• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A escolha de Círdan

Creio que não. Analisemos o que Círdan disse a Gandalf quando este chegou nos portos:

"Toma agora este Anel, pois tuas aflições e cuidados serão grandes, mas em tudo ele te dará apoio e te defenderá do cansaço. Pois este é o Anel do fogo e, com ele, talvez tu consigas reavivar nos corações a bravura de outrora num mundo que está esfriando".

Bom, disso se tira o seguinte: que o Anel ajudaria o Gandalf a aguentar o cansaço e também que talvez reavivasse nos corações a bravura dos dias antigos. Ora, nada mais é do que dar o incentivo que eu disse... o "empurrãozinho porta afora"...

Círdan não daria o Anel (que ele tanto precisava) para Gandalf só para lembrá-lo de sua missão...
 
Skywalker disse:
Creio que não. Analisemos o que Círdan disse a Gandalf quando este chegou nos portos:

"Toma agora este Anel, pois tuas aflições e cuidados serão grandes, mas em tudo ele te dará apoio e te defenderá do cansaço. Pois este é o Anel do fogo e, com ele, talvez tu consigas reavivar nos corações a bravura de outrora num mundo que está esfriando".

Bom, disso se tira o seguinte: que o Anel ajudaria o Gandalf a aguentar o cansaço e também que talvez reavivasse nos corações a bravura dos dias antigos. Ora, nada mais é do que dar o incentivo que eu disse... o "empurrãozinho porta afora"...

Círdan não daria o Anel (que ele tanto precisava) para Gandalf só para lembrá-lo de sua missão...

Teu post apóia a minha teoria. Repare a parte em negrito, na qual Círdan afirma que o Anel faria aquilo que sabemos que os Três podem fazer, afirmados por Tolkien, que é justamente o bolsão de tempo, um espaço "Amaniano" na Terra-média. E isso não tem como eu negar que ele tenha poderes pra fazer.

Continua parecendo o caso: "pega esse Anel, ele vai manter Aman em teu coração, não esqueça qual é a tua missão".

Qual era a missão de Gandalf? Acordar, alertar os Povos Livres para a ameaça de Sauron na Terra-média.
 
...então com o anel Gandalf não sentiria falta de Aman, o q diminuiria a chance de se corromper ou esquecer sua missão (como aconteceu com Radagast)
 
Riff disse:
...então com o anel Gandalf não sentiria falta de Aman, o q diminuiria a chance de se corromper ou esquecer sua missão (como aconteceu com Radagast)

Hum... acho que ele sentiria falta... de qualquer forma, Aman era apenas uma vaga lembrança para os istaris, pelo fato de eles estarem encarnado num corpo... embora eles ansiassem muito por ela, enquanto mantinham o propósito original, para que foram enviados, em mente... o anel ajudaria a conservar o propósito dele... acho que seria tipo uma força de vontade a mais... mas não faria ele não sentir falta de Aman...
 
Tambem não concordo com o Deriel. Pois é dito que, depois do Um, os Tres são os mais poderosos dentre os aneis de poder. E que poder é esse então? O Poder Simbolico?
Ha, vale lembrar tambem, que todos os Istar caminharam um monte pela Terra-Media. O proprio Saruman, antes de se instalar em Orthanc, andava pra todo o lado. E tambem, a missão de todos os Istar era igual a do Gandalf. Ajudar os povos livres contra o dominio da sombra. Vendo desse modo, Gandalf não deveria ser beneficiado com qualquer artefato a mais que os outros. Mas, lembrem tambem que Círdan, enchergava mais longe que muitos outros elfos. Então, acho que Círdan acreditava que Gandalf se empenharia mais, ou teria mais sucesso em sua missão. E logo, Círdan, nunca daria o anel a Saruman. Bem, não sei se vcs entendem onde quero chegar. Mas, é mais ou menos por aí, que eu acho que é a coisa. Círdan teve um motivo muito forte, que eu não sei qual, para dar o anel para o Gandalf. Ele não fez um sorteio pra saber para qual dos Istar levaria o anel. Bom, acho que é isso, espero ter sido claro.
 
Não, não... O poder dos três é parar o tempo, basicamente... não são apenas simbólicos... E Cirdan, talvez desse o anel para Saruman se achasse que ele fosse o mais apto a conseguir exito em sua missão...
 
Menello disse:
Tambem não concordo com o Deriel. Pois é dito que, depois do Um, os Tres são os mais poderosos dentre os aneis de poder. E que poder é esse então? O Poder Simbolico?

Sim, o poder dos Três era o maior! Mas maior para quem? Para os Elfos, que o criaram, logicamente. E o que os Elfos mais desejavam, acima de qualquer outra coisa, na Terra-média? Que ela fosse como Aman, imaculada, sem decaimento, sem morte sem apodrecimento. Esse é o poder maior dos Três, é isso que os faz tão desejáveis aos Elfos, acima de qualquer outra coisa.

:D

A partir disso que eu propus a teoria de que a frase de Círdan fosse metafórica (sobre acender corações), uma liberdade poética élfica (eles poderiam resistir à arte?) ao afirmar que o Anel daria Gandalf tempo para cumpri a própria missão, além de lembrá-lo da mesma.
 
Gandalf não tinha tempo para cumprir a missão, pois ele sabia que a cada segundo, o exército de Sauron aumentava, e, até ele descobrir que Frodo estava com o Um, ainda havia a possibilidade deste ser encontrado.

Além do mais, não creio que Círdan abdicaria do Anel que diminuiria a decadência de Lindon apenas para lembrar Gandalf de sua missão.

Mas também não creio que os Istari sentissem falta de Aman da mesma forma que os elfos, pois isso em momento algum é sequer mencionado. Se não me falha a memória, os Istari sequer tinham memória de Aman..
 
Suas proposições são tão válidas, acho, quanto as minhas! :mrgreen: E como eu disse, são meras teorias minhas :D

É que eu tenho uma tendência grande a sempre ir pelo lado contrário do simples poder e força. :mrgreen:
 
Bem, até que o ponto de vista do Deriel faz algum sentido sim, pensando melhor. Ainda não concordo com a forma simbolica do anel. Mas olhando pelo lado de que todos os Istari tinham como missão libertar os povos livres do dominio da sombra, de uma certa forma eles deveriam acender o coração dos homens pra lutar contra Sauron. E nenhum deles tinha anel algum. Tinham que fazer isso por si proprios. Então, de acordo com o ponto de vista do Deriel, Gandalf faria isso com, ou sem anel. Gandalf não obteve o poder de acender o coração dos homens por causa do anel, e sim por seu proprio talento. Ou poder, ou seja lá como queiram chamar isso.
Mas, ainda acho que Narya deu uma ajudinha para Gandalf nessa parte. Ou o fato desse anel ser o anel do fogo, ficaria sem sentido algum.
 
Deriel disse:
É que eu tenho uma tendência grande a sempre ir pelo lado contrário do simples poder e força. :mrgreen:

Com certeza, Deriel, ainda mais se tratando da obra de Tolkien, onde o poder é sutil e a força, má. Mas eu acredito que os Três tenham sim um poder real além da preservação e conservação, pois senão Círdan não iria abdicar de algo útil para si e que seria inútil para o Gandalf, só para mantê-lo na sua missão.
 
Skywalker disse:
Se não me falha a memória, os Istari sequer tinham memória de Aman..

Se eu não me engano, no contos, na parte dos istaris, diz que para eles, Aman era apenas uma vaga lembrança, que eles ansiavam enquanto não se desviam de seu propósito. Quanto ao poder do anel... Tem um parte no RDR que diz que quando Gandalf e Imrahil chegavam perto, a sombra parecia passar, e surgia uma esperança no coração dos homens. Mas assim que eles iam embora, a esperança murchava.. Será que isso não pode indicar um pouco o poder do anel de acender o fogo nos corações?
 
Quando os Istari chegaram à Terra média, Círdan, o portador do Narya escolheu Gandalf para ser seu novo portador. O que será que aconteceria se, em vez de Gandalf, o escolhido fosse Saruman? Vocês conseguem imaginar o estrago que faria? Que combo poderoso o da voz de Saruman com o anel que era capaz de inflamar os corações dos homens!

:think:Acho que esse tópico fica melhor no E se?, mas acho que Saruman teria tanto poder que realmente faria toda a diferença capaz até de rivalizar com Sauron, e gandalf seria morto!
 
Concordo com Deriel em sua pequena tese acerca da "amanização" de Arda através dos Anéis.
Em Contos Inacabados temos a afirmação de que a missão dos Istari deveria em certo ponto não repetir o erro dos Valar para com os elfos, deixando aos humanos o livre arbítrio, "apenas incitando seus corações", desta forma, realmente parece-me uma metáfora élfica.
Neste sentido (onde toma forma a tese de Deriel) a entrega de um Anel de Poder, que poderia "amanizar" Endor, de acordo com a vontade nos corações élficos, faz alusão à missão de Gandalf e à sua origem (deduzida por Círdan).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo