• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials), de Philip Pullman

Eu sinceramente gostei bastante da trilogia, embora algumas coisas tenham decepcionado acho que teve um desfecho interessante, e a cena que eles vão ao mundo dos mortos foi muito boa, apesar de ser infanto-juvenil tem alguns temas bem polêmicos como homossexualismo e religião.

Poderia ter sido melhor ? talvez, a parte do mundo dos mulefas serviu para explicar melhor a ideia do pó, que ficou totalmente vaga nos primeiros volumes.

Não me arrependo, A luneta âmbar foi um livro que a cada página eu gostava mais, da situação dos personagens, dos dilemas de alguns, a Lyra é uma personagem fantástica, gostei muito do Lee Scoresby e do Lord Asriel, adorei a visão do Pullman sobre os universos paralelos algo que é bem explorado em literatura mas sempre me surpreende.

Mas eu acho que o final mais decepcionante para mim foi o do Harry Potter, a expectativa criada foi bem maior e acho que o embate final poderia ter sido mais interessante...

PS: não coloquei a tag de spoiler, porque se o leitor chegou até aqui já viu tudo =)
 
Também gostei demais da trilogia. Uma das mais inventivas que têm por aí, e a história dá de 10 em muita coisa que andam lendo de Infanto-Juvenil.

Mas também concordo que o final me decepcionou um pouco, nem tanto o final, mas a 'guerra' do terceiro livro, achei que merecia mais TCHAN. O final mesmo eu achei belíssimo. Não achei tão ruim quanto escreveram por aí não.

É que talvez ele não se encaixe no tipo de história que estamos acostumados, ainda mais em infantos-juvenis (só pegar Nárnia como exemplo que eu, particularmente, acho bem descartável).

Não entendi a questão da trilogia não ter final. Como assim? Claro que tem final, hehe.
 
Eu ainda tenho que ler a Luneta Âmbar. Tem um tempo que li os dois primeiros volumes e gostei bastante. Adoro o jeito moleca da Lyra e e adorei a Faca Sutil por causa do Will, ele é ótimo também. Preciso reler pra poder continuar com o terceiro.
 
Já li todos, e confesso que gostei bastante e devorei os livros, não conseguia parar...

Virar paulo coelho, fossa...Vai ser uma decepção...=/
 
Não considero A Oxford de Lyra como pertencendo a Fronteiras. É apenas uma história(bem bobinha pelo que eu me lembre) com a Lyra e o Pantalaimon. Algo a parte. Nada de personagens e conflitos da trilogia exceto ela.(se tem algum outro personagem de FdU que aparece e eu não estou lembrada, não aparece pra retomar questões discutidas pelo Pullman na trilogia... enfim, nada de relevante)

Adorei Fronteiras do Universo, mas não acho que valha a pena gastar dinheiro com esse livrinho.
 
Nossa mutilaram legal o filme, um livro que tem seu ar bem mais sério, criar um filme bem no tipo "Sessão da Tarde".
Li somente a Bussula, que no inicio me parece infantil, mas com o passar das paginas, mudou completamente.
 
Bruno Masei disse:
Li, por isso o espanto, monsenhor das Leis.

Até por que a discussão foi se levantando e... enfim.

pois então se espante + ainda, pois além do q seria um 4º livro, como vc mesmo leu no post inicial e esqueceu propositalmente, ainda há um 5º livro, em produção, citado lá.

em tempo, segue abaixo a resenha do a oxford de lira.

img


Só se pode especular os motivos de Philip Pullman ter escrito A Oxford de Lyra. O livro seria um teste para saber se os leitores da trilogia Fronteiras do Universo - A Bússola Dourada, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar - se interessariam em uma continuação? Ou seria um interlúdio mostrando que mesmo depois do mal supremo ter sido destruído, ainda restaram outros males, menores ou desconhecidos, no caminho de Lyra? Possivelmente a resposta às duas perguntas seja afirmativa, até porque Pullman já trabalha em um livro chamado The Dust Book (O Livro do Pó), que trará novamente as aventuras da Lyra da Língua Mágica. A história do livro em si é um conto pequeno, mais parecendo uma fanfic, trazendo Lyra e o seu daemon Pantalaimon, dois anos após os eventos de A Luneta Âmbar. Ela salva um daemon-pássaro de uma bruxa e procura a ajuda de um alquimista maluco para solucionar um mistério. Porém, não há tempo, e espaço, para os ataques à religião tão bem elaborados nas obras anteriores, mas percebe-se uma discórdia entre a ciência e alquimia se desenvolvendo sutilmente na trama.

Fonte: Libru Lumen
 
Trillian disse:
Enfim, Pips, a trilogia vale a pena mesmo, o filme é uma das piores adaptações que já tive o desprazer de assistir.

Comprei os livros agora, e estou animado a ler os 2 primeiros e pelos menos não irei ler o '3' com tanto entusiamos e me decepcionando no fim... e quanto a citação acima discordo um pouco terminei agora de ler a "Trilogia da Herança" e posso dizer que Eragon é a pior adaptação já feita... ^^
 
O primeiro livro é excelente, um bocadinho mais maduro que o Harry Potter e uma excelente história de não conseguir desgrudar até acabar. O A Bússola de Ouro é um livro que eu recomendo, mas como leitura isolada.

A série tem um desfecho que a mata: o autor perdeu a linha da trama na insistência do proselitismo ateu e que acaba gerando até um final incongruente.

Se existe uma "força" que faz com que o aletiômetro aponte a "verdade", então no fim das contas existe um Deus real, não?
E se a luta da revolução era para o livre-arbítrio, então por que a Lyra e o Will vão ter de voltar a viver suas vidinhas dentro dos padrões depois de serem separados? - e um portalzinho que fosse para ambos ficarem juntos desarranjaria tanto assim o equilíbrio multiversal?

Fora as observações já feitas na abertura do tópico e que assino embaixo.

Detestei o desfecho, o que mudou minha percepção sobre a saga. Recomendo o primeiro livro, mas os outros dois, não tem jeito.
 
Li o dois primeiros livros da série e gostei mas quando cheguei no terceiro não consegui terminar de ler, comecei umas duas vezes e parei no capítulo nove.:calado:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo