• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A propaganda é uma arte?

Depende da percepeção da pessoa tambem... É perfeitamente passivel, embora não convecional( e é ai que eu acho que reside o x da questão, nas convenções), alguem achar bem mais artisco um bom comercial da Coca-cola do que um quadro de arte moderna...
 
Sim sim, não é meu caso, mas existem muitas pessoas que vêem mais graça numa propaganda bem bolada da Coca Cola do que num quadro pendurado em uma parede! rs

:roll:
 
como publicitário vejo q a publicidade tem total capacidade de ser vista como arte.
assim como em uma tela o artista/publicitario tenta passar uma emoção um sentimento q nem sempre é só de venda. Basta ver os leões de cannes e outros festivais. Como sempre o comercial/comédia é sempre mais visto, mas uma enorme quantidade de comerciais de cunho filantrópico vem roubando a cena com ótimo contexto e qualidade.
isso só falando em midia,... existem inumeras peças gráficas q são fabulosas, com grande embasamento artistico...
 
Acho que é uma arte,a arte de atrair a atenção,os mais criativos podem ser comparados a pintores que criam verdadeiras obras-prima :mrgreen:
 
Pensei que propaganda era como um produto pode ser espressado (e vendido) e não o produto em si...
 
Lukaz Drakon disse:
1 - Campanha da Benetton pelo Wahington Olivetto, em que todo mundo ficou chocado com as fotos que ele fez.

2 - Campanha da Hollywood de 1 milhão de dolares (aquela em que pessoas escalam icebergs, correm de motos e atravessam desertos).

Continuam sendo publicidade, mas alcançam quase outras formas de arte.




Anyway... eu achei que alguém defenderia a propaganda. :think: :lol:

Detalhe, as fotografias são de Olivera Toscane, um italiano, ele gosta de despertar no publico os choques... (eu assisti uma palestra dele no festival mundia de publicidade de Gramado).
Mas já foi comprovado montagens nas fotos o Toscane...

As propagandas da Hollywood entre outras de cigarros q hj são proibidas... era a maneira de mostrar uma forma de vida... (q pode se ter sem o cigarro...)

Rach disse:
a propaganda não é uma arte, mas as vezes chega a beirar o conceito de, embora ela tenha sim publico alvo, público-alvo, com um intuito financeiro e para estimular as pessoas como disse o Lukaz Drakon.
Tem umas propagandas que são ótimas!!
Falando nisso, alguém aqui já viu um video, que começa falando do protetor solar e que vc vai ter de usar no futuro?
Tem uma musica de fundo que a letar é: brothers and sisters, together we'll make it... :?
Eu sei que nãu ajudou, mas, se alguém sabe, por favor, me diga!

Esse video foi feito pela DM9DDR, o video foi feito pelo proprietario da agencia Africa atualmente... NIzan Guanaes, eu assiti a palestra dele no festival de publicidade de Gramado tb^^", ele foi o criador dos bichinhos da Parmalat (infelizmente a empresa esta falida né...), Pipoca com guaraná entre outras famosas...

O video eh espetacular...
 
Bem, em minha opinião eh uma arte, pelo seguinte... vc utiliza-se de muitas tecnicas como a psicologia das cores... fotografia publicitária q eh bem diferente de varios tpos de fotos, fotografia still (fotografia de produtos) necessita de tecnica para q o produto seja bem demonstrado...

Claro q existem as propagandas q são irritantes para a maioria como a das casas Bahia, mas eh por causa do publico a ser atingido, tpo, eh mais classe "C" e "D"... para o publico de classes B e A eh insuportavel...

Tb existem os anunciantes com baixo orçamento e os com alto...

Sem contar os produtores de fundo de quintal...

eu queria morrer qdo vi em um terminal de onibus aki em Blumenau um cartaz de um curso de 2 meses de publicidade....
 
Em sua essencia não é arte. O objetivo de uma propaganda é grosso modo convencer alguém de alguma idéia, com algum proposito.


Assim como a arte. Esta tb convence pessoas de alguma idéia e com certeza c/ algum propósito. A crítica sobre a propaganda é o seu propósito comercial, visando a compra de algum produto ou idéia....a arte tb vende idéias e produtos, só q a diferença, como o Conan disse, é que a arte é o produto em si e a propaganda é apenas o mecanismo de comunicação entre o produto e o público, já q o produto não consegue se expressar por si só ( o que a arte consegue)....

Sempre pensei em arte como um produto de espressão individual....a propanga é feita por várias pessoas, q juntas conseguem espressar o produto de uma forma única na própria propaganda....
 
Eu não sei se eu tou falando bobagem , mas eu acho que a propaganda pode utilizar a arte. E a arte pode utilizar a propaganda ( É só ver a pop art)...então acho q há ( se é que há) uma linha muito tênue entre elas.

Arien Laurelin disse:
Sempre pensei em arte como um produto de espressão individual....a propanga é feita por várias pessoas, q juntas conseguem espressar o produto de uma forma única na própria propaganda....

Eu não acho q a arte seja apenas uma forma de expressão individual, ela pode representar uma época, uma idéia, um movimento, vários produtos de pensamentos coletivos...acho complicado falar em expressão individual pq é difícil saber o q é pensamento unicamente seu e o q eh pensamento do outro ( o outro aqui como a sociedade e todas as influências q ela exerce sobre o "eu")
 
O pop art foi muito utilizado na publicidade e ainda eh... mas originalmente eh um tipo de arte.

Eh complicada essa discução, pois um publicitário faz uma fotografia q pode ser considerada uma obra de arte e depois se ela eh utilizada em uma propaganda, então não eh mais considerada uma arte...

eh muito complicado isso...¬¬"...
 
Pior que eh verdade...
por acaso alguem sabe oq eh readymade??

cara, eh ridicolo em meu ver, mas eh algo industrializado q eh intitulado de obra de arte....

procurem pelo primeiro readymade que tem o nome de "a fonte", eh nda mais, nda menos q um mictorio... :disgusti:
 
Mas, afinal, o que é arte? :roll:

Acredito que a propaganda se expresse através da arte, mas também pode se tornar uma obra de arte, potencialmente pelo uso da imagem, como nos exemplos já citados.
 
Ilpalazzo-sama disse:
cara, eh ridicolo em meu ver, mas eh algo industrializado q eh intitulado de obra de arte....

A indústria vem da arte, portanto no geral o que a indústria produz também pode ser considerado uma obra de arte.

O mictório exposto a que se refere é de autoria de Marcel Duchamp, que fazia parte de um movimento chamado dadaísmo, o qual tinha por objetivo destruir e contestar o conceito de arte da época.
f99scont1.gif
 
Léo Elessar disse:
A indústria vem da arte, portanto no geral o que a indústria produz também pode ser considerado uma obra de arte.

A indústria veio do desejo da burguesia de se diferenciar da plebe, imitando a nobreza.

A aplicação de preceitos artísticos nos seus produtos vem puramente desse desejo de elevar o status social pela semelhança.

Então, o que a indústria produziu no seu início foi apenas uma imitação dos trabalhos artesanais da nobreza, em nome do status.

A arte aí veio apenas como um elemento visual necessário pra essa imitação.

De resto, falar que tudo é arte é uma generalização inconsequente e impensada.

Ilpalazzo-sama disse:
Eh complicada essa discução, pois um publicitário faz uma fotografia q pode ser considerada uma obra de arte e depois se ela eh utilizada em uma propaganda, então não eh mais considerada uma arte...

Porque não?

Muitos trabalhos publicitários são obras de arte, sem no entanto perder de vista seu objetivo principal, a divulgação.

Os comerciais da Johnny Walker Red Label são um bom exemplo disso.

Sabe qual é o problema dessa "complicação" nas discussões de arte hoje em dia? As malditas artes conceituais que sempre querem "destruir o conceito de arte vigente" quando já fizeram isso há muito tempo, sem ter a dignidade de construir algo novo.
 
Léo Elessar disse:
Tudo que é produzido pelo homem é ARTEsanato.

Artesanato é o ofício manual de um indivíduo. Nesse caso, arte significa habilidade.

Como indústria é uma criação do homem também, sua definição já ficou muito errada.

Eu já falei, não é saudável fazer generalizações impensadas. Dessa forma acaba dando na confusão dos conceitos.
 
Fox disse:
Léo Elessar disse:
Tudo que é produzido pelo homem é ARTEsanato.

Artesanato é o ofício manual de um indivíduo. Nesse caso, arte significa habilidade.

Como indústria é uma criação do homem também, sua definição já ficou muito errada.

Eu já falei, não é saudável fazer generalizações impensadas. Dessa forma acaba dando na confusão dos conceitos.

É verdade, eu já vi algumas pessoas nesse forum tentando fazer leis universais e nunca dava certo...
 
Gente, é como com arquitetura. Um prédio do Frank Loyd Wright ou do Niemeyer pode ser encarado como uma obra de arte, embora seja a princípio tão somente uma construção que tem uma finalidade específica. A propaganda tem como finalidade motivar o ato de compra ou chamar atenção para uma mensagem, contexto ou produto. Se a mesma é expressa de tal modo, com tamanha má estria, que possa ser elevada a nível de arte, aí é outro papo, e pode beirar ao subjetivo. Muitas propagandas, pra mim, atingiram o nível da arte pela má estria, tem roteiros de fazer inveja a muito cineasta e produção de fazer inveja a grande maioria deles. Algumas são estéticamente bonitas e envolvem inegavelmente uma sensibilidade grande do diretor de arte e do roteirista.

Enfim, a princípio não é mas pode ser.

Até porque propagandas, sobretudo as impressas, envolvem inegavelmente o design e a arte como meio para comunicar idéias (desenhos, pinturas, fotos, etc) mesmo que não se afastem da funcionalidade na emissão da informação. Mas afinal, muitas vezes a arte é funcional, que o digam os cartazes de Lautrec. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo