Melian
Período composto por insubordinação.
Menino Giuseppe fez uma listinha de respeito, e nem falo isso por ele ter colocado O Senhor dos Anéis e estarmos em um fórum sobre a obra de Tolkien. Uma coisa que eu acho linda demais da conta em todas as listinhas que recebo é o fato de a gente, pelo estilo do texto, imaginar quem escreveu, porque é isso. O jeito de o Giuseppe escrever o texto é o modo com o qual ele fala sobre as coisas no fórum. E foi tão bonito vê-lo falar sobre o livrinho protagonizado pelo lendário Drácula. Acredito que a lista fale por si, o que não vai me impedir de, em breve, aparecer por aqui e falar um cadinho mais sobre as obras selecionadas pelo Giuseppe. Peguem um café, ou um chá, ou água, mesmo, e saboreiem os Cinco Livros Favoritos com Giuseppe:
1 - O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)
Esse é o livro mais especial para mim. Muito para se dizer e ao mesmo tempo me faltam as palavras. A história, os personagens, a narrativa, tudo nesse livro é incrível. Sempre será o meu favorito e, toda vez que o releio, eu aproveito tanto como foi na primeira vez em que o li; é uma história que realmente estará sempre no meu coração.
2 - Harry Potter e as Relíquias da Morte (J. K. Rowling)
Esse é o meu favorito da saga Harry Potter. Eu gosto muito da forma como a história foi concluída, e a narrativa se mantém emocionante o tempo todo. Eu li a saga anos após a publicação, mas isso não tirou nem um pouco a empolgação de se terminar um dos livros e já querer partir para o próximo. Fico feliz que o meu favorito seja justamente o último volume, já que eu sempre gostei quando a melhor parte de uma história é o final e, na minha opinião, é justamente o que acontece na saga Harry Potter. Mas deixo uma menção honrosa aos volumes 5 e 6 que, para mim, estão praticamente no mesmo nível de qualidade.
3 - Drácula (Bram Stoker)
Não costumo ler muito horror, mas esse livro é realmente incrível. Me surpreendi na época em que o li e, rapidamente, se tornou um dos meus favoritos. É intrigante e arrepiante, sem se sujeitar a velhos clichês (os clichês de histórias de vampiros vieram depois, com as cópias mal feitas, né?) e os personagens são interessantíssimos, sem mencionar uma ou duas reviravoltas na trama, que deixam tudo mais empolgante. Realmente não dá pra parar de ler até chegar ao fim!
4 - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (Jules Verne)
Estranho que um livro sobre uma viagem seja um dos meus favoritos. Eu, que, praticamente, nem viajo. Mas eu adoro o Phileas Fogg e seus companheiros; e é uma aventura que me marcou. Vocês se lembram, de que falei, ali em cima, sobre gostar de histórias em que o final é a melhor parte? Pois bem, esse livro é um desses casos, mas não vou dar spoiler, se quiser saber mais, vá e leia-o, que vale a pena!
5 - Toda Luz que Não Podemos Ver (Anthony Doerr)
Não tão conhecido quanto os outros da lista, este é um romance que se passa na Segunda Guerra Mundial, e que mostra como a vida de alguém pode mudar completamente por eventos que estão além do seu controle; mas mostra, também, que mesmo em situações extremas o ser humano tem a escolha de decidir qual caminho seguir, seja fazendo algo bom ou ruim. É o tipo de história que mostra o melhor e o pior da humanidade e, muito tempo depois de ler, você ainda vai estar pensando nos personagens e eventos do livro. Um romance realmente notável!
Menções honrosas:
Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickens)
O Apanhador no Campo de Centeio (J. D. Salinger)
Saga A Roda do Tempo (Robert Jordan)
No Caminho de Swann (Marcel Proust)
Demais livros da saga Harry Potter (J. K. Rowling)
O Silmarillion + O Hobbit + demais livros da Terra-média (J. R. R. Tolkien)
Entre muitos outros...
Última edição: