• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

AFINAL, OS ELFOS TEM BARBA OU NÃO???

Rúmil

Usuário
Bom, lendo o artigo sobre o sexo élfico, ví que de novo o pessoal veio falar daquela "História de Galadriel e Celeborn", onde se diz que os elfos não teríam barba... Mas e o Círdan??? Não é dito que ele TEM barba??? E por falar nisso, ele é grisalho, ou possui apenas "cabelos prateados", como se isso fosse um tipo de cabelo como o louro, o negro, o castanho e o ruivo?[/b]
 
Pois é, Galadriel, eu mesmo tinha feito o tópico há um tempo atrás... Só tou reabrindo a discussão que, pra mim, nunca teve uma solução! :mrgreen:
 
existem topicos que nunca sao resolvidos...
como esse ou os de Tom Bombadil!!!
sempre será uma longa e eterna discussão...
mas a explicação tá ai...

Pandatur escreveu:
Sim, os Elfos eram imberbes, mas Círdan e o Mahtan (sogro de Fëanor) possuíam barba

é isso, nao tem como explicar pq estes eram excessoes!!! Tolkien quis assim!! :)
 
Vou postar aqui um tercho de um post do meu amigo Fëaruin Alcarintur, datado de 15/02/2004:

Fëaruin Alcarintur disse:
Círdan só entrou no Legendário com o SdA, e só depois do SdA foi que Tolkien iniciou a fase mais madura de suas obras. Podem justificar como quiser, de quantas formas diferentes quiserem, mas há inconsistência entre os livros; e nesse sentido, confio mais no texto pessoal e mais trabalhado de Tolkien (leia-se Silmarillion e textos que o compõe) do que somente o SdA, já que ele escreve que os elfos são imberbes depois de ter escrito o SdA; ou seja, numa versão mais trabalhada e madura do Legendário.

Cìrdan tem barbas ou porque àquela época alguns aspectos da Obra ainda não estavam bem definidos, ou simplesmente porque Tolkien não se deu conta e errou mesmo. Ele era humano, e humanos erram.

(O post todo pode ser lido aqui).
 
Mas o texto em que Tolkien se refere ao sogro de Fëanor é bem posterior ao Senhor dos Anéis. É nesse texto que ele dá início à idéia das três etapas da vida élfica em que Mahtan se encontrava na terceira e por isso tinha barba. Provavelmente em tempos posteriores ele pretendia fazer uma modificação na "imberbez eterna" dos elfos.
 
Bem, os índios americanos também eram imberbes! E mesmo assim alguns tinham barba. Ser imberbe não significa que ninguém da dada etnia jamais quebrará o padrão! É o mesmo que considerar: "o ser humano é ininelefantíaco!", aí uma pessoa pega elefantíase e toda a humanidade fica discutindo "deus errou! deus errou!"
 
Sempre digo que em tudo há excessoes e no SdA ñ podia ser diferente. Alguns anões tambem ñ tem barba e nem por isso eles são esquisitos e aberrações da natureza.Um dos anões da jornada de Bilbo ñ tinha barba(acho que era o Fili)...
 
Pois é... outro dia aí o Deriel escafunchou algum texto que dizia que os elfos teriam barba em sua terceira idade ou algo do tipo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo