É mais fácil pras crianças acreditarem em contos de fadas e fantasias porque a concepção de mundo e realidade delas ainda é muito limitada. Mas você cresce e fica mais por dentro do funcionamento das coisas que te cercam... assim é natural que o adulto seja mais cético e requeira explicações mais enraizadas na verossimilhança... não acho nem que elas tenham que ter relação com a realidade do adulto, portanto a história poderia se passar em qualquer contexto... mas as emoções, é como se essas sim devessem ser realistas...
Eu vejo isso como um processo natural do amadurecimento, portanto não vejo o menor problema que uma pessoa não goste de um filme por causa da falta de verossimilhança. Isso não significa que ela tenha perdido a capacidade de sonhar/fantasiar. Se a premissa fosse tão verdadeira assim, ela não deveria gostar de Senhores dos Anéis e Procurando Nemos da vida.
Eu gostei bastante de Dama na Água mas nunca atentei pra essa questão da crítica à incapacidade de sonhar da sociedade atual, etc etc. Eu prezo muito pela verossimilhança quando uma história se propõe a ser assim - e claro que o filme em questão é uma fantasia, com toques de humor, e tal, mas o cerne convenhamos é bastante dramático e emocionante. Eu gostei do filme porque, nesse sentido, acredito que ele tenha cumprido sua função... atitudes de alguns personagens realmente me fizeram coçar a têmpora, mas o sentimento e emoção deles em geral achei bastante verossímeis sim, totalmente acreditáveis...
Sou absolutamente a favor de fantasias e "viagens", aliás é um dos meus estilos de história favoritos, aliás² Shyamalan é um dos meus diretores atuais favoritos, justamente pela sua capacidade de criar histórias fantasiosas com um pé na verossimilhança... mas eu nunca deixei de considerar a importância do papel que um filme (ou livro) tem em estabelecer com o espectador a relação de identificação... eu me identifiquei com os personagens de Dama (não no sentido de já ter passado por uma situação parecida, duh, mas no sentido de compartilhar sentimentos), mas não vejo nada de errado com as pessoas não conseguiram o mesmo...