• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alguem aqui leu O INIMIGO DO MUNDO/ O CRÂNIO E O CARVO de LEONEL CALDELA?

Putz, essa do reino dos chocolates eu não sabia... Chegou a doer. Eu sabia do reino onde todo mundo é superticioso, do reino que foi contaminado pela praga coral (e isolado hermeticamente), do reino dos magos, do reino anti-magia, e outros mais comuns.
 
Não se esqueça do reino onde todo mundo nasce com os dois olhos de cores diferentes. Esse é importantíssimo.
 
Pelo amor dos Deuses..caso vcs não saibam isso foi feito de proposito, pra ser comico msm, existem varias lados do mundo de Arthon que vcs não conhecem.

E o Paladino não se chama Paladino...ele é um Paladino de Jalar uma deusa menor do reinado..

Eu não sei pra que tanta critica, metade de vcs nem leram sobre o assunto, outros nunca abriram se quer o livro basico de tormenta.

Muita coisa se passa na area de tormenta, nova raça, nova classe..possivelmente até novos deuses..duvido se nenhum de vcs se entereçou pelo oq ocorre dentro de uma area que foi invadida pela tormenta.
 
Pelo amor dos Deuses..caso vcs não saibam isso foi feito de proposito, pra ser comico msm, existem varias lados do mundo de Arthon que vcs não conhecem.

E o Paladino não se chama Paladino...ele é um Paladino de Jalar uma deusa menor do reinado..

Eu não sei pra que tanta critica, metade de vcs nem leram sobre o assunto, outros nunca abriram se quer o livro basico de tormenta.

Muita coisa se passa na area de tormenta, nova raça, nova classe..possivelmente até novos deuses..duvido se nenhum de vcs se entereçou pelo oq ocorre dentro de uma area que foi invadida pela tormenta.

Por que eu vou tentar levar a sério o plot de um cenário que você mesmo diz ser propositadamente cômico??

Não dá pra um cenário ser cômico (reino de chocolate etc) e sério (demônios invadindo a Terra) ao mesmo tempo. Uma parte atrapalha a outra, daí o cenário não serve nem pra quem só quer dar risada e nem pra gosta de um terror/ação.

E tem uma outra coisa: todo bom escritor sabe que se o livro não for bom no primeiro quarto, não importa a qualidade do resto, o leitor não vai querer ver. A mesma coisa vale pros livros de RPG. Eu só li os livros básicos de 3D&T sim, além daquele "Reinado", mas se eles não me agradaram, a culpa não é minha se eu não fui atrás dos suplementos.
 
O fato de que a gente cita informações toscas sobre o mundo mostra que nós já abrimos o livro... Como eu disse, eu não li tudo, porque achei ruim demais. Talvez eu tenha simplesmente dado azar e lido só as partes mal-escritas e toscas, mas eu acho pouco provável que haja coisa muito melhor no livro... E a minha primeira aventura foi de 3D&T, ambientada em Tormenta. Claro que o pseudo-sistema atrapalhou, mas o mundo era muito tosco assim mesmo.

Agora, eu não vejo como levar a sério um mundo que tenha intencionalmente um lado ridículo. Alguma coisa humorística pode dar certo, como é o caso dos kenders de Dragonlance, mas esculhambar assim... Garanto que, assim como você diz que Arthon tem lados mais interessantes, qualquer outro cenário também tem, o que quer dizer que não há vantagem alguma.

Muito bem apontado, a Tormenta em si, é uma idéia bem interessante. E é extremamente original: tão original como o Anauroch! Eu até acharia uma boa idéia, se fosse no mínimo tão interessante e fizesse tanto sentido quanto a invasão do Caos em Warhammer. Ou se tivese vindo primeiro.
 
Cara, Tormenta é tão ruim que dá medo. Os posts do Barlach estão realmente ótimos pra entender o porque do troço ser tão ruim. E eu dou um motivo a mais pra odiar esse lixo:

ele não é um mundo feito e então aprimorado e evoluido com artigos em revistas (como os mundos da TSR eram na Dragon Magazine). Tormenta é um mundo CONSTRUIDO com base em diversos artigos que saíram na Dragão Brasil. Saca? Nego fez os artigos ao longo dos anos e simplesmente UNIU tudo num amontoado tosco.

Se a revista já era de qualidade duvidosa, imagine o mundo dela.

Ainda bem que eles nao lançaram um livro de vampiros se não vocês veriam o incrível Cainitech! Paraaaaaaaaaaaaam. :lol:
 
Última edição:
Mas só pra ficar claro, não tenho opinião sobre os novels porque não os li.

Mas Paladina, só não fique ofendida com a reação da galera. Não é nada pessoal, qualquer um que defenda Tormenta/3D&T/Cassaro e Cia aqui sofre o mesmo tratamento.
 
Quando vejo alguem criticar Tormenta e elogiar Forgotten Realms logo em seguida, está provado que não ha realmente um parametro universal objetivo de mensurar a qualidade de porra nenhuma. Ou seja: um objeto é tão bom quanto um certo alguem assim o julgar.

Sendo assim, relaxe Paladina. Tormenta é tão lixo quanto Forgotten Realms... ou qualquer outro cenário de RPG. E por mais que o pessoal daqui ás vezes se coloque como se possuísse a dádiva da verdade absoluta... no final tudo se resume a uma palavra:

"cú".

Cada um tem o seu. :D
 
Quando vejo alguem criticar Tormenta e elogiar Forgotten Realms logo em seguida, está provado que não ha realmente um parametro universal objetivo de mensurar a qualidade de porra nenhuma. Ou seja: um objeto é tão bom quanto um certo alguem assim o julgar.

Sendo assim, relaxe Paladina. Tormenta é tão lixo quanto Forgotten Realms... ou qualquer outro cenário de RPG. E por mais que o pessoal daqui ás vezes se coloque como se possuísse a dádiva da verdade absoluta... no final tudo se resume a uma palavra:

"cú".

Cada um tem o seu. :D

Armitage, você pode achar FR ruim, mas Tormenta é uma cópia mal-feita de FR. É muito pior.
 
Sei Barlach. Só pelo que o TT1 disse (que era um apanhado de números de revista :mrgreen: ), boa coisa não pode ser. Mas é que às vezes os colegas do fórum são duros demais, parecem fanáticos e esquecem que tudo se resume a gosto.

Poxa, podiam pegar mais leve né? :kiss:
 
um objeto é tão bom quanto um certo alguem assim o julgar.

Mas não é assim sempre? Pelo menos é assim com os 6 jogadores de GURPS do mundo (dentre eles o Steve Jackson e a mãe dele). É assim com os jogadores da cópia descarada de mago que se chama unknown armies. É assim com os jogadores pretensiosos de rpgs indies.
 
Vai com calma né Sky!

:P



Costumo concordar com a opinião relativa: a qualidade do cenário pode variar de acordo com os olhos de quem lê, por mais que achemos ele +- ou ruim.

:]




Pois é, eu sou um chato relativista!

XD
 
Puxa.... Não querendo ser rude, mas pelo que eu vi aqui tanto ódio é gerado por pura "ignorância" e digo isso por que eu também pensava as mesmas coisas antes de conhecer o cenário. Vamos lá:
1º A mãe do Paladino naum colocou esse nome em um bebê, é um título. Todo mundo sabe quem é o Papa por exemplo, muta gente naum sabe que o nome real do antigo Papa era Carol Vontilla ou que o atual chame Joseph, mas todos sabem quem é o Papa. Assim como "O Paladino". Existem diversos paladinos em Arton, mas todos sabem quando se trata DELE.
2° O Reinado é um conglomerado de reinos Mas possui SIM um rei-imperador chamado Thormy
3º Mestre Arsenal não é um robocop no meio de um cenário medievál sem explicação. Ele é diferente por que veio de outro mundo, se mundo natal foi desrtuido por guerras e conquistas bélicas cada vez maiores e lá a tecnologia era realmente mais avançada. E existe todo um mistério sobre o motivo que leva Arsenal a buscar a maior quantidade de ítens mágicos possíveis, mas isso não vem ao caso agora.
4º Citar uma coisa original? A "TORMENTA"!!!!
Ela é totalmente diferente de tudo o que eu já vi em um mundo de RPG. No começo todos pensavam que era uma tempestade de sangue ácido que trazia demônios para o mundo... Mas é bem pior que isso, é todo um multiverso se mesclando a realidade de Arton, tudo lá é tã "alienigena" que é impossivel explicar... Para vocês terem uma idéia, depois de ler "Área de Tormenta" eu percebi que Ravenloft é mais seguro que Arton.

Encerrando, aqui, pois meu post tá muuito comprido, para quem acha que é impossivel ter aventuras interessantes nesses reinos, ou que Tormenta não é um cenário sério eu DESAFIO a ler o Inimigo do Mundo e continuar com a mesma visão do cenário, pois eu duvido que esse preconceito continue após a leitura
 
Puxa.... Não querendo ser rude, mas pelo que eu vi aqui tanto ódio é gerado por pura "ignorância" e digo isso por que eu também pensava as mesmas coisas antes de conhecer o cenário. Vamos lá:
1º A mãe do Paladino naum colocou esse nome em um bebê, é um título. Todo mundo sabe quem é o Papa por exemplo, muta gente naum sabe que o nome real do antigo Papa era Carol Vontilla ou que o atual chame Joseph, mas todos sabem quem é o Papa. Assim como "O Paladino". Existem diversos paladinos em Arton, mas todos sabem quando se trata DELE.
Realmente, você também não sabe como escreve o nome do antigo Papa. Acho que era Carol Woitjyla, e não Vontilla. Agora, acho que não existia nenhum outro Papa, e cada Papa tinha um nome que o distinguia dos outros (ou número), enquanto esse título pode ser usado para vários personagens de nível 1. EDIT: foi quase. Olhei melhor, e o nome do papa era Wojtyla.
3º Mestre Arsenal não é um robocop no meio de um cenário medievál sem explicação. Ele é diferente por que veio de outro mundo, se mundo natal foi desrtuido por guerras e conquistas bélicas cada vez maiores e lá a tecnologia era realmente mais avançada. E existe todo um mistério sobre o motivo que leva Arsenal a buscar a maior quantidade de ítens mágicos possíveis, mas isso não vem ao caso agora.
Um NPC que vem de um outro mundo bizarro, altamente tecnológico? Eu preferia que não fizesse sentido, muito obrigado.
4º Citar uma coisa original? A "TORMENTA"!!!!
Ela é totalmente diferente de tudo o que eu já vi em um mundo de RPG. No começo todos pensavam que era uma tempestade de sangue ácido que trazia demônios para o mundo... Mas é bem pior que isso, é todo um multiverso se mesclando a realidade de Arton, tudo lá é tã "alienigena" que é impossivel explicar... Para vocês terem uma idéia, depois de ler "Área de Tormenta" eu percebi que Ravenloft é mais seguro que Arton.
Como eu já mencionei de leve, isso é uma cópia malfeita de Warhammer. Em Warhammer, haviam vários portais construídos por uma raça mais evoluída, que passavam por um espaço interdimensional repleto do Caos. Um dia o portal se arrebentou todo, e o Caos invadiu o mundo. Do Caos, vieram diversas entidades, a maior parte tentando acabar com o mundo, mas alguns tentando protegê-lo: pois a Ordem é apenas um dos elementos do Caos. O Caos é completamente imprevisível, e alterou brutalmente o mundo, criando várias raças bizarras. OK, pode não ser idêntico, mas alguns elementos essenciais são bem parecidos, e Warhammer é mais velho que o próprio D&D. Mas eu já vi coisas bem semelhantes à Tormenta em muitos outros lugares. Até em A História sem Fim tem algo semelhante. Uma historinha do Tio Patinhas tem alguns elementos semelhantes. E muitas outras coisas que eu nem lembro o nome.
 
Ela é totalmente diferente de tudo o que eu já vi em um mundo de RPG. No começo todos pensavam que era uma tempestade de sangue ácido que trazia demônios para o mundo... Mas é bem pior que isso, é todo um multiverso se mesclando a realidade de Arton, tudo lá é tã "alienigena" que é impossivel explicar... Para vocês terem uma idéia, depois de ler "Área de Tormenta" eu percebi que Ravenloft é mais seguro que Arton.

Realmente, quando a Tormenta começar a destruir o reino dos chocolates, vai ser o inferno para gordinhos e gordinhas do mundo inteiro.

Entendeu o problema?? O cenário não se decide se é sério ou cômico. Logo, não é coisa nenhuma.

Ranvenloft, mesmo sendo uma colcha de retalhos de fato, ainda tinha uma certa coerência em termos de clima. Todos os reinos eram reinos sem esperança. Em todos os lugares o mau imperava. De qualquer lugar do reino era possível ver o Castelo. Ele não tinha um reino distante que era uma pura piada.
 
Nossa pai..melhor eu tranca esse topico antes que saia porrada aqui...:mrgreen:


Eu abro um topico sobre os LIVROS de CALDELA..e o povo discuti outra coisa...:lol:
 
O primeiro romance de TORMENTA!:yep:

Bom, como bom rpgista claro que vcs ja leram não!?
Se não leu, vc ta perdendo muita caisa.
Os livros estão otimo, muito bons msm.
Leonel Caldela estava inspirado pra criar eles.:joy:
Eu quero ver a opnião de vcs, pontos bons e negativos, oq vcs acharam dos livors?:think:

meu eu gostei muito do Inimigo do Mundo
adorei a forma que ele escreveu, até por vezes muito violenta e real! Como o fato de se perder dentes numa luta e eles não voltarem a nascer por magia!...Isso nao é pensado no RPG, nossos personagens sempre se manteem lindos!hahaha
mas eu prefiro imaginar um mundo onde a magia possa curar os dentes perdidos...:think: mas mesmo assim achei interessante^^ uma guerra, uma luta, nao e nada bonito de se ver.
eu não gostei de como ele pensou nas magias de mago, algo ridiculo, o cara esquece a magia epois que lança? não oras...ele só nao tem poder para fazer denovo! eu achei babaca isso...
Algo que gostei também, os resultados de dados podiam ser vistos, conforme a descrição dele vc pensava "caramba ele tirou um 20 no dado" eu achei isso lindo e vibrava demais com isso durante o livro.

EU adorei "inimigo do mundo" e estou louco para ler a sequência!
Eu acompanho as matérias do Leonel Caldela na Dragon Slayer, revista mensal, e ele sempre fala muito sobre suas obras e formas de pensar e escrever! Sou um grande fã dele! Não que eu não pudesse fazer algo parecido, mas se eu fosse escrever um livro, com certeza seria dos mesmos moldes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo