1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Afinal, quais eram os poderes de Saruman?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Guga_theOld, 21 Nov 2007.

  1. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Alguem sabe me falar quais eram os poderes de Saruman?
    Só sei que ele tinha poder com a voz dele.
    Não entendi muito bem lá no livro...:think:
     
  2. Eloim

    Eloim O Rei sem Reino

    Pelo que eu sei seus poderes eram uma fala poderosa, comando entre os homens e ele poderia criar varias coisas magnificas se quisese pois ele era um servo de Aulë.
     
  3. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Na época da Guerra do Anel, ele tinah decaído muito, não era mais o Branco e só tinha sua voz mesmo. (que era muuuito poderosa)

    Mas, Sarumam já foi forte mesmo, tinha muitos conhecimentos e era mais habilidoso com as mãos do que Gandalf. Foi presidente do Conselho Branco (não por poder e sim por conhecimento da arte inimiga) e era um maia, um ser sagrado (embora na TM não podia usar todo o seu poder)....mas, como traiu sua missão, ele foi "destituído", ele perdeu seus poderes....
     
  4. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem apesar de fã de carterinha de Saruman eu sei pouco de seus podefres, venho pesquisando e pesquisando e pouco encontro, diferentemente de Gandalf que demonstra seus poders no Hobbit, e são muitos, e alguns em SDA, porém poucas pessoas levam em consideração o Hobbit poser um livro direcionado mais para o público infantil.

    Mas vamos ao Tópico, poderes de Saruman que eu sei:

    1-Sua voz: (talvez o mais poderosos dos poderes do mago com ela ele ludibria os que não o conhecem e fracos de espírito, pouco surte efeito com Personagens como Gandalf, que fica confuso quando o cinza ainda, no moento em que Saruman o propõe se aliar a Saurom mas acaba resistindo diferentemente dos demais que acompanhavma comitiva quando Gandalf já Branco vai lá falar com Saruman, Gandalf evita que Saruman engane Aragorn Glimli, legolas e Theodén além dos soldados que ali estavam, tolkien descreve o que sentem aqueles que estão sendo "efeitiçados" por Saruman.

    Disse tolkien: Aqueles que escutavam aquela voz mal conseguia se reportar a o que tinham ouvido antes, as palavras de Saruman pareciam palavras doces e belas musicas e todos os outros que o interrompessem, pareciam berros e musicas desafinadas e os que tentavam resistir não conseguiam pois a força lhes era drenada mais ou menos isso.)

    2-Especialista em forjar Artefatos e criar Maquinas: (não se se esse pode ser considerado um poder, é mais uma habilidade aprendida com aule, com ele Saruman forjou seu anel que nada se sabe sobre seus poderes muito se comenta que era para ter controle pleno sobre aqueles que os comandava ou até almentar o poder de sua voz para conseguir mais aliados como no caso dos homnes pardos)

    3-Controle sobre animais: (esse poder é claro no momento em que ele comanda seus corvos espiões e digamos "domestica" os wargs para que seus orcs os montem)

    Bem esse são os que me lembro agora não sei se tem mais, porém no cinema o PJ acrescentou outros que não tem no livro.

    No cinema:

    1-Bola de Fogo
    2-Invocar Tempestade e acordar Caradhras
    3-Digamos "A força" do Star wars heheheheheheh

    porém são inválidos, não há mensão a eles nos livros.
     
    Última edição: 21 Nov 2007
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Lyvio, aonde diz seu domínio sobre animais??

    Criar Wargs não signjifica nada..ele são "cavalos" para Sauron e Saruman...os Orcs montaram neles na Batalha dos Cinco exércitos, e não tinham poder nenhum....

    E outra, Quem tinha poder sobre o tempo em Caradhras era o Balrog, não Sarumam;
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    O poder de Saruman, assim como de todos os outros maiar que vieram como Istari, se resumia muito mais ao conhecimento e ajuda moral para os Povos Livres. Eles não eram grande coisa em batalha, até mesmo porque não podiam lutar diretamente.

    Ele tinha apenas a "voz", eu creio, como um poder "sobrenatural". Todas as outras habilidades eram decorrentes da sua inteligência, e não de forças espirituais.
     
  7. Tuor

    Tuor Usuário

    Não sei se Saruman tinha outros poderes, mas o que sempre vi como poder dele é a voz mesmo, que poderia ser usada como persuasão. Mas Saruman tinha algum poder sub-criativo? Por exemplo, como ele fez aquelas cavernas enormes em Isengard? Só com orcs? :think:
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Lógico! E não eram tão grandes...eram forjas e somente isso. Não eram nenhuma maravilha de Arda.
     
  9. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    quem tinha poder sobre o tempo era o balrog?? serio??
    ahuahua
    sempre achei tb que fosse o sarumam.
    onde eh que tem isso no livro? pq pode ate ser impressao de depois que eu vi o filme (onde realmente aparenta ser sarumam) mas eu sempre achei que a voz que alguem da comitiva diz, nao lembro quem, fosse de sarumam.
     
  10. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Celeborn diz isso, após saber sobre o Balrog. Ele diz algo como: "Sempre soubemos que existia um mal sob Caradhras, agora entendo o que é", algo assim. Tipo, o Balrog que "dominava" as tempestades de lá. Mas, mesmo que isso não esteja muit bem definido, sem dúvida nenhuma Sarumam não tem nada a ver com isso.
     
  11. Tuor

    Tuor Usuário

    Ué, se o Balrog controlava o clima pelas bandas de lá, então se supõe que ele tinha conhecimento da comitiva? Ou houve aquela tempestade por haver?
     
  12. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you, crazy diamond.

    Saruman no início dos tempos foi conhecido como "o branco". Ele foi o primeiro dos cinco Istari a chegar a Terra-média ao término do primeiro milênio da Terceira Era do Sol. É dito que ele era o maior de sua ordem, e reconhecido até mesmo por Gandalf como o chefe dos Istari.

    Creio que ele era tão poderoso quanto Gandalf...Acredito que teria poderes muito fortes e que só Maias, especificando melhor, Ainur, pode ter.
    Quanto ao domínio dos animais, alguém aqui se lembra dos corvos em Caradhras? Quando a Comitiva se escondeu de uma "nuvem negra" de corvos?
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Alisson, a comitiva em Moria é uma incognita. Os Orcs atacaram Frodo primeiro, na Camara dos Registros...e sobre o Balrog saber...ele pode tanto ter sentido a presença de Gandalf, quanto saber sim do Anel, pois Sauron mandou Orcs para Moria, isso é dito. Se el mandou, obviamente os orcs podem ter falado o que sabiam sobre o Anel concorda?

    E Gustavo, é dito que Radagast estava auxiliando Sarumam, sem saber obviamente. Esses passaros podem muito bem ser do cmando de Radagast.

    E sim, Sarumam e Gandalf tinham um poder equivalente (um era mais habilidoso e orgulhoso (Curumo) e o outro era mais sábio e mais forte de espirito (Olórin))
     
  14. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you, crazy diamond.

    Humm, será que Radagast foi persuadido poelo Curunír?
     
  15. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Não. Gandalf mesmo diz que Radagast só auxiliou o mago pois não sabia que Sarumam tinha se "corrompido".
     
  16. Lyvio

    Lyvio Usuário



    è nisso que me baseei para esse poder, ele controlava os corvos, e não venha dizer que ele domesticou 1000 corvos assim não, num tem essa ele controlava os corvos sim, os wargs não eram como cavalos, não era inofenssivos como cavalos eram criaturas carnivoras de caça perigosas não se doma criaturas desse tipo facil assim ele deve controla-los quem sabe com o seu anel?

    Eu não disse que ele controlava caradrhas sabia que era o balrog apenas falei que no filme era ele que insitou o espirito de lá.

    Saruman não ludibriou radaghast, ele apenas enganou o mago castanho pois este era muito inocente...e tolo.
     
  17. Radagasth

    Radagasth Banned

    Não só Saruman era extremamente poderoso, mas todos os Istaris, eles eram Maiar de certo Saruman era seu lider, mas dentre todos poderes dele sua voz se destacava (Capitulo A voz de Saruman-As duas Torres), também conhecido como o Homem de Pericia, tinha grandes conhecimentos Bélicos(Apesar de empunhar espada), mas como um Istari Saruman não podeia revelar seu verdadeiro poder.
     
  18. Tuor

    Tuor Usuário

    Se Saruman tentasse usar sua voz para persuadir Radagast, este suspeitaria. E se ele suspeitasse, talvez nem desse o recado a Gandalf. Saruman talvez poderia imaginar que se tentasse algo, Radagast ficaria com um pé atrás.
     
  19. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Sobre a questão dos pássaros, creio que era algo mais ligado com a própria Voz de Saruman do que com controle mental sobre aves. Partindo do preceito de que Saruman conversava com os bichinhos, não seria algo extremamente difícil convencê-los com sua Voz.
     
  20. Lyvio

    Lyvio Usuário


    Pois é uhahaha, se ele convencia seres de mente desenvolvida como os humanos por que não animais??
     

Compartilhar