• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal, quais eram os poderes de Saruman?

Ele tinha o poder de persuadir os seres através de sua fala.Sua voz soava doce aos ouvidos de quem ouvia, e seus conselhos pareciam sabios e verdadeiros, qualquer outro que falasse durante o encanto teria uma voz rude e idéias insensatas perto das de Saruman.Mas, pelo que entendi, esse poder só era possível se o coração de quem estivesse ouvindo fosse fraco e inadivertido.
 
talvez o maior poder dele tenha sido o poder de persuazão.. e ele desmonstrasse mais nos hobits pq eles eram medrosos por natureza...
mas o que demosntra a grandeza de saruman na historia creio q nao seja nenhum de seus feitos.. e sim sua historia.. as categoria de magos eram determinadas por a cor de suas vestes, talvez , uma vez "o branco" ele sempre será dessa cor mesmo q nao lhe reste mais nehum poder... vejo ele como uma pessoa q vive de antigas glorias e que aos poucos foi falindo e nao quis se dar conta... ele deve ter reduzido seus poderes aos poucos qndo começou a ser ambicioso e passou a fazer o mal.. a unica coisa que lhe fazia mensao ao seu antigos poderes era o titulo de "o branco" ele deveria ter sido tipo gandalf q voltou "o branco" tbem, depois de ter derrotado o balrog.. entao entende-se que ele tenha sido parecido ou superior a gandalf isso em outros tempos...
 
talvez o maior poder dele tenha sido o poder de persuazão.. e ele desmonstrasse mais nos hobits pq eles eram medrosos por natureza...
mas o que demosntra a grandeza de saruman na historia creio q nao seja nenhum de seus feitos.. e sim sua historia.. as categoria de magos eram determinadas por a cor de suas vestes, talvez , uma vez "o branco" ele sempre será dessa cor mesmo q nao lhe reste mais nehum poder... vejo ele como uma pessoa q vive de antigas glorias e que aos poucos foi falindo e nao quis se dar conta... ele deve ter reduzido seus poderes aos poucos qndo começou a ser ambicioso e passou a fazer o mal.. a unica coisa que lhe fazia mensao ao seu antigos poderes era o titulo de "o branco" ele deveria ter sido tipo gandalf q voltou "o branco" tbem, depois de ter derrotado o balrog.. entao entende-se que ele tenha sido parecido ou superior a gandalf isso em outros tempos...


Finalmente encontrou tolkien e suas obras em minha nolie,:lol: e já começou bem, e um detalhezinho, ele não voltou tipo o gandalf como branco, ele foi eleito para este posto, gandalf virou o branco exatamente por Saruman abandonar esse posto se denominando Saruman " O de Muitas cores" após a forja de seu anel, então para fazer esse anel creio que ele gastou muito de suas energias alem delas serem diminuidas por ele ter traido sua missão, e enquanto Saruman enfraquecia gandalf se fortalecia de faná após vencer o balrog, até chegar ao ponto que saruman fraco não podia contar mais com nada alem de sua voz, e mesmo assim também enfraquecida...pobre Saruman... .
 
Finalmente encontrou tolkien e suas obras em minha nolie,:lol: e já começou bem, e um detalhezinho, ele não voltou tipo o gandalf como branco, ele foi eleito para este posto, gandalf virou o branco exatamente por Saruman abandonar esse posto se denominando Saruman " O de Muitas cores" após a forja de seu anel, então para fazer esse anel creio que ele gastou muito de suas energias alem delas serem diminuidas por ele ter traido sua missão, e enquanto Saruman enfraquecia gandalf se fortalecia de faná após vencer o balrog, até chegar ao ponto que saruman fraco não podia contar mais com nada alem de sua voz, e mesmo assim também enfraquecida...pobre Saruman... .

Eu entendi todo esse processo de Saruman ir enfraquecendo e tal.
O que eu ainda não entendi é o que significa ele se denominar "o de muitas cores". O que isso muda exatamente?
 
Finalmente encontrou tolkien e suas obras em minha nolie,:lol: e já começou bem, e um detalhezinho, ele não voltou tipo o gandalf como branco, ele foi eleito para este posto, gandalf virou o branco exatamente por Saruman abandonar esse posto se denominando Saruman " O de Muitas cores" após a forja de seu anel, então para fazer esse anel creio que ele gastou muito de suas energias alem delas serem diminuidas por ele ter traido sua missão, e enquanto Saruman enfraquecia gandalf se fortalecia de faná após vencer o balrog, até chegar ao ponto que saruman fraco não podia contar mais com nada alem de sua voz, e mesmo assim também enfraquecida...pobre Saruman... .

Lyvio, não afirme sobre esse Anel. Essa não é sua fan fic. O Anel de Sarumam NUNCA foi citado. O que ele diz é "sou Sarumam, o fazedor de Anéis", mas em parte alguma diz que ele perdeu pdoer pois fez um Anel.

Ele enfraqueceu, pois abandonou a sua missão e traiu os valar, se aliando a Sauron, apenas isso.

E Vela da Tarde, assim: Ele diz que é o De muitas cores, e faz a roupinha toda especial dele, meio que para mostrar que abandonou seu cargo..não queria mais saber dos Valar, vamos dizer assim.
 
(...)
E Vela da Tarde, assim: Ele diz que é o De muitas cores, e faz a roupinha toda especial dele, meio que para mostrar que abandonou seu cargo..não queria mais saber dos Valar, vamos dizer assim.

Então seria apenas uma questão de "menosprezar" seu antigo cargo, digamos assim?
Isso não acarreta nenhuma mudança (exceto suas qualidades como O Branco) em termos de poder, né?!

(Obs: Vela da Tarde foi demais!! rs)
 
Pela minha interpretação, foi tipo: "Eu não sou mais da ordem, eu sou Sarumam!" ele não ligava mais pro conselho, ou para sua missão.

E mais ou menos...o que o enfraqueceu, não foi sua roupa colorida, foi abandonar a missão e trair os valar..
 
Acho q o maior poder, durante a Guerra, estava na voz.

O poder de persuadir (ou pelo menos tentar) as pessoas.

Acho que o poder realmente se revelou quando ele tentou derrubar Caradhras em cima da Sociedade.

:yep:
 
Acho q o maior poder, durante a Guerra, estava na voz.

O poder de persuadir (ou pelo menos tentar) as pessoas.

Acho que o poder realmente se revelou quando ele tentou derrubar Caradhras em cima da Sociedade.

:yep:

Eu ainda não li os livros do SdA, Wilwarin, mas o pessoal aqui do forum falou que isso de Caradhras é só do filme, viu?!
No livro, não foi Saruman que tentou derrubá-la, e sim a própria montanha, se não me engano.
 
Eu ainda não li os livros do SdA, Wilwarin, mas o pessoal aqui do forum falou que isso de Caradhras é só do filme, viu?!
No livro, não foi Saruman que tentou derrubá-la, e sim a própria montanha, se não me engano.

Sim, está certa, faz um tempinho que eu li a Sociedade do Anel e pelo que me lembro não havia nada de Saruman querer derrubar Caradhras.
:D
 
Eu fiquei com uma dúvida tosca quando li o livro: Saruman era colorido ou branco? Eu pensei que ele fosse chamado de O Branco, mas os seus poderes davam-lhe uma roupa colorida que transpassasse o seu inagualável poder. Isso foi minha interpretação de quando li o livro.
Mas, ele sempre foi assim, ou antes de se aliar a Sauron (ou declarar ser aliado) ele era branco?
 
Saruman, quando chegou na Terra-Média, junto com os outros Istari, era O Branco. Ele era o superior de sua Ordem e talvez o mais sábio nas tradições do povo de Aulë. A partir do momento em que ele abandona sua missão e passar a tentar ser Senhor, ele deixa de lado a representação de sua Ordem, se apresentando como O "de muitas cores".

A queda de Saruman coincide com a ascenção de Gandalf ao posto de Branco, para retomar a missão de mobilizar os povos livres, esquecida por seu antecessor.
 
Exato.
E esse negócio de Saruman se intitular "o de muitas cores" não significa exatamente que ele se vestisse com roupas coloridas. Foi apenas uma forma de ele tentar se mostrar superior ao seu antigo cargo de "o branco".
 
Mas no livro descreve suas vestes como difíceis de definir uma cor, pois mudavam a toda hora...
 
Correção:
Realmente, na sociedade do anel, nao está identificando Saruman como causa da tentativa de queda da montanha, mas há uma passagem que diz:

"A Comitiva parou de repente, como se tivesse chegado a um acordo sem dizer qualquer palavra. Ouviram ruídos sinistros na escuridão que os envolvia... o som era semelhante ao de gritos agudos e gargalhadas alucinadas... ouviam um rumor abafado, e uma enorme pedra descia rolando das alturas ocultas acima deles.
... disse Boromir - Quem quiser chamar isto de vento que chame, mas há vozes fatais no ar, e essas pedras estão sendo arremessadas em nossa direção."
Sociedade do Anel - "O Anel vai para o Sul" - p. 307 - Editora Martins Fontes

Foram esses "barulhos" que a Comitiva ouviu, eu associei isso a voz de Saruman.

Faz algum sentido?
Abraços!
:cerva:
 
Eu também associava Caradhras a Saruman, mas não sei por quê. Só se for pelo filme mesmo, nem lembro mais desta parte no livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo