• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal, quais eram os poderes de Saruman?

Não sei se Saruman tinha outros poderes, mas o que sempre vi como poder dele é a voz mesmo, que poderia ser usada como persuasão. Mas Saruman tinha algum poder sub-criativo? Por exemplo, como ele fez aquelas cavernas enormes em Isengard? Só com orcs? :think:

bom ele sempre usou os orcs, é possível que seje só com os orcs mesmo...
 
Mas o branco já não é uma mistura de todas as cores?

p.s Oi Luz! :D

Oiee!! :mrgreen:

Sim, o branco é uma mistura de todas as cores. Mas não sei se é isso que remete o fato de a cor das vestes ficar indefinida. Preciso ler a passagem no livro, depois eu volto pra comentar sobre o que me pareceu. rs

Eu também associava Caradhras a Saruman, mas não sei por quê. Só se for pelo filme mesmo, nem lembro mais desta parte no livro.

De fato, acho que essa associação é feita por causa do filme. Lendo o trecho que foi colocado pela Wilwarin, fala simplesmente das vozes. Não significa que Saruman as tenha enviado, né?! Acho que se trata apenas da maldade existente na montanha, tentando "botar medo" na Sociedade para expulsá-los de lá.
(Definitivamente, preciso ler esse capítulo. rs)
 
Sempre que se fala em Caradhras, por causa do filme, associo a Saruman também.
Mas se bem me lembro, nessa passagem Gandalf ou Passolargo comentam sobre poderes antigos que ainda moram em Caradhras...Definitivamente posso estar errado.
 
Sempre que se fala em Caradhras, por causa do filme, associo a Saruman também.
Mas se bem me lembro, nessa passagem Gandalf ou Passolargo comentam sobre poderes antigos que ainda moram em Caradhras...Definitivamente posso estar errado.

Sim, você está correto.
Gandalf a Passolargo comentam sobre os antigos poderes de Caradhras, mas não fala nada, nada que Saruman estava envolvido com isso, eu te garanto.
:D
 
1-Em Isengard haviam muitos homens. Ele não foi tolo para manter orcs no comando de nada. Homens da Terra Parda e aqueles homens vesgos que estavam no Condado também;
2-Sarumam abandonou a sua cor..ele decompôs ela, e deixou de ser o Branco.
3-Sarumam não influenciava nada em Caradhras. Aquele clima tempestuoso era causado (tuuudo leva a cre, pelos trechos do livro) pelo balrog.
 
Não tem como associar a Saruman não se fala sequer ousa-se pensar que é ele que ta digamos "provocando" caradhras, apenas ouvem vozes sinistras e e gargalhadas, não lembro bem mas caradhras é um espirito também não lembro de quem aprisionado lá. e ele é maligno.
 
Celeborn diz algo como: Sabia que tinha algo sob Caradrhas, agora sei o que é. Se soubesse que esse era o mal que os anões despertaram, não deixaria o anão entrar (gimli).

O Balrog que ferrava tudo. Após sua morte, creio que o pico ficou mais "comportado" sim.
 
Celeborn diz algo como: Sabia que tinha algo sob Caradrhas, agora sei o que é. Se soubesse que esse era o mal que os anões despertaram, não deixaria o anão entrar (gimli).

O Balrog que ferrava tudo. Após sua morte, creio que o pico ficou mais "comportado" sim.

Bom, mas acho que essa frase de Celeborn não diz nada sobre algo como "realmente há um balrog que causa as tempestades e nevascas quando há uma comitiva querendo pasar pela montanha".

Há muitas coisas sob Caradhras além do balrog. Claro que nada que seja tão poderoso, mesmo assim não vejo porque responsabilizarmos o "coitado" do bichinho.

As indicações de que há uma "malignidade natural" na sobre a montanha são bem mais explícitas do que as de era o balrog quem procurava impedir a passagem da comitiva.
 
Não é dito nada do clima, mas Celeborn diz: "há muito tempo já temíamos que existisse um terror adormecido sob Caradhras."

Agora, pense comigo: Por que ele citou "sob Caradhras"? Que existia um mal lá, todos sabiam, pois os anões que sobreviveram com certeza comunicaram de alguma forma os elfos. Todos sabiam que existiam orcs em Caradhras, pelo menos até Balin tentar colonizar Moria. Então, por que Celeborn, o mais sábio de todos os elfos (palavras do SdA) da TM, teria dito isso? A minh ahumilde interprtação é de que, o Balrog influenciava SIM no clima da montanha. Ele era poderoso para isso? Provavelmente sim. Só Gandalf, um maia, pôde fazer frente a ele. E, após a sau queda, a montanha é vista mais duas vezes: Logo que a comitiva sai de lá, onde o sol bate sobre o pico, alegre; e na volta da comitiva, Galadriel vai para Lórien pelo passo do chifre vermelho. Nas duas ocasiões, o monte está ensolarado......minha conclusão: após a morte do balrog, o monte voltou ao "Normal".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo