• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Saga Otori- Piso Rouxinol" (Lian Hearn)

Cara olha essa tal de priscilla viajando... qnd a galera ira desplugar td de o sda???
segue mais um trecho

Hehehe, essa tal de "Priscila" (é com um l só) é usuária do fórum, e eu achei muito pertinente o texto dela, uma vez que A Saga Otori é SIM comparada com SdA por toda a crítica. Ela só fez refletir o que andam falando da obra lá fora... :wink:

Falando nisso, tô louco pra ler o segundo livro, mas ainda não tive grana pra comprar.
 
Peregrin disse:
Hehehe, essa tal de "Priscila" (é com um l só) é usuária do fórum, e eu achei muito pertinente o texto dela, uma vez que A Saga Otori é SIM comparada com SdA por toda a crítica. Ela só fez refletir o que andam falando da obra lá fora... :wink:

Falando nisso, tô louco pra ler o segundo livro, mas ainda não tive grana pra comprar.

O texto dela esta bem escrito mais nao acho nada relevante ou pertinente como vc disse ficar comparando o senhor dos anéis ou qualquer obra de tolkien com outras obras quaisquer. So porque toda a critica anda falando que a Saga otori tem (sei la oque) a ver com o senhor dos anéis ela tb precisa defender essa opiniao? Acho que ela, como fã de tolkien (ela deve ser fã né pq se faz parte do forum :wink: ) e como deve ter lido a saga otori (claro pra fazer um texto desse ou entao ta falando do que nao entende) deve saber que a saga otori nao tem absolutamente nada a ver com o senhor dos anéis e vc Peregrin deve concordar comigo não? E a saga otori, volto a falar nao tem NADA a ver com senhor dos anéis ou qqr obra de tolkien, se passa no japao feudal, nao tem nada de elfos orcs magos ou anões ou mitologia ligada a de tollkien ou na qual tolkien se inspirou...nao ten nada a ver ...concorda? :mrgreen:

Compra sim o segundo livro...é tao bom quanto o primeiro, vale a pena
 
Hum, "ter a ver" é um conceito bem subjetivo e pessoal, não?

Eu li, adorei, e ela leu também (eu que emprestei meu livro pra ela ler :P).

O lance é que, assim como SdA, A Saga Otori também é uma história épica, mítica, com toques de fantasia e o velho lance da busca do herói. Além disso, Lian Hearn criou um universo imaginário baseado no nosso mundo, tal qual Tolkien fez com a Terra-média. Ela criou um histórico, um passado, deu profundidade ao mundo criado.

Se Otori é baseado no Japão feudal, SdA é baseado na Europa medieval. Só muda o cenário, mas a intenção foi a mesma.

Eu vejo grandes semelhanças sim. Não na história em si, mas na construção do universo criado por ela e na maneira como ela apresenta esse universo.

É uma questão de analisar as duas obras mais profundamente, e não só na superfície, e você vai ver que ambas são bem parecidas em muitos aspectos. É claro que a estrtura narrativa dos autores é completamente diferente, mas como eu disse antes, não é isso que está em questão.
 
O lance é que, assim como SdA, A Saga Otori também é uma história épica, mítica, com toques de fantasia e o velho lance da busca do herói.
Meu deus o q isso tem a ver? Quantos livros epicos nao vieram antes do senhor dos anéis e agora por favor nao me diga que Tolkien copiou tds eles! Isso nao faz da saga otori um livro comparavel ao sda (digo comparavel em estilo nao em qualidade!)

Se Otori é baseado no Japão feudal, SdA é baseado na Europa medieval. Só muda o cenário, mas a intenção foi a mesma.
Nao posso acreditar, isso tb nao é um argumento relevante, so porque se basearam em lugares "medievais" podem ser comparados e ditos como semelhantes?

Eu vejo grandes semelhanças sim. Não na história em si, mas na construção do universo criado por ela e na maneira como ela apresenta esse universo.
Semelhanças sao encontradas a partir do momento em que por elas buscamos... mais se nao tem sememlhanças na historia em si nao acho que devam ser comparadas, pelo menos nao da forma como a priscila (agora acertei) colocou as coisas. Se vc diz isso com certeza é com conhecimento de causa e eu acredito, ela realmente fez um universo e taus mais nada tem esse universo a ver com o de tolkien.

É uma questão de analisar as duas obras mais profundamente, e não só na superfície, e você vai ver que ambas são bem parecidas em muitos aspectos.
Repito , se vc procura você acha, analizando podemos ser tão filosoficos que nossa filosofia falha e viajamos a mundos tao distantes que perdemos a razão, (nao que vc nao esteja certo...eu concordo com muito do que disse)

É claro que a estrtura narrativa dos autores é completamente diferente, mas como eu disse antes, não é isso que está em questão.
Ainda bem que vc disse isso, concordo plenamente e concordo tb que aqui nao é o lugar para essa discussao , apesar de nao estar totalmente fora do topico...c vc quiser me manda uma mp...que responderei com prazer :wink:
 
Meu deus o q isso tem a ver? Quantos livros epicos nao vieram antes do senhor dos anéis e agora por favor nao me diga que Tolkien copiou tds eles! Isso nao faz da saga otori um livro comparavel ao sda (digo comparavel em estilo nao em qualidade!)

Tolkien se inspirou nesles sim, você tem alguma dúvida disso? E oras, a comparação da Saga Otori poderia ter sido feita com qualquer outra obra épica, mas foi feita com SdA porque é o livro que definiu o gênero no século XX, e serviu de inspiração pra muitas obras, como Star Wars, por exemplo.

Nao posso acreditar, isso tb nao é um argumento relevante, so porque se basearam em lugares "medievais" podem ser comparados e ditos como semelhantes?

Sim, é um argumento extremamente relevante. A Lian Hearn pegou um universo real, colocou uns toques de fantasia e passou pra ficção, assim como Tolkien o fez. Ela se baseou em diversas lendas e contos do Japão antigo, assim como Tolkien, que se baseou na mitologia européia pra construir seus personagens.
Ela deu profundidade ao universo, tornando-o palpável, assim como Tolkien. As comparações são infinitas, e eu poderia gastar o dia todo aqui fazendo elas...

Semelhanças sao encontradas a partir do momento em que por elas buscamos... mais se nao tem sememlhanças na historia em si nao acho que devam ser comparadas, pelo menos nao da forma como a priscila (agora acertei) colocou as coisas. Se vc diz isso com certeza é com conhecimento de causa e eu acredito, ela realmente fez um universo e taus mais nada tem esse universo a ver com o de tolkien.

Sim, concordo plenamente. Os universos são diferentes sim. Mas a base de construção deles é bem parecida.
E claro, semelhanças existem quando procuramos por ela. Eu encontrei e vejo motivos pra falarem que ambas as obras têm diversas coisas em comum na sua construção.

Ainda bem que vc disse isso, concordo plenamente e concordo tb que aqui nao é o lugar para essa discussao , apesar de nao estar totalmente fora do topico...c vc quiser me manda uma mp...que responderei com prazer

Poxa, claro que aqui é o lugar. É um fórum de discussões :)
 
Tolkien se inspirou nesles sim, você tem alguma dúvida disso?
Nao nao tenho nenhuma duvida quanto a isso porque isso ja foi me provado através de muitas e muitas analizes feitas por outros mais as quais eu acho muito pertinentes.
A Lian Hearn pegou um universo real, colocou uns toques de fantasia e passou pra ficção, assim como Tolkien o fez.
Então quer dizer que agora todo autor que usar nosso mundo como pano de fundo e acrescentar sua propria mitologia ta inspirado em tolkien? Isso nao tem nada a ver pensa bem...
Ela se baseou em diversas lendas e contos do Japão antigo, (continua...)
Aqui entao vc me diz oq ela fez e na continuacao vc se contradiz
(...continuação) assim como Tolkien, que se baseou na mitologia européia pra construir seus personagens.
isso é uma contradição apartir do momento que vc quer dizer que uma é baseada na outra nao acha? Ela se baseou nas lendasjaponesas (vc mesmo disse e eu concordo) e tolkien na mitologia europeia , agora entao vc insinua que td mundo que se inspirar numa mitologia ta inspirado em tolkien? Independente de qual mitologia ou lenda for? Acho que vcs estao tao alucinados por tolkien que veem isso em todo lugar por minuscula que for a influencia.
Sim, concordo plenamente. Os universos são diferentes sim. Mas a base de construção deles é bem parecida.
Acho que nem tanto... sao inspirados em coisas diferentes, sao indefinidamente diferentes , assim como podem ser encontradas algumas semelhanças . (Isso pode soar contraditorio, espero que me entenda)
Poxa, claro que aqui é o lugar. É um fórum de discussões
Quis dizer que eu criei esse topico pra falar do livro a saga otori nao se ele foi ou nao influenciado por tolkien, mais como estamos num forum "tolkien" nada mal fazer esse tipo de comparacoes aqui mesmo... acho que todos podem vir a se interessar :wink:
 
Então quer dizer que agora todo autor que usar nosso mundo como pano de fundo e acrescentar sua propria mitologia ta inspirado em tolkien? Isso nao tem nada a ver pensa bem...

Mas eu não disse isso hora nenhuma... :eek:
Agora, há muitas semelhanças na construção do universo da Lian Hearn e do Tolkien pra negar que houve uma inspiração.

isso é uma contradição apartir do momento que vc quer dizer que uma é baseada na outra nao acha? Ela se baseou nas lendasjaponesas (vc mesmo disse e eu concordo) e tolkien na mitologia europeia , agora entao vc insinua que td mundo que se inspirar numa mitologia ta inspirado em tolkien? Independente de qual mitologia ou lenda for? Acho que vcs estao tao alucinados por tolkien que veem isso em todo lugar por minuscula que for a influencia.

Perae, deixa ver se eu entendi. Então quer dizer que pra alguém se inspirar numa coisa, SÓ pode se inspirar NAQUILO pra fazer sua obra?
Eu não disse em momento algum que Lian Hearn se inspirou somente em Tolkien. Aliás, amplie seu conceito de inspiração. O fato de alguém se inspirar em algo não quer dizer que aquilo vá ser igual, mas que tenha toques. Um bom exemplo é o filme Cold Mountain. À primeira vista, você pode não identificar a semelhança com A Odisséia, mas se olhar melhor vai ver que toda a trama tem toques da obra clássica.
Lian Hearn se baseou em diversas obras clássicas para construir sua trilogia, isso é fato.
 
Peregrin disse:
Mas eu não disse isso hora nenhuma...
Como naum? :o?: olha esse trecho :
Peregrin disse:
A Lian Hearn pegou um universo real, colocou uns toques de fantasia e passou pra ficção, assim como Tolkien o fez.
Perae, deixa ver se eu entendi. Então quer dizer que pra alguém se inspirar numa coisa, SÓ pode se inspirar NAQUILO pra fazer sua obra?
Naum , vc disse que um é inspirado no outro, no caso lian hern em tolkien ai depois vc me diz que lian se inspirou em uma mitologia tolkien em outra... agora todo mundo que se inspirar em qqr mitologia que for é baseado em tolkien? Acho isso meio equivocado :roll:
Lian Hearn se baseou em diversas obras clássicas para construir sua trilogia, isso é fato.
Acredito, ate mesmo tolkien pq as vezes alguma ou outra passagem me lembrava algo tolkien-based mais entao porque nao dao todas as fontes de inspiracao dela e sim apenas Tolkien, porque agora é modinha falar que tudo é inspirado em tolkien, sinceramente :nope:
 
Naum , vc disse que um é inspirado no outro, no caso lian hern em tolkien ai depois vc me diz que lian se inspirou em uma mitologia tolkien em outra... agora todo mundo que se inspirar em qqr mitologia que for é baseado em tolkien? Acho isso meio equivocado

Eu não disse em momento algum que TODO autor que faz uma obra de fantasia se inspira em Tolkien, e foi a isso que eu me referia. Você colocou algo como se eu tivesse afirmado e eu nunca fiz isso... :eek:
Vou tentar explicar de novo: Tolkien bebeu numa fonte; Lian Hearn bebeu dessa fonte também. E, uma vez que a obra de Tolkien é o maior expoente desse gênero em algumas décadas e o método de construção de Lian Hearn é praticamente o mesmo, é natural que ela tenha consultado a obra dele assim.
Bom, não vou ficar repetindo a mesma coisa em cada post. Se você não entendeu agora, sugiro reler meus posts ;)

Acredito, ate mesmo tolkien pq as vezes alguma ou outra passagem me lembrava algo tolkien-based mais entao porque nao dao todas as fontes de inspiracao dela e sim apenas Tolkien, porque agora é modinha falar que tudo é inspirado em tolkien, sinceramente

Vou repetir a mesma coisa que disse lá em cima: Tolkien é o maior representante desse gênero. É mais do que natural citá-lo.
Que fique bem claro que não estou argumentando esse tempo todo pra defender uma amiga, que é a Priscila, mas é porque eu concordo com o ponto de vista dela e de outros tantos que falaram isso. Não acredito que ninguém tenha tirado isso do bolso, mas sim porque leu e pesquisou sobre o assunto. No caso dela eu posso afirmar que sim, pois acompanhei a pesquisa dela.
Aliás, ela citou Kurosawa também.. não citou SÓ Tolkien. Enfim, Tolkien influenciou e ainda influencia os autores até hoje, isso é inegável. E, gostando ou não, se houve a influência, é preciso falar sobre ela, ainda mais com a obra dele estando tão em voga atualmente.
 
Eu não disse em momento algum que TODO autor que faz uma obra de fantasia se inspira em Tolkien, e foi a isso que eu me referia. Você colocou algo como se eu tivesse afirmado e eu nunca fiz isso...
Talvez tenha feito isso porque atravez desse monitor cada um interpreta como quer né? As vezes fica meio dificil distingir uma coisa da outra, agora entendi desculpa viu? Mais o seu post pode ter dupla interpretação, cuidado com isso.
Vou repetir a mesma coisa que disse lá em cima: Tolkien é o maior representante desse gênero. É mais do que natural citá-lo.
Tudo bem mais nao existiam tantas citações de tolkien antes dos filmes estourarem no cinema entendeu? é isso que eu tava tentado dizer, posso ter me expressado mal tb...
Que fique bem claro que não estou argumentando esse tempo todo pra defender uma amiga, que é a Priscila, mas é porque eu concordo com o ponto de vista dela e de outros tantos que falaram isso.
Eu sei disso nao precisa se explicar não, nem se fosse so para defende-la né? Amigo é pra essas coisas :wink:
No caso dela eu posso afirmar que sim, pois acompanhei a pesquisa dela.
Nunca duvidei disso, acho que pra alguem fazer um texto daquele (que nao nego estava bem feito, apesar deu nao concordar com tudo, como a comparacao com sda) deve ter o minimo de conhecimento das duas obras...se ela nao fez pesquisa tiro ainda mais o chapeu pra ela pois ela fala bem do que nao entende!
Enfim, Tolkien influenciou e ainda influencia os autores até hoje, isso é inegável.
Inegavel com certeza
E, gostando ou não, se houve a influência, é preciso falar sobre ela, ainda mais com a obra dele estando tão em voga atualmente.
Eu concordo, se houve influencia devemos falar mais acho que deve ser uma influencia no minimo relevante, ou entao alguem que compre o livro pode ter uma decepção, se alguem procura algo tolkien-based compra a saga otori vai ter uma decepção eu acho, a nao ser que se satisfaça com algo muito leve, como vc disse e eu tb, aquilo que vc deve procurar com vontade pra encontrar.
 
Eu tô querendo ler este livro, mas não sei se é muito difícil pra minha idade. Então por favor me falem...
 
Elfa Laurelin disse:
Eu tô querendo ler este livro, mas não sei se é muito difícil pra minha idade. Então por favor me falem...

O elfa Laurelin acho que vou cortar sua cabeça fora!!!! Já perdia até as contas de quantas vezes te disse que vc tem condição de ler esse livro, ninguem merece, le o sda, livros da anne rice , bernard cornwell e me vem com essa pergunta? me poupe! :mrgreen: Claro q vc pode ler


Cançou da minha falação sem nexo né peregrin? desculpa te importunar tanto :wink:
 
Bom, só me apresentando, eu sou a Priscila Queiroz :-)

Não vou me defender nem nada, acho que cada um tem sua opinião. Mas acho que rolou meio que um samba do crioulo doido aqui.

Primeiro, existe uma diferença entre uma obra ser baseada, inspirada ou comprada com outra. A Saga Otori com certeza não foi baseada em O Senhor dos Anéis, a história é completamente diferente. Agora, Lian Hearn pode ter se inspirado em LotR para escrever, o que não significa que ela tenha construído sua obra em cima da obra de Tolkien. Ela pode ter simplesmente lido a história e decidido escrever um conto que passasse alguns dos valores que Tolkien passa em sua obra, como amizade e coragem (que podemos encontrar em doses cavalares nas duas trilogias). Ou então, ter decidido se aventurar pelo mundo da fantasia.

*Guinevere* disse:
E a saga otori, volto a falar nao tem NADA a ver com senhor dos anéis ou qqr obra de tolkien, se passa no japao feudal, nao tem nada de elfos orcs magos ou anões ou mitologia ligada a de tollkien ou na qual tolkien se inspirou...nao ten nada a ver ...concorda?

O que nos leva às comparações. Quando se compara A Saga Otori e O Senhor dos Anéis, obviamente não se quer comparar a história em si, o fato de um ter elfos e o outro não. O que se compara é a estrutura, a base da obra, de onde cada um bebeu, o que há em comum e o que há de diferente. Aliás, esse é um bom ponto: não necessariamente a comparação é feita para dizer que duas obras são iguais. E comparar (e isso é o principal) não significa dizer que um copiou o outro.
No caso de LotR e A Saga Otori, as semelhanças são visíveis, como o Peregrin já enumerou aqui e eu mesma apontei no primeiro parágrafo da coluna, que você copiou aqui. Veja que em nenhum momento eu comparei superficialmente ou fui atrás, procurei as semelhanças, elas estão lá para quem quiser ver. Não é um caso como dizer que LotR inspirou SW pq o Yoda é verde e baixinho como o Gollum. É uma análise diferente.

*Guinevere* disse:
Quantos livros epicos nao vieram antes do senhor dos anéis e agora por favor nao me diga que Tolkien copiou tds eles! Isso nao faz da saga otori um livro comparavel ao sda (digo comparavel em estilo nao em qualidade!)
Claro que Tolkien não copiou, mas se inspirou. E isso você mesma afirma depois :-)
Se o fato dos livros de Toklkien serem um marco do gênero a que pertence A Saga Otori não faz o último ser comparável ao primeiro, o que faz então? Longe de mim querer me meter a ser crítica literária, mas geralmente, quando obras são lançadas, tende-se a compará-las com os melhores exemplos dos gêneros a que pertecem, até para que quem lê a crítica tenha noção do que vai encontrar quando ler.

isso é uma contradição apartir do momento que vc quer dizer que uma é baseada na outra nao acha? Ela se baseou nas lendasjaponesas (vc mesmo disse e eu concordo) e tolkien na mitologia europeia , agora entao vc insinua que td mundo que se inspirar numa mitologia ta inspirado em tolkien? Independente de qual mitologia ou lenda for? Acho que vcs estao tao alucinados por tolkien que veem isso em todo lugar por minuscula que for a influencia.

É exatamente o que o Peregrin falou sobre Cold Mountain e a Odisséia. As histórias são diferentes, mas é possível ver o pano de fundo comum entre as duas obras. O fato de Lian Hearn ter se baseado em outras lendas significa que ela não quiz copiar Tolkien, pelo contrário. Aliás, até onde eu sei, ela pode só ter lido Tolkien uma vez. Agora, não se pode negar que o resultado final da obra dela traz semelhanças com a obra-mor do gênero. E você mesma disse, por minúscula que seja a influência, ela ainda está lá. Embora nesse caso eu não ache a influência tão minúscula assim.
Não tem nada de contradição quando eu digo que George Lucas se inspirou em Flash Gordon para fazer Star Wars, embora os universos sejam totalmente diferentes.

vc disse que um é inspirado no outro, no caso lian hern em tolkien ai depois vc me diz que lian se inspirou em uma mitologia tolkien em outra... agora todo mundo que se inspirar em qqr mitologia que for é baseado em tolkien? Acho isso meio equivocado

Não é o fato de ser baseado em uma mitologia. É mais que isso, você está se mantendo na superfície.

Acredito, ate mesmo tolkien pq as vezes alguma ou outra passagem me lembrava algo tolkien-based mais entao porque nao dao todas as fontes de inspiracao dela e sim apenas Tolkien, porque agora é modinha falar que tudo é inspirado em tolkien, sinceramente

São exatamente estas passagens tolkien-based que nos levam a aprofundar a análise e ver que há, sim, uma inspiração tolkieniana, mesmo que só na base, por trás de A Saga Otori.
E eu cheguei a citar Os Sete Samurai como fonte de inspiração. Ah sim, em momento algum tentei comparar A Saga Otori com O Último Samurai, mas chamou a minha atenção o interesse pela cultura japonesa.
Mais: não é moda falar da influência de Tolkien. Quem joga RPG, principalmente, sabe que Tolkien influencia as obras de fantasia há muito, muito tempo. Agora, com os filmes, outras pessoas descobrem essa influência, e por isso ela aparece tanto. Mas ela sempre esteve lá, especialmente nos EUA, onde LotR é livro que alunos lêem no Ensino Médio.

Eu concordo, se houve influencia devemos falar mais acho que deve ser uma influencia no minimo relevante, ou entao alguem que compre o livro pode ter uma decepção, se alguem procura algo tolkien-based compra a saga otori vai ter uma decepção eu acho, a nao ser que se satisfaça com algo muito leve, como vc disse e eu tb, aquilo que vc deve procurar com vontade pra encontrar.

Aí depende muito. Se a pessoa procura algo Tolkien-based apenas, mas não necessariamente com elfos e magos, eu acho que ela vai se dar bem. Comigo foi assim, e também com o Peregrin. Aliás, a amiga nossa que deu o livro para ele de presente escreveu isso na dedicatória. "Procurar algo Tolkien-based" não pode ser afunilado em "querer ler histórias de elfos baseado na mitologia da Europa medieval". É muito mais que isso.

Bem, o post ficou mega, eu sei. O que eu falei aí é a minha opinião apenas, respeito a sua, Guinevere, mas como é um fórum de discussão, acho que há espaço para a argumentação, por isso escrevi :-)
 
A Saga Otori com certeza não foi baseada em O Senhor dos Anéis, a história é completamente diferente.
Falou tudo!
Ela pode ter simplesmente lido a história e decidido escrever um conto que passasse alguns dos valores que Tolkien passa em sua obra, como amizade e coragem (que podemos encontrar em doses cavalares nas duas trilogias).
Sim, sim também concordo mais isso nao vemos apenas nessas duas obras, posso te citar o nome de inumeras outras que tb tratam desse tema mais nao tem nada a ver com tolkien.
Aliás, esse é um bom ponto: não necessariamente a comparação é feita para dizer que duas obras são iguais. E comparar (e isso é o principal) não significa dizer que um copiou o outro.
Mais uma vez concordo e nunca deixa me frisar que eu nunca disse que vc disse (confuso né?) que uma era copia da outra! E queria destacar tb que eu nao acho que a obra de Tolkien se resuma a elfos hobbits e magos, claro que não! (Ninguem disse isso mais antes que digam pq meu post pode ser interpretado assim)
Longe de mim querer me meter a ser crítica literária, mas geralmente, quando obras são lançadas, tende-se a compará-las com os melhores exemplos dos gêneros a que pertecem
Eu sei disso mais o que me deixa com raiva é que essa onda de comparar tudo com o senhor dos anéis veio apos o sucesso do filma, a saga otori é apenas mais um exemplo (nesse caso ate explicavel porque vc é fã de Tolkien :wink: ) mais tem gente sim que compara star wars (até george lucas disse ter sido influenciado) comparam HP (tem coisa mais absurda?) e por ai vai com mais e mais comparacões sem cabimento.
Não é o fato de ser baseado em uma mitologia. É mais que isso, você está se mantendo na superfície.
Então me mostre isso... me manda por mp se quiser... nós fans de Tolkien podemos ver realmente semelhanças mais quem so leu o senhor dos anéis e nao corre atras de outras fontes e coisas do tipo como nós,pode comprar a saga otori achando que vai encontrar algo como senhor dos anéis e nao vai ver nenhuma semelhança. Nos vemos semelhanças porque comnhecemos a obra a fundo.
As histórias são diferentes, mas é possível ver o pano de fundo comum entre as duas obras.
Então, isso é coisa de alucinado por tolkien, o que pra gente faz muito sentido pra quem nao conhece tolkien a fundo é uma tremenda viagem, vc nao escreveu esse texto para fas de tolkien mais para um publico literario no geral, se vc tivesse escrito o texto direcionado para os fas de tolkien te dava total razao mais como nao foi nao concordo.
Bem, o post ficou mega, eu sei. O que eu falei aí é a minha opinião apenas, respeito a sua, Guinevere, mas como é um fórum de discussão, acho que há espaço para a argumentação, por isso escrevi
Claro que sim :wink: alias foi muito bom Celebrian (ou priscila sei la) porque assim nao fico fazendo criticas sobre um texto de uma pessoa que esta tao proxima e nao podia "se defender". Mais uma vez quero destacar que Tolkien NÃO se resume a elfos magos e anoes, nos pelo mesnos que curtimos Tolkien sabemos que nao é isso, suas obras tem muito mais que isso, são muito mais perfeitas...

Ah, quero falar tb que eu gostei do seu texto como fã de tolkien, ta bem escrito e tal, so nao acho que ele faça comparações interessantes pra quem nao curte Tolkien, ou nao conhece bem as obras.
Bom, só me apresentando, eu sou a Priscila Queiroz
Muito prazer :wink:
 
gente, eu fiquei muito curiosa pra ler essa saga, pelo jeito deve ser muito boa! :mrgreen:
eu já li musashi, será que não é mais ou menos o mesmo estilo?
eu gosto muito de cultura japonesa, principalmente a medieval. :mrgreen:
quantas páginas tem cada livro? e tem alguma previsão pro terceiro livro sair por aqui?
bem, de início era isso que eu queria perguntar, valeu por terem me mostrado um livro que parece ser tão interessante! :mrgreen:
 
quantas páginas tem cada livro? e tem alguma previsão pro terceiro livro sair por aqui?

São livros pequenos, 200 e poucas páginas cada um. E o terceiro livro deve sair no segundo semestre desse ano... ele nem foi lançado lá fora ainda...
 
nós fans de Tolkien podemos ver realmente semelhanças mais quem so leu o senhor dos anéis e nao corre atras de outras fontes e coisas do tipo como nós,pode comprar a saga otori achando que vai encontrar algo como senhor dos anéis e nao vai ver nenhuma semelhança. Nos vemos semelhanças porque comnhecemos a obra a fundo. - foi o que disse a *Guinevere*

Aqui quem esté falando é possivelmente uma das pessoas do fórum que menos é fã do Tolkien. Óbvio que reconheço a genialidade dele, se não eu não estaria aqui.Digo isso porque não sou fã de nada em específico.A minha paixão é o que estudo, História(principalmente medieval).Li SdA pouquíssimas vezes pra média daqui(duas). Não consigo falar de detalhes dos livros do Tolkien(aliás, sou péssima pra detalhes).

Isso tudo pra dizer que não conheço Tolkien a fundo, embora me interesse muito por ele e pela sua obra.Mas mesmo assim me sinto "autorizada", digamos assim, a dizer que outras obras de fantasia do século XX podem e devem ser comparados com Tolkien, porque ele foi um grande inspirador para todos. Não li a Saga Otori, embora esteja com muuuuita vontade, mas pelo que li nesse tópico os dois podem ser comparados sim.
Perceber que os dois livros têm uma inspiração semelhante não é percebê-los a fundo.É ter uma leitura um pouco mais atenta.De novo, ressalto que não sou e não pretendo ser uma grande conhecedora da obra do Tolkien, e nem por isso acho que os dois não possam ser comparados,ou que a Saga Otori possa ser uma "cópia".

E com certeza vou ler a Saga Otori. :)
 
Eu não vou voltar com essa discussão pelo simples motivo de que "quotes" das minhas mensagens estão sendo jogados separadamente e o que eu realmente quis dizer com as minhas mensagens está ficando distorcido.

Eu nunca disse que A Saga otori é uma copia do senhor dos anéis, pelo simples fato de nao ser, e não é, as duas obras tem muito pouco em comum.

Eu também não falei que obras da literatura não possam ser comparadas com as obras de Tolkien, claro que isso pode acontecer e acontece, so disse que no caso da Saga otori as semelhanças são muito, mais muito sutis, irrelevantes, podia ser comparada a outras obras, mais não tem sentido compará-la a senhor dos anéis.

Espero que tenha ficado bem claro agora, porque eu não vou retornar a essa discussão. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo