• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ainda teremos obras ineditas do Professor?

Nem me fale! Queda de Gondolin por si só já é um grande conto, imagina se tivéssemos mais sobre a história.



Tem Contos Inacabados, como o Menegroth citou. Temos mais Roverandom, Mestre Gil de Ham, As Cartas de J. R. R. Tolkien, Sobre Histórias de Fadas, As aventuras de Tom Bombadil. Espero não ter esquecido de alguma.

Fiquei muito feliz com suas notícias Turgon, eu já estava até meio chateado de não ter mais livros do Tolkien para ler, sei que tem algumas obras dele em inglês, mas meu inglês não é tão bom para ler um livro dele neste idioma.
Mas agora como a lista de livros publicados no Brasil que ainda não li aumentou estou tranquilo.

Valew.
 
Dá vontade de ressuscitar o Tolkien neh? Pra ele escrever mais coisas fodásticas e tirar certas dúvidas cabulosas, como o lance das asas do balrog... XD
 
Após - se não me engano - 80 anos da morte do autor a obra se torna patrimônio público. Então mesmo que haja uma "proibição" por parte do CT para traduzir as HoME, por exemplo, vai chegar um momento que nem ele, nem qualquer pessoa da família, poderá impedir.
Segundo a Wikipedia ele faleceu em 1973. Então, daqui há 40 anos, podemos começar a pensar na possibilidade de uma tradução, rs.
 
Segundo a Wikipedia ele faleceu em 1973. Então, daqui há 40 anos, podemos começar a pensar na possibilidade de uma tradução, rs.
Então, eu não entendo muito de direitos autorais. Mas o Tilion falou um pouco sobre isso esses tempos pra trás (vou ver se acho onde) e, se não me engano, os direitos dos HMe vencem setenta anos após a morte de Christopher - que nem morreu ainda. Afinal, ele editou os livros e grande parte do que está lá dentro - notas, comentários, introduções e afins - é de autoria dele.

EDIT: Achei o post do Tilio, aqui.

As obras que o Tolkien publicou em vida entram em domínio público em 2043.

A série HoME é outro caso. Os textos, por terem sido editados e publicados pelo CT, contam como se ele fosse o autor, então os prazos são diferentes. No caso, seria 70 anos após a morte do CT (que nem morreu ainda). Se ele morresse hoje, a HoME só entraria em domínio público em 1 de janeiro de 2081.
 
Última edição:
eu adoraria ler a obra em Ingles também, talvez um dia....

Esse é um desejo que tenho também. Mas para ser sincero lendo o livros em português teve algumas palavras que tive que recorrer ao dicionário para saber o significado, imagina em inglês, rsrs. Mas nada é impossível né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo