• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A propaganda é uma arte?

Lukaz Drakon

Souls. I Eets Them.
Ontem durante a aula, um professor levantou essa questão.

Enquanto que a arte não se preocupa com a opinião pública e sim com os sentimentos, a publicidade se esforça para fazer com que o público se sinta de forma diferente, gerando impulsos e outras coisas.

O que vocês acham? Daqui a pouco eu coloco algo mais elaborado por que agora estou sem tempo.
 
É sim, arte de encher o saco! Na televisão, nas revistas, na internet, no telefone e até nos prédios! Sei que tem um pessoal aí que faz p&p, mas poxa, vamos maneirar!
 
Pq culpar nós que fazemos publicidade por algo que cabe ao anunciante decidir, que é onde e em que quantidade será feita a propaganda? :wink:
 
Knolex disse:
Pq culpar nós que fazemos publicidade por algo que cabe ao anunciante decidir, que é onde e em que quantidade será feita a propaganda? :wink:

Concordo com o Knolex. A minha noiva é do ramo da publicidade e ela já fez campanhas muuuuuuuuito iradas que o cliente simplesmente disse "nhé", optando por outras muito mais fraquinhas...
 
A publicidade como um todo não é Arte... é apenas comunicação voltada pra vencer um produto, serviço ou idéia.,..

Mas como ver alguns anúncios impressos, em audio ou video e discordar que muitas vezes a publicidade se manifesta pela arte? Ainda mais no BRasil, um dos países mais criativos e inteliugentes nessa área(talvez o mais!).

Só pra dar usn exemplos, aquela obra-prima que é uma propaganda sobre Síndrome de Down, com o protagonista "Carlinhos" e com o fundo musical de Fake Plastic Trees, do Radiohead... é maravilhoso...
 
Basicamente isso que o Knolex disse.

Eu diria que a publicidade em si não é arte, até por ser algo extritamente comercial.

Por outro lado, existem determinadas peças publicitarias (VTs, anúncios, outdoors....) que podem ser consideradas obras de artes, sim (pouquíssimas, é verdade)...
 
A propaganda não é arte, mas pode se aproximar muito. As peças serão (por mais artisticas que sejam) feitas para um determinado público-alvo, com um intuito financeiro e para estimular as pessoas. A arte não, ela é feita demonstrando sentimentos e tentando passar isso a quem ve.

A publicidade pode se aproximar da arte com peças feitas com grandes fotografias, filmes que imitem o cinema ou otra coisa do tipo. Vou citar alguns exemplos:

1 - Campanha da Benetton pelo Wahington Olivetto, em que todo mundo ficou chocado com as fotos que ele fez.

2 - Campanha da Hollywood de 1 milhão de dolares (aquela em que pessoas escalam icebergs, correm de motos e atravessam desertos).

Continuam sendo publicidade, mas alcançam quase outras formas de arte.




Anyway... eu achei que alguém defenderia a propaganda. :think: :lol:
 
a propaganda não é uma arte, mas as vezes chega a beirar o conceito de, embora ela tenha sim publico alvo, público-alvo, com um intuito financeiro e para estimular as pessoas como disse o Lukaz Drakon.
Tem umas propagandas que são ótimas!!
Falando nisso, alguém aqui já viu um video, que começa falando do protetor solar e que vc vai ter de usar no futuro?
Tem uma musica de fundo que a letar é: brothers and sisters, together we'll make it... :?
Eu sei que nãu ajudou, mas, se alguém sabe, por favor, me diga!
 
Pq culpar nós que fazemos publicidade por algo que cabe ao anunciante decidir, que é onde e em que quantidade será feita a propaganda?
Foi mal, dei uma generalizada... A culpa é da galera mais ligada ao marketing!
 
Bem...acho que PODE ser are sim...já citaram exemplos.E envolvem vários fatores - fotografia, cinema, criatividade, etc - que são arte.Tanto que existe até premiação pra boas propagandas/campanhas/etc.A partir da ideia de que uma propaganda deve passar uma mensagem, bem, isso é que a arte faz também, mesmo que seja para um publico X.
 
Publicidade é um propósito. Tornar público, cumprindo um objetivo de comunicação. Acontece que as vezes é através da arte que se consegue obter melhores resultados nesse esforço de fazer a mensagem chegar do emissor ao receptor. As vezes a arte é o melhor canal.

Cheguei atrasado na discussão, o pessoal meio que já disso o que era pra ser dito.

É como uma coluna de jornal. Pode ser mera informação condensada, como numa coluna de uma Zuzu Angel, como pode ser também uma bela crônica do Veríssimo, que pode por sua vez ser considerada arte. :wink:
 
Rach disse:
a propaganda não é uma arte, mas as vezes chega a beirar o conceito de, embora ela tenha sim publico alvo, público-alvo, com um intuito financeiro e para estimular as pessoas como disse o Lukaz Drakon.
Tem umas propagandas que são ótimas!!
Falando nisso, alguém aqui já viu um video, que começa falando do protetor solar e que vc vai ter de usar no futuro?
Tem uma musica de fundo que a letar é: brothers and sisters, together we'll make it... :?
Eu sei que nãu ajudou, mas, se alguém sabe, por favor, me diga!

É um video da DM9 DDB. :roll:
 
Lukaz Drakon disse:
Rach disse:
a propaganda não é uma arte, mas as vezes chega a beirar o conceito de, embora ela tenha sim publico alvo, público-alvo, com um intuito financeiro e para estimular as pessoas como disse o Lukaz Drakon.
Tem umas propagandas que são ótimas!!
Falando nisso, alguém aqui já viu um video, que começa falando do protetor solar e que vc vai ter de usar no futuro?
Tem uma musica de fundo que a letar é: brothers and sisters, together we'll make it... :?
Eu sei que nãu ajudou, mas, se alguém sabe, por favor, me diga!

É um video da DM9 DDB. :roll:

É um video institucional... não aparece na TV... mas se vc digitar DM9 no Google acha um blog q tem ele pra dar download... são uns 90 mb... mas valem a pena....

Wear sunscream
 
Conan disse:
Defina arte...

É justamente esse o problema! Eu ia dizer quase a mesma coisa.

O pior é q topicos com esse teor de discução, são inuteis, pois viram masturbação cerebral... essa para de oq é arte e oq não ;e se valida de argumentos do conhecimento filosófico e nada ciêntifico de definição... ou seja, vada um defende a sua visão de acordo coma propria filosofia pessoal...


Mas a verdade basica de tudo isso e simples, todo e qualquer processo de conceituação projetual se valida como arte... pelo simples motivo q a definição basica de arte é a desautomatisação da percepção... e em todo processo criativo nos usamos isso...

Teoricamente escrever um texto e arte, e um comercial precisa de texto, assim como precisa de story boards q tb passa pelo processo artistico, e tb precisa de diretor de fotográfia q tb se valida de meios artisticos...

a sim.. e outra coisa, um coisa realmente BOA no meio publicitario e preciso ter pelo menos 80% de arte... por q se nao tem vc copiou o q os outros fizeram.. ai e lixo tendencioso ainda por cima. Ou seja, vc nao utilizou nem um processo cirativo para cria-lo... vem me a mente.. fezes...


Então ne? Num consigo imaginar q tipo de arte vcs tem na cabeça, mas rola uam visão limitada ai... e tb rola alguns publicitarios bestas q tem mania de se sentirem superior a esse meio primario de projeto...


Porem em termos cientificos agora: A publicidade, os comerciais em questão podem não ser arte realmente, como disse nesse visão limitada de pobre, por q justamente se trata de uma atividade sui generes, q pode ter afiliaçoes tanto com a ciência como a artes, porem, tem sua propria essência. Ou seja, isso explica de uma forma enclausurada... porem e fato q sem a arte não seria nada.

Sujiro q vcs leiam A Tecnologia da Tecnologia do Gui Bonsiepe.
 
Em sua essencia não é arte. O objetivo de uma propaganda é grosso modo convencer alguém de alguma idéia, com algum proposito. Mas é complicado afirmar isso, porque como o Uglúlk falou a construção de uma propaganda geralmente passa por um processo "artistico". O problema da questão não esta na propaganda, mas na definição de arte, que é históricamente construida e não é nada facil de ser explicada.

Mas eu diria que de acordo com as concepções mais modernas de arte, a propaganda se afasta desse conceito. Embora a propaganda esteja ligada a uma série de técnicas estéticas que não se configuram necessariamente como arte. Arte não é apenas estética. Mas volto a afirmar que essa linha é tênue e discutivel e depende do proposito do criador.

Eu pensei nesse problema relacionando com a ligação entre História e arte. A priori História não é uma forma artística, não tem essa intenção. Mas hoje em dia se sabe que a forma de um texto histórico segue as mesmas e estéticas que textos literarios. Então eventualmente uma obra histórica pode ser considerada artística também, dependendo também do proposito do historiador.
 
A arte, de um modo simplificado, é como nos expressamos, a expressão dos sentimentos de uma época.. de uma sociedade, de um artista por si só.
A propaganda, como diz a própria palavra, é um veículo para propagar uma idéia, não sendo necessáriamente um produto qualquer, mais campanhas de conscientização como prevenção a AIDS, etc..
E, para propagar essas idéias, a publicidade utiliza artificios artisticos como a fotografia, os filmes, o desenho..
Toda forma de expressão pode ser considerada arte... A diferença é que os pintores querem demonstrar o que sentem em relação a algo, enquanto as campanhas publicitarias demonstram oque elas querem que você sinta em relação a algo, te impelindo a consumir...

8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo