• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A morte do ‘Primeiro Homem’

Meia Palavra

Usuário
No último dia 4 completaram-se 50 anos da morte do escritor franco-argelino Albert Camus. Foi em 4 de Janeiro de 1960, exatamente às 13h55 que um acidente de carro fez com que ‘O Primeiro Homem’ ficasse incompleto: Camus escrevia seu bildungsroman quando morreu. Um tanto quanto irônico, creio.

Foi uma grande perda: não só um dos maiores escritores do século XX, considerado herdeiro da tradição de Dostoiévisky e Kafka; mas também um filósofo e humanista importante, o ‘pai’ do absurdo. Mesmo Sartre- antigo amigo com quem teve um desentendimento por conta de ‘O Homem Revoltado’- reconhecia que o pensamento e o peso de Camus eram ímpares.

CONTINUE LENDO ESTE ARTIGO NO BLOG DO MEIA PALAVRA
 
Pips disse:
Lendo o post percebo que não li NADA do Camus, apenas A Peste.

Luciano R. M. disse:
Pois é. Eu achava que tinha lido bastante coisa até, mas quando fui pegar a bibliografia pra postar ali... Descobri que foi bem pouca coisa na real. O que é bom, porque ainda sobra muito pra eu ler.

kika_FIL disse:
Por acaso achei esse texto no Le Monde hj...

http://passouline.blog.lemonde.fr/2010/0...de-rappel/

depois trago traduzido...

Aielicram disse:
Só li O Estrangeiro dele e achei muito bom, um dos melhores livros lidos em 2009.
História boa, personagem autêntico.
Pretendo procurar outras obras para ler, e agora com o post do Luciano ficou mais fácil...

Luciano R. M. disse:
Perdi algumas coisas por causa do meu francês manco, mas curti o texto, Kika.

E, aproveitando o ensejo, o texto que eu menciono, do Sartre: http://filosofocamus.sites.uol.com.br/sartre_camus.htm

Regente disse:
Li O Estrangeiro, A Queda e A Peste, nessa ordem. Obras-primas.

É como diz aquela música do Iron Maiden: apenas os bons morrem jovens.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo