• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal, quais eram os poderes de Saruman?

[/u][/b]

è nisso que me baseei para esse poder, ele controlava os corvos, e não venha dizer que ele domesticou 1000 corvos assim não, num tem essa ele controlava os corvos sim, os wargs não eram como cavalos, não era inofenssivos como cavalos eram criaturas carnivoras de caça perigosas não se doma criaturas desse tipo facil assim ele deve controla-los quem sabe com o seu anel?

Eu não disse que ele controlava caradrhas sabia que era o balrog apenas falei que no filme era ele que insitou o espirito de lá.

Saruman não ludibriou radaghast, ele apenas enganou o mago castanho pois este era muito inocente...e tolo.

Lyvio, quem disse que Cavalos são inofensivos? Felarof matou o pai de Eorl...:roll: E assim como Sauron dmesticou Cavalos, Sarumam pdoe muito bem ter domesticad Lobos..não dominá-los....

E outra: Chamar um Istar de tolo? O que você já leu sobre eles?


Sobre a questão dos pássaros, creio que era algo mais ligado com a própria Voz de Saruman do que com controle mental sobre aves. Partindo do preceito de que Saruman conversava com os bichinhos, não seria algo extremamente difícil convencê-los com sua Voz.

E concordo com Aldamar...sem essa de poder da mente. Sarumam não era tão grande coisa..muito menos na épcoa da Guerra do Anel, que já estava sem seus poderes.
 
Pois é, no fim parece que todos os outros aparentes "poderes" de Saruman provinham apenas de sua Voz mesmo. Mas não devemos julgar esse um poder tão pouco poderoso assim, pois pode causar (como causou) grandes problemas aos povos livres.
 
Lyvio, quem disse que Cavalos são inofensivos? Felarof matou o pai de Eorl... E assim como Sauron dmesticou Cavalos, Sarumam pdoe muito bem ter domesticad Lobos..não dominá-los....

E outra: Chamar um Istar de tolo? O que você já leu sobre eles?

Bem, se compara-los com um warg são inofensivos...:yep:

outra: Chamar um Istar de tolo? O que você já leu sobre eles?

Tolo por acreditar em Saruman, até gandalf quando mal sabia da traição de Saruman ficou com um pé atras sobre ele e enquanto o castanho sequer supeitou... ele não era inteligente e espeerto como gandalf, e outra, mania de só querer saber o que tem nos livros e ponto, é só o que vale... será que você não tem opnião própria sobre um personagen das obras principalmente os que tolkien pouco descreve..., eu o acho um tolo e ponto.:lol:
Citação:
Post Original de Aldamar
Sobre a questão dos pássaros, creio que era algo mais ligado com a própria Voz de Saruman do que com controle mental sobre aves. Partindo do preceito de que Saruman conversava com os bichinhos, não seria algo extremamente difícil convencê-los com sua Voz.

E concordo com Aldamar...sem essa de poder da mente. Sarumam não era tão grande coisa..muito menos na épcoa da Guerra do Anel, que já estava sem seus poderes.

Pois bem então Saruman poderia conversar com os wargs e os convenceu assim como fez com os corvos pronto, resolvida a questão, quanto a grande coisa é o mesmo que eu acho de radagast, um tolo inocente, opnião própria assim como você acha que Saruman não é grande coisa...:hihihi:
 
Última edição:
1-Falou bem, VOCÊ ACHA;
2-Manwë era tolo por crer na mudança de Melkor?
3-Celebrimbor foi tolo em deixar Annatar entrar em Eregion?
4-Radagast fez o que Sarumam disse, pois considerava ele um sábio, já que ambos eram maiar. Não cria que Sarumamera mal. E Gandalf não desconfiava de Sarumam, senão não iria para Orthanc, concorda? GÊnio. roll:
 
Acreditar em uma mentira não é tolice. Lembrem-se que os Ainur, no princípio, compreendiam pouco a maldade e a falsidade, e mesmo os Senhores do Oeste foram enganados por seu Irmão. Radagast já estava totalmente descompromissado com sua missão original à época da Guerra do Anel, portanto era de se esperar que não desconfiasse (e na verdade não desse a mínima) das coisas que Saruman o contava.

Sobre o mérito de Gandalf, Radagast e Saruman, isso já foi discutido. Apenas um se manteve fiel à sua missão, enquanto um deixou-a de lado e o outro passou para o outro lado do tabuleiro. Se fosse para distruibuir estrelinhas de ouro, na verdade, Radagast e Saruman não mereceriam nenhuma.

Abraços.
 
Bom, se fossem dez estrelas, eu distribuiria: Sete para Gandalf (não preciso explicar o porquê); Duas para Radagast (ele, embora não tenha sido fiel a missão, continuou com sua boa índole e sempre fora valoroso e honesto) e Um para Sarumam, pois: Ele ajudou a comitiva!!! Sem a ida da Sociedade à Rohan, Rohan cairia, Minas Tirith em seguida e Frodo não chegaria à Oroduin. Tentando ter o Anel, Sarumam ajudou a destrui-lo.
 
Gandalf mesmo dizia do grande poder de Saruman. Não devia ser pouco nem fraco, pois dava a impressão que o próprio Gandalf, mesmo depois de se tornar O Branco receava Saruman. Não sei se é real, mas foi a impressão que tive
 
Os corvos eram servos de Saruman, assim como os wargs.

E quanto a Caradhras, eu acho que nem Saruman e nem o Balrog controlavam-na. Penso que a própria montanha tinha um "espírito maligno", já que uma das constantes na obra de Tolkien é a caracterização de poder de um local por si próprio. Talvez fosse uma consequência da presença do Balrog, mas não acho que o Balrog estava "vendo" a comitiva lá debaixo da montanha e controlando tempestades.
 
Os corvos eram servos de Saruman, assim como os wargs.

E quanto a Caradhras, eu acho que nem Saruman e nem o Balrog controlavam-na. Penso que a própria montanha tinha um "espírito maligno", já que uma das constantes na obra de Tolkien é a caracterização de poder de um local por si próprio. Talvez fosse uma consequência da presença do Balrog, mas não acho que o Balrog estava "vendo" a comitiva lá debaixo da montanha e controlando tempestades.

O que acontece é que no filme, a tempestade de neve no Caradhras é atribuído a Saruman. Todos confundem filme com livro. Neste, fica claro que o impecilho é a própria montanha.
 
Aham... e, em off: tb gostava bastante da saga do Cell, hehehhe...

Uahahahha, isso é flood não é permitido garotos. em off: eu gostava da saga de cell também. Voltando ao topico, realmente caradhras tinha o espirito do sujeito o qual anomeia, ele é que se manifestava.

e Colega gabriel hehehe, se prometer estar sempre presente aqui e ter lido pelo menos os livros de SDA você pode se tornar meu nolyon XD aceita heheheh, qualquer coisa manda um MP.:mrgreen:
 
Fiquei pensativo, o filme não alterou muita coisa se for ver a fundo, pois Tolkien deixa relatos que cabe à imaginação do leitor. Alguém no mundo deve ter atribuído à Saruman a tempestade de Caradhras como PJ, a quem eu defendo, pois um livro é muito diferente de um filme e quando se passa um livro para um filme, a forma de se transmitir a idéia para quem estar assistindo-o tem que ser, às vezes, ''alterada'' mas são alterações que não influem no contesto da obra como um todo e essa de Saruman não influiu o fato de que a comitiva teve que dar meia-volta e seguir caminho por Moria.
 
Fiquei pensativo, o filme não alterou muita coisa se for ver a fundo, pois Tolkien deixa relatos que cabe à imaginação do leitor. Alguém no mundo deve ter atribuído à Saruman a tempestade de Caradhras como PJ, a quem eu defendo, pois um livro é muito diferente de um filme e quando se passa um livro para um filme, a forma de se transmitir a idéia para quem estar assistindo-o tem que ser, às vezes, ''alterada'' mas são alterações que não influem no contesto da obra como um todo e essa de Saruman não influiu o fato de que a comitiva teve que dar meia-volta e seguir caminho por Moria.


Exatamente. Concordo com você e não acho que ficou ruim. Só não acho que devemos atribuir a Sarumam o acontecido em Caradhras, afinal, se fosse ele, enquanto Gmili xingava a montanha, Gandalf diria: "Seu tolo! Não vê que é Sarumam e não a montanha?". Mas nem Gandalf nem ninguém da comitiva discordou de Gmili. Isso no livro. No filme ficou bom da forma que ficou, não nego. E até gostei pois foi pelo filme que virei fã. Só acho que os poderes de Sarumam deveriam ser vistos sob a ótica do livro, já que é ali que se encontra tudo em original, na palavra de quem criou tudo: Tolkien, não PJ. E de forma alguma desmerecendo o trabalho desse ilustríssimo diretor.
 
não acho que ficou ruim. Só não acho que devemos atribuir a Sarumam o acontecido em Caradhras, afinal, se fosse ele, enquanto Gmili xingava a montanha, Gandalf diria: "Seu tolo! Não vê que é Sarumam e não a montanha?". Mas nem Gandalf nem ninguém da comitiva discordou de Gmili. Isso no livro. No filme ficou bom da forma que ficou, não nego. E até gostei pois foi pelo filme que virei fã. Só acho que os poderes de Sarumam deveriam ser vistos sob a ótica do livro, já que é ali que se encontra tudo em original, na palavra de quem criou tudo: Tolkien, não PJ. E de forma alguma desmerecendo o trabalho desse ilustríssimo diretor.
Tbm não acho que o filme ficou ruin e eu tbm virei fã por causa do filme e acho q muitos q são agora fãs do Tolkien são pq viram o filme.
Foi isso q eu não gostei do filme pq teve varas partes q foram cortadas ou mudadas mas no final ficou bom.
Acho q o grande poder de Saruman éra a sua voz mas ele já estava fraco e por isso nõ deu muito trabalho.
 
Tbm não acho que o filme ficou ruin e eu tbm virei fã por causa do filme e acho q muitos q são agora fãs do Tolkien são pq viram o filme.
Foi isso q eu não gostei do filme pq teve varas partes q foram cortadas ou mudadas mas no final ficou bom.
Acho q o grande poder de Saruman éra a sua voz mas ele já estava fraco e por isso nõ deu muito trabalho.


Exatamente, quando saruman se declarou "aliado de saurom", automaticamente ele trai sua missão e seus poderes foram diminuindo até o ponto em que de maia so tinha a raça.
 
Ninguem citou telecinese????
Quando duela com Gandalf, erguendo-o até o topo da torre e se apossando do cajado do mago....
 
Ninguem citou telecinese????
Quando duela com Gandalf, erguendo-o até o topo da torre e se apossando do cajado do mago....

Uhahahaha caro colega Theblue, telecinese é só no filme..., que não é valido nessa discirssão, no livro não cita sequer luta entre Saruman e Gandalf quando aquele aprisiona este, Gandalf Simplesmente Sabia que naquela situação não podia com saruman e se entregou deixando que o Mago Branco o aprisionasse.
 
Fiquei pensativo, o filme não alterou muita coisa se for ver a fundo, pois Tolkien deixa relatos que cabe à imaginação do leitor. Alguém no mundo deve ter atribuído à Saruman a tempestade de Caradhras como PJ, a quem eu defendo, pois um livro é muito diferente de um filme e quando se passa um livro para um filme, a forma de se transmitir a idéia para quem estar assistindo-o tem que ser, às vezes, ''alterada'' mas são alterações que não influem no contesto da obra como um todo e essa de Saruman não influiu o fato de que a comitiva teve que dar meia-volta e seguir caminho por Moria.

Mas, você sabe que foi graças ao Balrog e não a Sarumam que Caradhras "atacou" daquele jeito né?

Ninguem citou telecinese????
Quando duela com Gandalf, erguendo-o até o topo da torre e se apossando do cajado do mago....

Ninguem citou isso pois isso não aconteceu. Não queremos discutir aqui os efeitos especiais de Hollywood, pois eles são falsos. Sarumam não brigou com Gandalf como se fosse um Jedi.
 
Os corvos eram servos de Saruman, assim como os wargs.

E quanto a Caradhras, eu acho que nem Saruman e nem o Balrog controlavam-na. Penso que a própria montanha tinha um "espírito maligno", já que uma das constantes na obra de Tolkien é a caracterização de poder de um local por si próprio. Talvez fosse uma consequência da presença do Balrog, mas não acho que o Balrog estava "vendo" a comitiva lá debaixo da montanha e controlando tempestades.
:yep:

Pura verdade. Afinal, todo grande vilão da TM parece controlar Orcs, então por que não a montaria também? Sendo Inteligentes como O Hobbit os descreve, não é de se espantar que, se Saruman, como Gandalf, soubesse sua língua, prometesse a eles recompensas como carne ("A Mão [Branca] que nos dá carne humana para comer", dos Uruks), além de, quem sabe, usar sua voz.

E, imaginando que o Balrog soubesse que estavam ali, porque Gandalf não reprimiu Gimli: "Gimli, seu tolo! Há poderes grandes e antigos além de sua compreensão agindo aqui" ou algo do tipo e nem pensou em bloquear o poder do Balrog? Pois, como ficou provado depois, Gandalf era mais poderoso...

Para Finalizar, Saruman poderia ter outros poderes, embora não os tivesse "trabalhado" em favor de sua voz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo