• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ADT: Adaptação ou versão?

Ai, meu amigo Gil Galad, nesse caso eu lamento muito, pois estas pessoas estão perdendo o melhor da Terra-Média. Se você conhecer pessoas assim, não deixe de dizer que o livro é insubstituível, assistindo ou não aos filmes, rsrsrs...

É amiga Elanor... mas vc sabe que ler não é um hábito muito popular nesse nosso país, né?? E nem os livros são tão populares, enquanto cinema continua sendo uma diversão barata e graças aos shoppings estão mais pertos e acessíveis. Tento falar sobre o livro por aqui... mas quando me viram lendo a trilogia (tenho aquele que é os três livros juntos, maior que a Biblia... ele chama muito a atenção!!) desistiram de ao menos tentar...! Como eu já disse antes O Hobbit foi a leitura mais gostosa da minha vida... li duas vezes e até hoje tenho saudades... já a trilogia estou aguardando a vontade de ler de novo... começo a sentir falta de vários trechos que tenho curiosidade... mas não é uma leitura fácil... é para quem gosta de ler... já o O Hobbit seria bem mais aceito como livro popular pela linguagem!! Já o Silma.. pelo amor de Deus... tem que ler com um caderno de anotações do lado... devagar e prestando muito atenção... ou vc entra no livro de uma vez ou então sem chance!! Tolkien está ficando popular aqui... no 3º mundo... por causa do cinema... mas lá no 1º ele é leitura quase que obrigatória pelo que ouvi dizer... e entre algumas tribos é quase uma lição de casa... como os hippies por exemplo... vai falar de Tolkien para os nossos hippies daqui..."Hi, Bicho... nem sei Ó... não manjo a figura!!" E olha que falo como alguém que vivia no meio deles desde meus 14 anos e minha formação cultural é anos setenta puro e graças a isso que só conheci Tolkien agora!! Para finalizar... será que lá.. onde leêm muito mais que nós... eles estão tendo o mesmo problema em querer saber se é uma adaptação ou uma versão?? Será que lá eles estão discutindo tanto assim o feito de PJ, uns xingando e outros idolatrando?? Ou será que estão somente curtindo tudo isso numa boa por causa no nível de cultura ser anos-luz daqui e por causa disso eles não alimentam esses tipos de encanações??

Abraços amiga Elanor Gamgi
 
Olá Gil Galad!!! Bem, quanto ao que você disse sobre nosso país não tem o hábito da leitura, ainda mais sendo O Senhor dos Anéis, concordo com você, mas só tenho a lamentar. Não consigo me conformar com tal situação e vou sempre repetir para qualquer um que gostou do filme mas tem preguiça de ler o livro só por que é muito grande ou pela difícil linguagem, que está perdendo o melhor da Terra-Média. Não vou me cansar de dizer isso. E deixo bem claro que é um desperdício para alguém que gostou tanto do filme, não extender seus conhecimentos sobre a Terra-Média e seus habitantes através das obras literárias de Tolkien. Não, os filmes definitivamente não são o suficiente. A dimensão não é a mesma.

Respondendo a sua pergunta, minha resposta é sim. Puristas e não puristas existem no mundo todo, ainda mais tratando-se de O Senhor dos Anéis e de Tolkien, e isso independe da questão do nível cultural ou do país em que vivemos. Fã é fã. E existem os fãs mais exigentes e os mais compreensivos em todo lugar. Afinal, qual é o problema em criticar ou defender arduamente o trabalho de PJ? Na minha opinião, essa é a grande prova de que amamos o filme e o livro e estamos curtindo numa boa, como você mesmo disse. Pois se o filme não prestasse mesmo, fosse um lixo, ninguém iria estar se preocupando em estar aqui para discutir alguma coisa. O filme seria ignorado e pronto. Aí é que está a beleza disso tudo. Opiniões diversas. Para mim seria chato que todo mundo achasse o filme perfeito, que tudo que fosse alterado os fãs achassem lindo, e que ninguém estivesse aqui para discutir cenas, interpretações e detalhes polêmicos. Definir se ADT foi uma versão ou uma adaptação é para mim muito importante, pois dessa forma entenderei melhor o filme e suas alterações, tentando ponderar até que ponto PJ foi coerente em sua obra. Portanto, acho que discussões como essa ou qualquer outra que discute a qualidade do filme como obra cinematográfica e como adatação (ou versão) são válidas. E não somos só nós "de nível cultural atrasado" que discutem isso, fato que nos deixa pau a pau com aqueles que você citou que estão há anos luz de nós em nível cultural.

Mas e você, Gil? Ainda não me respondeu o que acha. Em ADT predomina a adaptação ou a versão de PJ?

Até mais!!!
 
Para mim SDA é uma obra-prima do cinema, e mostrou q quanto mais fiel a Tolkien melhor o filme. Sei q muita gente gostou mais de ADT, pelas cenas inesquecíveis como Os Ents destruindo Isengard ou HelmsDeep.
O espero e rezo é q como PJ já não está com tanta pressão para fazer lucro já q q com os 2 filmes ele arrasou, em RDR ele tinha sido inspirado pelos mesmos deuses quando fez SDA, e assim realmente faça uma adaptação ou versão q todos possam amar, e sair do cinema em estado de graça. :beer:
 
Gente, para nós fãs as vezes é dificil aceitar esse tipo de alteracao feita por PJ, pq queremos ver no filme tudo q lemos no livro.... mas nao é bem assim, ou seja, o filme nao pode fazer sentido apenas para quem leu o livro, mas precisa abranger o publico de um modo geral. Então, ele precisa contar a historia previa resumidamente, e adaptar outras partes para que fique "filmável"... senao nao sai bom, o filme pode ter todas as partes, como a de bombadil, etc, mas nao ter a sequencia de ideias..... eu acho todas essas adaptacoes válidas e o filme nao deixou-se perder o encanto da obra tolkieniana.... Falei!!! :D :roll:
 
Olá amiga Elanor,

. E não somos só nós "de nível cultural atrasado" que discutem isso, fato que nos deixa pau a pau com aqueles que você citou que estão há anos luz de nós em nível cultural.

Eu quis dar uma provocada, e foi legal vc ter respondido!! Olha, não estarei falando de vc e sim da maioria, da grande maioria!! Sabe quantos livros eu li até terminar a 8ª série que a própria escola exigiu.... 3.... sim... 3 livros somente?? Acho (eu disse bem... ACHO) que o hábito da leitura, de diversos tipos, ajuda muito a termos uma consciência do que é um livro! Todo mundo já assistiu novelas, mini-série, filmes adaptados para a TV e cinema de autores nacionais consagradas... mas perguntem se leram os livros?? Sei que não gosta de fazer muito esse exercício... mas por favor, só para entender o que eu quis dizer, vc se lembra de alguma novela que foi baseada num livro famoso que teve que ter suas sequencias e finais alterados devido a audiência?? Não vou citar nenhum... sabe porque?? não li os livros.. não leio autores nacionais... quase nada... e as adaptações não me convenceram a isso, portanto amiga Elanor.. o que eu quis dizer é que se nós possuíssemos o hábito de ler desde a tenra idade, teríamos nos deparado com isso no próprio dia a dia e poderíamos quem sabe ter nos indignado com Tieta por exemplo e hoje já teríamos uma consciência sobre adaptaçãoes e versões e quem sabe não nos assustaríamos tanto com os feitos de PJ... discutir sim.. analisar... comentar... tudo isso é sádio... só não aceito "morra pj, morram executivos de hollywood"!! Tenho certeza de que ninguém que tenha essa consciência classificará SDA filme como versão... e sim...como eu disse mas vc não leu... a maior adaptação de filme de todos os tempos, não só pelo tamanho do filme... mas pelo tamanho da paixão!!

Abraços amiga Elanor...!!!
 
Rei Noldor disse:
a maior adaptação de filme de todos os tempos, não só pelo tamanho do filme... mas pelo tamanho da paixão!!

Concordo com você em relação a SdA; sem dúvida foi uma adaptação maravilhosa, próxima da perfeição. :D Tanto é que não me conformo até hoje de ter perdido o Oscar de melhor roteiro adaptado para Uma Mente Brilhante. :x Mas ADT... Desculpe, Gil, mas apesar de minha paixão pelo livro e pelos filmes ser tão forte e grandiosa como a sua, vou ficar sempre com a sensação de que poderia ser muito, muito melhor do que já é. :tsc: E isso não é coisa de purista ou perfeccionista, não, pois SdA sofreu alterações e mesmo assim considero uma adaptação fantástica. Portanto, quanto a ADT, estou cada vez mais inclinada a acreditar que foi uma versão do diretor, inspirada na obra de Tolkien.

Até mais! :cheers:
 
Concordo com Lorien, SdA foi uma obra prima do cinema. AdT foi bom, melhor do que eu esperava, mas as adptações foram infelizes (principalmente a respeito do Faramir e "elfos em Helm"), causando um filme bom, porém abaixo do primeiro. Quanto a cultura internacional, fã é fã em qualquer lugar e fórum existe na Europa e no EUA tb. Discutir é um hábito de todos, principalmente a respeito de cultura em geral. Engana-se quem acha que Tolkien é conhecido por todos, mesmo na Europa e EUA, pois pobre existe em qualquer lugar, estou me referindo a "pobre intelectualmente" para não me chamarem de preconceituoso. A leitura realmente não é um hábito brasileiro (principalmente se for de livros), mas revistas e jornais estão aí para melhorar isto. Dizer que Tolkien é quase lição de casa para algumas tribos hippies é uma bobagem, Tolkien foi lido principalmente por acadêmicos e mestres no início do seu sucesso.
 
. Dizer que Tolkien é quase lição de casa para algumas tribos hippies é uma bobagem, Tolkien foi lido principalmente por acadêmicos e mestres no início do seu sucesso.

Palavras de Brad Dourif

Vocês tinham lido o livro antes de participar do projeto?
BD: Eu era um hippie e era uma obrigação do meu grupo ler este livro, mas eu não li. hehehe Não fiz a minha lição de casa. Mas um ano antes de começar este projeto, eu li O Hobbit para a filha da minha namorada. Lia meia-hora por dia para ela antes de dormir. Ela adorou o livro. Mas a trilogia é mais adulta e densa. Todo o mundo criado por Tolkien é extraordinário e a história é linda!


Preciso dizer mais alguma coisa, ou vc precisa ler mais??

Abraços
 
Engana-se quem acha que Tolkien é conhecido por todos, mesmo na Europa e EUA, pois pobre existe em qualquer lugar, estou me referindo a "pobre intelectualmente"

Palavras de Karl Urban:

Vocês tinham lido o livro antes de fazer o filme?

Karl Urban: Eu li quando tinha 12 anos e li de novo antes de começar o filme.

De onde Karl é?? A Nova Zelândia é um país de terceiro mundo?? Como é a Nova Zelândia?? Preciso dizer mais alguma coisa??
 
Olá caro amigo Gil-rei noldor, concordo com as coisa que você disse em relação a terra-média, é da mesma forma que eu penso, terra-media sempre sera a terra media de Tolkien e não importa as adaptações ou verções citadas e criadas em torno dela que sempre sera de Tolkien.
Em relação ao que Ecthelion falou eu concordo que algumas modificações ficaram esquisitas, mais a dos Elfos em Helm particulamente adorei e achei que caiu como uma luva para o filme.
E acho que com certeza PJ colocou em algumas partes o seu ponto de vista, como disse Gildor se não me engano, com certeza seria ate inevitado sendo ele um Fã como nós. E um abraço a cara amiga Nadja que continua levantando belas disculções onde quer que passe, das quais ja estava com saudades. :D
 
Dizer que Tolkien é quase lição de casa para algumas tribos hippies é uma bobagem, Tolkien foi lido principalmente por acadêmicos e mestres no início do seu sucesso.

O que o Rei Noldor disse é verdade. Nos anos 70, Tolkien foi um dos grandes inspiradores do movimento hippie. Em algumas mini-biografias que li, sempre há comentários de que Tolkien não tinha mais sossego pois tinha hippie até dormindo na frente de sua casa. Tudo isso aconteceu principalmente por causa da exaltação à natureza contida em sua obra, uma das filosofias adotadas pelo movimento hippie.

Portanto, na O Senhor dos Anéis, bem como as outras obras de Tolkien, não tiveram alcance apenas aos nichos de mestres acadêmicos, mas influenciou toda uma geração.
 
Bom, eu acho que SDA foi uma adaptação e ADT foi uma adaptersão, pra ser mais claro... Foi uma adaptação que mudou demais a obra, mas não ao ponto de torná-la irreconhecível. Tem partes que foram fiéis e outras que foram totalmente novas, ´portanto pra mim é um meio termo.

Sobre as dúvidas, o movimento beatnik não tinha identificação com o Tolkien... Os hippies sim, pois viam elfos, hobbits e gnomos nas suas viagens, eram todos cabeludos, se embrenhavam na floresta e achavam cachimbos muito divertidos e enebriantes... :lol:
 
Eu era um hippie e era uma obrigação do meu grupo ler este livro, mas eu não li
Belo exemplo de hippie. Pode até ser q alguns hippies possam ter tido no Tolkien uma fonte de inspiração, mas dizer q era lição de casa é um exagero. :lily: :lily: Provavelmente obrigação era ler o início e o fim(pulando o meio), depois queimar o livro e andar nu fumando maconha!!! :lily: :lily:
 
Palavras de Karl Urban:

Vocês tinham lido o livro antes de fazer o filme?

Karl Urban: Eu li quando tinha 12 anos e li de novo antes de começar o filme.

De onde Karl é?? A Nova Zelândia é um país de terceiro mundo?? Como é a Nova Zelândia?? Preciso dizer mais alguma coisa??

Eu estava me referindo a EUA e Europa. Precisa dizer mais alguma coisa?! :tsc:
 
Eu estava me referindo a EUA e Europa. Precisa dizer mais alguma coisa?!

Precisa... precisa dizer o que eu perguntei... a NZ é ou não é um país de 1º Mundo?? E eu estou me referindo ao seu país, que não lê.. fazendo uma comparação com a Nova Zelândia... cara.. vc é f... hein, cara!!... não saca nada!! O cara da NZ leu com 12 anos... alguma criança daqui com 12 anos conhece Tolkien?? Não compare vc... compare o seu país como um todo... consegue fazer isso?? Pára com isso cara...!!
 
Sobre as dúvidas, o movimento beatnik não tinha identificação com o Tolkien... Os hippies sim, pois viam elfos, hobbits e gnomos nas suas viagens, eram todos cabeludos, se embrenhavam na floresta e achavam cachimbos muito divertidos e enebriantes

Apesar do tom sarcástico da sua mensagem, é a pura verdade... até achavam que o que Tolkien tinha no cachimbo era kanabis...!!

Belo exemplo de hippie. Pode até ser q alguns hippies possam ter tido no Tolkien uma fonte de inspiração, mas dizer q era lição de casa é um exagero. Provavelmente obrigação era ler o início e o fim(pulando o meio), depois queimar o livro e andar nu fumando maconha!!!


Sim, eram alguns... pois os daqui não!! Licão de casa é um forma de falar... vc aqui por exemplo se não souber nada sobre Tolkien não tem nada a dizer... não é mesmo... nas tribos era assim... liam para fazer o que fazemos aqui... debater a obra... e se identificarem com ela de alguma forma, o amor de Tolkien pela natureza, de ser contra as guerras e ter as suas críticas sobre a industrialização do mundo fez com que a obra de Tolkien adquirisse muitos fãs, entre eles os hippies... sabe alguma coisa sobre a cultura hippie além de que eles andavam nus e fumavam maconha?? Hoje em dia até a erva sagrada está banalizada, o nu está banalizado... e vc vê algo de errado nisso?? com certeza que não... faz parte da sua cultura.. !! Não sei desse assunto só pela entrevista com Brad Dourif... muitos artigos nacionais e internacionais tocam no assunto e sempre fazem uma referência... quando alguém chega nesse ponto da mensagem de tirar um barato é porque além de não ter mais nada para dizer... não aceitam que o que os outros dizem seja correto... isso é uma falha de caráter!! Cuidado... isso gera falta de respeito!!
 
Sobre a msg da Nova Zelândia, quero dizer q estava comparando o Brasil com a Europa. Apenas isso.

a NZ é ou não é um país de 1º Mundo??
Não, a NZ é um país do Terceiro Mundo (ou em desenvolvimento). Vai estudar geografia!!! :mrgreen:

!! O cara da NZ leu com 12 anos... alguma criança daqui com 12 anos conhece Tolkien??
E quem disse q Karl Urban é a referência de uma pessoa "pobre intelectualmente"??? Ele pode muito bem ser um cara culto, q fez teatro e conheceu as obras de Tolkien ainda na infância.... :D

cara.. vc é f... hein, cara!!... não saca nada!!

quando alguém chega nesse ponto da mensagem de tirar um barato é porque além de não ter mais nada para dizer... não aceitam que o que os outros dizem seja correto... isso é uma falha de caráter!!

Quando uma pessoa começa a ofender a outra é um sinal de falta de argumentação e educação...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo