• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 7º Livro: Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

Eu acho esse plot do mórmons o piorzinho dos romances do Sherlock. O que eu gostei muito foi o The Valley of Fear, se bem que ali o Doyle escreveu a parte sem Sherlock primeiro, só que ficou pequeno demais pra um romance e grande demais pra um conto, daí ele escreveu a parte do Sherlock (e foi quando ele "ressuscitou" o detetive).
 
Não gosto muito dessa parte, acho muito longa e a visão do Conan Doyle sobre os mórmons é bem equivocada, o que pode ser comprovado nas anotações (pra quem tiver a edição da Zahar) essa coisa de os mórmons serem todos bígamos e até raptores de mulheres para transformá-las em esposas (escravas, na verdade).

Sobre o tema da poligamia, encontrei o texto abaixo na internet:
A Igreja Mórmon praticou a poligamia em seus primeiros anos. Ela sofreu grande perseguição por essa prática e os Mórmons continuam a ser associados com a poligamia até os dias de hoje ainda que essa prática foi realizada a mais de 100 anos atrás. O assunto da poligamia sempre foi um assunto delicado. Os anti-Mórmons exploram esse tema para atacar a Igreja, alguns Mórmons a defendem e outros têm vergonha ou raiva por isso. Joseph Smith disse que essa seria a doutrina que testaria a fé dos Mórmons acima de qualquer outra doutrina.

Fonte: http://igrejamormon.org/poligamia_mormon
 
... A série britânica Sherlock, tem seu primeiro episódio (e também seu episódio piloto, que são diferentes em muitos detalhes!!) baseados neste livro que iremos ler.
O primeiro episódio chama-se 'A Study in Pink' !! (Mas olha só, 'Um estudo em Rosa').

Para os que gostam/gostaram/gostarão do livro, recomendo fortemente a série. Que retrata com grande fidelidade a personalidade dos personagens, sem falar no elenco: Benedict Cumberbatch como Shrelock e Martin Freeman como Dr. Watson!!!

Que seriado ótimo. Eu já assisti Sherlock de tudo que é jeito, mas esse beira a perfeição. Já vi mais de uma vez todos os episódios e sempre tem mais alguma coisa que me escapou. Tem cenas que parecem filme e não um seriado.
 
Terminaram a leitura?

E descobrimos que por trás do crime havia uma história de amor.
Um história até bacana se deixarmos de lado as já mencionadas inverdades sobre os mórmons.

considerando os erros sobre a cocaína, a sensação que dá é que um estudo em vermelho foi escrito de um jeito mais descuidado. sabe, como se ele tivesse escrito uma fanfic, publicado na internet, ela fizesse sucesso e aí então ele começaria a tomar mais cuidado sobre o que colocar nos textos seguintes. aquela coisa: ele escrevia enquanto esperava pacientes chegarem, ele não vivia de escrita ainda, então a dedicação não era total.

Acho que toda a importância de "Um Estudo em Vermelho" é mesmo pelo fato de ter sido a primeira aventura da dupla Holmes e Watson.
Porque agora, no final, vemos mais incongruências que talvez demonstre mesmo a falta de cuidado do Conan Doyle em escrever a história.
Uma delas é não sabermos ao certo quem narra os acontecimentos em Salt Lake City.
Na edição da Zahar o autor das anotações, Leslie S. Klinger parece concluir que o autor da narrativa é o próprio Watson, usando a imaginação sobre o que teria acontecido a partir da confissão do assassino.
Ainda assim acho estranho e acredito mais em uma falha na narrativa do Conan Doyle, pelas razões que a @Ana Lovejoy apontou acima. :think:

Outra coisa não explicada é a origem da pessoa (sabemos que era um homem) que se faz passar pela velhota que pega a aliança e depois foge do Sherlock Holmes.
Mais uma vez recorro ao autor das anotações na edição comentada, ele escreveu:
Robert R. Pattrick acredita saber quem deve ter sido o "amigo": um empregado da futura "nêmesis" de Holmes, o professor Moriarty, que Hope contrata por um bom preço. Pattrick supõe que Holmes estava ciente do papel do mentor no caso, escrevendo em "Moriarty was there": "O agente escapou, e Hope não testemunharia. Mas Holmes percebeu muito bem a significação do agente." Apenas alguns minutos antes, ressalta Pattrick, Holmes havia advertido Gregson e Lestrade: "Estamos às voltas com um homem astuto e desesperado, que é auxiliado por outro tão esperto quanto ele mesmo... sou obrigado a dizer que considero esses homens superiores à força oficial."

O autor das notas também menciona outras teorias como a de que era um amigo de Hope que estava de partida para as montanhas de Nevada e um outro que diz tratar de Lucy Ferrier-Drebber!
Esta última teoria eu não entendi, trata-se de um fantasma ou Lucy não estava morta?
Se não estava morta, então pra quê afinal o Jefferson Hope perseguia os dois insistentemente?

Sou mais pela teoria de que ele contratou um "funcionário" do Moriarty mesmo. =/
Teoria que por sinal vai ao encontro da versão pra TV, em Sherlock - Um Estudo em Rosa, é o Moriarty quem "financia" os crimes do taxista. :yep:
 
eu não consegui esperar pra ler no cronograma (quando eu começo um livro, tenho que ler até o final), li o livro todo em um dia...
confesso que estranhei quando chegou na segunda parte e começou uma história totalmente diferente do que estava até o momento e fiquei me perguntando: mas, o que isso tem a ver?? e aí foi que eu não consegui mais conter a curiosidade, enfiei a cara no livro, li durante a aula inclusive porque queria saber aonde aquilo ia levar... achei bacana o jeito como ele inseriu a explicação sobre o crime contando a história sobre os mórmons pra que o leitor não ficasse perdido... enfim, eu sempre me surpreendo com livros antigos que eu leio e acabo não achando chatos, porque eu sempre tive muito "medo" de literatura clássica com aquelas palavras e expressões rebuscadas :hihihi: foi uma leitura que valeu a pena e me abriu um pouco mais a mente pra escritores clássicos
 
Ninguém mais terminou de ler?
Só eu e a Erendis? :think:

Eu também terminei, só acabei não postando nada de imediato.

Concordo com os seus comentários; realmente a segunda parte foi mais fraca que a primeira, mas valeu ler o romance para ficarmos conhecendo as origens do Sherlock e seu companheiro.
 
Também terminei de ler. Quando começou a segunda parte, achei até que fosse outra história, até pegar o rumo das coisas. kkkk
Muito bom!
 
Também terminei de ler. Quando começou a segunda parte, achei até que fosse outra história, até pegar o rumo das coisas. kkkk
Muito bom!
eu também, como eu peguei o livro na internet, fiquei pensando se não tinha alguma coisa de errado e ele estava cortado no meio e tal, dai olhei mais pra frente e vi que não, continuei a leitura...
 
Tem outro livro que acontece algo parecido. Acho que é Sherlock Holmes no Vale do Terror. No meio do livro ele começa a contar uma história, a princípio, não tem nada a ver com o crime. o_O Mas que depois fica tudo explicado.
Isso é legal, explicar bem as coisas... mas realmente dá uma 'brochada' ehhehee

Edit:
Acho que como matéria de discução o livro não apresenta grandes coisas que já não tenham sido comentadas. A grande jogada é o personagem Sherlock Holmes como um marco. Acho que que quando se pensa em algo como um romance policial ou qualquer coisa relacionada com crimes existe um antes de Holmes e um depois. Penso que é ai que está a importancia maior do livro. =D E o livro é super legal tbm, gostei bastante hehehe =D
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo