• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alto-Reinado dos Noldor

  • Criador do tópico Criador do tópico Deriel
  • Data de Criação Data de Criação
Foi o Amrod quem foi queimado nos barcos (ele estava dormindo no primeiro barco em que Fëanor tacou fogo - não, o Fëanor não sabia que o filho dele estava dormindo lá). No Silmarillion é uma versão diferente, em que os gêmeos morrem nas Fozes do Sirion.



O Christopher já falou que, no Silmarillion, ele optou pelas estórias mais completas, que não eram, necessariamente, as versões mais tardias ou mesmo, poder-se-ia dizer, mais "maduras". Bem da verdade é que, quem já teve algum contado com algum texto dos HoME não se contenta só com o Silma não.
 
O Christopher já falou que, no Silmarillion, ele optou pelas estórias mais completas, que não eram, necessariamente, as versões mais tardias ou mesmo, poder-se-ia dizer, mais "maduras". Bem da verdade é que, quem já teve algum contado com algum texto dos HoME não se contenta só com o Silma não.

Com certeza, os textos alheios ao Silma, as vezes apresentan-se muito mais elucidativos e se encaixam melhor a história do que os "oficiais".
 
Eu devia deixar o Námo se explicar aqui, mas vá... O que acontece com os gêmeos é que a versão mais recente da história deles é aquela que eu traduzi e postei na Ordem. Convenhamos, aquela história é muito melhor e mais coerente do que a de que os gêmeos apenas morreram anonimanente nos Portos do Sirion; introduzi-la no Silma teria sido bem fácil. Agora, por que que o Christopher Tolkien não fez isso? Porque não existia nenhuma versão do Quenta já incorporando essa história, e o CT respeitava muito o que o pai tinha escrito. Todos os casos em que ele mexeu nos textos foram por causa de excesso de zelo, ou por não ter tido acesso a todos os escritos do pai na época da publicação do Silma, ou por necessidade mesmo para fazer a história coerente (como no caso do Capítulo 22). O CT respeitava tanto o que o pai tinha escrito que ele foi capaz de rejeitar para publicação no Silma uma história como essa do Amrod em favor de uma versão dela mais antiga e claramente inferior.

Para quem quiser conferir a história, o link tá aqui:

A história de Amrod (HoME 12)
 
Swanhild disse:
Eu devia deixar o Námo se explicar aqui, mas vá...
Obrigado Swan! :wink: Eu explicaria sem problema nenhum, mas já que você se adiantou, agradeço! :)

Swanhild disse:
O que acontece com os gêmeos é que a versão mais recente da história deles é aquela que eu traduzi e postei na Ordem. Convenhamos, aquela história é muito melhor e mais coerente do que a de que os gêmeos apenas morreram anonimanente nos Portos do Sirion; introduzi-la no Silma teria sido bem fácil. Agora, por que que o Christopher Tolkien não fez isso? Porque não existia nenhuma versão do Quenta já incorporando essa história, e o CT respeitava muito o que o pai tinha escrito. Todos os casos em que ele mexeu nos textos foram por causa de excesso de zelo, ou por não ter tido acesso a todos os escritos do pai na época da publicação do Silma, ou por necessidade mesmo para fazer a história coerente (como no caso do Capítulo 22). O CT respeitava tanto o que o pai tinha escrito que ele foi capaz de rejeitar para publicação no Silma uma história como essa do Amrod em favor de uma versão dela mais antiga e claramente inferior.
Perfeito! :amem:
 
embora Dior, herdeiro de Thingol, tenha requisitado e obtido a coroa de Doriath.
Cara, fantastico mesmo Deriel, muito instrutivo. Tirou uma tonelada de duvidas da minha cabeça.
Vem ca, os Elfos de estirpe Sindarin não poderiam ter costumes diferentes dos Noldor?
 
Kalring disse:
Vem ca, os Elfos de estirpe Sindarin não poderiam ter costumes diferentes dos Noldor?

Provavelmente tinham, tanto que Dior, muito provavelmente um mortal, se tornou Rei de Doriath, um reino élfico. Os Noldor nunca aceitariam isso.
 
Ele tinha sangue humano, élfico e até sangue ainur (em termos)...

Podia ser mortal, mas por ascendência ele era O cara.
 
mas o Gil Galad n tinha sido escondido pelo Cirdran, e teve uma coisa q eu nunca entindi, o pq de ninguem ter assumido o titulo de alto rei dos Elfos durante a terceira era?
 
Eu acho que não havia ninguem com poder e linhagem para tanto...A linhagem de Elrond era feminina, a Galadriel era mulher, o Glorfindel parece não ser de casa real, mas de casa Principesca....so resta Gildor Inglorion...mas quem é ele? Entretanto, para todos os efeitos Elrond era Vice Regente (ou vice rei, não me lembro qual o titulo) de Gil-Galad na terra media, de maneira que devia ser a ele que os Noldor e Sindar de elevada estirpe respondiam... Sem duvida foi por isso que, durante a guerra de Eregion Elrond não reuniu uma tropa, mas sim ima hoste.... ele diz numa passagem do senhor dos Anei : "mesmo que eu dispusesse de uma hoste de elfos com armadura como nos dias antigos ela de nada serviria a não ser acordar o pode adormecido do inimigo...." ora, se ele podia invocar uma hoste elfica ele certamnete tinha grandes poderes como o mais proximo de um "governante"
 
Tecnicamente eu não vejo nenhum problema de Elrond assumir o trono, mesmo sendo de linhagem feminina pois acho que esse argumento não tem grandes fundamentos. Na verdade se havia um elfo na Terra-média que mereceria um título de Alto-Rei era ele, descendente de Noldor, Vanyar, Teleri, Maiar e Edain. Na Terra-média ele era o que de mais nobre e sábio poderia ser representado de todo o povo dos Eldar.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Tecnicamente eu não vejo nenhum problema de Elrond assumir o trono, mesmo sendo de linhagem feminina pois acho que esse argumento não tem grandes fundamentos. Na verdade se havia um elfo na Terra-média que mereceria um título de Alto-Rei era ele, descendente de Noldor, Vanyar, Teleri, Maiar e Edain. Na Terra-média ele era o que de mais nobre e sábio poderia ser representado de todo o povo dos Eldar.

Alias ele representava quase todas as raças(menos hobbit e anão), quem mais do q ele para comandar todos os elfos
 
Discordo. ele poderia assumir logo depois da ultima aliança o comando de Lindon...Ele não tinha era a linhagem direta (o Deriel explica isso na 1ª pagina) alem disso, outro problema: Os noldor aceitariam uma linhagem Moriquendi? Se era para quebrara as regras, acho que os Elfos escolheriam um Calaquendi, e nesse caso so havia Galadriel.
 
Como não tinha linhagem direta? Ele era um elfo homem descendente direto de Finwë. A Galadriel não poderia porque não existia o título de Alta-Rainha, somente o título de Alto-Rei.
 
Fingolfin disse:
Mas Elrond era descendente pela linhagem feminina(Idril), oq já tira dele tal título.
Não tira não, na falta de um descendente por linhagem masculina, haveria de se adotar a feminina, e no caso, o único limitante seria o fato de ser do sexo masculino, como Elrond é.

Kalring, sim, poderia sim assumir, mas é a questão que o Fëaruin levantou, ele poderia sim reinar, mas reinaria num reino sem população, ou seja, depois da Última Aliança o número de elfos noldorin na TM descresceu muito, não haveria o que reinar.
Ele poderia sim forçar uma unificação, afinal seria o Alto-rei, mas veja, uma unificação só faria com que Sauron os identificasse mais rapidamente, e como estavam em pouco número, seriam mais facilmente derrotados.

Uma coisa que acho interessante, é que na Terceira Era o papel dos elfos cabe apenas na orientação dos outros, ou seja, sabedoria e não força.
 

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
Back
Topo