• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials), de Philip Pullman

Eu ainda acho que o mais incrível do livro é o desfecho, justamente por não atender ao nosso sentimentalismo de ver Lyra e Will juntos no final, como acontece em TODOS os livros.

Haja colhão de montar um casal bacana e separá-los no final.

O que eu menos gostei do terceiro livro, foi a 'guerra' enfim, que ficou sendo dita e dita, e falada, e colocada durante o segundo e terceiro livro. Mas quando aconteceu, quase nada aconteceu na realidade.
 
Eu gosto da coleção, especialmente da Bússola Dourada (mais como obra isolada) e foram os primeiro livros do Pullman que eu li e são os que menos gosto. Depois da trilogia caçei Borboleta tatuada em um sebo e gostei bastante, mas meus livros preferidos do autor, sem sombra de dúvidas são da coleção Um mistério de Sally Lockhart, os três volumes lançados no Brasil são ótimos!
 
Tá, eu não vou ler muito pois estou morrendo de medo dos spoilers haha.
Só li o primeiro, comprei em uma promoção no submarino na época do lançamento do filme. Tenho até um pôster do filme em papel aqui em casa. xD
Quero comprar os outros dois ainda, mas... no money.
 
Eu li os 3 e gostei.

O livro realmente não é infantil e como foi dito no 1o post lá, vale o passeio, as paisagens...

Eu gostei do 2o livro, não sei porque vocês odiaram tanto!

O que achei apelativo foi no 3o livro os bichinhos que andavam com rodinha de rolimã!
Aquilo foi freak!
 
to numa luta aki pra ver se consigo terminar o terceiro( parei na parte que a lira e o will entram na cidade dos mortos guardada pela harpias)
mesmo sendo agora que o livro fica melhor, tenho tanta coisa pra ler que deixei meio de lado...
 
comecei a ler o primeiro livro da série e logo de cara não curti. Achei ele bem vago em explicar alguns pontos e a história meio chatinha. Depois de meses encostado continuei e vi o livro melhorava um pouco, mas não me conquistou não.

Talvez seja pela forma como ele escreve (que achei muito tardio alguns esclarecimentos sobre e outros vagos, embora nao saiba se foi intencional). O que me surpreendeu foi ele entrar na lista daquele livro dos grandes escritores e CS Lewis não, pois se formos comparar os textos do Lewis são bem melhores.
 
Porque Phillip Pullman é O cara

Apesar de ter amado A Bússola Dourada, achado interessante A Faca Sutil e odiado A Luneta Âmbar, não posso negar que o autor, quando questionado sobre o título do seu mais recente livro, O Bom Homem Jesus e o Salafrário Cristo, dá um show à parte.

 
Última edição por um moderador:
Nossa, só vi esse vídeo agora! Sensacional!!

Ai, tô com saudade da trilogia, tem bem uns 5 ou 6 anos que li >< (depois só reli a bússola dourada, nem lembro quando mas faz mais de 3 anos eu acho)
 
RE: Porque Phillip Pullman é O cara

JLM disse:
A Luneta Âmbar, não posso negar que o autor, quando questionado sobre o título do seu mais recente livro, O Bom Homem Jesus e o Salafrário Cristo, dá um show à parte.


Ele deu foi uma deslizada no assunto, fazendo papel de perseguido, para jogar com a platéia e receber os aplausos. Na verdade, pelo que notei, as críticas foram dirigidas às bobagens anti-religiosas do livro e não ao seu direito de proferi-las. Ninguém questionou o direito dele de escrever o livro da forma que quis. Polêmica artificial.

Esse pessoal bate no peito, com orgulho, pra dizer que tem coragem de sair dando caneladas nos cristãos. Mas não é preciso coragem hoje em dia para isso, pois é o que mais se faz e raramente alguem sofre algo em consequência (ao contrário, recebe até aplausos).

Eu quero ver é esse pessoal se meter com religiões mais ariscas, como o Islã. Gostaria de ver, Mr. Pullman.
 
Última edição por um moderador:
Muito bom a Trilogia Fronteiras do Universo, livros são ótimos, porém achei o filme muito infantil!

Convenhamos: o Pullman tem uma agressividade latente no subtexto dele. Transferir isso pras telas sem incomodar muita gente ia ser arriscado. Vide que o mesmo ocorreu com "As Crônicas de Nárnia" - uma adaptação muito rasa e que não faz jus ao gênio de Lewis. Um foco maior na ação em vez do desenvolvimento das personagens? Pff. Quem dera nunca tivessem adaptado nenhuma das duas séries - ou então que tivessem entregue o trabalho a quem pudesse realizá-lo, um Peter Jackson ou Guillermo Del Toro da vida.
 
Convenhamos: o Pullman tem uma agressividade latente no subtexto dele. Transferir isso pras telas sem incomodar muita gente ia ser arriscado. Vide que o mesmo ocorreu com "As Crônicas de Nárnia" - uma adaptação muito rasa e que não faz jus ao gênio de Lewis. Um foco maior na ação em vez do desenvolvimento das personagens? Pff. Quem dera nunca tivessem adaptado nenhuma das duas séries - ou então que tivessem entregue o trabalho a quem pudesse realizá-lo, um Peter Jackson ou Guillermo Del Toro da vida.

Isso é verdade... creio que se fosse Peter Jackson ou Guillermo Del Toro os filmes teriam bem melhor!!!
 
Teve uma época que eu dizia que SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE tivesse uma filha, ela se chamaria Lyra. Mas isso foi há tanto tempo... depois, até mudei de ideia e o nome da minha hipotética filha passou a ser Anna Karina. Mas, sim, ainda tenho quase certeza de que não quero ser mãe.
 
Eu li os três livros em menos de duas semanas, sendo que A Luneta Âmbar em li em um dia.
Adorei a maneira que Pullman expõe os laços íntimos que cada um de nós cria com a religião e relação com os outros seres. O final do livro é fantástico, confesso que, dos três, o livro que mais chamou a minha atenção foi A Faca Sutil. Já li duas vezes cada um e estou pensando em ler novamente.

P.S. O filme eu achei péssimo.

P. P. S. O meu pseudônimo "Lyra das estrelas" é por causa da pequena Lyra Bellacqua, do livro. ;)
 
eu também preciso reler essa saga novamente. quando li, eu era uma criança (13 anos). adorei a história e tudo mais, mas não tinha me ligado tanto nas questões religiosas e tal. apenas fui vendo como a trilogia é muito maior do que eu pensava anos depois...
 
Eu queria reler mais por causa dos dois primeiros livros, que eu adorei, e um pouco pra ver se eu ainda acharia o último tão arrastado e cansativo e mais longo do que precisava como eu achei quando o li. Porque eu queria mesmo gostar de todos os três livros igualmente; o universo da série tem um qualidade tão acima das fantasias infanto-juvenis (pela escrita e pela ideia), que eu queria revisitá-la e, quem sabe, encontrá-la ainda melhor, no todo. Fora que, ao menos nos dois primeiros livros, a leitura foi tão agradável, eu reviveria um pouco os bons tempos que passei lendo A Bússola de Ouro e A faca sutil (A Luneta âmbar li um pouco depois, e, como disse, arrastando toda vida, acho que fiquei quase um ano com o livro pendente... o que pode ter contribuído para ter tirado o gosto dele...).
 
eu também preciso reler essa saga novamente. quando li, eu era uma criança (13 anos). adorei a história e tudo mais, mas não tinha me ligado tanto nas questões religiosas e tal. apenas fui vendo como a trilogia é muito maior do que eu pensava anos depois...

Eu queria reler mais por causa dos dois primeiros livros, que eu adorei, e um pouco pra ver se eu ainda acharia o último tão arrastado e cansativo e mais longo do que precisava como eu achei quando o li. Porque eu queria mesmo gostar de todos os três livros igualmente; o universo da série tem um qualidade tão acima das fantasias infanto-juvenis (pela escrita e pela ideia), que eu queria revisitá-la e, quem sabe, encontrá-la ainda melhor, no todo. Fora que, ao menos nos dois primeiros livros, a leitura foi tão agradável, eu reviveria um pouco os bons tempos que passei lendo A Bússola de Ouro e A faca sutil (A Luneta âmbar li um pouco depois, e, como disse, arrastando toda vida, acho que fiquei quase um ano com o livro pendente... o que pode ter contribuído para ter tirado o gosto dele...).

Eu proponho que cada um de nós pegue os livros novamente... Para que as palavras de Pullman deslizem sobre as nossas ideias e concepções mais uma vez, depois discutimos as nossas segundas impressões sobre esse universo encantado tão instigante e adorável... O que acham?
 
E quem quiser pode dar uma zoiada na tremenda polêmica que o Pullman criou pra si ao criticar As Crônicas de Narnia do C.S. Lewis e como o Lewis tem , pra ele, o papel de antípoda "precursor" nos moldes da teoria do Harold Bloom.


 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo