• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alto-Reinado dos Noldor

Deriel

Administrador
Tive uns momentos de tédio hoje cedo, e resolvi escrever alguma coisa sobre os Alto-Reis Noldor. Como não posso continuar já afim de terminá-lo como merece (faltam citações e alguns detalhes sobre as leis dos Francos), mando-o pra vocês:


O Alto-Reinado dos Noldor

Uma das questões mais interessantes quando examinamos mais detalhadamentos alguns tópicos da História dos Elfos pré-Terceira Era, mais especificamente a fascinamente Primeira Era dos Noldor e Sindar, é o motivo pelo qual o Alto-Reinado dos Noldor (High Kingship) não passou de Turgon a Idril, mas sim a Gil-galad. Examinando com cuidado a árvore genealógica dos Noldor, podemos verificar facilmente duas coisas:


1) As linhagens femininas não eram consideradas para fins de regência
2) Gil-galad como filho de Fingon simplesmente não faz sentido


Uma história conturbada

Existiram 6 Alto-Reis dos Noldor: Finwë, Fëanor, Fingolfin, Fingon, Turgon e Gil-galad. Após a morte de Gil-galad, morto por Sauron na Batalha da Última Aliança de Elfos e Homens, não mais existiu um Alto-Rei dos Noldor na Terra-média, embora Elrond e Galadriel sejam candidatos naturais, à primeira vista.

Após o assassintao de Finwë por Morgoth ainda em Aman, Fëanor torna-se, por direito, Alto-Rei, apesar de sua conturbada situação de exilado e revoltoso. Após a morte de Fëanor por Balrogs era natural de se esperar que Maedhros, o primogênito de Fëanor, assumisse a coroa, mas este abdica da mesma em favor de Fingolfin, o terceiro Alto-rei dos Noldor.

Fingolfin morre na épica batalha contra Morgoth, em 455 da Primeira Era, herdando o Alto-Reinado o filho mais velho de Fingolfin, Fingon, que o manteve até sua morte em 471 da Primeira Era, quando o mesmo passou ao seu irmão mais novo e Rei de Gondolin, Turgon. E é nesse momento que a primeira incongruência surge pois se Gil-galad era mesmo filho de Fingon, como "O Silmarillion" do Christopher Tolkien indica, ele deveria ter sido Alto Rei e não Turgon, por mais jovem que fosse (Turgon poderia assumir um cargo de regente ou algo assim).

Com a morte de Turgon em 510, a coroa, que naturalmente seria esperada passar a seus descendentes, vai para Gil-galad ao invés de Idril, indicando fortemente que as linhagens femininas não eram consideradas para fins de regência, em nenhuma hipótese, mesmo Idril tendo um filho homem, Eärendil.

Assim, quem se torna o sexto e último Alto Rei dos Noldor é Gil-galad, filho de Turgon, como "O Silmarillion" do Christopher Tolkien indica. Porém, no HoME temos a indicação que Gil-galad na verdade seria filho de Orodreth, filho de Angrod, filho de Finarfin. E segundo esta árvore genealógica, tudo se encaixa! Após a morte de Turgon, a coroa deveria passar a Idril, mas como linhagem feminina, está descartada. Aredhel, irmã mais nova de Turgon e próxima na linha do trono, além de ser mulher morrera em 345. A linhagem de Fëanor abdicou de seus direitos, então nos resta examinarmos os filhos de Finarfin.

Finrod morre em 468 sem deixar descendentes, Angrod e Aegnor morrem em 455 e Galadriel é mulher. Mas Angrod teve um filho, Orodreth, morto em 496 que teve um filho, Gil-galad, único sobrevivente dos Noldor apto a se tornar Alto-Rei, e é exatamente isso que acontece.

Linhagens Femininas

Supondo que as linhagens femininas pudessem herdar a coroa após a morte de Turgon a coroa deveria passar a Idril, desta a Eärendil e em seguida a Elrond, como muitos consideram natural que fosse. Podesse alegar que Earendil é um Meio-Elfo e portanto não poderia herdar a coroa, o que não seria por demais estranho, embora Dior, herdeiro de Thingol, tenha requisitado e obtido a coroa de Doriath.

Mesmo supondo que a linhagem de Idril não pudesse mais manter a coroa através de Eärendil, ainda temos Galadriel, filha mais nova de Finarfin e sem nenhuma mácula na linhagem exceto o fato (aos olhos dos Noldor) de ser mulher. Teríamos uma Alto-Rainha dos Noldor até o final da Terceira Era e, surpreendentemente, Eldarion - filho de Arwen e Aragorn - seria (ou poderia) Rei de Arnor e Gondor e Alto-Rei de Todos os Elfos! Mas o fato do Alto-Reinado ter terminado com Gil-galad demonstra que Galadriel não podia aspirar o trono e não podemos considerar que Galadriel fosse abrir mão disso.

A linhagem dos Alto-Reis dos Noldor era estritamente masculina.

Gil-galad

Gil-galad como filho de Fingon foi uma decisão editorial de Christopher Tolkien e, como mais tarde ele mesmo reconheceu, um erro (vide textos sobre o assunto na Valinor). Além disso, Gil-galad como filho de Fingon inserer uma incongruência na linhagem real, pois a coroa passa de seu pai (Fingon) para seu tio (Turgon) e retorna a Gil-galad, numa manobra no mínimo incomum. Porém essa incongruência desaparece quando colocamos Gil-galad em seu devido lugar, como filho de Orodreth.
 
Na verdade são rascunhos apressados que eu mandei pra Valinor Obras duas semanas atrás... nunca mais tive tempo de fazer isso aqui :osigh:
 
Interessante... pena que mulheres não pudessem assumir, o trabalho que Galadriel realiza em Lórien mostra que ela era mais do que capaz de ser rainha. Apesar de que com título ou não, ela (junto com Elrond) liderou os elfos na terceira era.

Mas nisso tudo eu fico com uma duvida: Orodreth é filho de Finarfin ou de Angrod?
 
Nossa que texto interessante Deriel :clap: , mas agora eu fique confusa :o?: , vc justificou pq Gil-galad é filho de Orodreth e tambem disse que isso foi citado na HoME. mas e a questão de Orodreth ? no Silmarillion ele é colocado como filho de Finarfin não de Agnord.
 
Vale a pena ler esse texto, aqui da Valinor:
Gil-Galad era um Rei Elfo

Esse texto tem a explicação do título mais esquisita que já vi :lol:

Mas é boa a justificativa. O que pode mostrar que Gil-Galad era loiro (e não tão narigudo :mentira: quanto é mostrado no filme). O que, perto da sua ascendência, não significa quase nada :roll: .
 
Muito bom!

E é realmente uma pena que as mulheres dos Noldor não sejam consideradas em termos de regencia, pois até os homens permitem Rainhas governando. No caso de Galadriel, ela seria uma Rainha admirável apesar de ambiciosa, e ela é filha Finarfin enquanto que Gil-Galad era filho do neto dele... Acredito que Idril também teria sido uma boa Rainha, provavelmente teria recebido o título de sábia, mas sua linhagem não seria considerada pois Eärendil é um meio-elfo. Aredhel tinha todo o espirito destemido dos Noldor e seria uma Rainha bem ativa e não duvido que conduziria seu povo na guerra.

Só tem uma coisa da qual eu discordo no texto, mesmo se a linhagem feminina fosse considerada para reinar, Eldarion não seria Rei de todos os elfos pois Arwen escolhera ser mortal para se casar com Aragorn, um homem, e sendo assim... Pelo que eu sei aqueles que tem ascendencia de meio-elfo tem sua "mortalidade" determinada pelo pai, se o pai for um homem mortal entao vc sera mortal, mas se for um elfo vc terá o direito de escolha. Acho que é isso, me corrijam se eu estiver errada.
 
Na verdade, você tem o direito da escolha, apenas se for descendente de Eärendil e todos os seus antepassados diretos tiverem escolhido a imortalidade. Elros escolheu ser mortal, portanto seus descendentes serão todos mortais. Como Elrond escolheu ser imortal, seus filhos tiveram o direito da Escolha. Arwen se tronou mortal e eu suponho que Elladan e Elrohir tenham se tornado imortais.
 
Elros escolheu ser mortal, portanto seus descendentes serão todos mortais. Como Elrond escolheu ser imortal, seus filhos tiveram o direito da Escolha. Arwen se tronou mortal e eu suponho que Elladan e Elrohir tenham se tornado imortais.

pois entao, era isso que eu tava querendo dizer... uma vez que aragorn é mortal e arwen também se tornou mortal, eldarion nao teria o direito de escolha, portanto acho que nao poderia se tornar o rei de todos os elfos...
 
Então se continuarmos a procura de um Alto-Rei para os elfos acabaríamos em Elladan e Elrohir, porém eram gêmeos, então com quem ficaria a coroa caso isso acontecesse??
 
Na verdade nao, pois eles são meio-elfos como Elrond...

Nessa procura restaria apenas voltar para a casa dos Noldor de Aman, mas acho que entre essa opçao e a dos meio-elfos, a ultima seria a melhor, afinal Elrond é poderoso e sábio.

Agora a pouco tava lembrando do Gildor, se ele for mesmo da casa de Finrod como diz no livro, ele teria algum titulo real... mas acho isso impossivel ou entao ele ja teria assumido um papel sério na história...

A melhor da opçao seria que os noldor aceitassem Altas-Rainhas, Idril ou Galadriel seriam nossas escolhas, mas como eles nao aceitam, continuamos na busca...
 
A sociedade élfica demonstra uma poderosa hierarquização patriarcal. O mesmo eu vejo na própria determinância de raças no caso de mestiços; vejam o caso de Fingolfin e Finarfin; eles eram tão vanyarin quanto noldorin, mas são considerados príncipes dos Noldor, apenas. E olha que, se não me engano, Indis tem um parentesco com o próprio Ingwë.

Vale lembrar que as Rainhas Governantes entre os Homens só vieram a aparecer com Tar-Aldarion, que mudou a lei para que sua filha Ancalimë assumisse o trono; até então, a hereditariedade dizia respeito aos homens mais velhos da casa real (mesmo que não fossem filhos diretos do velho rei).

Entretanto, é curioso dizer que os elfos, tidos como mais sábios e justos, detinham esse certo preconceito; ou melhor, uma concepção mais antiquada de realeza.

Apesar de ser típico dos elfos o antiquado... :think: :mrgreen:
 
Apesar de ser típico dos elfos o antiquado...
É não se pode dizer que eles eram os mestres da adaptação as mudanças culturais...
Mas que esse preconceito tb não é bem definido já que Melian tinha tanta voz quanto Thingol, e Galadriel ter mais poder de comando do que seu esposo.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
E olha que, se não me engano, Indis tem um parentesco com o próprio Ingwë.

No HoME 10 Indis é irmã de Ingwë e no HoME 12 ela é sobrinha de Ingwë.
 
Bom, o fato das mulheres não "poderem" governar como rainhas não é nividade para mim...

O fato de Gil-galad ser filho de Orodreth sim é novidade que bagunça a minha cabeça... :o?:

E o fato de Orodreth não ser filho de Finarfin também é uma novidade... Isso embola o meio-campo não...???
 
Não embola não...e a mesma coisa que eu falar que Amras (ou Amrod, não me lembro bem agora...) morreu queimado na Queima dos Barcos feita por Fëanor, choca, mas é fácil de assimilar.. :wink:
 
Erunámo Lótuion disse:
Não embola não...e a mesma coisa que eu falar que Amras (ou Amrod, não me lembro bem agora...) morreu queimado na Queima dos Barcos feita por Fëanor, choca, mas é fácil de assimilar.. :wink:
Mas continua complicado... Você tá acostumado com o que está escrito no Silmarillion (Que para mim é a versão oficial das coisas) e derrepente obtém informações completamente adversas ao que está escrito ali...

E tanto Amras como AMrod eram gêmeos filhos de Fëanor e não poderiam terem sido (Qualquer um dos dois) queimados nos barcos pois é citado o neme deles no Silmarillion...
 
Você tá acostumado com o que está escrito no Silmarillion (Que para mim é a versão oficial das coisas) e derrepente obtém informações completamente adversas ao que está escrito ali...
Versão oficial segundo o Cristopher Tolkien, não segundo o próprio autor, a maioria dos Contos do Silmarillion, não estava sequer em sua versão final e eram apenas rascunhos para o autor, tanto que há partes menos elaboradas que outras na obra. Então vc pode levar em conta que talvez Tolkien preferisse publicar outra versão do que a públicada por seu filho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo