• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Dama na Água (Lady in the Water, 2006)

Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Uh... Concordo com o Vezoka. :cerva:

Cuidado, hein. É possível que eu tenha interpretado algumas coisas errado. De repente aquele lance do crítico não tem qualquer relação com a carreira do Shyamalan e sua recepção por parte dos críticos... talvez seja apenas um comentário anti-cinismo/pró-ingenuidade, complementando os temas do filme...



















As if. :roll:
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Btw eu revi esse filme e ele é assim tipo um 66.
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Reggie (do filme) = Sujo (do fórum)

Aliás, aqui está uma crítica do filme que eu gosto bastante.
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Achei forçado demais, achei a garota sem graça, a interpretação do povo fraca/forçada, mas o cara malhado de um lado só e a chinesa grossa muito true, todo mundo acredita magicamente no que está acontecendo e a garota fez uma casa no ralo da piscina ¬_¬"
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Achei forçado demais, achei a garota sem graça, a interpretação do povo fraca/forçada, mas o cara malhado de um lado só e a chinesa grossa muito true, todo mundo acredita magicamente no que está acontecendo e a garota fez uma casa no ralo da piscina ¬_¬"

Se cortarmos a subjetividade, temos A Dama na Água em 12 segundos.:think:
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Achei forçado demais, achei a garota sem graça, a interpretação do povo fraca/forçada, mas o cara malhado de um lado só e a chinesa grossa muito true, todo mundo acredita magicamente no que está acontecendo e a garota fez uma casa no ralo da piscina ¬_¬"

Saca a história da Chapeuzinho vermelho, o Lobo Mau finge que é a Vovozinha mas todo mundo sabe que lobos não falam então wtf isso foi forçado demais. Agora pensando bem eu acho que todos os Contos de Fada são forçados e até a Bíblia se você for pensar bem lá tb tem animais falando inclusive.

E por que a interpretação do povo foi muito fraca. Você poderia dar exemplos. Sim ou não. Porque eu até achei que todo mundo atuou decentemente fora o próprio Shyamaladindong que já devia ter se tocado que o lugar dele não é na frente da câmera etc.
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Saca a história da Chapeuzinho vermelho, o Lobo Mau finge que é a Vovozinha mas todo mundo sabe que lobos não falam então wtf isso foi forçado demais. Agora pensando bem eu acho que todos os Contos de Fada são forçados e até a Bíblia se você for pensar bem lá tb tem animais falando inclusive.

E por que a interpretação do povo foi muito fraca. Você poderia dar exemplos. Sim ou não. Porque eu até achei que todo mundo atuou decentemente fora o próprio Shyamaladindong que já devia ter se tocado que o lugar dele não é na frente da câmera etc.

Se alguem chegasse pra você, hoje, e disesse "Ei, eu tenho uma amiga que veio do povo das águas e precisa ser resgatado por uma águia gigante, mas tem um lobo chato (literalmente) feito de grama que está atrapalhando e pode mata-la, então precisamos de toda a ajuda possivel. E, ei! Você é um cara importante na história e precisa fazer isso" e você acreditasse sem questionar nada, eu diria que você está bebado / chapado / louco. E no filme inteiro só tem 5 pessoas que se encaixam em uma dessas definições.
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Se alguem chegasse pra você, hoje, e disesse "Ei, eu tenho uma amiga que veio do povo das águas e precisa ser resgatado por uma águia gigante, mas tem um lobo chato (literalmente) feito de grama que está atrapalhando e pode mata-la, então precisamos de toda a ajuda possivel. E, ei! Você é um cara importante na história e precisa fazer isso" e você acreditasse sem questionar nada, eu diria que você está bebado / chapado / louco. E no filme inteiro só tem 5 pessoas que se encaixam em uma dessas definições.

Saca, esse é o ponto do filme -- o Shyamahamalama está falando para o público "Ei público, não seja tão cínico na minha opinião. Lembra quando você era uma criança e acreditava em seres fantásticos e.g. o Papai Noel ou o Alf? Lembra quando você acreditava que pessoas podiam fazer coisas extraordinárias e heróis podiam mudar o mundo?"

O Shyalamandra dá várias pistas dessa intenção, e.g.
quando o Giamasters precisa ouvir o resto da história aí ele come os biscoitos e bebe o leite e deita no sofá, ou quando a irmã faz o "jogo da adivinhação" com a Story (e se você pensar bem a coisa toda é como um jogo de adivinhações), ou o próprio fato do decifrador (i.e. aquele que consegue ver a verdade) ser uma criança.
Saca.
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)


Sim, mas isso não resolve o problema por que mesmo que a intenção dele seja exatamente essa, ficou inverossímel demais. É como uma atuação muito ruim. Você vê a expressão que o ator está tentando mostrar, mas simplesmente não acredita nela por que fica forçada demais. Os personagens e a narrativa trataram isso com tanta simplicidade que deixou o filme todo com uma cara de conto de fadas forte demais para um filme de suspense / mistério.
 
Lukaz Drakon disse:
Sim, mas isso não resolve o problema por que mesmo que a intenção dele seja exatamente essa, ficou inverossímel demais. É como uma atuação muito ruim. Você vê a expressão que o ator está tentando mostrar, mas simplesmente não acredita nela por que fica forçada demais. Os personagens e a narrativa trataram isso com tanta simplicidade que deixou o filme todo com uma cara de conto de fadas forte demais para um filme de suspense / mistério.

Mas o filme é um conto de fadas :think:
 
Sim, o Shyamalan basicamente faz isso em todos os seus filmes, sendo que nesse ele levou aos extremos. Ele faz filmes que criticam a falta de poesia e (crença no fantástico) de nossa sociedade. O fato dos personagens acreditarem tão facilmente não é uma falha, é absurdamente proposital. Se tem uma forma que ele pode mudar o mundo é convencendo as pessoas que é possível sonhar e mudar. (Mas tá difícil hein.)



(Na minha opinião.)
 
Re: A Dama na Água (Lady in the Water)

Saca, esse é o ponto do filme -- o Shyamahamalama está falando para o público "Ei público, não seja tão cínico na minha opinião. Lembra quando você era uma criança e acreditava em seres fantásticos e.g. o Papai Noel ou o Alf? Lembra quando você acreditava que pessoas podiam fazer coisas extraordinárias e heróis podiam mudar o mundo?"

Talvez esse seja o erro dele, tentar fazer que vc entenda a historia usando sua mente infantil. A ideia do filme em si não é ruim de verdade, eu adoro esses filmes que te enchem de alegria e vc sai de lá com aquele sentimento de "como é bom ser criança" mas eu achei muito mas muito fraco e morri de vergonha da cena do leite com biscoitos.
 
A Dama da Àgua É um filme infantil.

Não sei se vc sabe, mas é a história que ele contava pros filhos dormirem.
 
É mais fácil pras crianças acreditarem em contos de fadas e fantasias porque a concepção de mundo e realidade delas ainda é muito limitada. Mas você cresce e fica mais por dentro do funcionamento das coisas que te cercam... assim é natural que o adulto seja mais cético e requeira explicações mais enraizadas na verossimilhança... não acho nem que elas tenham que ter relação com a realidade do adulto, portanto a história poderia se passar em qualquer contexto... mas as emoções, é como se essas sim devessem ser realistas...

Eu vejo isso como um processo natural do amadurecimento, portanto não vejo o menor problema que uma pessoa não goste de um filme por causa da falta de verossimilhança. Isso não significa que ela tenha perdido a capacidade de sonhar/fantasiar. Se a premissa fosse tão verdadeira assim, ela não deveria gostar de Senhores dos Anéis e Procurando Nemos da vida.

Eu gostei bastante de Dama na Água mas nunca atentei pra essa questão da crítica à incapacidade de sonhar da sociedade atual, etc etc. Eu prezo muito pela verossimilhança quando uma história se propõe a ser assim - e claro que o filme em questão é uma fantasia, com toques de humor, e tal, mas o cerne convenhamos é bastante dramático e emocionante. Eu gostei do filme porque, nesse sentido, acredito que ele tenha cumprido sua função... atitudes de alguns personagens realmente me fizeram coçar a têmpora, mas o sentimento e emoção deles em geral achei bastante verossímeis sim, totalmente acreditáveis...

Sou absolutamente a favor de fantasias e "viagens", aliás é um dos meus estilos de história favoritos, aliás² Shyamalan é um dos meus diretores atuais favoritos, justamente pela sua capacidade de criar histórias fantasiosas com um pé na verossimilhança... mas eu nunca deixei de considerar a importância do papel que um filme (ou livro) tem em estabelecer com o espectador a relação de identificação... eu me identifiquei com os personagens de Dama (não no sentido de já ter passado por uma situação parecida, duh, mas no sentido de compartilhar sentimentos), mas não vejo nada de errado com as pessoas não conseguiram o mesmo...
 
A Dama da Àgua É um filme infantil.

Não sei se vc sabe, mas é a história que ele contava pros filhos dormirem.

Então o Shyamalan tem uma noção de filme infantil bem diferente da maioria das pessoas.

No imdb:
Genre: Fantasy / Mystery / Thriller

No Rotten Tomatoes:
Genre: Dramas, Fantasy

No e-pipoca:
Gênero: Suspense
 
Tagline em todos os posteres:

A bedtime story.


O filme não ser voltado para crianças não significa que não seja uma história infantil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo