• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A evolução visual do Wolverine

Guilbor

Old Man
[h=1]A evolução visual do Wolverine[/h][h=2]De carcaju amarelo a zumbi, conheça os estilos que marcaram a história do mutante[/h]


Para ser o melhor naquilo que faz, "mesmo que não seja nada agradável", Wolverine já desfilou os mais variados figurinos. Inspirado pelos traços do carcaju - animal que vive em zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá -, o visual do mutante criado por Len Wein,John Romita e Herb Trimpe passou por uma paleta de cores variadas, perdeu mangas e ganhou pelos ao longo do anos. Logan também já apareceu disfarçado com um tapa-olho, perdeu uma mão, encarnou um dos Cavaleiros do Apocalipse e acabou aos pedaços como zumbi. Confira a evolução visual do Wolverine, nos quadrinhos, no cinema e na TV:
1974 - Uniforme Amarelo Original

Na sua primeira aparição em The Incredible Hulk #180/ 181, o Wolverine, imaginado por John Romita e desenhado por Herb Trimpe, tinha uma máscara com o nariz preto e bigodes. Originalmente, Len Wein, o cocriador do personagem, pretendia que as garras fossem fixas nas luvas e não retráteis.
1975 - Uniforme Amarelo Clássico


Wolverine se juntou aos X-Men em Giant-Size X-Men #1. Reza a lenda que Gil Kane errou a mão na hora de desenhar a máscara do Wolverine na capa, dando ao herói orelhas no estilo do Batman e olhos brancos. O desenhista Dave Cockrum teria gostado da mudança e adaptou as páginas internas da revista para incorporar o novo visual do mutante. O uniforme voltaria a ser usado na década de 90, nos quadrinhos e na série animada dos X-Men.
1977 - Unifome Fang

Em Uncanny X-Men #107, Dave Cockrum achou que seria divertido, no seu último trabalho na série, desenhar um uniforme que fosse dar trabalho para o próximo artista da HQ. Na história, depois que sua roupa é destruída, Wolverine rouba o uniforme de Fang, membro da Guarda Imperial Shi'ar. O uniforme amarelo e marrom com detalhes feitos de ossos e caveiras foi usado em apenas duas edições. Uma versão deste mesmo traje seria apareceria anos depois no corpo de X-23, a clone de Wolverine criada em 2003.
1980 - Uniforme Marrom

John Byrne levou o seu próprio design ao uniforme do mutante em Uncanny X-Men #139. Um ano antes, o desenhista já havia removido as mangas do uniforme, deixando expostos os característicos pelos do carcaju. Com algumas variações, o uniforme seria usado por quase toda a década de 80, aparecendo em clássicos como Eu, Wolverine (a saga japonesa desenhada por Frank Miller e escrita por Chris Claremont em 1982, base para Wolverine - Imortal). O uniforme também aparece, com variações, na série Wolverine: Origins de 2006, criada por Daniel Way e Steve Dillon, e em animações como X-Men: Evolution.
1981 - Traje Civil

No arco Dias de Um Futuro Esquecido, publicado em Uncanny X-Men #141, Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin mostram um Wolverine do futuro envelhecido por fios grisalhos e usando calça, camiseta e jaqueta de aviador.
1988 - Uniforme Negro

Quando estreou a sua série mensal, Wolverine ganhou uma roupa preta e pintura facial de John Buscema. Porém, na Uncanny X-Men o mutante continuava com o uniforme marrom.
1989 - Caolho

Em Wolverine Vol. 2 #4, Logan se torna o bartender Caolho e começa a trabalhar como agente secreto em Madripoor, a ilha asiática do universo Marvel. Um simples tapa-olho bastou para encobrir a verdadeira identidade do mutante.
1991 - Azul e Dourado

Durante o arco desenhado por Jim Lee, a partir de Uncanny X-Men #275, os X-Men ganharam uniformes inspirados no figurino da formação original do time de mutantes. Wolverine voltou ao traje marrom para o lançamento de X-Men #1.
1991 - Arma X

Na década de 90, os mistérios sobre Wolverine começaram a ser desvendados. Em Marvel Comics Presents #72, o mutante aparece pela primeira vez com o seu visual de rato de laboratório, com cabos e fios pelo corpo.
1992 - Amarelo Clássico II


Depois da saída de Chris Claramont, John Byrne voltou a colaborar com Jim Lee, queanunciou orgulhoso a volta do "verdadeiro" uniforme. Na versão de Lee para o traje clássico, as orelhas foram alongadas e o cinto comum deu lugar ao tradicional X. Além dos quadrinhos, o uniforme de Lee também aparece em X-Men: The Animated Series.
1992 - Equipe X

Em X-Men Vol. #5, Wolverine relembra a primeira vez em que enfrentou Omega Red ao lado de Dentes-de-Sabre (então Victor Creed) e Maverick, marcando a primeira aparição das forças especiais no universo X-Men. O uniforme consiste em uma roupa preta coberta de cintos e bolsos em amarelo. O time também aparece em X-Men Origens: Wolverine, com uma formação diferente (e sem os uniformes), e nas animações X-Men: Animated Series e Wolverine and the X-Men.
1994 - Garras de Osso

Em X-Men #25, Magneto extrai o Adamantium do corpo de Wolverine, revelando que seus ossos estavam apenas cobertos pelo metal e que o mutante já havia nascido com as garras.
1995 - Era do Apocalipse

Quando Legião, o filho de Xavier, viaja no tempo e acidentalmente mata o próprio pai, ele transforma dramaticamente a realidade dos X-Men. Em um mundo dominado por Apocalipse, Logan passa a chamar a si mesmo de Arma X e usa uma uma variação vermelha e azul do uniforme amarelo clássico. A mudança mais significativa, porém, é a ausência da mão esquerda do mutante, desintegrada pelas rajadas ópticas de Ciclope. Ainda assim, o Wolverine maneta manteve as suas garras.
1996 - Selvagem
Wolverine-1996.jpg
Wolverine-1995-03.jpg

Depois de passar quase dois anos com as garras de osso, os fãs estavam começando a ficar ansiosos pela volta do Adamantium. Em Wolverine #100, o mutante recebeu novamente o tratamento de metal, mas seu corpo rejeitou o material, criando uma versão selvagem de Logan. Algumas edições depois, ele passou a usar uma bandana para cobrir o rosto. O arco foi rejeitado pelos fãs e o visual foi prontamente abandonado.
2000 - Morte

Durante o arco Apocalyse: Os Doze, Wolverine é capturado e transformado no Cavaleiro da Morte de Apocalipse. O traje azul tem traços medievais e é ornado por caveiras de demônios e uma capa vermelha. Uma espada serve de acessório.
2000 - Filmes

A versão de Bryan Singer apresentou o mutante nas versões civil (com calça, camisa/regata e jaqueta de courou) e uniformizada (couro preto com detalhes amarelos), sempre sem a máscara. Os figurinos dos filmes seguintes - X-Men 2 e X-Men 3 - O Confronto Final - seguiram na mesma linha, com pequenas variações. Além das garras, que despontam das juntas e não da metade da mão, a maior diferença do carcaju cinematográfico em relação aos dos quadrinhos está na altura. O personagem passou de nanico, com o seu 1,60m, para o alto dos 1,90m de Hugh Jackman.
2000 - X-Men Evolution

O uniforme da série animada tem como base o traje marrom e coloca Logan para salvar o dia de preto, laranja e botas longas.
2001 - Origem
Wolverine-2001-2010.jpg

A minissérie criada por Paul Jenkins e Andy Kubert nos apresentou a James Howlett, o menino doente que passava seus dias de camisola no final de 1800 até que uma tragédia dá início a transformação do menino frágil no famoso mutante.
2001 - Ultimate

Na versão da Marvel para os novos leitores, Wolverine adotou o amarelo e preto como cores.
2001 - Couro

Gran Morrinson e Frank Quitely alinharam o visual dos quadrinhos com o filme em New X-Men #114, dando a Logan um uniforme de couro preto com detalhes em amarelo.
2002 - Evolution II

A terceira temporada de X-Men:Evolution introduziu um novo traje, seguido a estética dos filmes: preto, amarelo e nada de máscara.
2003 - Ultimate II
Wolverine-2003-02.jpg

Wolverine ganhou uma variação do uniforme original do universo Ultimate, acrescentando mais detalhes ao traje.
2004 - Astonishing

A versão de Joss Whedon e John Cassady representou um retorno ao visual original do mutante, com um traje azul e amarelo e a máscara com orelhas menores. Um uniforme parecido também aparece na animação Wolverine and the X-Men, de 2009.
2005 - Zumbi

Na versão zumbi do universo Marvel, na Terra-2149, todos os heróis e vilões foram infectados com o vírus dos mortos-vivos. O visual consiste em um Wolverine sem fator de cura, perdendo os pedaços a cada conflito.
2008 - X-Force

Apesar de manter o uniforme Astonishig, Wolverine também passou a usar um traje preto e cinza nas missões da X-Force.
2008 - Velho Logan

Em Wolverine Vol. 3 #67, Mark Millare Steve McNiven se inspiraram em Clint Eastwood e Os Imperdoáveis para mostrar um Wolverine velho, com os cabelos curtos, em um futuro sem heróis. Aposentado, ele aceita soltar suas garras mais uma vez.
2009 - Origens

Regata branca, calça e uma eventual jaqueta de couro formam o traje oficial de Wolverine no seu primeiro filme solo.
2011 - Anime
Wolverine-2011.jpg

Na versão para a animação japonesa da Marvel, Logan aparece em Marvel Anime: Wolverine com um visual civil, marcado por uma camisa/jaqueta vermelha (inspirado no visual do Wolverine Caolho de 1989). Já em Marvel Anime: X-Men, o mutante ganha um visual mais pesado em azul, preto e amarelo.
2013 - Imortal

Para a versão cinematográfica da saga japonesa do herói, o diretor James Mangold preferiu dispensar o uniforme marrom dos quadrinhos, deixando Logan apenas de calça e sem camisa.
Wolverine - Imortal estreia em 26 de julho. Assista ao vídeo com as nossas primeiras impressões sobre o filme.

 
Esse é o visual que adotaram no primeiro filme solo inspirado na mini serie Fusão.

Só o cabelo que ta mais esquisito que o habitual.
 
A que mais tempo durou e uma das minhas preferidas foi o uniforme marrom. :mrgreen:
Dos amarelos eu não gosto de nenhum, sendo o da fase Astonishing o que eu acho melhor.

O do Quintely e o da versão Ultimate são excelentes.
 
Quando penso que já tinha visto todos os visuais e cores possíveis do Wolverine sempre me surpreendo conhecendo novos. Gostei de ver.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo