• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A mensagem de Tolkien

NACIL ERUNTALON

Cavaleiro de Rohan
ola!
eu procurei por esse tópico, ou algum parecido e ñ encontrei.Então resolvi fazê-lo eu mesmo. É mais ou menos o seginte: qual seria a(as) mensagem(s) que as obras de tolkien trazem para nossa sociedade? pode ser em relação a amizade, ética...
então se for legal podem postar!
blz...
 
acho qe ha muitas mensagens na obra de tolkien como valor de amizade (o fato de frodo ter conseguido destruir o Um anel graças ao grande empurrao de Sam),sobre a morte ,sobre julgar as pessoas (o discurso de Gandalf em Minas Moria q alias eh uma grande liçao de moral:cerva:
 
Ao meu ver existem muitas mensagens(positivas) nas obras de Tolkien. As que foram citadas, e sobre muitas coisas que cada um, ao ler as obras, acha que pode ser uma mensagem mais pessoal, mais pra si...como no meu caso.

Mensagens de amizade, de amor, de lutar e vencer dificuldades, sempre acreditar em si etc. Essas são algumas, que na minha opinião, são mensagens que aparecem em suas obras.
 
A persistência de Frodo, a lealdade de Sam... São sem dúvidas exemplos a serem seguidos. Mesmo personagens menos "nobres" como Boromir têm atitudes louváveis como reconhecer o erro e arriscar a vida para salvar Frodo. As lições são muitas, e eu sou leitor "relaxado" demais para identificá-las. As que postei aqui são apenas as que lembrei agora. Elas vão muito além disso. Há muito o que se aprender com as obras do Mestre Tolkien.
 
A mensagem dele, é (eu acho) de que
-sempre resisitr, e sempre lutar contra nossa votnade para conseguirmos completar nossa missão na Terra, como Frodo;
-Sempre sermos fiéis aos nossos deveres, e sempre estarmo dispostos à dar nossa vida pelas pessoas que amamos, como Sam;
-Sempre lutamos contra nosso destino, pois sempre poderemos fazer algo de bom e deixar m legado, como Turin;
-Sempre ter esperanças, pois se formos fiéis, conseuigremos chegar no nosso objetivo, como Earëndil;
-Ter sempre coragem para lutar, como Hurin;
-Nos ensinou que, mesmo sendo diferentes uins dos outrs, podemos SIM ter uma amizade verdadeira, como Legolas e Gimli;
-Que o amor, rompe todas as barreiras e passa por tudo e todos, como Luhiten e Berem;
-Ter sempre algo para se alegrar, mesmo que tudo seja trevas, como Pippin e Merry;
-Lembrar sempre de onde viemos, e para quê viemos, como Gandalf;
-Sempre ter esperanças, como Aragorn;
-Não ter medo de mal algum, e enfrentá-lo com dignidade, mesmo sabendo que sua morte é certa, como Fingolfin;
-Sempre se opor ao mal, e as forças contrárias, como Felagund;
-O Valor de uma amizade, como Fingon e Maedrhos;
-Não ter medo da idade em vez disso, lutar bravamente, até uma morte honrada, como Théoden;
-Ser fiél aos seus ideais e suas crenças, e não ouvir os outros à sua volta, como os fiéis de Númenor e Elendil;
-Confessar seu erro, e tentar consertar com bravura e coragem, como Boromir;
-Enfrentar sua sina com bravura e lealdade, como Huan;
E finalmente: Sempre que puder, recarregar a aljava!
 
Concordo com os colegas, e creio que a intenção do tópico era realmente essa. =]

Porém, creio que vale a pena ressaltar, que, apesar da tentativa do autor de não trasmitir de forma alegórica suas mensagens (mas também não afirmo que o tenha feito), uma grande questão que permeia a obra, principalmente os textos acerca da Segunda Era e a Queda de Númenor, e O Senhor dos Anéis, é a idéia de moral. Diria que é quase uma idéia Kantiana de moral, onde devemos através de máximas entender os deveres, diria que, sendo porcamente simplista, toda a idéia contida na crítica ao homem do campo (o hobbit) e aos humanos em geral, como em O Senhor dos Anéis, é uma "máxima".
Não vou entrar profundamente neste conceito, mas poderia dizer que a moralidade é muito forte, e pode ser percebida na questão em que o autor trata na carta 131 da humanidade sofrer uma "queda moral" com Númenor, e tentar recompor-se ao longo da história da Terceira Era.

Abraços.
 
Uma das mensagens é a passada pelo personagem Sam. Ele é o mais comum dos integrantes da sociedade, e mesmo assim, é considerado por muitos como o maior herói do livro SDA. Sem maiores ambições, sem nenhuma obrigação (a não ser cuidar de seu patrão, é claro hehe) é graças a ele que Frodo consegue chegar aonde chegou, e sem essa sua ajuda, os povos-livres não teriam triunfado.

A mensagem de que não importa quem vc seja, nem de onde veio. Você pode fazer a diferença.
 
Claro que concordo com o que foi dito acima!!! mas o que eu acho mais incrivel é a questão da perseverança e de atingir os objetivos sem fazer o mal!!!
O incrivel em Tolkien é que mesmo com os grandes poderes de Morgoth, Sauron e Saruman, pode haver vitória... mas esta vitória não é atingida com um mal maior (mentiras, trapaças, traições) mas sim com atos louváveis (auto-sacrificio, verdade, lealdade, amizade e sabedoria). Tolkien, diferente de outros escritores, nos mostrou que podemos mudar este mundo com o bem, e não usando um outro mal.
Tolkien é o Mestre mesmo!!!!!
 
A principal mensagem que ele nos passou foi a de que nos podemos vencer as nossas fraquesas, como dito que a humanidade é fraca, sempre tem os fortes, e sempre tem a quem confiar, aqueles que sempre nos ajudam, independente da situaçao, é só saber em quem acreditar, e nào devemos deichar o mal nos destruir, mesmo que este pareça resolver todos os problemas.
 
Acho eu que a maior de todas seria, não esmureçer diante da adversidade, o valor das amizades, e a compaixão. Valores que nossa sociedade tanto despreza na atualidade.
 
Tolkien, mais por "inevitabilidade" do que realmente intenção (alegoria), acaba passando muitos valores cristãos, como a amizade, a perseverança, o respeito. Ganha o primeiro como o mais influente.
 
Concordo com o que foi postado acima. Além dessas mensagens, Tolkien também deixou a mensagem de despreendimento. De deixar de pensar só em si e fazer algo para ajudar as outras pessoas, não importando o que possa perder com isso.
 
acho que resumindo mais ou menos o que foi dito acima pode-se dizer que é a honra, pq a meu ver nela estão incutidas a lealdade, a verdade, a coragem, além de tantas outras coisas que lendo com atenção os livros de tolkien nos percebemos.
 
Concordo com o que foi dito antes, mas acho que a principal mensagem que os livros passam é a de sempre ter esperança, por mais que as coisas dêem errado. Além disso, acho que o livro passa muito sobre valores morais como lealdade, amizade,...
 
Concordo com as colocações acima e acredito que uma das maiores mensagens é de que podemos mudar o mundo se cada fizer a sua parte, mesmo que aparentemente não dê resultado...
 
Acho que cada um acabará identificando mensagens que lhe pareceram claras, ou que apenas chamaram-lhe atenção, uma história tão complexa, e um mito que recria o surgimento da raça humana, como foco, num mundo mítico, pode representar muitas coisas.
Uma frase que costumo dizer:

"Nunca pude antes observar tanto da humaninade, como nos elfos, anões, ents e seres míticos de Tolkien".

Enfim, é uma obra fantástica. =]
 
Acho que cada um acabará identificando mensagens que lhe pareceram claras, ou que apenas chamaram-lhe atenção, uma história tão complexa, e um mito que recria o surgimento da raça humana, como foco, num mundo mítico, pode representar muitas coisas.
Uma frase que costumo dizer:

"Nunca pude antes observar tanto da humaninade, como nos elfos, anões, ents e seres míticos de Tolkien".

Enfim, é uma obra fantástica. =]
Concordo plenamente:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo