. Aí, antes de eu ir para o hospital, hoje, recebi sms da Bel, me desejando melhoras. A Bel a Indily e a Ceinwyn, quando eu bebo um pouquinho e entro na internet altinha, ficam de olho para ver se eu não posto merda. Acho que ser amigo também é isso, cuidar do outro quando ele precisa de cuidados. E eu poderia citar mais um tanto de gente da Valinor que eu adoro (mas vou parar com isso ou a minha fama de troll vai para o espaço. MALDITO ESPÍRITO NATALINO!), como o Pagz (que eu até mando receber contribuições inusitadas nas cavidades anais quando me irrita. Mas dois segundos depois a gente já está se falando de novo, e rindo, e brincando, E EU COM MEDO DA TARA QUE ELE TEM PELAS MINHAS MÃOS.:lol:), etc.

É, tenho de agradecer ao senhor Tolkien por ele ter me dado excelentes amigos.
 
Ao contrário do que pode parecer, sou ABSURDAMENTE TÍMIDA (Pagz gargalha!). Eu falo demais, mas sou tímida. Pois é, há um paradoxo aí. Mas a questão é a seguinte: até eu conseguir confiar na pessoa, eu sou muda. Depois que a pessoa conquistar minha confiança (sou mineira, uai, sou desconfiada), acabou. Aí ela consegue penetrar nos muros que crio com a minha PERSONALIDADE DIFÍCIL. Tenho um gênio do cão, e isso faz com que eu admire ainda mais os meus amigos, por eles conseguirem me suportar.
Somos bem parecidos nisso. Sou mega tímido, tanto que só me vendo pessoalmente as pessoas se assustam, já que online eu sou flooder. :lol: Mas mesmo ao vivo, eu posso ser tremendamente falador dependendo da minha ligação com o grupo que, na Vali, vem se fortalecendo MUITO. Mas ainda não te vi pessoalmente. :(

E eu poderia citar mais um tanto de gente da Valinor que eu adoro (mas vou parar com isso ou a minha fama de troll vai para o espaço. MALDITO ESPÍRITO NATALINO!), como o Pagz (que eu até mando receber contribuições inusitadas nas cavidades anais quando me irrita. Mas dois segundos depois a gente já está se falando de novo, e rindo, e brincando, E EU COM MEDO DA TARA QUE ELE TEM PELAS MINHAS MÃOS.:lol:), etc.
:rofl: Principalmente via twitter. E não tenho tara, apenas admiração estética. :)
 
Vocês acham que quanto mais tempo você conhece a pessoa, mais íntima e especial ela fica?

Estou muito chateada =(
 
Agora até quero ver as mãos da Valentina.
(Eu só lembro das unhas pretas.) :-D
 
Vocês acham que quanto mais tempo você conhece a pessoa, mais íntima e especial ela fica?

Eu acreditava nisso até esse ano. Minha melhor amiga, de quase 12 anos de amizade, me decepcionou muito! =(
Quase perdi a crença de que existe amizade verdadeira. O legal é que existem sim relacionamentos que ficam melhor conforme os anos. Mas essa minha "amiga" já tinha me decepcionado outras vezes (quando a gente era adolescente, ela roubou um colar meu e teve a cara de pau de usar na minha frente. detalhe: quando eu perguntei para ela se era meu, ela disse que foi a mãe dela que tinha dado e que eu provavelmente perdi o meu porque eu não cuido nada direito. e o colar era artesanal, não tinha como ela ter um igual... ai que raiva que eu tenho disso....)
Esse ano ela resolveu planejar uma viagem com todas as amigas que temos em comum e simplesmente não me falar nada. Eu pedi para ir no baile de formatura dela, e ela disse de um jeito bem ríspido que eu só poderia ir se eu estivesse arrumada. (sinceridade é bom, mas não precisa ser idiota e arrogante também, né?)
E eu fico pensando se eu fiz alguma coisa para ela... acho que uma amizade de 12 anos permite que duas pessoas sejam abertas umas com as outras nesse sentido, né?

Estou muito chateada =(


Pô, Lu; isso aí não é amiga, não; isso é uma cobra.
 
Pelo que você descreve (roubar colar, não convidar para festa), eu suponho que vocês sejam adolescentes. Posso estar redondamente enganado.
Mas penso isso pelas atitudes que descreve.
Se for o caso, acho que é comum na adolescência esse tipo de situação, de romper amizades. É quando algumas pessoas põem as garrinhas de fora e revelam ser diferentes do que pensávamos. Isso não é necessariamente ruim, apenas faz que revejamos algumas coisas. E muitas vezes o resultado é que não nos identifiquemos mais com aquela pessoa, e a amizade deixa de fazer sentido. O jeito é desencanar e investir em outras.

(Alguém que estude o assunto pode ter uma explicação mais científica, com termos técnicos; eu cá só falo por experiência. ;D)
 
Pelo que você descreve (roubar colar, não convidar para festa), eu suponho que vocês sejam adolescentes. Posso estar redondamente enganado.
Mas penso isso pelas atitudes que descreve.
Se for o caso, acho que é comum na adolescência esse tipo de situação, de romper amizades. É quando algumas pessoas põem as garrinhas de fora e revelam ser diferentes do que pensávamos. Isso não é necessariamente ruim, apenas faz que revejamos algumas coisas. E muitas vezes o resultado é que não nos identifiquemos mais com aquela pessoa, e a amizade deixa de fazer sentido. O jeito é desencanar e investir em outras.

(Alguém que estude o assunto pode ter uma explicação mais científica, com termos técnicos; eu cá só falo por experiência. ;D)

Então, sim, estamos na adolescência, ainda que teoricamente no finzinho. Ela é uns dois anos mais velha do que eu...
Eu acho que está acontecendo bem isso que você falou. Deixei de me identificar por causa desses acontecimentos recentes, e ela provavelmente deve ter partido para outras também. O que me chateou foi que ela não quis conversar comigo, sei lá. É o tipo de pessoa que prefere fingir que as coisas não estão acontecendo, sabe? Pode ser que seja pela imaturidade da idade e tal (eu também não tão madura assim)...

Enfim, já passou =) Obrigada, Calib!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo