1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A escolha de Círdan

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Skywalker, 30 Set 2003.

  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Quando os Istari chegaram à Terra média, Círdan, o portador do Narya escolheu Gandalf para ser seu novo portador. O que será que aconteceria se, em vez de Gandalf, o escolhido fosse Saruman? Vocês conseguem imaginar o estrago que faria? Que combo poderoso o da voz de Saruman com o anel que era capaz de inflamar os corações dos homens!
     
  2. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Hmmm....
    Não sei....com certeza os poderes de Saruman seriam aumentados...mas quais as conseqüências disso, não dá pra dizer...

    Saruman, quando chegou a terra-média ainda não estava corrompido.
    Se Saruman tivesse ganhado o anel ao invés de Gandalf, provavelmente Saruman não teria inveja nem a aversão a Gandalf, já que ele já era o líder do conselho branco.

    Talvez com o anel ele fosse capaz de convencer mesmo os mais resolutos de suas intenções(leia-se Galadriel, que sempre teve uma quedinha pelo Gandalf nessas questões do conselho).

    Talvez Saruman não se corrompesse....ou não...heeheheh

    Tendo Saruman de qualquer forma se corrompido, talvez Rohan se submetesse mais facilmente ao seu poder....

    Mas é difícil dizer que rumo as coisas iriam tomar....talvez Saruman ficasse menos cauteloso e acabasse se revelando prematuramente... we will never know ....hehehe
     
  3. Erunno

    Erunno Usuário

    De uma maneira bem simplista acho que Saruman, por estar mais poderoso devido a posse de Narya, seria mais facilmente corrompido. Sempre acreditei que Saruman desejava mto o poder (pelo menos é a impressão que ficou do livro), e nesses casos, mais poder só aumenta o desejo por ele.
    Acho que Saruman tornaria-se um tirano mais rapidamente e com o dom da voz que possuia, só aqueles com mta força de vontade (como os descendentes de Númenor, os Istar e os altos elfos) poderiam resistir à sua persuação
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu acho precoce afirmar isso, ainda mais sabendo como os Três agiam... ou na verdade não agiam. Eles eram basicamente "bastiões temporais" e não necessariamente ampliavam poderes de qualquer um.

    É dito que Círdan deu o Anel de Fogo a gandalf desejando que ele acendesse corações... é difícil afirmar se seria uma metáfora (na verdande dando a gandalf o tempo, a vontade de correr juvenilmente a Terra-média) ou se seria literal.

    Eu acho que é metafórico.

    Nesse caso, o Anel não seria de grande uso a Saruman, não traria a ele maiores benefícios.
     
  5. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Saruman era um estudioso dos anéis. Talvez a posse de um anel de poder pudesse ajudá-lo de outra forma, trazendo mais conhecimento sobre o assunto.... :P :P :P

    De qualquer forma, metáfora ou não, Gandalf sempre me pareceu ter um "jeitinho" de convencer as pessoas para ajudá-lo....mesmo que a contra-gosto...talvez isso possa ser usado como indício de que a metáfora não é tão metáfora assim.... :P :P :P
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Bom, Saruman fez seu próprio Anel, possivelmente inferior, mas o fez.

    Eu continuo achando que era uma metáfora, que o "poder" de gandalf estava justamente em sua incansável peregrinação, derivada de sua missão. Afinal, ele não tinha razões para peregrinar por si, ele era mal quisto em várias regiões!
     
  7. Erunno

    Erunno Usuário

    Eu tb sempre achei q Gandalf tivesse um certo dom para "manipular" as pessoas, e se isto fosse em decorrencia do uso do Anel este tipo de poder faria gdes estragos na mão de Saruman
     
  8. Riff

    Riff Usuário

    Onde q tá escrito isso :o?:
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    No SdA:

     
  10. agora vendo esse tópico eu fiquei com uma dúvida: Saruman sabia q gandalf tinha um dos três anéis ??? eu sempre achei q não pq se não ele teria contando pro sauron certo ? mas alguem pode me responder isso ? :o?:
     
  11. Riff

    Riff Usuário

    Pior, pq Saruman não pegou o anel qndo Gandalf ficou preso em Orthanc :o?:

    E ele não contou pra Saruon pq não ia da a localização de um Anel de graça pra ele :wink:
     
  12. Lord Meneltar

    Lord Meneltar Argerich

    Quais os poderes do Anel de Saruman?
    Só diz que ele fez um anel, pode ser um joalheiro.E diz que ele usa, pode ser vaidoso.
     
  13. Gildor

    Gildor Usuário

    Da mesma forma que ninguém sabia que Galadriel e Elrond estavam com os anéis, acho que Gandalf também mantinha o seu em sigilo. Inclusive de Saruman, que talvez apreciasse a posse de um artefato como esse.

    Mas o Deriel tocou num ponto interessante: a possível influência que o anel teve na atuação de peregrino do Gandalf. Sempre enxerguei isso como um traço de sua personalidade, mas faz todo sentido imaginar que o anel contribuiu para que sua vontade de correr a Terra Média fosse do tamanho que foi.

    Isso procedendo, é provável que tal efeito também fosse percebido em Saruman. Ou não. 8-)
     
  14. Gwindor

    Gwindor Usuário

    Bom, mais ele inegavelmente te um certo poder de persuação. É dito em um trecho do SdA em Gondor que ele passava de um lado para o outro "ascendendo o coração dos homens" bom isso ja da uma ligação direta com o anel.. de qualquer forma Gandalf poderia tambem dar a si mesmo animo para realizar tarefas

    Acho que era meramente simbolico, ja que um anel era um simbolo de poder
     
  15. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Precisamente. Tanto é que (spoiler) os portadores dos três só exibiram abertamente seus anéis após a destruição do Um, como mostrado na cena dos Portos Cinzentos.

    Mas a parte de ser traço da personalidade dele dar conselhos, e "aquecer" os corações parece ser confirmada no Silmarillion, quando lemos sobre Olórin. Ao que parece, ele se aconselhava com Nienna e ganhou compaixão pelos povos que sofriam na Terra-média, apesar de ser um maia de Irmo (e que era portanto, um "curador da mente").

    :)
     
  16. Riff

    Riff Usuário

    Círdan percebeu isso e deu o Anel a Gandalf pra ajuda-lo, ja q acender corações em forma de espirito é mais facil q acender em forma de velho :roll:
     
  17. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Discordo de ti, Deriel. O Gandalf foi pra Terra média porque tinha uma missão a cumprir, de orientar os homens na luta contra o Senhor do Escuro. O anel cumpria seu papel ao dar incentivo aos assustados, dar um empurrão aos acomodados, ou seja, inflamar os corações das pessoas, levando-as à libertação ou à vontade de se libertar das garras e da ameaça do Senhor do Escuro.

    Gandalf era mal quisto em determinadas regiões por ser um arauto de más notícias, e, como diria Gríma, ill news is an ill guest...
     
  18. Deriel

    Deriel Administrador

    É no mínimo arriscado afirmar que os Três tinham algum outro poder além do "controle temporal restrito", o único claramente citado por Tolkien.
     
  19. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Então Círdan deu o anel pro Gandalf pra bonito, já que, como Istar e, consequentemente, maia, o Gandalf é imortal, possuindo apenas uma taxa de envelhecimento bem desacelerada, devido à todas as limitações que os Istari possuem....
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Ou como símbolo da missão, para o próprio Gandalf, ao contrário de todos os outros istari, não esquecer seu objetivo na Terra-média. :wink:
     

Compartilhar