• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alguem aqui leu O INIMIGO DO MUNDO/ O CRÂNIO E O CARVO de LEONEL CALDELA?

Nossa pai..melhor eu tranca esse topico antes que saia porrada aqui...:mrgreen:


Eu abro um topico sobre os LIVROS de CALDELA..e o povo discuti outra coisa...:lol:

É difícil porque pouca gente leu o livro. Daí só resta falar mal do cenário mesmo hehehehe.
 
um objeto é tão bom quanto um certo alguem assim o julgar.
Mas não é assim sempre? Pelo menos é assim com os 6 jogadores de GURPS do mundo (dentre eles o Steve Jackson e a mãe dele). É assim com os jogadores da cópia descarada de mago que se chama unknown armies. É assim com os jogadores pretensiosos de rpgs indies.
Exato amigão, é assim sempre. Assim sendo, qualquer tentativa de apontar para algo e dizer que é objetivamente ruim, só vai lhe fazer parecer infantil, imaturo e ignorante.

Surpreso !?
 
meu eu gostei muito do Inimigo do Mundo
adorei a forma que ele escreveu, até por vezes muito violenta e real! Como o fato de se perder dentes numa luta e eles não voltarem a nascer por magia!...Isso nao é pensado no RPG, nossos personagens sempre se manteem lindos!hahaha
mas eu prefiro imaginar um mundo onde a magia possa curar os dentes perdidos...:think: mas mesmo assim achei interessante^^ uma guerra, uma luta, nao e nada bonito de se ver.
eu não gostei de como ele pensou nas magias de mago, algo ridiculo, o cara esquece a magia epois que lança? não oras...ele só nao tem poder para fazer denovo! eu achei babaca isso...
Algo que gostei também, os resultados de dados podiam ser vistos, conforme a descrição dele vc pensava "caramba ele tirou um 20 no dado" eu achei isso lindo e vibrava demais com isso durante o livro.

EU adorei "inimigo do mundo" e estou louco para ler a sequência!
Eu acompanho as matérias do Leonel Caldela na Dragon Slayer, revista mensal, e ele sempre fala muito sobre suas obras e formas de pensar e escrever! Sou um grande fã dele! Não que eu não pudesse fazer algo parecido, mas se eu fosse escrever um livro, com certeza seria dos mesmos moldes.





Ah por thaytis, pelo menos um ..
Obrigada, vc salvou meu dia..

Eu tmb fiquei assim qnd li..esse lance do d20..puts muito bom..
Vc ainda não leu o Crânio e o Corvo...poxa cara vc tem que le..ta tão bom quanto o Inimigo do mundo..vc nem tem noção de quem é o Crânio Negro...

Se vc le a Dragon Slayer, ja viu os comentarios né..

Poxa cara tenta emprestar de alguem ou comprar..vc não vai se arrepender.
 
Ah por thaytis, pelo menos um ..
Obrigada, vc salvou meu dia..

Eu tmb fiquei assim qnd li..esse lance do d20..puts muito bom..
Vc ainda não leu o Crânio e o Corvo...poxa cara vc tem que le..ta tão bom quanto o Inimigo do mundo..vc nem tem noção de quem é o Crânio Negro...

Se vc le a Dragon Slayer, ja viu os comentarios né..

Poxa cara tenta emprestar de alguem ou comprar..vc não vai se arrepender.

Eu tô na fila do livro! XDDD

Meu amigo disse que é bom!
Eu tinha visto uma chamadinha do proximo livro do caldela faz um tempo que contava a história da companhia Rubra...Eles ainda aparecem no livro? o maluco, o lobisomem, o elfo monge, o pirata e etc? eu adorei aquela história...

Alias adorei a idéia de um elfo monge, nunca pensei em fazer um, quer dizer, ate agora XD

Ah durante o livro inimigo do mundo eu era capaz de escrever a ficha do personagem com talentos e etc só pelas descrições do Caldela! ele descreve muito bem! =)
Na Dragon Slayer saiu a ficha do Vahn (era isso mesmo), o paladino, você chegou a ver?
 
Eu tô na fila do livro! XDDD

Meu amigo disse que é bom!
Eu tinha visto uma chamadinha do proximo livro do caldela faz um tempo que contava a história da companhia Rubra...Eles ainda aparecem no livro? o maluco, o lobisomem, o elfo monge, o pirata e etc? eu adorei aquela história...

Alias adorei a idéia de um elfo monge, nunca pensei em fazer um, quer dizer, ate agora XD

Ah durante o livro inimigo do mundo eu era capaz de escrever a ficha do personagem com talentos e etc só pelas descrições do Caldela! ele descreve muito bem! =)
Na Dragon Slayer saiu a ficha do Vahn (era isso mesmo), o paladino, você chegou a ver?



Poxa..não vi, em que edição que foi..??So mor fã dele, ele é foda..
"QUE THYATIS ME QUEIME QND PRECISA DE UMA ARMA MAGICA PARA TOMBAR INIMIGOS.."....rs..muito bom..

Eu tenho os livros..até de emprestaria..mais tu mora muito longe..e eu tenho muito ciume dos meu livors..:grinlove:..
 
Exato amigão, é assim sempre. Assim sendo, qualquer tentativa de apontar para algo e dizer que é objetivamente ruim, só vai lhe fazer parecer infantil, imaturo e ignorante.
Surpreso !?

Eu discordo. Qualquer coisa que você diz expressa sempre sua opinião, sua pessoal e individual (bem, nem sempre tão individual) opinião. Então, subentende-se que, quando você diz que algo é ruim, você quer dizer que na sua opinião é ruim, ou em outras palavras você não gosta. Ignorante é quem é preconceituoso e simplesmente critica sem nenhuma base e quem não respeita a opinião do outro. Mas aqui, eu acho que foi criado um tópico para discutir uma obra, e então as pessoas falaram o que achavam da única coisa que conheciam dela: a ambientação.

meu eu gostei muito do Inimigo do Mundo
adorei a forma que ele escreveu, até por vezes muito violenta e real! Como o fato de se perder dentes numa luta e eles não voltarem a nascer por magia!...Isso nao é pensado no RPG, nossos personagens sempre se manteem lindos!hahaha
mas eu prefiro imaginar um mundo onde a magia possa curar os dentes perdidos...:think: mas mesmo assim achei interessante^^ uma guerra, uma luta, nao e nada bonito de se ver.
eu não gostei de como ele pensou nas magias de mago, algo ridiculo, o cara esquece a magia epois que lança? não oras...ele só nao tem poder para fazer denovo! eu achei babaca isso...
Algo que gostei também, os resultados de dados podiam ser vistos, conforme a descrição dele vc pensava "caramba ele tirou um 20 no dado" eu achei isso lindo e vibrava demais com isso durante o livro.

EU adorei "inimigo do mundo" e estou louco para ler a sequência!
Eu acompanho as matérias do Leonel Caldela na Dragon Slayer, revista mensal, e ele sempre fala muito sobre suas obras e formas de pensar e escrever! Sou um grande fã dele! Não que eu não pudesse fazer algo parecido, mas se eu fosse escrever um livro, com certeza seria dos mesmos moldes.

Realmente, agora você me convenceu de que isso é mesmo um romance, e ainda por cima, um romance de RPG! Se você gostou desses elementos, posso lhe recomendar diversos outros livros: As Crônicas de Dragonlance, por exemplo. Ou, se é realismo, os livros de Bernard Cornwell são excelentes.
 
Bom, como disse anteriormente eu também odiava Tormenta até conhecer melhor o cenário. Sobre o papa, foi só um exemplo, assim como havia o papa "João Paulo II" para para distinguir qual papa o paladino era antes conhecido como "o único paladino de Jallar", até que foram incrustados os rubis da virtude e ele se tornou apenas "O Paladino", com os poderes dos vinte deuses do panteão.
Agora sobre o cenário, ele é tão sério ou cômico quanto seu grupo desejar. Em Hershey por exemplo está uma intriga e reviravolta imensa devido ao assassinato do regente pelas mão dos minotauros. Ele estava se opondo veemente à politica escravista de Tapista e relacionando sequestro de mulheres do reino para venda ilegal como escravas. Ele organizou uma pequena resistência e por algum motivo que não me lembro acabaram sendo mortos pelos minotauros, a tensão está preses a arrebentar tudo e dizem que as "guerras táuricas" estão para começar. É só um exemplo, porém nós acabamos fugindo do tópico.
Meu conselho para quem não gosta de Tormenta ou que não conhece direito o cenário é: Leiam o livro. Leiam como se fosse apenas um livro de fantasia medieval como todos no site adoramos. É um livro muito bom. Eu li o 1º volume de Dragonlance e vou começar o 2º agora, mas posso afirmar, o Inimigo do Mundo é melhor. Não pelo cenário, mas pela forma com que é escrito. E é muito interessante as formas como ele aborda regras, mas em mundo de jogo. o exemplo das magias sumirem da memória que o Rique não gostou, eu achei interessante, e a forma como ele descreve "memorizar duas vezes" só lendo mesmo para entender, você vê as regras aplicadas de forma "real" é um livro que merece ser lido.
 
Conheço pessoas que pediriam a sua cabeça por falar que é melhor que Dragonlance.
 
Eu li "O Inimigo do Mundo". Achei muito bom. Mesmo que não gostasse ou não conhecesse Arton, eu gostaria do livro por ser um livro do gênero fantasia medieval que gosto muito. Vale lembrar que o livro usa o cenário, mas é um meio próprio, não é o cenário em si. Tormenta é só um pano de fundo.

Tormenta foi o primeiro cenário no qual eu joguei RPG. Além do carinho nostálgico que sinto por esse cenário, não é só por isso que gosto dele, mas porque acho ele bom mesmo.

Quando Tormenta passava por dificuldades de falta de lançamentos de novos suplementos e a qualidade dos textos caiam cada vez mais e constantemente, Leonel e seu Inimigo do Mundo vieram para dar uma revigorada no cenário. E é incrível o que ele conseguiu fazer. Deu uma nova imagem a Arton, mais dark e decadente. Imagem aprovada por todos os fãs.

O autor Leonel Caldela é gaúcho de Porto Alegre, mas não foi via Jambô que ele entrou no cenário, mas encrevendo e mandando o trabalho para os editores do cenário.

Bom, já conhecia o Leonel por um conto escrito por ele e pela esposa e publicado na extinta revista Tormenta. Um conto também muito bom. No livro ele continua com o bom trabalho.

Ele admite que a inspiração para as cenas de batalha vêm dos livros do Bernard Cornwell. E antes que digam que isso é mais uma cópia, não acho isso demerecedor. Cornwell é um gênio nesse quesito e possui o estilo a ser copiado. E como inspiração em Cornwell, as batalhas são mesmo as atrações do livro, sem sombra de dúvida.

Pra começar: o grande herói do cenário é um paladino chamado... Paladino. Que defende um reinado chamado... Reinado. O grande vilão, o cara cheio de armas e itens mágicos é chamado de... Mestre Arsenal.

Bons argumentos, hein. Isso é um hiper motivo pra desprezar um cenário...

Diga um elemento original de Tormenta. Se você citar um elemento de Tormenta que seja criativo e interessante, eu me rendo.

A Tormenta.

Por que eu vou tentar levar a sério o plot de um cenário que você mesmo diz ser propositadamente cômico??

Diz isso onde mesmo?

Algo que gostei também, os resultados de dados podiam ser vistos, conforme a descrição dele vc pensava "caramba ele tirou um 20 no dado" eu achei isso lindo e vibrava demais com isso durante o livro.

Eu já achei o contrário. Apesar de ver muitas coisas que "refletem" de certa forma os comportamentos em uma mesa de jogo, pouca coisa ali pode ser revertida em dados de jogo.

Conheço pessoas que pediriam a sua cabeça por falar que é melhor que Dragonlance.

Sou fã de Tormenta, mas melhor que Dragonlance não é não.
 
Diz isso onde mesmo?

Pelo amor dos Deuses..caso vcs não saibam isso foi feito de proposito, pra ser comico msm, ...

A Paladina disse que o cenário é pra ser cômico. Logo, não dá pra levar a sério.

A questão é que o cenário do livro não é exatamente uma propaganda pro romance.

Pelo jeito o livro é bem escrito. Talvez eu leia, mas tem um monte de outros na fila.
 
Conheço pessoas que pediriam a sua cabeça por falar que é melhor que Dragonlance.


Bom, cada um tem sua opinião, eu não disse por exemplo que não gosto de Dragonlance, do contrário até estou achando legal, mas a forma com que o Leonel Caldela conta a história torna tudo mais emocionante. Eu sinceramente gostaria que vocês lessem o livro para poderem julgá-lo também, pois até agpra eu só ouvi elogios dos que leram, mas pode ser que vcs tenham uma opinião contrária, assim ficaria mais interessante essa discussão
 
Bom, cada um tem sua opinião, eu não disse por exemplo que não gosto de Dragonlance, do contrário até estou achando legal, mas a forma com que o Leonel Caldela conta a história torna tudo mais emocionante. Eu sinceramente gostaria que vocês lessem o livro para poderem julgá-lo também, pois até agpra eu só ouvi elogios dos que leram, mas pode ser que vcs tenham uma opinião contrária, assim ficaria mais interessante essa discussão

Na verdade, conheço gente que diz que se você ler os 3 livros da trilogia original de Dragonlance você vai achar que é melhor até que SdA.

Mas eu só li o primeiro, então ainda acho SdA melhor. hehe
 
Dragonlance melhor do que SdA? Ai voce forçou a amizade! Eu li os tres, e te digo o seguinte: os romances de Dragonlance sao bons, talvez ate muito bons, mas nao sao uma obra prima. O Senhor dos Aneis e uma obra de arte, todas as outras obras que vieram depois contando sobre elfos, anoes e haflings sao fruto do nosso enorme desejo de dar continuidade ao trabalho do Tolkien.

Mas achei legal a dica da Paladina, vou tentar encontrar o Inimigo do mundo e tirar minhas proprias conclusoes.

Para quem nao leu, os livros do R.A.Salvatore tambem sao muito bons (A estilha de cristal, Rios de prata e A joia do hafling).
 
Na verdade, conheço gente que diz que se você ler os 3 livros da trilogia original de Dragonlance você vai achar que é melhor até que SdA.

Mas eu só li o primeiro, então ainda acho SdA melhor. hehe

Eu conheço gente que acha que o SdA é cansativo, grande demais. Eu peguei o primeiro livro e não consegui parar: viajei, continuei lendo, e fiz os outros livros serem buscados em casa para continuar. Para mim não existe comparação entre Dragonlance e o SdA. O primeiro livro de Dragonlance foi o que eu gostei mais, mas ele nem chega aos pés do primeiro do SdA - que é o que eu gosto menos.

Eu li "O Inimigo do Mundo". Achei muito bom. Mesmo que não gostasse ou não conhecesse Arton, eu gostaria do livro por ser um livro do gênero fantasia medieval que gosto muito. Vale lembrar que o livro usa o cenário, mas é um meio próprio, não é o cenário em si. Tormenta é só um pano de fundo.

Por isso, eu não tenho nada contra os livros, embora já conte como ponto negativo para mim ele ser ambientado em um mundo que eu acho tosco.

Kainof disse:
Tormenta foi o primeiro cenário no qual eu joguei RPG. Além do carinho nostálgico que sinto por esse cenário, não é só por isso que gosto dele, mas porque acho ele bom mesmo.
Também foi o primeiro que eu joguei, e embora a sessão tenha sido um fracasso, não é o motivo pelo qual eu não gosto (afinal, mal deu para conhecer o cenário em uma sessão). Eu não gosto porque eu vi uns furos bem grandes logo de cara, todos os elementos superficialmente interessantes estavam presentes em algum outro cenário, e quando eu li mais só li coisas que eu achei muito, muito toscas.[/quote]

Quando Tormenta passava por dificuldades de falta de lançamentos de novos suplementos e a qualidade dos textos caiam cada vez mais e constantemente, Leonel e seu Inimigo do Mundo vieram para dar uma revigorada no cenário. E é incrível o que ele conseguiu fazer. Deu uma nova imagem a Arton, mais dark e decadente. Imagem aprovada por todos os fãs.
Não acredito em nada do que você diz. A qualidade dos textos não podia cair mais e constantemente. :roll: Se Arton está mais dark e decadente, pelo menos agora tem um clima geral, mas quero ver você conciliar isso com elementos cômicos como Hersheys, o Reino dos Chocolates, ou absurdos como um vilão de outro mundo cheio de uma tecnologia alienígena.

Ele admite que a inspiração para as cenas de batalha vêm dos livros do Bernard Cornwell. E antes que digam que isso é mais uma cópia, não acho isso demerecedor. Cornwell é um gênio nesse quesito e possui o estilo a ser copiado. E como inspiração em Cornwell, as batalhas são mesmo as atrações do livro, sem sombra de dúvida.
Ótimo, ponto positivo. Mas eu acho que em alguns momentos, as cenas de batalhas de Cornwell até cansam, tiram um pouco do enfoque da história.

Diga apenas um elemento original do cenário.
Eu já disse que acho a idéia de uma área crescente de destruição que vai tomando o mundo pouco a pouco é, para mim, clichê. Idéias originais são, por exemplo, as três luas de Dragonlance, que dão poder para os magos; a cidade de Sigil em Planescape; os planos em rotação, se aproximando ou se afastando do mundo, em Eberron; o mundo vil e apático de Ravenloft, onde os governantes são vilões eternamente atormentados por seu passado; o Tempo das Perturbações em FR. Esses são apenas algumas idéias mais gerais, e mesmo assim originais, que fazem importância no cenário. Não necessariamente idéias boas (a Tormenta em si é uma idéia interessante, também), mas originais.
 
Armitage, uma pergunta honesta: se você não gostou do livro, porque entrou no fórum??
 
Eu encontrei esse fórum por acaso Barlach, quando estava pesquisando sobre algum jogo de RPG... acho que era Forgotten Realms, na época que estava tentando iniciar uma campanha nele. Aí usei meu google-fu e cheguei aqui.

Ou seja, sou praticamente uma criatura planar. :mrgreen:
 
Li "O inimigo do mundo" e gostei muito. Bem escrito e gostoso de ler, tanto que fui do começo ao fim sem notar o tempo passar.
Já "O crânio e o carvo", eu ainda não li, por isso, não posso opinar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo